domingo, 26 de outubro de 2014

O DONO DO MUNDO (VAMOS RECORDAR)

"O Dono do Mundo" é uma novela de Gilberto Braga com co-autoria de Leonor Bassères, Ricardo Linhares, Sérgio Marques e Ângela Carneiro e dirigida por Dennis Carvalho, Ricardo Waddington, Mauro Mendonça Filho e Ivan Zettel. Produzida e exibida pela Rede Globo, às 20h, de 20 de maio de 1991 a 4 de janeiro de 1992, em 197 capítulos.

"O Dono do Mundo" apresentou Antônio Fagundes como protagonista. Ainda contou com Fernanda Montenegro, Malu Mader, Nathália Timberg, Kadu Moliterno, Stênio Garcia, Ângelo Antônio, Letícia Sabatella e Glória Pires nos papéis principais.

"O Dono do Mundo" foi uma trama envolvente de Gilberto Braga. Uma história de traições, paixão e vingança, sem dispensar as trapaças e personagens ambiciosos dispostos a tudo para se dar bem na vida; tema este que o autor havia explorado com muito sucesso, em sua novela anterior: "Vale Tudo".

Ouça músicas de "O Dono do Mundo", enquanto recorda a novela:
 
Ela acredita no amor.
Ele só pensa no poder!

O cirurgião de prestigio, Felipe Barreto, vivido por Antonio Fagundes, foi um Dom Juan brasileiro, hipersedutor, que não podia ver um rabo de saia que já queria conquistar. Ao mesmo tempo, o médico era imensamente ambicioso e tentava driblar o desejo sexual incontido e descontrolado com a ganância por mais dinheiro. E assim, ele enganava a doce esposa Stella (Glória Pires) em todos os sentidos. Seu pior erro foi se envolver com a ingênua Márcia (Malu Mader). Querendo tirar a virgindade da moça, antes do marido Walter (Tadeu Aguiar), Felipe arma um grande plano até que consegue satisfazer seus desejos, e da melhor forma. Só que a grande jogada acaba numa tragédia e na revolta maior de Márcia. De ingênua professorinha, Márcia se transforma numa vingativa obsessiva, e só vai sossegar quanto conseguir arruinar de vez, a vida e carreira de Felipe Barreto.

Felipe Barreto (Antonio Fagundes) É um dos grandes cirurgiões plásticos do Brasil é também um homem atraente, dominador e sedutor. Casou-se com Stella (Gloria Pires), filha do industrial Herculano (Stênio Garcia), o que lhe proporcionou a abertura de uma clínica, primeiro passo para a ascensão profissional. Nasceu relativamente rico, mas seus pais, Altair (Paulo Goulart) e Constância (Nathalia Timberg), perderam o patrimônio, passando a depender financeiramente do filho.

Felipe se acostumou a dividir o mundo entre vencedores e perdedores e lutou para conquistar seu espaço no primeiro grupo. Conquistador compulsivo, habituou-se a ter todas as mulheres que deseja. Além da forte devoção à carreira, é muito apegado ao glamour do mundo dos ricos. Felipe se sente o dono do mundo, o todo-poderoso, capaz de conseguir qualquer coisa.

Márcia (Malu Mader) é uma jovem bela e sensual, noiva de Walter (Tadeu Aguiar). Inicialmente, não tem muita consciência de que exerce um grande fascínio sobre os homens. Seus pais morreram em um desastre de carro quando ela era muito nova e foi criada pela tia e madrinha Nanci (Ana Rosa), boa senhora, carinhosa, mas dominadora. Ao contrário da maior parte das moças de sua idade, Márcia ainda é virgem. Uma atração irresistível de Felipe (Antonio Fagundes) por ela e o total desrespeito do cirurgião pelas pessoas fazem com que "nasça" uma outra Márcia.

Márcia começa a novela como uma moça vital, sorridente, ainda um pouco criançola. Nunca pensou muito em sexo, nem mesmo em amor. Quem lhe aponta estas particularidades é sua vizinha e amiga Taís (Letícia Sabatella), a moça mais livre da rua onde moram, num subúrbio carioca.

Márcia e Walter se conheceram adolescentes, namoraram por uns três anos e ficaram noivos. Márcia gosta do noivo, e a única pessoa em seu reduzido círculo de amizades que não vê neste casamento caminho certo para a felicidade é Taís, que acha Walter um bom rapaz, apaixonado por sua amiga, mas tem certeza de que isso não é o suficiente para que Márcia seja feliz. Taís considera a amiga muito infantil, desligada de valores essenciais para se tornar uma mulher realizada. Intui que Márcia não é realmente apaixonada pelo noivo, mas aceitou a corte que ele lhe fez por comodismo e total inexperiência.

Com efeito, Márcia conhece pouquíssimo da vida. Quando terminou os estudos de segundo grau e sentiu vontade de trabalhar, a madrinha Nanci logo lhe arrumou uma colocação numa creche em Jacarepaguá.

No trabalho, Márcia é a alegria das crianças, a quem dá muito carinho, divertindo-se como se fosse uma delas. Às vezes, este amor por crianças faz com que Márcia tenha vontade de estudar pedagogia. Walter, seu noivo, a influencia para que ela não se torne uma profissional. Se gosta de crianças, tem que ser, antes de mais nada, mãe de família, pelo menos enquanto tiverem filhos pequenos, para poder se dedicar integralmente à sua educação. Quando Taís lhe pergunta, às vésperas do casamento, se ela ama o noivo, Márcia, sempre muito honesta e pura, só sabe responder que gosta dele, que se sente protegida ao seu lado, e não imagina o que mais possa desejar uma mulher. Apesar de jovem, Taís é bastante vivida e sabe que uma mulher pode e deve desejar muito mais. Ela sabe que Márcia vai fazer um casamento cômodo porque não conhece a vida, e que está se deixando influenciar totalmente por um noivo muito convencional. Os acontecimentos provam que Taís estava certa.

Stella (Glória Pires) é a esposa de Felipe (Antonio Fagundes), filha de Herculano (Stênio Garcia) e irmã de Yara (Daniela Perez). Educada, culta, divertida e elegante. Sua mãe morreu quando ainda era muito jovem e sua irmã, que ela ajudou a criar, uma criança. Estudou na Suíça, e sua educação requintada a transformou na mulher ideal para a ascensão profissional de Felipe. Cursou jornalismo, mas não seguiu carreira porque a atividade profissional não era compatível com o trabalho full time de esposa de um médico famoso. Adora Felipe, e não desconfia de suas infidelidades. Não por ser ingênua, mas porque ele sabe manter as aparências e coloca a harmonia com a esposa acima das aventuras extraconjugais.

A única frustração de Stella é Felipe não querer filhos. Ela adoraria ser mãe. Ela sempre apoia o marido, por mais terríveis que possam ser os conflitos desencadeados no decorrer da trama. Ao longo da novela, envolve-se com Rodolfo (Kadu Moliterno).

Centro cirúrgico da clinica de Felipe Barreto (Antonio Fagundes). O protagonista de "O Dono do Mundo" encerra mais uma operação plástica. Como sempre, coroada de êxito. Tira as luvas, a máscara e dá um largo sorriso.

Momentos depois, ele aparece em seu consultório. Atende a uma bela cliente: Odete. A mulher mostra seus seios. Pergunta se precisa de plástica.

O garanhão despeja todo charme e transa com a paciente. O marido dela aguarda na sala de espera. Ao término do expediente, o médico divide a conquista com o amigo Júlio (Daniel Dantas). Conta cada uma das nuances do jogo de sedução.

O cirurgião está tão satisfeito que libera um aumento salarial para Walter (Tadeu Aguiar), um funcionário da aera de informática. O moço exulta. Agora poderá casar com Márcia (Malu Mader), a mulher de sua vida.

Os noivos comemoram a boa notícia. Acertam tudo para o grande dia da troca de alianças. Felipe é convidado para a cerimônia. Não pretende ir. Odeia se misturar a pobres.

Na véspera do casamento, Márcia vai à clínica procurar por Tadeu. Dá de cara com o famosos cirurgião, a quem não conhece. Pergunta se ele sabe onde fica a sala de Walter e é convidada para um café. Na cozinha, deixa cair alguns dos trabalhos das crianças da escola em que leciona.

Felipe a ajuda a recolher as lições do chão. Percebe que um dos botões da blusa da moça está prestes a cair e o arranca. Ela vai embora meio envergonhada. Esquece o tão botão e um desenho caído sob uma mesa.

O médico guarda os objetos. Não consegue tirar Márcia da cabeça. Nem em casa. Decide ir ao casamento e dá um bolo na mulher, que o espera no teatro.

Arlindo diz a Felipe que Márcia é virgem. Na igreja, o cirurgião encontra o amigo, Júlio. Aposta que transará com a noiva antes de Walter. Afinal, ela é virgem. Isso o excita.

O cirurgião vai à festa e parte para o ataque. Decide presentear o casal com uma viagem. Força a barra para que optem pelo Canadá, onde também estará. Eles topam.

No meio da festa de Márcia e Walter, Stella (Glória Pires), a esposa de Felipe, surge inesperadamente...

Herculano (Stênio Garcia) é um viúvo milionário, pai de Stella (Gloria Pires) e Yara (Daniela Perez), e sogro de Felipe (Antonio Fagundes). Nasceu pobre, em uma fazenda nos arredores de Ribeirão Preto, São Paulo. Às custas de muito trabalho, chegou a dono de uma holding cuja principal empresa é uma indústria alimentícia, comprada do pai de Felipe. Não tem muita certeza de que Stella tenha um casamento feliz, e sua maior obsessão é casar bem a filha mais nova, sua grande paixão. Devido a uma queda de cavalo na infância, tem um leve defeito na perna, e caminha com ajuda de uma bengala. Apesar da secura e de um autoritarismo gritante, Herculano está longe de ser uma pessoa má. Em certos momentos, é capaz de gestos de grande generosidade.

O milionário Herculano Barreto (Stênio Garcia) desconfia que Felipe trai sua filha Stella e passa a vigiar o genro.

Beija-Flor (Ângelo Antonio) é filho de Nanci (Ana Rosa), irmão de Umberto (Marcelo Serrado) e primo de Márcia (Malu Mader). Ambicioso, sonha com uma vida melhor, mas é fraco e preguiçoso. Não tem a força de vontade de seu irmão para vencer na vida. Através do personagem, a novela lança a pergunta: “Como não ser marginal num país com um salário mínimo de 50 dólares por mês?” Para se locomover do subúrbio onde mora ao centro do Rio, pratica o surfe ferroviário: viaja de pé sobre o trem em movimento, arriscando a vida para economizar dinheiro para um maço de cigarros.

Beija-Flor é frequentemente tentado pelo mundo da marginalidade, especialmente porque Ladislau (Tuca Andrada), um colega da adolescência, faz uma carreira vertiginosa no mundo do crime. Mas o crime não é sua vocação. Apaixona-se por Taís (Letícia Sabatella).

Taís (Letícia Sabatella) é filha de Vicente (Cláudio Corrêa e Castro) e Almerinda (Beatriz Lyra), irmã de Gilda (Betty Gofman) e melhor amiga de Márcia (Malu Mader). Largou a escola para trabalhar, mas não consegue se fixar em emprego algum, revoltada com as poucas chances da mulher pobre em uma sociedade capitalista. Ambiciosa, sonha com o mundo dos ricos. Inicia carreira de garota de programa em um inferninho de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, escondendo de Beija-Flor (Ângelo Antonio), dos pais e amigos.

Taís tem grande paixão por Beija-Flor, seu namorado. Juntos, eles tentam seguir pelo caminho do bem, apesar das dificuldades. Nenhum dos dois tem má índole. Por amor a Beija-Flor, Taís se emprega como doméstica na casa de Olga (Fernanda Montenegro), mas acaba se envolvendo com o milionário William (Antonio Calloni).

A história de amor de Taís e Beija-Flor/Guilherme é a principal trama paralela da novela. Mas ela se prostitui para ascender socialmente, e ele, que no início da história se envolvia com marginais, transforma-se em ícone da honestidade.

Beija-Flor pratica surf ferroviário e faz acordo com o bandido Ladislau.

Beija-Flor e Taís trocam juras de amor e se beijam.

Stella e Karen assistem a opera sem a companhia de Felipe. Ele não aparece porque está intertido com a missão de conquistar a virgem professorinha Márcia. Felipe, com toda esperteza, engana a esposa.

A tensão toma conta da face de Felipe Barreto. O cirurgião puxa Stella para um canto, já pensando nas histórias que terá que inventar para mulher que resolveu aparecer na festa de casamento de Márcia e Walter. Mas nem precisa tanta preocupação. Cega de amor, a dedica mulher é quem se sente na obrigação de dar explicações. Diz que só apareceu na festa, porque estava preocupada com ele.

Com o ar mais cínico do mundo, o médico se desculpa. Fala que não pôde aparecer no teatro porque só soube do casamento do "promissor" Walter, em cima da hora. Afirma que não poderia faltar à cerimônia de um rapaz tão esforçado. Depois conta o belo presente que deu aos noivos.

Stella se sente orgulhosa de ter um marido tão despojado. Propõe-se pra ligar pra algumas amigas donas de lojas. Diz que pedirá para que abram seus estabelecimentos ¬à noite para atender o casal. Ainda se dispõe a acompanhá-los durante toda a madrugada na compra de roupas de inverno. Quer dizer: ajuda Felipe a atingir o objetivo de inviabilizar a primeira noite de núpcias.

O cirurgião, no entanto, não se dá por satisfeito. Para ter a certeza de que Márcia não fará amor com Walter, suborna seu próprio motorista. Pede que simule um problema no carro para reter o casal. Assim garante que os pombinhos terão tempo apenas para ajeitar as malas, antes da viagem do dia seguinte.

No outro dia, Felipe e Stella se preparam para o mesmo voo. Além dos recém-casados, terão a companhia de Júlio e Karen (Maria Padilha).

Só que o médico precisa dá um jeito de afastar a mulher do caminho. Senão nada dará certo. Então, rouba o passaporte dela.

Stella fica sem alternativa. É obrigada a adiar sua viagem para o dia seguinte. O crápula dá uma de companheiro de todos os infortúnios e se propõe a não comparecer a seus compromissos para não deixá-la só. Ela diz que a ultima coisa que deseja é atrapalhá-lo.

No voo, Felipe garante a Júlio que irá tirar a virgindade de Márcia. 

Quando chegam a Quebec, Canadá, o cirurgião vai para a cidade de Marigny, onde o casal passará a lua-de-mel.

Os pombinhos seguem de trem. Assim que entram no hotel, Walter vê o patrão. Dá um toque em Márcia, que também olha. O cirurgião acena para eles...

Ao perceber que a amiga Beatriz (Mara Carvalho) é apaixonada por Felipe, mas não é correspondida, Olga aconselha a garota alegando que em breve ela encontrará um homem que a ame.

Constrangida com o fato de Beija-Flor está desempregado, Taís promete lhe emprestar algum dinheiro. O garotão aceita a ajuda da namorada e diz que não irá avisar a mãe que está sem trabalho. Depois de um beijo apaixonado, Taís informa Beija-Flor que irá dormir na casa de uma amiga.

Taís entra num inferninho e é abordada por um sujeito mau encarado. A bela jovem o abraça, sorri disponível e aceita passar a noite com ele.

Taís entrega o dinheiro a Beija-Flor que fica exultante. Xará diz a Beija-Flor que Taís é conhecida em uma boate de Copacabana.

Olga vê Zoraide bêbada, estendida num sofá todo rasgado. Ajuda a amiga a se erguer e diz que muito em breve elas irão melhorar de vida.

Olga consegue que Beatriz seja dispensada do emprego e promete que a menina terá um belo futuro.

O sorriso de Felipe meio que hipnotiza Walter e Márcia. Eles vão ao encontro do cirurgião que, nessa hora conversa com um ancião.

Nem bem termina de cumprimentá-los, o médico trata de colocar em prática a segunda parte de seu plano. Diz que foi obrigado a passar pelo hotel, pois soube que uma sumidade da cirurgia plástica, o Dr Richard, estaria hospedado ali por poucas horas. Tinha urgência de falar com ele.

O casal engole a isca. Felipe afirma, então, que correu muito à toa, pois o tal Dr Richard saiu, avisando que só retorna à noite. Agora, terá de esperar horas sem nada fazer. Como quem tem uma ideia brilhante, se dispõe a servir de guia para os pombinhos durante esse meio tempo. Eles aceitam.

Depois de percorrer toda a cidade, os três voltam ao hotel. Walter e Márcia pegam a chave do chalé, onde ficarão. O médico resolve acompanhá-los, com a desculpa de mostras as dependências do local. Quer dizer: vai empurrando com a barriga a lua-de-mel dos recém-casados.

Mas é no chalé que o vilão concretiza seu golpe de mestre. Recebe um telefonema urgente de Júlio. Começa a falar alto de problemas no computador que tem os dados que precisará para uma palestra que dará daqui a alguns dias. Depois baixa a voz. Fingindo não querer que os pombinhos tomem conhecimento do assunto.

Assim que desliga, Walter afirma que não teve como não escutar o diálogo. Pergunta o que acontece com o tal computador. Garante que o programa não tem problemas. Afinal, ele mesmo o elaborou.

Felipe dissimula. Diz que o rapaz só deve se preocupar com a jovem mulher. O técnico, no entanto, insiste. Quer conversar com Júlio.

O cirurgião coloca o rapaz em contato com o amigo que está em Quebec. Conforme o combinado, o outro leva a farsa adiante. Walter se oferece para ir até lá. Assegura que resolve o problema em horas.

O crápula faz de conta que quer impedi-lo de deixar Márcia só, mas o técnico não arreda pé. Diz que o médico deve ir ao encontro do Dr Richard.

O dia passa e Walter não mata a charada do computador. Liga para a mulher e diz que só voltará na manhã seguinte.

Pouco depois, alguém bate na porta do chalé. A virgem abre. É Felipe.

Esperta, Olga percebe o interesse de Herculano por Beatriz e resolve aproximá-los.

Herculano revela a Constancia e Altair que vai receber título de cidadão honorário da cidade de Ribeirão Preto.

Felipe telefona para a mãe e promete lhe pagar uma viagem para Europa, caso ela consiga manter Stella alguns dias no Brasil. Constancia dá o bote e insinua para a nora que se ela não for a homenagem que prestarão a Herculano, não haverá ninguém na festa.

Uma atração muito forte possui o insaciável Felipe. Completamente excitado, ele mede Márcia dos pés à cabeça. Mas sabe que não é hora do bote. Então dissimula. Diz está à procura de Walter.

A virgem não contem seu nervosismo. Num tom de quem culpa o cirurgião por seu infortúnio, afirma que o marido continua em Quebec, metido com o tal computador. De repente, percebe que perdeu o controle da razão e se desculpa. Começa a chorar ainda mais nervosa.

O médico, é claro, consola sua presa. Fala que jamais pensou que isso aconteceria, quando os presenteou com uma viagem de lua-de-mel. Para se "redimir", se propõe a levá-la para jantar. Márcia diz que já preparou sua refeição. Ele pergunta, então, se ela aceita companhia. A resposta é "sim".

Entre uma garrafa e outra, os dois conversam animadamente. Felipe conta histórias de seu tempo de estudante. Márcia se diverte. Dá risadas gostosissimas.

Nesta hora, o cirurgião se aproveita da descontração da recém-casada. Elogia o belo sorriso e passa a acariciar o braço da moça. Afirma que nunca viu uma mulher tão bonita. Ela treme de excitação.

A virgem percebe que pode perder a cabeça e alega que já é tarde. Convida o amigo a ir embora. O médico a atende prontamente. Antes, no entanto, planta uma semente. Deixa no ar que não é feliz com Stella.

Márcia fecha a porta e fica pensando em tudo que aconteceu. Lembra da amiga Taís indagando se ela já havia tremido toda ao ser tocada por um homem.

Enquanto isso, Júlio aparece no hotel de Felipe. Diz que quer receber a aposta, pois o cirurgião não seduziu a recém-casada. O vilão fala que precisa de mais tempo e pede para o amigo continuar amarrando Walter. Diz que já tem a tática para tirar a virgindade da jovem: fingir-se de apaixonado.

Na manhã seguinte, Márcia e Felipe voltam a se encontrar. Ela está tão feliz com as aulas de esqui, que não coloca qualquer empecilho quando o cirurgião a convida para jantar. Afinal, já sabe que o marido ficará mais 24 horas em Quebec.

Assim, à noite, Felipe Barreto aparece no chalé de Márcia. Diz que faz questão de preparar um refeição especial. Um clima sensual toma conta dos dois. Márcia o olha embevecida.

Olga (Fernanda Montenegro ) é uma mulher charmosa e elegante, capaz de seduzir praticamente qualquer pessoa que dela se aproxime. Brilhante e espirituosa, é a alegria das festas da chamada sociedade carioca, ainda que não seja bem vista pelos mais conservadores. De modo geral, os jovens, mesmo bem-nascidos, gostam de Olga, e os homens também. Entre as senhoras de sociedade, no entanto, só se aproximam de Olga as que têm ideias modernas e cabeças arejadas. Sua grande antagonista é Constância (Nathalia Timberg), um símbolo de conservadorismo.

Zoraide (Jacqueline Laurence) é sócia de Karen (Maria Padilha) na galeria de arte. Simpática, inteligente, elegante, espirituosa, um pouco cínica. Melhor amiga de Olga (Fernanda Montenegro), sua confidente. Toma pileques memoráveis, mas não é alcoólatra. Nasceu na França, de onde veio no início da adolescência, e este fato faz com que alguns pronunciem seu nome em francês.

Olga arma um encontro de Beatriz e Herculano à beira de uma piscina. O milionário pede para ser apresentado à modelo, mas ela diz que ainda não é hora. Promete que o fará quando a garota superar os problemas emocionais que vem enfrentando.

Enquanto prepara o jantar, Felipe serve o aperitivo a Márcia. Mal toma os primeiros goles, a virgem começa a se soltar. Ensaia uma pergunta sobre o casamento do cirurgião, mas se arrepende. Então, pede para o médico contar mais histórias sobre o tempo em que estudou na Europa e EUA.

O papo rola animado e a recém-casada também passa a revelar as nuances de seu passado. O vilão dá a maior corda do mundo e continua a encher o copo da garota. A essa altura, ela já está levemente embriagada.

Vários brindes vão se sucedendo até que Felipe decide desfechar o golpe de misericórdia. Olha bem nos olhos de sua presa e se declara perdidamente apaixonado. Márcia balança. Diz que o cirurgião anda muito carente. Tenta provar que ele está confundindo as coisas.

Só que o vilão não deixa a garota fugir de seu controle. Altamente excitado, reafirma que nunca sentiu nada igual por alguém. Fala dos "problemas" que vem tendo com Stella e pede uma chance. Insinua que deseja apenas ser feliz com a mulher mais maravilhosa que já conheceu. Ou seja: com a própria Márcia.

A virgem sente que está prestes a ceder. Então, decide pôr fim a conversa. Pede para o médico ir embora. Promete que conversará com ele no dia seguinte.

Felipe atende ao pedido, crente de que perdeu sua última oportunidade. Mas o destino joga a favor do crápula. Quando se vê a sós, a recém-casada liga para o marido, que nem liga para as suas inquietações. É a gota d'água. Mal desliga o telefone, ela corre para o hotel de Felipe. O médico a recebe com um beijo ardente. Eles vão para o quarto e transam ferozmente.

Foi a transa mais arquitetada por Felipe Barreto. Satisfazendo seus mais frágeis desejos, o cirurgião plástico tem uma noite de prazer bem melhor do que imaginava.

Yara (Daniela Perez) é filha de Herculano (Stênio Garcia) e irmã de Stella (Gloria Pires), com quem tem ótima relação. Mora com o pai no interior de São Paulo. Bonita, meiga e sensual, também é alvo de cantadas de Felipe (Antonio Fagundes). O cirurgião tem um intenso desejo pela jovem cunhada, mas sabe que ela é um fruto proibido. Por mais amoral que ele seja, sua dependência financeira do sogro e seu relativo respeito pela esposa o impedem de pensar em conquistar a moça. O pai da moça quer para ela um marido em quem tenha mais confiança, um homem mais parecido com ele.

A jovem Yara (Daniela Perez) discute com Stella e diz que são muito diferentes. Afirma que não baixa a crista para o pai. Jacira diz a Herculano que Yara abandonou a casa levando todas suas coisas. Indignada com Herculano, Stella avisa ao pai que irá pedir a Felipe que nunca mais aceite dinheiro do velho. E garante que, mesmo contra a vontade dele, sua irmã Yara vai morar com ela.

Beija-Flor rouba um terno de Júlio e o rasga durante um briga. Taís pede a Beija-Flor para procurar Karen, porque ela quer dá queixa sobre o roubo do terno. Na ricaça exige 500 dólares pela roupa, para não ter que chamar a polícia. Taís garante ao namorado que vai arrumar a grana.

Só que Beija-Flor desconfia e consegue o endereço da boate em que a moça trabalha. Fica de tocaia na frente do inferninho e flagra Taís saindo com um turista. Exaltado, o candidato a marginal puxa a garota pelo braço e coloca o gringo para correr. Nanci fica sabendo do roubo que o filho cometeu e chora.

Em uma violenta discussão, Beija-Flor exige que Taís confesse ter visitado o inferninho mais de uma vez. A garota parece reticente, mas diante da pressão explica que se tornou frequentadora do lugar. Revoltado, o rapaz a esbofeteia. Taís e demitida da bilheteria do cinema. Beija-Flor conta a Humberto que rompeu com a namorada. Tabajara dá um cheque a Beija-Flor para o amigo pagar o terno rasgado por Ladislau.

O sol chega à janela do quarto de Felipe. O cirurgião, já de pé, vê que Márcia está acordada. Pergunta se ela quer um café. A garota não responde. Mostra preocupação. Depois, meio engasgada, se culpa pelo que aconteceu.

O médico consola a bela amante. Diz que ela não tem a menor responsabilidade por está amando de verdade. Fala que antes de conhecê-la também não entendia o significado da palavra amor.

Felipe e Márcia se beijam e se entregam novamente. Ainda entre os lençóis Márcia volta a discutir sua culpa. Felipe, no entanto, tranquiliza a garota. Afirma que ela não precisa levar o casamento adiante. Diz que o problema dela pode ser resolvido com uma simples anulação.

O médico se mostra tão envolvido com o clima do momento que, pela primeira vez, se deixa tomar pelas emoções. Chega a falar em casamento. Mas Márcia é mais pé no chão. Pede para que ele a deixa a sós para que ela possa refletir.

Mas tudo parece está contra a apaixonada recém-casada. Quando o cirurgião chega ao hotel, dá de cara com Júlio. O amigo o acusa de levar a farsa longe demais. Alerta que ele corre o risco de se apaixonar pela ex virgem, o que significa ficar sem o dinheiro do sogro.

Nesse momento, o crápula percebe que quase põe tudo a perder. Volta a colocar os interesses em primeiro lugar e decide acabar com o jogo. Mas, quando retorna ao chalé, é novamente envolvido por Márcia. Fica sem saber o que fazer quando ela propõe que eles devem ligar para Walter e assumir o que sentem.

A louca paixão que levou Márcia a se tornar mulher nos braços de Felipe tem um saldo trágico: a morte de Walter em um acidente de carro. Mas fica a pergunta no ar. Teria o jovem noivo se arremessado de encontro ao fim?

Tudo é muito rápido. Ao ficar frente a frente com o marido, Márcia não contém a ansiedade e revela seu envolvimento com Felipe. E vai mais além. Diz que está completamente apaixonada pelo médico e lutará por esse amor.

O golpe é forte e certeiro. Walter parece não acreditar nas palavras da amada. Antes de qualquer explicação de Márcia, corre para o carro e arranca desesperado. A mulher ainda implora para o marido ficar, mas já é tarde.

Em alta velocidade, o automóvel parece deslizar em direção a Quebec. De repente uma curva perigosa e o carro se desgoverna. O destino é o abismo. Através da proprietária do chalé, Mariana (Bettina Vianny), Márcia recebe a desesperada notícia. A garota chora sua dor.

Júlio informa Felipe sobre o desastre que vitimou Walter, mas o cirurgião não demonstra qualquer pesar. Apenas se propõe a arcar com as despesas do funeral. Depois viaja com Stella para os EUA.

Sentindo-se no próprio inferno gelado, Márcia chega ao local do acidente e vê o carro do marido sendo puxado por um reboque. Juntam-se curiosos e a polícia. O corpo de Walter é colocado numa ambulância. Agoniada, ela se agarra ao marido e dá um grito histérico. Chega ao fim a dramática lua-de-mel.

A inocente e apaixonada Márcia começa a comer o pão que o diabo amassou. Abandonada logo depois da lua-de-mel e da enigmática morte de Walter, a viuvinha reencontra Felipe, crente de que será feliz para o resto da vida. Ledo engano. É usada e rejeitada mais uma vez. E o pior: tudo acontece assim que ela descobre que está esperando um filho do cirurgião.

O martírio de Márcia se inicia ainda no Canadá. Logo que toma conhecimento do triste fim do seu funcionário, Felipe viaja para Nova York com Stella. Nem se dá o trabalho de confortar ou se despedir da amante.

Márcia, no entanto, não vê qualquer maldade na postura do crápula. Cega de amor, ela acredita que o médico tem problemas e não quer incomodá-la. Exatamente por isso, passa a procurá-lo feito doida. Quer ajudá-lo.

O tempo vai passando e o cirurgião evita novos encontros com a viuvinha. Um dia, entretanto, Márcia consegue cercá-lo. O vilão decide tirar mais uma casquinha. Inventa desculpas e retoma o romance.

Márcia acredita em tudo. Aceita, inclusive, fazer o papel de amante. Mas não tem estrutura e acaba desabando.

O cirurgião, então, arma novo circo. Diz que está para se separar de Stella e pede mais um tempo. Para comemorar o futuro feliz que terão, convida a amante para uma viagem de três dias em Punta Del Leste, Uruguai, onde terá algumas palestras. Mas a viuvinha prefere não ir. Afirma que ele é ainda um homem casado e não quer envolvê-lo em escândalos.

Sendo assim, o crápula aproveita para fazer uma média com Stella. Faz o mesmo convite para a mulher, que aceita prontamente.

Enquanto isso, Tabajara (Jece Valadão) consulta Márcia para saber se ela pretende morar na casa que montou com o noivo. Márcia diz que prefere se desfazer do imóvel. Ele realiza o desejo da nora. Depois, entrega o dinheiro para ela.

No início, Márcia se mostra reticente. Mas tarde, porém, muda de ideia. Pega sua parte da bolada disposta a fazer uma surpresa por amante. Compra uma passagem para Ponta Del Leste.

Os dias se passam e Márcia continua iludida. Taís tenta abrir os olhos da amiga, mas não consegue. Beija-Flor – que a essa altura trabalha como copeiro da clínica – ouve Felipe comentar com Júlio que enganou a virgem com a história do tal Dr Richard Rosenheim e abre o jogo com a prima. Ela não acredita.

Chega a data da viagem. No aeroporto, o cirurgião vê a amante e espuma de ódio. Coloca a mulher no avião, diz que vai comprar uma revista e praticamente enxota a viuvinha do local. Ela fica triste, mas o perdoa. Se culpa pela confusão. Só que, na volta, Felipe decide rechaçá-la de vez. Marca um encontro com a garota e pede para Constancia ir em seu lugar. A megera chega até a oferecer dinheiro para que a garota se afaste do filho.

Márcia, completamente arrasada, pensa que o amante não tem nada a ver com a atitude da mãe. Volta a correr atrás dele. Principalmente porque tem uma boa notícia para os dois: descobriu que está grávida. Vigia o apartamento de Felipe até que consegue pegá-lo a sós. Quando sobre para falar com o amante, sofre a maior desilusão de sua vida. Ele a recebe que pedras nas mãos e a expulsa de sua casa.

Márcia sofre a maior humilhação de todas com Felipe Barreto. Frio, ele conta toda a verdade de sua relação com a ingênua professorinha. Felipe revela que a usou e que fez uma aposta com Júlio, prometendo levá-la pra cama antes de Walter, quando soube que ela era virgem. A recompensa seria uma caixa de champagne. O crápula ainda não para por ai. Sabendo que Márcia está esperando um filho dele, ele revela que detesta crianças e sempre fez tudo para que a esposa Stella, nunca engravidasse. Mais frio ainda, Felipe assina um cheque e diz que é o suficiente para que Márcia procure uma clinica clandestina e faça o aborto. Márcia fica completamente transtornada por ter feito papel de idiota.

Felipe coloca Márcia pra fora e pede para que ela nunca mais apareça na sua frente. Ele ainda ameaça processá-la com os melhores advogados, caso ela conte pra alguém, o caso que eles tiveram.

Altair (Paulo Goulart) é o pai de Felipe (Antonio Fagundes) e casado com Constância (Nathalia Timberg), por quem sempre foi totalmente dominado. Nasceu rico, mas, por não ter vocação para os negócios, foi obrigado, há 30 anos, a vender para seu ex-empregado Herculano (Stênio Garcia) a indústria que proporcionou sua ascensão. Nos primeiros capítulos, tem um cargo público e reside em São Paulo com a esposa. A perda desse cargo faz com que os dois tenham que ir morar no Rio, onde Altair, instado pela esposa, tem a esperança de conseguir outro cargo. Na verdade, ele nunca produziu de verdade. Dedicou-se enquanto pôde aos prazeres reservados aos ricos. É apaixonado por golfe, notável gourmet e discretamente mulherengo.

Constancia (Nathalia Timberg) é a esposa de Altair (Paulo Goulart) e mãe de Felipe (Antonio Fagundes). Nasceu rica, em uma família da aristocracia rural de São Paulo, que perdeu dinheiro com a crise do café, no final dos anos 1920. Da família, herdou a pose e a certeza de fazer parte de uma elite com direito a tudo, uma classe dominante a quem o comum dos mortais deve servir. Dominadora, arrogante, arraigada a convenções, foi quem incentivou no filho o culto ao dinheiro. Constância ajuda o filho a esconder da esposa suas infidelidades, consciente de que, com uma separação do casal, Felipe teria dificuldades em manter o nível de vida da família. Tem ótimas relações com a nora, Stella (Gloria Pires). Mais tarde, será revelado que, na verdade, Felipe Barreto não é filho de Constancia, e sim da cafetina Olga (Fernanda Montenegro).

Nanci (Ana Rosa) é uma carioca, moradora do subúrbio. Viúva simpática que se dedicou totalmente a criar a sobrinha e afilhada, Márcia (Malu Mader), e os filhos Umberto (Marcelo Serrado) e Beija-Flor (Ângelo Antônio). Nanci é ingênua, pura, orgulhosa dos deliciosos pratos que faz para os almoços de domingo, muito distanciada do mundo sofisticado em que vive a maior parte dos personagens da novela. Envolve-se bastante nos dramas da afilhada, Márcia, e de seu filho Beija-Flor, jovem candidato a marginal, herói de trama paralela em romance com Taís (Letícia Sabatella). Se apaixonará por Altair (Paulo Goulart), com quem acabará se casando, quando este se divorciar da megera Constancia (Nathalia Timberg).

Júlio (Daniel Dantas) é o administrador da clínica de cirurgia plástica de Felipe (Antonio Fagundes), espécie de assessor para todos os assuntos. Felipe lhe inspira grande admiração, mas também certo medo. O servilismo de Júlio é disfarçado por uma grande simpatia, pois é uma figura agradável, de quem a maior parte das pessoas tende a gostar. Casado com Karen (Maria Padilha), com quem tem um filho de 11 anos, Marcelo (Leandro Figueiredo), vive no mundo dos ricos sem ter cacife. O equilíbrio financeiro da casa vem do fato de Júlio criar o sobrinho, Paulinho (Jonathan Nogueira).

Karen (Maria Padilha) é a esposa de Júlio (Daniel Dantas), mãe de Marcelo (Leandro Figueiredo). Muito ambiciosa, está sempre reclamando que o marido não tem o nível de vida que merece. Cria o sobrinho Paulinho (Jonathan Nogueira), cuja gorda pensão é a principal fonte de renda da casa. Bajuladora, subserviente com os ricos, mau- caráter. Falsa amiga de Stella (Gloria Pires). Dona de uma galeria de arte, ponto de encontro dos personagens da alta sociedade.

Rodolfo (Kadu Moliterno) é um jornalista, sedutor, rico, louco pela esposa – que morreu precocemente na queda de um pequeno avião pilotado por ele. Jurou nunca mais se envolver com mulher alguma. Seu filho, Paulo (Jonathan Nogueira), é criado pelo tio, Júlio (Daniel Dantas). De olho no dinheiro de Rodolfo, Júlio e sua mulher, Karen (Maria Padilha), convenceram-no de que ele não tinha condições de criar o menino. O jornalista, que inicialmente mora nos Estados Unidos, contribui para o sustento da família do cunhado com uma polpuda pensão. Rodolfo tem tendência à autodestruição, e uma relação difícil com o filho, que se sente rejeitado. A partir de uma forte amizade com Stella (Gloria Pires), ex-colega de faculdade que reencontra nos primeiros capítulos da novela, ele compreende que fixar residência no Rio e assumir a educação do filho são atitudes que podem dar sentido à sua vida.

William (Antonio Calloni) é um homem extremamente tímido, introspectivo, herdeiro de uma imensa fortuna, entra em cena na segunda parte da narrativa. Seu pai, um milionário amigo de Olga (Fernanda Montenegro), residente ao mesmo tempo no Brasil e em Portugal, morre inesperadamente. Sozinho no mundo, ele tem de optar entre a vida no Brasil ou em Portugal. Seu grande sonho é se casar com uma mulher desinteressada de sua fortuna. Olga põe em seu caminho a jovem Taís (Letícia Sabatella).

Arlindo (Otávio Müller) é um jovem médico, muito tímido, bom profissional, ambicioso. Trabalha na clínica de Felipe (Antonio Fagundes). É traído pelo grande cirurgião e passa um tempo no estrangeiro. Quando volta, reencontra um novo Felipe.

Umberto (Marcelo Serrado) é filho de Nanci (Ana Rosa), irmão de Beija-Flor (Ângelo Antônio) e primo de Márcia (Malu Mader). Bom rapaz. Apaixonado por música, é pianista, e dá aulas de piano em casa. Tem grandes dificuldades profissionais. Através dele, a novela aborda a difícil situação do músico no Brasil. Durante certa fase, por não conseguir se sustentar como músico, vira garçom, a exemplo de seu tio Darci (Antônio Grassi).

Darci (Antônio Grassi) é irmão de Nanci (Ana Rosa), tio de Beija-Flor (Ângelo Antônio), Umberto (Marcelo Serrado) e Márcia (Malu Mader). Garçom profissional sem grandes ambições, bastante satisfeito com seu trabalho e status. Ajudou a criar os sobrinhos. Tem uma ligação profissional com Olga (Fernanda Montenegro), servindo nas festas realizadas em sua casa.

Vicente (Cláudio Corrêa e Castro) é o pai de Taís (Letícia Sabatella) e Gilda (Betty Gofman), marido de Almerinda (Beatriz Lyra), morador da rua do subúrbio onde residem os personagens pobres. Motorista de praça, cheio de problemas financeiros, dirige carro de frota, ganhando bem. Um lutador, boa gente, meigo. Tem tendência a fantasiar um pouco a realidade, dizendo sempre que está tudo bem ou que vai melhorar amanhã. Vicente foi pai um pouco tarde, psicologicamente é quase aquele avô carinhoso que sempre fez vista grossa para os defeitos da filha Taís e suas eventuais falhas de caráter. Mimou-a bem mais do que o necessário, não conseguindo ter qualquer tipo de autoridade sobre ela, nem lhe passar seus princípios morais.

Almerinda (Beatriz Lyra) é a mãe de Taís (Letícia Sabatella) e Gilda (Betty Gofman), esposa de Vicente (Cláudio Corrêa e Castro). Dona de casa de universo muito limitado, adora o marido e as filhas. É passiva em relação às falhas de caráter de Taís.

Gilda (Betty Gofman) é irmã de Taís (Letícia Sabatella), filha de Vicente (Cláudio Corrêa e Castro) e Almerinda (Beatriz Lyra). Boa, simpática, sem as pretensões de ascensão social da irmã. Secretária de Júlio (Daniel Dantas) na clínica de cirurgia plástica.

Tabajara (Jece Valadão) é o pai de Walter (Tadeu Aguiar) e Xará (Jorge Pontual). Recepcionista graduado numa importante revendedora autorizada de automóveis, tem situação financeira estável. Tem um grande orgulho do filho Walter. É em sua casa que vai se realizar a festa de casamento do filho. Participação especial nos primeiros capítulos.

Xará/Alfredo (Jorge Pontual) é filho de Tabajara (Jece Valadão), irmão de Walter (Tadeu Aguiar). Nunca foi estudioso como o irmão. Não para em nenhum emprego e, como Beija-Flor (Ângelo Antônio), é tentado pelo mundo da marginalidade. Seu grande sonho é ser motorista de praça, dirigindo seu próprio carro.

Ladislau/Russo (Tuca Andrada) é um jovem vizinho do núcleo dos pobres, surge na novela como ladrão de carros, tentando atrair Beija-Flor (Ângelo Antônio) e Xará (Jorge Pontual) para o seu grupo. Transforma-se num marginal notório, cuja ascensão a novela acompanha de longe. Participação especial.

Celeste (Cristina Galvão) é irmã de Ladislau (Tuca Andrada). Participação especial.

Ester (Odete Lara) é uma viúva, dona de uma chácara de plantas em Vargem Grande, perto de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, onde mora com o irmão, Lucas (Hugo Carvana), com quem tem uma bonita ligação afetiva. Precisa fazer uma levíssima cirurgia plástica na clínica de Felipe (Antonio Fagundes) no momento em que ele está tendo terríveis problemas pessoais. Por negligência, Felipe é descuidado em seus exames pré-operatórios, e quase leva Ester à morte. Mais tarde na trama, Márcia (Malu Mader) faz com que Ester denuncie esse erro médico, um dos primeiros passos para a derrocada profissional de Felipe.

Lucas (Hugo Carvana) é um marceneiro, irmão de Ester (Odete Lara), com quem se dá muito bem. Extremamente charmoso, bom profissional, ganha muito bem a vida, trabalhando apenas para clientes com quem simpatiza. Não precisa de grandes somas para ser feliz, ao contrário da maior parte dos personagens afundados num mar de futilidade. Gosta muito de música, especialmente clássica. Rejeita totalmente hipocrisia e frescura.

Liliane (Alexia Deschamps) é a secretária de Felipe (Antonio Fagundes), capaz de resolver qualquer problema. Sabe de toda a vida do cirurgião.

Judite (Yaçanã Martins) é vizinha do bairro onde moram Márcia (Malu Mader) e Nanci (Ana Rosa).

Irene (Maria Helena Pader) é outra vizinha da Zona Norte.

Raraci (Betty Erthal) é empregada da casa de Olga (Fernanda Montenegro), vive reclamando dos seus direitos, mas tem ótimo relacionamento com a patroa.

Germano (Rodrigo Mendonça) é amigo de Beija-Flor (Ângelo Antônio) e Xará (Jorge Pontual).

Waldir (Aloísio de Abreu) é o motorista de Felipe (Antonio Fagundes).

Maria Elisa (Ana Rosa Aboim) é a empregada de Júlio (Daniel Dantas) e Karen (Maria Padilha).

Ismael (Jairo Lourenço) é o ajudante de Lucas (Hugo Carvana) em sua marcenaria.

Paulinho (Jonathan Nogueira) é o filho de Rodolfo (Kadu Moliterno). Simpático, tem uma bela relação de companheirismo com o pai.

Marcelo (Leandro Figueiredo) é o filho de Júlio (Daniel Dantas) e Karen (Maria Padilha), primo de Paulinho (Jonathan Nogueira). Antipático, safadinho, inferniza a vida do primo simpático.

Por muito pouco a vitoriosa carreira do Dr Felipe Barreto não vai por água abaixo. Tudo por causa dos problemas que vem enfrentando com a apaixonada Márcia e com a interesseira Constancia. Com a cabeça no mundo da lua. O médico vai à mesa de cirurgia para retirar um cisto dermóide de Ester (Odete Lara). E até que sai bem. Na hora de prescrever uma injeção, no entanto, erra feio. Não observa que a paciente é alérgica a penicilina e quase causa uma tragédia. Chamado às pressas, Felipe faz uma traqueostomia e salva a paisagista. Mas Lucas (Hugo Carvana) – o irmão de Ester – fica revoltado com o erro médico. Vai atrás do vilão e o ameaça. Diz que entrará com um processo de cassação de registro profissional.

Nessa hora, o cirurgião mostra o maior jogo de cintura do mundo. Afirma que também está chocado, pois uma pessoa entrou em sua clínica e quase morreu por negligência de um irresponsável. Se propõe, inclusive, a ajudá-lo a fazer justiça.

Assim, no dia seguinte, Felipe vai trabalhar disposto a reverter a besteira que fez. E, principalmente, a manter sua boa reputação a qualquer custo. Chama Arlindo (Otávio Müller) em sua sala e pede para que o jovem médico assuma o erro. Em troca, oferece um curso de especialização no hospital de Lyon, na França. O rapaz não pensa duas vezes: topa a parada na mesma hora.

Os descamisados da luta pela sobrevivência parecem levar Taís para o fundo do precipício. Logo depois de ser flagrada e abandonada por Beija-Flor, a garota de programa se vê envolvida com novos e graves problemas. Primeiro é demitida do cinema. Mais tarde, entra na lista negra do pai. É que Vicente (Claudio Corrêa e Castro) também descobre que a filha ganha a vida num inferninho de Copacabana. E não a perdoa. Tanto que a expulsa de casa com um alto e sonoro "você está morta pra mim".

A desgraça da ex-bilheteira é precipitada pelo invejo Ladislau. Despeitado por não conquistar o amor da morena, o marginal parte para vingança. Sempre que encontra Vicente, trata de levantar suspeitas sobre o caráter de Taís.

A principio, o pai fica desconfiado, mas não dá muito crédito às palavras do marginal. Nessas horas, prefere ouvir o bom amigo Tabajara, que acredita piamente que tudo não passa de intriga.

O tempo, no entanto, ajuda a reproduzir as minhocas que Ladislau coloca na cabeça de Vicente. Para piorar, a garota começa a voltar para casa sempre cheia de dinheiro. É então que o motorista decide checar o que acontece com a filha. Começa a segui-la por todos os cantos com o firme propósito de tirar a história a limpo.

E, para a grande tristeza do dedicado pai, o inevitável acaba acontecendo. Vicente flagra sua "garotinha" nos braços de um desconhecido, num inferninho em Copacabana.

Depois de arrancá-la do local, os dois voltam para casa e brigam violentamente. O velho nem quer explicações. Avança para dar uma surra na filha. Contido por Almerinda, grita para que Taís arrume suas coisas e vá embora dali para nunca mais voltar.

Taís ainda tenta argumentar, mas acaba por seguir seu destino. Procura emprego e começa a trabalhar como copeira na casa de Olga.

Diante da dramática situação da ex namorada, Beija-Flor tenta a reconciliação. Mas joga tudo por água abaixo ao se envolver num assalto à clínica de Felipe Barreto.

O projeto de Beija-Flor é provar para a prima Márcia que o cirurgião é um cafajeste. Mas tudo se complica quando Ladislau entra na jogada e aproveita para assaltar a clínica.

Taís não acredita nas explicações de Beija-Flor e resolve se afastar de vez do rapaz. Assim que volta para a casa de Olga, a patroa a convida para uma conversa séria. Resolve demiti-la do cargo de copeira, para encaixá-la no "posto" de acompanhante de executivos. Diz que assim ela poderá arrumar um bom marido.

Como primeira missão, Olga arma um encontro entre Taís e um amigo de Rodolfo (Kadu Moliterno). É a chance da garota se tornar uma "respeitável" mulher da alta sociedade.

Olga Portela logo percebe que Taís pode ir muito além do que um simples emprego de copeira. A cafetina faz uma mudança radical em Taís e a bela morena se transforma numa acompanhante de executivos. Claro que Olga também irá lucrar muito com este novo investimento.

Olga promoverá o encontro de Taís e Rodolfo, investindo nesta relação.

A luta para reconquistar o amor do filho quase tira a vida do dedicado Rodolfo (Kadu Moliterno). Inconformado com a insensibilidade de Paulinho (Jonathan Nogueira), o milionário abusa do uísque e é atropelado por uma moto. Por muito pouco não dá adeus à existência.

Bêbado, Rodolfo exige que Júlio lhe entregue o carro, pois quer dar umas voltas. O cunhado tenta impedir o passeio e joga a chave na rua. O ex-jornalista corre para buscá-la e é atingindo pela moto. Chega ao hospital muito machucado, mas fora de perigo.

Márcia, agora sabendo que foi enganada por Felipe Barreto, está com ódio do cirurgião plástico e promete se vingar. Ela conta seu desejo de vingança para a tia Nanci, que a repreende. Mas isto não é o suficiente para a revoltada Márcia, que está disposta a acabar com a vida de Felipe.

Para Márcia, não será suficiente apenas fazer com que Stella descubra as traições do marido. Ela também que acabar com a carreira de Felipe. Para isto, Márcia se juntará a Olga, Lucas e Herculano, pessoas que podem ajudá-la nesta vingança.

Rejeitada por todos, Márcia conta a Felipe que espera um filho seu, ouve dele que tudo não passou de uma aposta, e que o melhor seria ela fazer um aborto. Algum tempo depois, ela perde o bebê. Furiosa, a jovem vai à clínica do médico e corta seu rosto com um bisturi, numa das cenas mais fortes da novela.

Márcia decide se vingar e encontra apoio na cafetina de luxo Olga Portela que a ajuda a colocar Felipe na cadeia. Márcia também promove uma mudança no visual e fica belíssima.

Olga, por sua vez, se empenha para casar Márcia com o milionário Herculano. Tudo faz parte do plano de vingança de Márcia. Herculano se apaixona por Márcia, mas com o tempo acaba descobrindo que ela só se aproximou dele, na intenção que ele a ajudasse a se vingar de Felipe. No entanto, ela não consegue evitar a paixão que ainda sente pelo cirurgião.

Olga Portela (Fernanda Montenegro) vive há muitos anos uma vida de grande luxo, sem ser rica em absoluto. Mora bem, numa cobertura alugada. Viaja muito, é badalada, mundana. Todo relações públicas a tem como figura de proa em sua lista de convidados para eventos sociais. Aparentemente, Olga vive da profissão de marchand: compra, vende e troca quadros, tapetes e obras de arte. Algumas contrabandeadas, porque sempre teve grande influência nos meios políticos. Ela ajuda mocinhas atraentes e, eventualmente, rapazes que considere talentosos, interessantes, pessoas que, no seu entender, mereçam subir na vida.

Olga, na verdade, promove encontros. Em seu apartamento, especialmente nos finais de tarde, muitos homens de negócios sabem que podem encontrar companhia feminina interessante. Se Olga sabe, por exemplo, que um determinado empresário, conhecido seu, interessou-se por uma moça que viu em alguma boate, dá um jeito de, diante do empresário, dizer que “posso lhe apresentar a fulana, acho que ela vai simpatizar muito com você!” Para tal, é preciso que ela dê um jantar em homenagem a sicrano. Para dar o jantar, ela deixa escapar que precisa trocar os estofados de seus sofás, que não tem meios para arcar com as despesas da festa, e assim, com uma simples apresentação, Olga reforma a casa e ainda garante uísque para uma boa quinzena de badalação. Dependendo do nível da moça que conta com o seu apoio, Olga pode simplesmente conseguir uma boa companhia de fim de semana para um industrial ou promover casamentos. Quando junta um casal, está sempre certa de que não está prejudicando ninguém, muito pelo contrário: arruma companhia para um homem eventualmente sem charme, e proporciona as boas coisas da vida a mocinhas que não tiveram a sorte de nascerem ricas. Quem com ela simpatiza, quando o assunto vem à baila, a chamaria de matchmaker. Boa gente, sempre disposta a ajudar a quem precisa, especialmente os menos favorecidos pela fortuna, Olga é simpaticíssima e envolvente, mas uma pessoa completamente amoral.

Ao longo da trama, entra em cena o jovem herdeiro William (Antonio Calloni), indeciso entre morar no Brasil ou em Portugal, após a morte súbita do pai. Seu sonho é encontrar uma moça desinteressada de sua grande fortuna. Ele acha a maioria das brasileiras muito ligadas em dinheiro, e com temperamento forte demais. As moças portuguesas lhe parecem menos modernas, mais românticas. William confessa a Olga que só não deixaria o Brasil caso acontecesse o milagre de uma moça atraente se apaixonar por ele sem interesse. Olga, naturalmente, faz com que este milagre se concretize, instruindo Taís (Letícia Sabatella) numa campanha para agarrar o ingênuo e patético milionário.

Teresinha (Tassia Camargo) também aparece no decorrer da trama, para dar força a prima Gilda (Betty Gofman) a conquistar Darci (Antonio Grassi). Envolvente e muito desbocada, ela consegue conquistar Júlio (Daniel Dantas) e vira sua amante, tornando-se a principal rival da esnobe Karen (Maria Padilha). Mais adiante, Teresinha se torna amiga e Olga (Fernanda Montenegro) que promove uma mudança no visual da suburbana para que ela conquiste Herculano (Stênio Garcia) e assim, sossegue os ciúmes de Lucas (Hugo Carvana).

Herculano, apesar de grosso, não é bobo. Feliz em ter conquistado Beatriz (Mara Carvalho) com um empurrãozinho de Olga o empresário faz um gênero. No dia do aniversário de Stella, chega acompanhado de Beatriz mas logo vai paquerando outra. Beatriz não gosta e pede para ir embora pois está com dor de cabeça. Zoraide (Jacqueline Laurence) aconselha Beatriz a não dar bola para as atitudes de Herculano, pois na idade dele, isto é uma necessidade.

O namoro entre Yara (Daniela Perez) e Xará (Jorge Pontual) está cada vez mais forte. Só que o pobretão está ficando com a corda no pescoço. Yara quer que ele conheça a família dela. Depois de sumir vários dias por causa da morte do pai, Xará volta a frequentar o cursinho e mente para Yara, contado que o pai morreu de uma doença grave. Yara conta pra Stella sobre o novo namorado e a irmã quer conhecê-lo, mandando convidá-lo para um jantar. Xará não aceita e diz que quer ficar sozinho com ela, pois ainda não é o momento de envolver mais gente. Yara comenta com Constancia que sabe a verdadeira identidade do rapaz e Constancia convida Xará para jantar em sua casa. Yara não se conforma com as recusas do rapaz, porém, se sente atraída pelo mistério que envolve Xará. O rapaz também nem pensa em levar a garota em sua casa, principalmente agora, que resolveu convidar amigos para morar com ele e dividir as despesas. Xará tem certeza que Herculano nunca aprovará o namoro da filha milionária com um suburbano.

Taís pode perder o dinheiro e o namorado ao mesmo tempo. Interessada em se regenerar e abrir uma pastelaria com Beija-Flor, Taís está quase desistindo da viagem com Olga e Sávio (Ary Coslov), quando descobre que o namorado não mudou tanto quanto ela pensava. Conversando com Umberto (Marcelo Serrado), descobre que Beija-Flor não foi fazer um biscate porque dormiu demais. Olga ajuda a garota a resolver o problema com o pai. Em troca, quer que elas viagem juntas para Paris. Olga manda Taís mostrar um recorte de jornal que tem a foto dela para Vicente e manda que ela vá procurá-lo. Vicente acredita que Olga é uma pessoa respeitável e que a filha trabalha com ela como secretária. Satisfeito, Vicente perdoa a filha. Taís e Olga viajam com Sávio para Paris. Beija-Flor não engole muito a história. Na volta, Taís chega cheia de presentes e dá para Beija-Flor um relógio e os duzentos dólares que economizou na viagem, mas não sabe como convencê-lo a aceitar os trinta mil dólares da venda do carro que Sávio deu de presente para ela. Márcia aconselha Taís a contar a verdade para o namorado. Uma onda de assaltos está acontecendo na rua do subúrbio e no dia que Taís vai levar o dinheiro pra dar ao namorado, é atacada por dois ladrões.

Através de uma carta anônima, enviada junto com flores, Márcia avisa a Stella que Felipe está tendo um caso com sua amiga Flávia (Claudia Magno). Decidida a pegar o marido em flagrante, Stella vai até o apart-hotel, mas é barrada pelos porteiros, que a reconhecem e se encarregam de avisar Felipe, pelo interfone, além de pararem os elevadores. Apesar do sufoco, o vilão consegue se safar. Ele tira Flávia do prédio dentro de um caixão, no lugar de um homem que estava sendo velado. E, para completar, diz a Stella que alugou o apart para que pudessem ficar mais a vontade, já que estão hospedando Herculano, Yara, Constancia e Altair.

Mas Márcia não desiste de armar um plano para que Stella descubra que é traída por Felipe. Mais tarde, com a ajuda e Olga e Herculano, a professorinha vingativa colocará Taís na cama com Felipe onde serão flagrados por Stella.

Felipe não tem mesmo jeito. Mesmo com a ameaça de separação de Stella – depois que a esposa traída descobre que o marido teve um caso com Márcia – o cirurgião se envolve com novas conquistas. Durante um jantar, Constancia lembra que não poderá trazer nenhum presente do exterior para a nora pois só vai viajar depois do aniversário dela. Felipe, que havia esquecido do aniversário da esposa, decide limpar sua barra fazendo uma superfesta. No dia da festa, o médico conhece uma amiga de Stella e começa a sair com ela. Mas, mesmo com Stella e com a amante, ele não deixa de observar e desejar outras mulheres. No clube, jogando tênis, Felipe se encontra com a cunhada, Yara, e aproveita para olhá-la com desejo. Júlio o repreende e pede para esquecer Yara, pois se ele se envolver com Yara, será o seu fim, já que nem Stella, nem Herculano, irão perdoá-lo.

Stella, divorciada de Felipe, briga com o pai e resolve morar num apartamento pequeno, sustentando-se com o salário de redatora da empresa de Rodolfo. Este, a cada dia, fica mais próximo de Stella, pronto para se declarar. Ao saber de um concurso pra redatora de um programa de entrevistas de Rodolfo, Stella decide competir, usando um pseudônimo e trabalha feito louca no projeto. Yara conta pra Herculano, que resolve usar seu poder como patrocinador e impor a escolha da filha como redatora. Rodolfo não gosta da história e acha que Stella sabe de tudo. Stella coloca seu trabalho junto com os outros sem que Liliane (Alexia Dechamps) perceba. Quando tenta falar com Rodolfo, ele a trata friamente durante o dia todo. Liliane conta o que aconteceu e Stella fica magoada por eles terem pensado que ela estaria de acordo com a ideia do pai. Stella vai até Rodolfo entregar o projeto e demonstra que ela está magoada com ele. Rodolfo vai até a casa de Stella e devolve o roteiro, pedindo para ela entregar para Fred, que vai selecionar os redatores e não sabe de nada; porém, deixa claro que não quer Herculano como patrocinador. Stella concorda e seu roteiro é aprovado. Ela se dedica as modificações do programa e, quando está indo pra produtora, Herculano chega e impõe que ela fique em casa e faça um jantar para uns amigos dele, com quem pretende fechar negócios. Stella não aceita e Herculano tenta obrigá-la porque paga suas contas e tudo que lhe pertence. Stella resolve deixar o apartamento em que mora e aluga um bem pequeno. Rodolfo passa a admirá-la mais e sempre que tenta ser mais carinhoso, aparece alguém.

Stella (Gloria Pires), carente e desiludida com seu casamento com Felipe (Antonio Fagundes), apaixona-se pelo jornalista Rodolfo (Kadu Moliterno), viúvo e pai de Paulinho (Jonathan Nogueira).

Márcia se relaciona com Olga e Herculano, reforçando o plano de vingança contra Felipe Barreto. Eles não imaginam que estão sendo usados pela viuvinha vingativa. Herculano reclama com Olga que não tem mais idade pra ficar namorando de mãos dadas e que até agora não aconteceu nada entre ele e Márcia. Olga vai conversar com Márcia, que diz que só cede para o empresário quando ele casar de papel passado, com comunhão de bens ou através de contrato matrimonial, incluindo na transação, um apartamento de cobertura com ar-condicionado central. Olga fica desconfiada da segurança de sua protegida e acha que a garota vai perder Herculano. Para provar seu domínio sobre o milionário, Márcia promete pra Olga que vai exigir que ele financie uma viagem para ela e Zoraide até Marrakech, onde as duas irão à inauguração de um hotel, o que Márcia consegue, pois Herculano faz todas as suas vontades. Olga e Zoraide embarcam e Márcia sorri vitoriosa.

Ladislau reaparece no Rio para atormentar a vida da irmã, Celeste (Cristina Galvão). Celeste fica preocupada ao receber um cartão do irmão com endereço de Curitiba, onde estão acontecendo vários assaltos do bando de Cinturinha. Dias depois ela recebe um telefonema de Ladislau, que está no Rio e marca um encontro. Celeste vai vê-lo e se espanta com o carrão do ano em que o irmão chegou. Ele pede que ela guarde uma maleta para ele; está trancada. Celeste, porém, não aceita guardar sem saber o que tem dentro; vai embora e depois se arrepende por não ter ajudado o irmão.

Preocupada com a infelicidade estampada no rosto da irmã, Gilda (Betty Gofman) acaba demonstrando que tem um amor. Taís inventa para os pais que terminou com Beija-Flor porque ele queria sair do país e estava muito pão duro, economizando dinheiro. Gilda não acredita e cobra da irmã a verdade, e pela maneira dela falar, Taís percebe que Gilda está apaixonada, mas não revela quem é. No dia seguinte, Darcy (Antonio Grassi) sai de casa brigado com Beija-Flor, que volta a falar de um amor que o tio teve no passado. Darcy acaba esbarrando em Gilda na rua e a garota fica toda emocionada e ele aproveita para prometer um novo pó de arroz para ela. Celeste observa tudo de longe e nota a atração de Gilda por Darcy. Gilda vai até a casa de Umberto- onde estão conversando sobre o acidente de Herculano – quando Darcy chega e é simpático com a garota, que fica vermelha e sai. Umberto fica desconfiado.

Herculano fica entre a vida e a morte por causa de Márcia, mas é salvo por um médico desconhecido, Otávio (Paulo Gorgulho), que presencia o acidente. Herculano fica desconfiado de que Márcia deve estar mentindo e resolve segui-la. Chove muito. Márcia vai até a clínica em que está Arlindo, arrancar alguma coisa do médico. Herculano fica irritado, pois, já sabendo de toda história, pensa que Márcia tinha desistido de levar adiante o plano de vingança contra Felipe Barreto. Ele briga com Márcia e diz que não pretende ver mais a garota. Márcia o segue fica buzinando. Enquanto isso, na estrada, quando está entrando em seu carro, Otávio vê quando uma arvore cai em cima do carro de Herculano. Márcia sai histérica. Otávio, com a ajuda de outro homem, consegue retirar o milionário do carro e o levar de volta para a clínica. No raio X, fica constatado ruptura do fígado e o acidentado precisa ser operado imediatamente. Sem um especialista de plantão, Otávio começa a cirurgia. Stella é avisada e corre para o local chamando um cirurgião já que não conhece o homem que está operando seu pai. Corre tudo bem. Herculano perdoa Márcia e ela diz está arrependida, porém continua enganando o empresário. Discretamente vai até a casa de Ester se desculpar e agradecer a Otávio, que é sobrinho da paisagista para conversar com Lucas sobre o acidente da irmã dele, pois deseja tornar público o erro médico convencida de que o responsável por ele é Felipe.

Apesar de ter perdido a boa vida, Felipe continua com o rei na barriga. Mas não por muito tempo, pois a vingativa Márcia dá mais um golpe e, não contente, prepara outro no qual vai receber a ajuda de Karen, que quer defender o emprego do marido. Felipe decide deixar a casa de Júlio e morar num hotel de luxo. Ainda esbanja, mesmo com a clientela diminuindo, desde que ele perdeu a clínica. Ao saber que Herculano pretende colocá-la à venda, ele decide procurar um empresário paulista, seu amigo, para fechar o negócio e assim manter-se operando na clínica. Enquanto isso, Márcia insiste com Sérgio, assistente de um famoso colunista, para publicar a nota de separação de Felipe e o desentendimento dele com Herculano. A nota é publicada para espanto de todos. Mesmo prometendo para Herculano que não quer mais saber de se vingar de Felipe, Márcia descobre através de Taís que Arlindo voltou de um estágio em Lyon e que sua ida para lá foi financiada por Felipe de forma estranha, logo depois do acidente com Ester. Márcia tenta conversar com Arlindo, que está visitando a clínica, porém o médico não fala nada. Márcia procura a família de Ester e descobre que Felipe enganou Lucas, dizendo que sofria de coração. Enquanto isso, Karen se dá conta do poder de Márcia sobre Herculano e decide usar isso a seu favor, pois guardou o prontuário de Ester que Felipe assinou, mandando aplicar penicilina na paciente, que era alérgica. Sem que Júlio saiba, Karen procura Márcia para negociar o documento que vai provocar um fuga em massa das clientes de Felipe, destruindo a reputação do médico.

Beija-Flor distribui pancadas ao descobrir como Taís conseguiu dinheiro para montar a loja de pasteis. Termina o namoro mas antes dá uma surra em Sálvio e esbofeteia Taís no meio da rua. Abandona a pastelaria e, depois de muito procurar, consegue novo emprego, como assistente de produção na empresa de Rodolfo. Beija-Flor resolve ir à casa de Olga tomar satisfações sobre o carro e invade a sua casa dizendo mil desaforos para a cafetina de luxo. Sálvio, que está presente, conta a verdade para o rapaz que, enlouquecido, bate no amante de sua namorada. Transtornado, Beija-Flor não volta para casa. Taís fica preocupada, pois já sabe o que a espera. No dia seguinte, quando vai abrir a loja, Beija-Flor chega e diz que está a par de toda verdade e que não quer mais nada com a garota. Taís sai correndo atrás do namorado; quando o alcança, ele lhe dá um tapa. Taís insiste em querer explicar e leva outro murro. Cai no chão, levanta-se e continua a correr atrás de Beija-Flor, que lhe dá um tapa tão forte que a garota não consegue se erguer mais do chão. Taís vai embora e só chora quando está sozinha. Ao voltar para a loja, encontra Márcia. Conta tudo para a amiga aos prantos e pede para que ela deixe a casa de Olga porque vai se dar mal. Taís também não deseja que Olga saiba o que aconteceu.

Cansado de tentar todas as formas de se aproximar do filho, Rodolfo resolve seguir o conselho de Stella e abrir seu coração com o menino. Rodolfo, Stella, Paulinho e Marcelo (Leandro Figueiredo) saem para comemorar a vitória de Stella no concurso de redatores. Paulinho evita Rodolfo, que, irritado, decide ter uma conversa séria com o filho. Um abre o coração para o outro e Paulinho pergunta para o pai como era a sua mãe. Rodolfo conta que se afastou por nunca ter aceito que a mulher e o filho nunca tivessem se conhecido, já que ela morreu durante o parto, mas que tem certeza de que ele ficaria feliz se os dois homem da vida dela ficassem juntos e amigos. Paulinho corre para os braços do pai e os dois choram muito, emocionados.

William não vai esconder por muito tempo, para a família de Taís, que é muito rico. Esta notícia será recebida por todos com muita alegria. Já enredado no plano de Olga e Taís, William vai á casa da noiva formalizar o pedido de casamento. Leva um buquê de flores para a mãe de Taís e se dirige pra Vicente, que lhe pergunta como pretende sustentar a futura esposa, pois é apenas um estagiário de uma produtora de vídeo. Sentindo que poderia perder a chance de se casar com a mulher que ama, William revela sua real situação financeira. As reações de toda família reunida são as mais variadas.

Tais e William se casam, para alegria de Olga Portela, Vicente e Almerinda e para a tremenda dor de cotovelo de Beija-Flor, que decide partir pra outra.

Está no Brasil, um empresário muito bem sucedido, presidente da fundação Voltera, patrocinadora de pesquisas cientificas, arte, literatura e outras atividades que está participando de projetos do vídeo de Beija-Flor sobre surf ferroviário e prepara um seminário sobre a prevenção do uso de drogas com a ajuda de Otávio. Ao saber que o empresário está no Rio, Felipe deixa no hotel em que ele está hospedado a cópia do livro sobre queimados e um pedido de patrocínio. Como as possibilidades de Molinaro (Mário César Camargo) ler a pesquisa são mínimas, Felipe vai recorrer a uma apresentação. O médico procura Stella que lhe diz que, apesar do trabalho ser sério, ela não pareceria uma pessoa responsável se pedisse a Molinaro que lesse com mais atenção os escritos do seu ex-marido. Arrasado, Felipe procura Márcia, pede desculpas e diz que entende o desejo de vingança da moça. Márcia está na companhia de Beija-Flor e ele fica meio desconfiado. Assumindo que seu pedido precisa de muita cara-de-pau para ser feito, Felipe arrisca perguntar a Beija-Flor se ele poderia interceder a Molinaro a respeito do livro. Beija-Flor diz que até poderia pedir ao empresário para ler o trabalho dele, caso acreditasse em uma só palavra do que ele vem dizendo. Felipe tenta se defender dizendo que procuraria Márcia mesmo se não estivesse precisando do favor. Beija-Flor não se comove com o ar infeliz de Felipe Barreto e diz a Márcia que tudo isto é teatro – assim como aconteceu no Canadá – e que se, depender dele, Felipe continuará caindo, pois qualquer oportunidade que se dê a ele pode ser chance dele prejudicar alguém novamente. Destrói Felipe mais ainda dizendo que a única coisa que ele quer é dinheiro do empresário para sair da situação em que se encontra. Felipe vai embora humilhado e Márcia fica dividida. Na produtora, Beija-Flor é muito elogiado pelo programa, mesmo antes da edição. À noite, um homem misterioso rouba a fita do programa e Beija-Flor denuncia o roubo do copião e acusa Felipe de querer prejudicá-lo, já que no dia anterior ambos tiveram uma discussão. Os funcionários da produtora procuram a fita de Beija-Flor em vão. Ele quer chamar a polícia, porém Júlio o convence a esperar que Rodolfo volte de São Paulo. Liliane e Júlio não acreditam que Felipe tenha furtado o material por pura vingança. Segundo eles, o ex médico é egoísta e narcisista, mas não doido. Para tirar as dúvidas, Júlio procura Felipe e pede para que devolva a fita de Beija-Flor. Ele fica indignado e nega tudo. Júlio conta tudo a Stella e diz que acredita na inocência de Felipe, adiantando que não fará a denuncia à polícia até que Rodolfo volte.

Stella conversa com Márcia sobre a iniciativa surpreendente de Felipe pedir desculpas e perdoá-la pela reviravolta que provocou em sua vida. O cirurgião confirma para Stella que o arrependimento chegou, e ela passa a achar que foi muito dura na história do livro. Rodolfo volta de São Paulo e esclarece tudo. Como ele havia feito uma cópia do programa, pede que Beija-Flor coloque uma pedra em cima disso tudo e comece logo a editar o trabalho sobre o surf ferroviário.

Constancia pega Altair e Nanci juntos. Ela faz pressão mais Altair resolve abandoná-la e diz que encontrou Nanci por acaso. A esposa chama Nanci de vagabunda e de desclassificada. Nanci pede licença e vai embora. Em casa, Constancia diz que Altair deveria traí-la com uma jovem e não com uma velha jeca. Chamando-o de impotente e manda o marido procurar um médico para tratá-lo, em vez de ficar se excitando com uma senhora. Como se não bastassem as ofensas, Constancia comete seu maior erro, avisando que a porta da rua é a serventia da casa. É exatamente isto que faz Altair. Em Madureira, Nanci chora as mágoas com Edite (Yaçanã Martins). A amiga acha que alguém quis prejudicar os dois, dando o serviço para Constancia. Antes de Altair sair de casa, conta à mulher que sempre foi fiel, que sempre teve mulheres deliciosas, mas que sempre acovardou na hora de deixá-la. Acrescenta que esta decisão demorou quarenta anos, mas que, não tem volta. Constancia diz que, se ele lhe pedir desculpas, vai permitir ficar. Altair diz que nenhum homem no mundo conseguiria levar para casa uma criatura e insuportável como ela. Felipe chama Altair para morar com ele. Como não consegue mais esconder a separação, Constancia declara que mandou Altair embora, e através de Karen, descobre que ele está morando com o filho. Ela procura Altair e diz que o mínimo que pode fazer um homem que abandona o lar é abrir mão dos bens para a esposa.

Nanci começa a preparar terreno e avisa a Umberto que Altair se separou de Constancia. Altair diz a Nanci que está apaixonado por ela e os dois finalmente se beijam.

Beija-Flor toma um porre e ameaça acabar com a farsa armada por Taís e Olga para pegar Willian. Este fica sabendo que Taís foi namorada de Beija-Flor e o procura pra dizer que não se ligaria a Taís se soubesse que os dois eram namorados há muito tempo e se certificaria primeiro do fim do namoro. Beija-Flor o acalma dizendo que realmente o caso deles havia acabado. Tudo esclarecido, Willian comenta que está apresentando Taís à sociedade, que começou por Olga Portella e Beija-Flor percebe armação entre as duas.

Apesar de um médico dizer a Stella que ela pode ter quantos filhos quiser, na hora em que bem entender, ela não engravida de jeito nenhum. Stella tenta todos os dias o filho com Rodolfo e procura Otávio para se aconselhar sobre uma possível esterilidade. O médico à acalma, e culpa a demora da gravidez a ansiedade que está sentindo e indica outro ginecologista à amiga. Só que, Stella nem imagina que o problema está em Rodolfo e isto poderá lhe trazer ainda mais problemas.

Felipe aparece no caminho, dessa vez bancando o bom moço, e acaba seduzindo a ex-mulher. Stella e Felipe transam e ela fica grávida do cirurgião.

O casamento de Stella e Rodolfo termina da maneira mais trágica possível. Depois de acalentar sonhos maravilhosos sobre o seu futuro com o jornalista, Stella assiste atônita ao fim de tosas as suas ilusões. É que seu atual marido dá uma de bandido assim que descobre que ela espera um bebê. Tomado pelo ódio, passa a espancá-la impiedosamente.

O pior é que tudo acontece durante uma cerimônia de premiação aos melhores da televisão. Stella recebe um troféu por seu excelente trabalho na produtora e o dedica a Rodolfo. Pouco depois corre atrás do marido para lhe dá a notícia de que espera um filho dele.

O jornalista, a essa altura já meio alucinado por causa da sua vasectomia irreversível, não segura a onda. Parte para a baixaria no meio da festa. Rodolfo diz que Stella é uma mentirosa e revela que tem um problema sério e não pode gerar filhos.

Stella fica pálida, quase transparente. Tenta esboçar uma reação, mas não consegue. É então que Rodolfo perde a cabeça de vez. Começa a esbofeteá-la.

Beija-Flor, que assiste à cena, sai em defesa da amiga. Puxa o jornalista pelo cangote e passa a enchê-lo de pancadas. A turma do deixa disso, no entanto, acaba por separá-los.

Com a confusão armada, a milionária esconde num cantinho e chora copiosamente. Só que seu marido não se mostra disposto a deixá-la em paz. Exige explicações.

Totalmente desequilibrada, Stella não consegue articular as palavras. Treme de mede, de tensão. Rodolfo não está nem aí com o estado da mulher. Mais uma vez tenta agredi-la. Mas, por sorte, não consegue. Olga aparece para impedi-lo. Rodolfo acompanha Olga mas diz pra Stella que não quer mais vê-la.

Finalmente a abominável Constancia Eugênia consegue tirar uma casquinha da inimiga Olga. Ao descobrir que a devota de São Judas bolou toda a armação que culminou no casamento de Taís e Willian, a megera procura a vizinha e passa a chantagea-la. Olga finge ter entrado no jogo, mas, imediatamente, passa a preparar a reação.

O pacato Darcy, quem diria, ainda sofre de dores de amores por causa de uma paixão do passado. E esse segredo vem a tona quando os sobrinhos, Beija-Flor e Umberto, descobrem as cartas perfumadas que a mulher misteriosa manda para o tio.

Mas o segredo está para ser desvendado em breve. É que a antiga paixão de Darcy é ninguém mais ninguém menos que Ester. A solitária paisagista que, há um bom tempo, curte uma fossa daquelas pelo garçom.

Quando disse a Taís que ia vencer na vida sem se vender, Beija-Flor não estava brincando. O rapaz ganha o prêmio de diretor revelação e vai a cerimônia de entrega acompanhado de uma famosa e deslumbrante modelo. Por insistência de Willian, Taís também vai à festa. E leva um choque ao ver o ex namorado, na maior elegância, ao lado da beldade. Tais fica morrendo de ciúmes de Beija-Flor e arruma forças para cumprimentar Beija-Flor e a modelo. O diretor, agora renomado, se limita a agradecer friamente, afastando-se em seguida. Taís fica pra lá de arrasada.

Stella começa a dar a volta por cima. Depois de ter sido esbofeteada por Rodolfo e saber dos prejuízos da produtora, resolve pensar um pouco em si mesma. Além do apoio de Márcia e Felipe, ela vai reencontrar um antigo amigo, Otávio. Stella decide ter o filho que está esperando, mesmo que possa ser de Felipe e não de Rodolfo. Afinal, seu maior sonho é de ser mãe. Márcia vibra com a decisão da amiga e pede para ser a madrinha da criança. Stella diz que ela vai ter que disputar a tapa com Yara. Felipe também procura a ex-mulher e pede para que o avise de qualquer problema, principalmente quanto ao nascimento da criança, pois está empolgado com a notícia de ser pai. Stella não consegue mais esconder a barriguinha e Paulinho passa a desconfiar. Mesmo magoada, Stella pede ao pai que ajude Rodolfo nos prejuízos da produtora. Herculano explica que William já o fez.

Otávio percebe que sua amada Márcia está, cada vez mais, olhando Felipe com carinho. E, antes que o amor entre a professorinha e o ex cirurgião renasça, o bom moço se apressa em pedir a namorada em casamento.

Na verdade Otávio quer muito mais do que simplesmente afastar Márcia de Felipe. O jovem médico não ver a hora de montar um lar, ter filhos e compartilhar com a amada todos os momentos de sua vida.

O pedido surpreende a professora. Depois de tentar duas vezes – a primeira com Walter, que não se consumou, e a segunda com Herculano, que nem chegou a acontecer – Márcia, dessa vez, decide manter cautela. Para desilusão de Otávio, a moça pede um tempo para pensar.

Essa questão deixa o médico um tanto confuso. Mas, muito apaixonado, ele acaba concordando com a namorada. Assim, o casal sela o sentimento que um tem pelo outro com um ardente beijo de amor. Só que, apesar de toda performance romântica, Otávio não tira da cabeça que Márcia continua apaixonada por Felipe.

Márcia, por sua vez, não quer nem pensar numa reconciliação com o ex amante. No entanto, não consegue esconder o desejo reprimido ao ver aquele que a machucou tanto.











A venenosa Karen está prestes a receber o que merece. É que Olga descobre toda armação da cascavel, para tentar separar Rodolfo de Stella e resolve colocar a boca no trombone.

A primeira atitude da experiente mulher é localizar Dóris, a modelo contratada para fingir um caso com o jornalista. Depois, reúne a moça e Stella, contando também com a presença de Maria Elisa, empregada de Karen, que conta também que a patroa dopou Paulinho.

A máscara de Karen cai, mas ela ainda tenta se fazer de vítima. A notícia não tarda a chegar a Rodolfo. Só que, abalado com a separação, ele prefere acreditar na cunhada. Com isso, Karen leva a melhor, mas entra para a lista negra da poderosa Olga.

Constancia vai apelar para tudo na tentativa de reconquistar Altair. Não se conformando em ficar sozinha e descobrindo que o ex-marido já está morando na casa de Nanci (Ana Rosa), ela vai até lá. Mas esbarra com a fúria de Altair, que a expulsa da casa, e de Nanci, que a procura e avisa que pode lhe dá uma surra de vassoura se ela insistir em ir atrás dele. Furiosa, Constancia contrata Xará para conseguir informações dos negócios do ex-marido e prejudicá-lo. Mas, antes, dá uma última cartada: convencida de que Felipe engravidou Stella para tirar dinheiro de Herculano, a megera vê ai a chance de sua família voltar à antiga posição social e o ex-marido se entusiasmar com isso. Mas Altair está muito apaixonado por Nanci, que vai também usar de todas as armas para não vê-lo destruído novamente.

Constancia tenta destruir a reputação de Altair, porém, Olga é mais esperta do que sua inimiga e faz com que ela abra mão de uma joia. Constancia da o anel dela, de esmeralda, para Altair, dizendo ser o da mãe dele, que era de turmalina e Altair dá o anel para Nanci, conforme sua ex-mulher esperava. A pedido de Constancia, Xará consegue entrar na casa de Altair sem ser visto e confirma que o objeto está com Nanci. Zoraide organiza um almoço só para mulheres para comemorar o aniversário de Almerinda, em que vão está Constancia e Nanci. Constancia vai à polícia denunciar o roubo de anel e fica com o telefone de um repórter policial. No almoço, ao ver Nanci entrando com o anel no dedo, ela corre para o telefone para chamar a polícia e o repórter. Zoraide acaba ouvindo o telefonema e liga para Olga. Quando a polícia chega, Constancia vai embora. Eles levam Nanci para prestar depoimento, porém Zoraide consegue tirar o repórter e o prende num dos vestiários do clube em que está acontecendo o almoço. Nanci presta depoimento. Olga pensa rápido e, com a ajuda da empregada de Constancia, consegue armar um plano para destruir sua inimiga. Altair vai tomar satisfações com a ex-mulher e a conversa é toda gravada, na qual, ela conta todo plano que armou.

Zoraide e Olga castigam Constancia. Com a fita gravada em que Constancia revela que armou o golpe contra Altair, Olga obriga a megera a retirar a queixa conta Nanci e pagar uma indenização exorbitante para uma mulher, mas Constancia está sem dinheiro. Pede a Karen e a Felipe mas eles não a ajudam. Zoraide obriga Constancia a servir um jantar à francesa para ela e resolve continuar a humilhar a inimiga, dizendo que ela passe a ferro uma camisa igual a dela, que Olga deu para empregada. Constancia faz tudo pra ter a fita nas mãos e vende uma baixela de prata. Olga e Zoraide divertem-se, vingativas.

Altair casa às escondidas com Nanci depois de se divorciar de Constancia. Graças a esperteza de Olga, Nanci se livras das acusações de roubo do anel e decide doá-lo a cafetina que também não quer a joia e as duas decidem vendê-lo, doando o dinheiro arrecadado a uma instituição de caridade. Os negócios de Altair estão indo muito bem, o divórcio sai e ele pede Nanci em casamento.

Karen tira Júlio do castigo sexual e consegue reaver a guarda de Paulinho e sua polpuda pensão por cuidar do sobrinho. Depois do flagrante no marido, Karen o colocou de castigo e não transa com ele. Ela consegue que William despache Teresinha para bem longe e nem imagina que de nada adiantará. Júlio acaba trocando informações para conseguir transar com a esposa, mas ela está irredutível , para desespero do marido, que não está dando pra aguentar ficar de jejum sexual. Quando ele conta que Rodolfo desistiu de ir à Itália e que ele pode voltar para Stella, Karen, imediatamente, monta um plano que dá certo. Rodolfo deixa Paulinho com eles e Karen resolve tirar o marido do desespero e acaba o satisfazendo, com uma deliciosa e muito esperada transa.

O fogo aproxima ainda mais Márcia de Felipe. A professorinha fica presa no estúdio da produtora de Rodolfo pelo fogo que aos poucos vai queimando o cenário que está montado lá. Depois de falar com Rodolfo, Márcia fica aguardando Beija-Flor para conversar, quando o incêndio começa e ela não consegue se aproximar da porta de saída. Ninguém tem coragem para ultrapassar o fogo e tirar Márcia, que vai ficando sufocada e não consegue mais pedir socorro. Subitamente, Felipe aparece no corredor e descobre que Márcia está lá. Se enrola numa cortina e vai salvar a professorinha, a tirando das chamas, desmaiada. Aos poucos, Márcia vai se recuperando. Felipe vai embora e conta a Arlindo tudo o que aconteceu. Diante da emoção de Felipe, Arlindo abre os olhos do amigo de que ele está realmente, apaixonado por Márcia. No dia seguinte, BA clínica, Márcia vai agradecer a Felipe pelo que ele fez. Otávio chega e fica se roendo de ciúme ao ver os dois juntos, pois ele não quer ser um novo Walter na vida de Márcia.

Apesar das suspeitas de Beija-Flor, nada fica provado que o incêndio, que destruiu o arquivo de fitas da produtora, tenha sido criminoso e o fato é registrado como acidental. Beija-Flor fica chateado porque o homem misterioso continua livre e pronto para atacar novamente. William resolve bancar os prejuízos para que o programas queimados sejam refeitos a toque de caixa. Rodolfo não participa com tanto entusiasmo da produtora, pois está curtindo a fossa pela traição de Stella e não consegue mais se entender com Paulinho, que sente muita falta de mulher que pensou que poderia ser sua mãe.

Isabela (Susana Ribeiro) é o remédio que Beija-Flor estava procurando para se curar da paixão que sente por Taís. Márcia se desentende com Darcy, que acha um absurdo a sobrinha dormir com Otávio sem estar casada. Márcia decide ir embora de casa e se encontra na rua com Isabel que está precisando de uma colega para dividir as despesas do apartamento. Márcia vai morar com ela. No dia do incêndio. Beija-Flor leva Márcia para casa e conhece Isabel que, preocupada com as queimaduras do rapaz, resolve fazer uns curativos em seu rosto. Eles se entendem de cara. No dia seguinte, Isabel vai até a casa de Beija-Flor saber como ele está. Eles se paqueram e Beija-flor a convida para sair.

Mesmo rica e bem servida pelo marido Willian, que se revela um garanhão, Taís sente falta de emoções mais fortes. Ela paquera Rodolfo e está decidida a ter Beija-Flor como amante. Com penas dos problemas que Rodolfo está passando, Willian tenta ajudar o patrão, convidando-o para um jantar. Rodolfo e Taís se paqueram o tempo inteiro, pois sentem uma enorme atração física. Preocupada, Taís procura Márcia e confirma que não conseguiu esquecer Beija-Flor e o deseja como amante. A milionária resolve colocar o time em campo e, com a desculpa de que vai ver o marido na produtora, aproveita para jogar charme pras Beija-Flor.

Enquanto Beija-Flor se declara apaixonado por Isabel, Taís não consegue esconder a insatisfação de seu casamento com William. Depois de muito tempo solitário, Beija-Flor fica todo empolgado com Isabel e eles dormem juntos. Apaixonado, Beija-Flor não fala mais em Taís. Enquanto isso, a milionária não esquece seu tempo de suburbana e sente falta do ex namorado. Taís não consegue esconder do lunático William que não interessa mais por livros e sim pela vida confortável que ele possa oferecer. Ela dá um jeito de escapar dos programas culturais do marido e está sofrendo com a frieza de que é tratada por Beija-Flor. Porém, não abre mão de frequentar as badaladas colunas sociais. Além do namoro com Isabel, Beija-Flor também pega o dinheiro que ganhou no concurso e abre uma perfumaria, embora continue trabalhando na produtora.

O incêndio na produtora deixará Rodolfo ainda mais para baixo. Além de separação de Stella, o jornalista descobre que está em grandes dificuldades financeiras, pois seu sócio na Itália não está dando conta do recado e a distribuidora de filmes está dando prejuízo. Com o incêndio provocado pelo homem misterioso, a produtora perder todas as chances de vender os programas para o exterior porque todo o material foi queimado. Com tantos problemas no Brasil, Rodolfo vai acabar pensando em voltar para a Itália, buscando uma nova fuga para esquecer Stella, seu grande amor.

Júlio tem medo de Karen mas não resiste aos encantos de Teresinha (Tássia Camargo). Por insistência do admirador, Teresinha acaba topando um novo encontro e os dois passam um sufoco danado quase sendo flagrados por Karen. Júlio não quer ir a um hotel e acaba pedindo para Felipe o apartamento emprestado. Felipe conversa com Arlindo sem revelar que o apartamento é para Júlio e Arlindo aceita. Para se livrar de Karen, Júlio inventa que tem que conversar com Felipe. Depois, encontra-se com Teresinha e os dois transam e dormem. Karen resolve ligar para casa de Felipe, preocupada com a demora de Júlio e quem atende é Teresinha que diz que é engano quando percebe a voz da esposa do amante. Ele acorda assustado, porém Teresinha quer mais, sentindo-se excitada com a situação. Mal conseguem se vestir, ao ouvir Karen tocar a campainha. Júlio fica desesperado quando Karen ameaça entrar nos quartos, e conta que Stella está grávida e que chamou Felipe porque o filho não é de Rodolfo. Karen fica vidrada com a novidade e esquece tudo. Júlio sai e esquece Teresinha, trancada no apartamento. Mais tarde recebe ligação de Teresinha irritada e corre para tirá-la de lá, porém, Teresinha promete nunca mais vê-lo. Júlio não resiste e, no dia seguinte, manda flores para se desculpar com a amante.

Olga faz tudo para provar seu amor por Lucas, causando ciúmes em Herculano. Como havia prometido, Olga vai passar uma noite na casa de Ester em Vargem Grande. É obrigada a jantar ás sete horas e a deitar cedo. Ela não consegue dormir e vai para cozinha quando é salva por Ester que a ajuda a matar a fome, com os produtos naturais. No dia seguinte, Lucas a deixou dormir até às onze da manhã e depois a leva para um passeio pelo mato. Olga é atacada pelos mosquitos e atola o pé na lama. Vai embora à tarde e combina que agora é a vez de Lucas ficar a sós com ela no apartamento. Enquanto isso, Herculano está morto de raiva de não ter companhia. Sem perceber, está sentindo ciúmes da amiga e a situação vai piorar quando Olga pedir que Herculano saia para ela ficar sozinha com Lucas em sua casa.

Rodolfo volta pra tomar Paulinho de Karen mas nem desconfia que o filho se encontra às escondidas com Stella. Paulinho percebe que Karen detesta crianças e que ela não suporta nem o filho. Irritado, ele começa a responder as implicâncias de Karen. Ela fica injuriada e o coloca de castigo. Paulinho foge de casa e se esconde no apartamento de Olga. Desesperada, Karen faz cena na frente de Olga que a humilha. Olga diz que Paulinho vai voltar. Paulinho conta pra Olga que se sente sozinho e que quer ver Stella. A cafetina arma tudo e os dois se encontram. Por sugestão de Olga, eles passam a se encontram sem que ninguém saiba. Para todos os efeitos, Paulinho está praticando italiano, num curso. Passasse quase um ano. Paulinho volta da Itália e diz para Stella que acha que o pai não retorna. Karen está comemorando quando tocam a campainha. É Rodolfo que chega de viagem e diz que desta vez é pra ficar. Karen fica gelada. Sem Felipe por perto, Stella vê a oportunidade de ter Rodolfo de volta.

Depois de férias da Itália, Rodolfo retorna ao Brasil, certo de que conseguiu superar o sofrimento de ver Stella criando uma filha de Felipe Barreto. Mostrando-se mais seguro. Ele retoma a direção da produtora e pede imediatamente a guarda de Paulinho. No campo amoroso, o jornalista ainda vai sofrer um bocado, já que ficará divido entre Taís e Stella.

Mesmo supostamente regenerado, Felipe Barreto não está com esta bola toda. Tanto é que o médico tenta dar um passo maior que a perna, declarando todo amor que sente por Márcia. Chega até a pedi-la em casamento mas acaba com a cara no chão.

O fato é que a professorinha não acredita que o ex amante esteja recuperado para a sociedade. E, mesmo com a insistência de Felipe, não abre mão de continuar pisando em chão firme.

A proposta do médico, no entanto, balança o coração de Márcia. Só que ela nem pensa em arriscar e corre de volta para o seu porto seguro, ou seja, Otávio. Ele, por sua vez, entende bem mais as intenções da amada e pede para que ela esqueça Felipe de vez, só assim serão felizes.

Felipe pode ser inocente na operação de Ladislau. Ao se declarar para Márcia, o ex médico deixa no ar que ela, em sua vingança, pode ter cometido uma injustiça e deveria acreditar nele. Felipe se humilha e pede para ela perdoá-lo, pois Márcia é a única esperança dele ser feliz. Assustada, Márcia o agride sugerindo que ele esteja apenas interessado na herança que Herculano deve deixar para ela quando morrer. Felipe sai arrasado e toma a decisão de não aceitar o emprego para continuar no projeto do Banco de Pele e diz que tem outra proposta de trabalho, embora não revele pra ninguém qual é. Altair fica preocupado que o filho possa fazer alguma besteira e fala com Márcia que não consegue descobrir nada também. Felipe recebe um telefonema estranho e vai embora, só se despedindo da filha e de Stella. Quase um ano depois, um assalto no prédio em que moram Karen, Olga e Constancia aguça a suspeita de Altair de que o folho possa ter enveredado para o mundo do crime.

Márcia volta para Otávio para não cair na tentação de se entregar para Felipe. Ela conta para Beija-Flor e Isabel que Felipe se declarou. O primo não acredita, mas Isabel nota que a sócia ficou balançada. Márcia acaba contando para Taís o que aconteceu. Taís concorda com Olga e diz pra Márcia que ela só será feliz ao lado de Felipe. Márcia está a ponto de ceder, mas corre atrás de Otávio e pede para reatar o namoro. O médico fica encantado e decide continuar no Rio, cuidando da clínica de Herculano, mas não quer se casar com Márcia até ter certeza de que ela realmente o ama. Márcia tenta esquecer Felipe, porém fica grilada com a possibilidade de ter cometido uma injustiça e ser a principal responsável pela desgraça do médico.

Taís arma estratégias, pretendendo ficar livre para Beija-flor. Cansada de ser perseguida por Karen, que não desgruda de seu pé, Taís dá uma prensa nela que confessa estar recebendo dinheiro para controlar tudo o que ela faz. As duas chegam a um acordo. Taís quer se separar de Willian e Karen oferece ajuda. Elas inventam uma reforma na casa que ela ganhou e enganam Willian que paga sempre a mais do que elas gastam. Olga fica preocupada com essa união e aconselha a sua protegida a continuar sendo a senhora Willian Camargo e arranjar uns flertes para se distrair. Taís está cada vez mais desesperada. Willian deixa escapar o nome da namorada de Beija-Flor e acaba fazendo elogios a Isabel. Os pais de Taís também conhecem a moça e a elogiam. Taís se tranca no escritório e desaba a chorar, pois não quer perder o único homem que amou.

Almerinda está começando a cansar da vida de milionária. Enquanto Vicente faz todos os esforços para agradar o genro, a esposa está preferindo ficar a vontade com as amigas do subúrbio. Na festa de casamento de Nanci, depois de beber umas e outras, Vicente acaba convidando Darcy para jogar dominó. Depois se arrepende, mas já é tarde e fica desesperado. Willian chega e, para surpresa de Vicente, senta-se para participar do dominó, jogo preferido do pai dele. Tentando agradar ao genro, Vicente faz Almerinda convidar Constancia para um chá. Muito contra a vontade, ela vai, na esperança de se aproximar de Willian. O rapaz chega e não dá bola pra Constancia, que, por sua vez, fica furiosa. Constancia fica ainda mais furiosa quando Almerinda lhe entrega um prato de biscoitos para ela levar pra casa. Quem gosta é Karen, que acaba ficando com os docinhos.

Herculano não assume sua paixão por Olga, as faz tudo para separá-la de Lucas. Olga se casa com Lucas e chega diferente da lua-de-mel, fato que causa espanto em todos, principalmente por ela não ter trazido na da para vender, como de costume. Olga está em êxtase, apaixonada, mas a situação se complicou. Ela está ficando sem dinheiro e Lucas não quer Herculano como hóspede dela. Assim que sabe do retorno de Olga, Herculano vai visitá-la e diz que vai voltar. Olga fica sem graça, preocupada com a reação de Lucas, e acaba inventando que pretende reformar o quarto de hóspedes. Herculano, imediatamente, preenche um cheque altíssimo para ajudá-la na obra. Lucas estranha na mudança de móveis e ela acaba revelando que Herculano pode voltar a ficar na casa dela, pois são mais de vinte anos de amizade. Lucas não gosta. Stella percebe que o pai tem ciúmes de Lucas, e Herculano já pensa em fazer uma plástica para ficar mais jovem. Stella se diverte com os ciúmes do pai.

Rodolfo volta arrasado dos EUA, com a certeza de que não pode ser mais pai nem do filho de Taís, nem do de Stella. Ao mesmo tempo, o jornalista constante que não pode viver longe da mulher que ama, mas não consegue esquecer que ela tem uma filha com Felipe. Beija-Flor conversa com Otávio e pede ajuda para unir Rodolfo e Stella. Otávio é duro com Rodolfo e diz que seu machismo não pode atrapalhar uma relação tão bonita.

Rodolfo tem consciência de que Otávio está com razão. Ele não se perdoa por não poder dar um filho para Stella e tenta várias vezes pedir para voltar mas não tem coragem. Por fim, faz uma proposta para Stella: quer continuar a amá-la, porém, morando em casas separadas, pois não consegue encarar e viver no mesmo teto com a suposta filha da amada com Felipe Barreto. Stella fica dividida porque os dois são as pessoas que mais ama na vida.

Constancia chega primeiro até Celeste com a ajuda de Xará. Gilda sabe do paradeiro de Celeste e Xará ouve onde ela está. Imediatamente, avisa Constancia em troca de 500 dólares. Sem dinheiro, Constancia falsifica uma lista de doações com nomes famosos e engana o casal Vicente e Almerinda que doam o dinheiro de que ela precisa. Xará rouba a carteira de Judite impedindo que ela possa embarcar para Aparecida do Norte, onde Celeste trabalha como garçonete de um restaurante. Constancia encontra a irmã de Ladislau e explica que ela tem que se esconder porque os comparsas do irmão dela prometem matá-la. Constancia a leva para casa. Márcia e Felipe chegam tarde a Aparecida e não encontram Celeste. Constancia pede emprestado a Karen um casebre numa praia distante do pai dela para esconder Celeste e impedir que Felipe prove sua inocência e se case com Márcia. Karen cede em troca de um convite que ela deseja para ir a um famoso chá. Celeste acredita em Constancia que promete lhe trazer suprimentos desde que continue escondida.

Ao descobrir que suas suspeitas eram verdadeiras, Felipe ameaça Constancia, caso ela volte a se aproximar de Celeste. Felipe desconfia que foi Constancia quem sumiu com Celeste, verifica a quilometragem do carro e leva uma foto da mãe pra que o dono do restaurante, em que Celeste trabalhava, faço o reconhecimento. O homem a reconhece e Felipe conta para Márcia que Constancia está impedindo que Celeste apareça para que ele volte pra Stella. Márcia está contando tudo para Olga quando Joel (Bileco) diz que ela tem saído sempre e passa os dias fora.

Constancia sai e Márcia a segue, descobrindo o casebre em Muriqui, onde Celeste está escondida. Celeste não acredita em Márcia e Felipe leva Judite (Yaçanã Martins) para convencer a garota de que ninguém quer matá-la. Celeste só aceitar voltar com Judite se não for no carro de Felipe. Judite a leva para casa e Xará procura Constancia para avisar. Constancia não quer mais saber da garota, com medo das ameaças de Felipe. Arlindo e Júlio ficam sabendo de tudo através de Felipe. Celeste não quer comentar nada do que aconteceu durante a cirurgia do irmão e sente um ódio inexplicável por Felipe. Se Celeste desaparecer, a vida de Constancia correrá perigo e Felipe será o principal suspeito.

Teresinha volta para dar a volta por cima. Zoraide a encontra num shopping e tem a ideia de apresentá-la a Herculano para que Olga tire da cabeça de Lucas que o milionário está apaixonado por ela. Teresinha concorda. Quer se vingar de Willian que praticamente a enxotou do Brasil. Olga gosta da ideia e aprova Teresinha, porém dá uma lapidada na garota que fala muito alto. A principio, Herculano não se interessa pela nova Teresinha mas, depois, propõe a ela fingir que estão juntos para que Olga o deixe em paz. Na verdade Herculano quer provocar ciúme em Olga o milionário pede a cafetina que o ajude a montar um apartamento para ele e Teresinha. Lucas fica satisfeito ao ver que suas suspeitas não existem mais. A farsa não vai durar muito tempo, pois Herculano vai se declarar para Olga.

Taís não sabe o que fazer com o filho que espera e mais uma vez Olga dá a mão para sua protegida, descobrindo que o bebê pode ser de William. Taís não acredita que Rodolfo não possa ter filhos e vai se aconselhar com Olga. A cafetina chama William para uma conversa e constata que, no dia em que o casal se embriagou, ele esqueceu de colocar o preservativo. Olga conta para Taís, que imediatamente dá a notícia da gravidez para o marido. William continua resistente a ter filhos, pois acredita que Taís vai perder as formas do corpo, que ele tanto adora, após a gestação. Ele a aconselha a tirar o filho e ela se nega por convicções religiosas. Na verdade, o bebê veio bem a calhar. Casada em separação de bens com William, ela pode garantir seu futuro através da criança. O único problema é Karen que, sabendo de todas as tramoias e do caso de Taís com Rodolfo, vai pedir caro pelo silêncio.

Otavio termina com Márcia para viver um novo amor impossível. O médico descobre que está apaixonado por Yara e, aconselhado por Ester, vai brigar para separar a garota do pianista Umberto. Otávio cansa do descaso de Márcia que só pensava em provar a inocência de Felipe, ele chega à conclusão que a professora nunca vai amá-lo e termina o namoro. Yara procura Otávio para aconselhar o pai dela a contratar seguranças. Eles almoçam juntos e Otávio sente por Yara, o mesmo que sentia por Márcia no início. O destino vai dar uma mãozinha para unir Otávio e Yara. Umberto está participando de um concurso de piano que tem como primeiro prêmio uma viagem para estudar em Viena durante dois anos. Yara não quer acompanhá-lo, pois está em início de carreira como jornalista e não quer abandonar o espaço que conseguiu profissionalmente.

Márcia não consegue mais resistir ao charme de Felipe Barreto e assume que está completamente apaixonada pelo homem sedutor, que quase destruiu sua vida por completo. Sozinha e infeliz por não conseguir descobrir o paradeiro de Celeste para tirar o sentimento de culpa por ter destruído a carreira de Felipe, Márcia acaba envolvida pelo ex médico. Na noite de inauguração do restaurante de Altair, Felipe e Beija-Flor discutem e acabam brigando feio. Felipe se machuca e Márcia o leva até seu apartamento para fazer os curativos. Felipe sabe que ela já não está mais com Otávio e resolve insistir que a ama. Ela tenta se livrar dele mas está frágil. Felipe quer provar a Márcia que recuperar o direito de exercer a medicina, não é o mais importante, pois ele a ama. Como um patinho, Márcia cairá na de Felipe e os dois assumirão um romance.

Olga não perdoa Felipe. Muito magoada, acha que o filho quer se aproximar dela para se livrar das acusações de ser o homem misterioso e não acredita na modificação do caráter do filho. Felipe tenta recuperar o carinho da mãe, mas ela acha que é tarde e não consegue esquecer as humilhações que ele a fez passar quando estava por cima. Ele admite que o médico não é o autor do atentado contra Herculano, mas acredita que ele realmente operou Ladislau por interesse e que ainda é capaz de fazer qualquer coisa por dinheiro. Felipe sai arrasado.

Nem mesmo uma cara nova livraria Ladislau da morte. A cirurgia plástica feita por Felipe Barreto foi um sucesso. A caminho da penitenciaria, os bandidos que foram trapaceados por Ladislau resolvem se vingar dando fim à vida do famoso cinturinha, matando também o policial que fazia sua escolta.

Arlindo vem passear no Rio e não volta mais para Barra Mansa. A convite de Otávio, ele assume um cargo de chefia na clínica de Herculano. Arlindo consegue dar a volta por cima pra quem quase teve a carreira destruída por causa de Felipe. Ele não pensa duas vezes para aceitar o convite do colega. Gilda, sua fiel companheira, também volta para trabalhar com ele. Apesar de negar para todos, ela nutre um forte paixão pelo médico e já esqueceu Darcy. A volta da dupla também vai ajudar na descoberta do homem misterioso. Foram eles que encontraram o isqueiro pela primeira vez e Arlindo é um dos suspeitos.

Alceu (Nildo Parente) continua na pista do tal homem misterioso e se agarra a única prova que tem em mãos: o isqueiro preto. Alceu conversa com Beija-Flor e o convence de que Felipe não está entre os suspeitos. Para garantir que a prova tem validade, o delegado procura Altair, que faz o reconhecimento do objeto. É realmente o que ele teve em mão e foi roubado quando morava com Felipe e Arlindo. Alceu chega á conclusão de que só alguém muito íntimo que tivesse acesso à casa é que poderia ter furtado a prova. Júlio e Constancia também frequentaram o apartamento e se tornam suspeitos.

Taís perde as duas chances de se livrar de Willian e de se reconciliar com Beija-Flor. O projeto de ter um herdeiro do milionário vai por água abaixo quando ela, ao ver Teresinha num shopping, tropeça de emoção e acaba caindo e perdendo o filho. Taís fica arrasada e pensa até em fugir com os quinhentos mil dólares que conseguiu juntar. Está aguardando o doleiro voltar, para investir seu dinheiro na Suíça. Sentindo a tristeza da esposa, Willian convida toda família pra jantar no restaurante de Altair. Mais uma vez Taís fica constrangida, ao ver Beija-Flor com Isabel. Karen está preocupada com os dólares que Taís esconde em casa. O apartamento de Willian é assaltado e o dinheiro de Taís some. Ela não pode falar nada e volta para estaca zero, enquanto Beija-Flor cumpre o que prometeu: está subindo na vida, seguindo o caminho da honestidade, com a lojinha e o emprego na produtora de Rodolfo.

Sem ter consciência, Yara está se afastando de Umberto, que só está pensando no concurso para ser um pianista famoso. Yara não quer ir na final do concurso, com a desculpa que vai ter uma reunião no jornal. Stella estranha a atitude da irmã e acha que ela está colocando o trabalho na frente de Umberto. No dia anterior a final do concurso, eles vão jantar no restaurante de Altair. Yara chega antes e fica aguardando Umberto, quando Otávio chega com outra mulher. Ele joga charme apaixonado e pela primeira vez Yara o vê com interesse. Umberto, do jeito que está estudando, deve tirar o primeiro lugar no concurso e como prêmio, vai ganhar dois anos de estudos em Viena. Yara não vai querer acompanhá-lo. Sozinha, será o momento em que Otávio vai aproveitar para se declarar a filha do patrão.

Felipe consegue liberdade para exercer a medicina novamente. O médico é julgado pelo conselho de medicina do Rio de Janeiro e com o depoimento favorável de celeste, tudo corre perfeitamente bem. Feliz, Felipe é parabenizado por Altair e Olga, que também estão muito felizes com a notícia.

Olga tem uma briga séria com Herculano por causa de Felipe. Herculano diz que não acredita na regeneração do cirurgião plástico e Olga defende o filho.

Eu quero casar com você Márcia. Eu quero ter filho com você, viver com você pelo resto de nossas vidas. Eu mereço, você merece. É com estas palavras que, mais uma vez, o vilão dom Juan Felipe Barreto, consegue conquistar o coração da professorinha. Num envolvente jogo de sedução, com olhar penetrante e mãos masculinas sobre um corpo carente de mulher, que Felipe Barreto deixa Márcia com a pela arrepiada e o corpo excitado, sedento de desejo pelo médico que, por sua vez, também encontra-se muito excitado e não ver a hora de levá-la pra cama.

Felipe tem uma excitante noite de amor com Márcia. Finalmente o médico consegue seduzir, novamente, a professorinha vingativa e eles transam cheios de desejo.

A história se repete. Felipe volta a enganar Márcia e a seduzi-la. Dessa vez, a intenção é se fazer de regenerado para conseguir de volta todo prestigio. O vilão sedutor volta a apostar com Júlio que conseguirá levar a professorinha pra cama. Como recompensa do ganhador: uma caixa de champagne. Felipe está, em seu apartamento, conversando co Júlio sobre a sua vitória.

Márcia, que estava dormindo no quarto, depois de uma noite de transa, acordo e ouve toda conversa, sem que ele perceba. Ela fica transtornada ao constatar que foi novamente enganada por Felipe, e pior, também serviu mais uma vez como aposta do crápula. Júlio ainda pergunta se Felipe vai dá um chute em Márcia, pois ela não é mais aquela suburbana e sim, uma mulher de negócios, dona de loja. O cirurgião plástico responde que Márcia não é mulher para ele, principalmente com a condição que irá reconquistar. Felipe também revela pra Júlio, a satisfação que está sentindo de ver a mulher, que destruiu a vida dele, ficar novamente apaixonada, sendo usada por ele.

Felipe revela que não quer perder a oportunidade de poder dar um novo chute em Márcia, assim que ela se acorde da noite de prazer que tiveram juntos.

Márcia ouve toda conversa entre Felipe e Júlio. Se tranca transtornada no banheiro e começa a chorar compulsivamente.

Felipe brinda a revanche com o fiel amigo Júlio, enquanto a professorinha enganada, volta a chorar suas desilusões.

É durante seu desjejum, que a elegante Olga se desespera com a morte do amigo Herculano. Ilda, sua empregada, que havia levado o café na cama da patroa, é a primeira a ver Herculano morto no quarto. Imediatamente a empregada grita por Olga, que, muito emocionada, chora agarrada ao corpo do amigo.

A mascara de Felipe cai e Márcia adverte Olga de que o filho esteja a enganando, só para se manter em excelente condição financeira. Mas Olga, dessa vez, defende Felipe e não acredita que o filho a esteja enganando. Cabe agora a Márcia provar novamente, que o filho de cafetina nunca deixou de ser um crápula e enganou a todos com a máscara de bom moço arrependido dos pecados.

Darcy dá um toque no sobrinho, de que ele possa perder Yara de vez, já que pretende estudar no exterior. A ficha cai e Umberto sai desesperado ao encontro da jornalista. No apartamento, eles se abraçam e beijam-se apaixonados. Mas depois de uma transa, Yara percebe que Umberto não vai abrir mão de seu futuro, tão pouco de uma viagem pro exterior. Ela então decide que ambos terão que seguir seus caminhos, mas separados.

Márcia, já sabendo das más intenções de Felipe, arma um novo plano contra o médico. Ela consegue enganá-lo antes que ele lhe dê o tão programado chute e vai levando o falso romance em banho-maria, ganhando tempo para desmascarar mais uma vez, o vilão.

Gilda e Arlindo, enfim se entendem e terminam juntos e apaixonados.

Yara se entende com Otávio. Ele, por sua vez, fica feliz por ter conquistado sua amada.

Júlio e Teresinha, enfim, terminam juntos.

Constancia, sem dinheiro para pagar o condomínio de luxo e completamente na miséria, é despejada do prédio onde mora, pra alegria das empregadas domesticas, que vibram quando ela aluga um caminhão de quinta, pra levar sua mudança.

Com a ajuda de Rubens, Márcia consegue desmascarar Felipe novamente e mostrar pra Olga que o filho só havia se aproximado dela por interesse.

Márcia decide entregar seu amor a Rubens. Mas será que ela realmente esquece Felipe Barreto? Uma pergunta que ficará no ar!

O ingênuo William é o psicopata misterioso ajudado por seu motorista Waldir (Aluisio Abreu), tudo para impedir que lhe roubassem seu maior tesouro: Taís. Todos os homens que flertaram ou tiveram algum relacionamento com a senhora Camargo, sofreram as consequências: Beija-Flor, Rodolfo e até Herculano, que simpatizava com a bela mulher. Depois de tentar prejudicar Beija-Flor com o falso roubo dos dólares de Taís, o homem misterioso persegue Rodolfo que tenta ajudá-la, pois ela está numa situação difícil. Na perseguição, é revelada a identidade do psicopata sinistro.

William é internado numa clinica de luxo, sempre amparado por Almerinda e Vicente que entendem a loucura do genro, que fez tudo em nome do amor, mas acaba deixando o caminho livre pra Taís e Beija-Flor.

Darcy era outro suspeito, mas, na verdade, só estava sendo chantageado por Xará, que descobriu sua paixão por Ester. Eles eram amantes no passado. Xará é preso em flagrante.

Felipe Barreto, outro suspeito , consegue mais um golpe de mestre: acaba fazendo mais um casamento rico.

A prisão de William também favorece e muito os pais de Taís. Vicente e Almerinda ganha uma pensão vitalícia e ainda o luxuoso apartamento. Taís lamenta o ocorrido com o ex-marido e reconhece que o que ele fez, foi por muita paixão.

Na verdade, William termina internado numa clínica psiquiátrica e não dispensa a visita dos pais de Taís, que fazem questão de acompanhar o tratamento do ex genro.

É numa reunião com Olga, Stella, Márcia e, principalmente, Felipe Barreto que Otávio e Yara anunciam seu casamento e que entrarão na justiça pela anulação do testamento de Herculano. A notícia deixa Felipe completamente possesso. Tudo não passa de um jogo de Márcia, para desmascará-lo diante de Olga, que agora, acredita na regeneração do filho interesseiro.

Otávio afirma que Olga se aproveitou de um momento de fraqueza de Herculano, quando ele esteve internado num hospital, para que o milionário a beneficiasse e a Márcia, com o testamento. Olga fica completamente desapontada, sem imaginar que tudo não passa de uma armação pra pegar Felipe no pulo.

Felipe resolve tomar as dores da mãe e diz que Otávio está querendo contestar a herança de Olga, porque tem inveja da capacidade dele.

Márcia alerta que se Yara e Otávio entrarem na justiça, impedindo a herança que Herculano havia deixado pra Olga, mesmo que Olga venha a ganhar, não poderá ajudar Felipe, já que a justiça é lenta no Brasil. Felipe fica chocado com a desagradável notícia.

E é durante um momento que Felipe se afasta, pra Márcia revelar pra Olga e Stella que a cena não passa de uma armação pra pegar Felipe no pulo. Que na verdade ele só está interessado na herança da mãe e que nunca mudou o mal caráter. Olga ainda fica sem acreditar. Acha tudo um absurdo. É quando Márcia pede pra ela veja a verdade com os próprios olhos.

Olga decide ir atrás de Felipe. Ela o vê entrando num quarto de seu apartamento e fazendo uma ligação. Sem que ele perceba, ela pega a extensão do telefone e começa a ouvir a conversa de Felipe com Constancia.

Pelo telefone, Felipe diz pra Constancia que está pronto para a festa, para conhecer uma garota rica de Goiás, que está muito interessada por ele. Frio, Felipe ainda diz pra Constancia que está entrando areia no plano deles, de fisgar dinheiro de Olga e que não poderá contar com o dinheiro da cafetina. Isto é o suficiente pra Olga acreditar na pilantragem do filho.

Não dá outra, transtornada, Olga fica cara a cara com Felipe, avisa que está sabendo de toda tramoia e o expulsa de sua casa e de sua vida.

Vitoriosa, Márcia entra em cena e revela pra Felipe que foi ela a mentora do plano para desmascará-lo mais uma vez.

Ainda dá tempo pra Felipe humilhar e dizer alguns desaforos pra Stella, logo que também começa a ser ofendido pela ex-mulher.

Quem pensa que Olga termina apenas rica e chorando a mágoa por ter sido posta pra trás por Felipe Barreto, se engana. Finalmente a cafetina de luxo resolve viver a intensa paixão que sente por Lucas.

Mesmo ao lado de Lucas, Olga não desiste de "promover" encontros de executivos com belas mulheres, apesar de toda fortuna que herdou e sem dispensar lucros com a tarefa, pra espanto da amiga Zoraide.

Taís e Beija-Flor nasceram um pro outro e caem na real: se reencontram e decidem viver o amor juntos e felizes para sempre.

Felipe Barreto dá um novo golpe do baú, casa com uma herdeira milionária e o pai dela monta uma das clinicas mais luxuosas da America do Sul pra o sedutor cirurgião sortudo.

Claro que ainda dá tempo do mulherengo paquerar outra mulher, durante a cerimônia de seu casamento. Ousado este garanhão, né!? Felipe ainda faz sinal pro inseparável amigo, Júlio, para que ele entre em contato com a moça.

Durante o casamento, com uma cara de canalha, Felipe olha pra câmera e afirma que a moça é virgem!

"O Dono do Mundo" trouxe um homem ambicioso e sedutor para viver o papel principal na novela. Como o próprio título diz, Felipe Barreto (Antonio Fagundes) era um homem dominador, que só pensava no poder e também era capaz de vender a própria mãe para continuar na posição de prestigio que mantinha na alta sociedade. Ao mesmo tempo, satisfazia seus desejos sexuais, superando desafios através de seduzir as mulheres que, pare ele, não passavam de mero objetos do prazer.

E assim, Felipe Barreto foi usando as mulheres e usando todos que cruzassem seu caminho. Ou seja, nem de longe, Felipe Barreto era o tipo galã mocinho.

De certo modo, Felipe deu um empurrão na vida de Márcia, evitando que a ingênua moça não caisse numa vidinha corriqueira que estava destinada a viver com Walter (Tadeu Aguiar), figura certa de marido tradicional. A tragédia, os desamores e desilusões que aconteceram na vida de Márcia, através de Felipe, só vieram a mostrar que ela era uma mulher forte, determinada e além de tudo, desejada por outros homens.

O ódio e o desejo de vingança fez com que Márcia deixasse de ser uma mulher simples, submissa ao marido para se tornar num mulherão decidido e empreendedor.

Literalmente, a novela reforçou o dito popular: "há males que vem para o bem!". Mesmo que os obstáculos tenha sido os piores.

Quanto a Walter. Como é que um homem mantém a mulher virgem até o dia do casamento e quando chega à lua de mel, decide abandonar a esposa pra se dedicar a um serviço? Estava Márcia lá, cheias de desejos, crente de que, naquele clima romântico, iria poder ficar a sós com o marido, num momento mais intimo. Para surpresa maior o marido decide satisfazer o patrão, que, muito garanhão, estava de olho mesmo era na virgem mulher do funcionário. Walter broxou feio! Talvez ele nem estivesse tão interessado na mulher. Walter poderia resolver os problemas do patrão, mas antes, resolveria os desejos mais íntimos do casal. Sendo assim, Felipe Barreto também seduziu Walter, tanto que, o funcionário deu mais importância ao patrão que a sua esposa.

Inicialmente, "O Dono do Mundo" não agradou ao público, e Gilberto Braga teve que se esforçar para tornar a trama de sua protagonista convincente. Segundo a opinião dos telespectadores, uma mulher como a personagem Márcia (Malu Mader), uma jovem com curso superior, moradora do Rio de Janeiro, em plena década de 1990, não se deixaria enganar tão facilmente pelo vilão Felipe Barreto (Antonio Fagundes). Além disso, o público não perdoou a mocinha por ter perdido a virgindade com outro homem, e não com seu marido, em plena lua de mel, o que fez com que os telespectadores não torcessem pela vingança de Márcia contra o cirurgião plástico, o fio condutor da trama. Segundo Gilberto Braga, além de ter uma heroína de que o público não gostava e um vilão que era admirado, ele acha que pesou a mão na crítica social, o que não resultou bem.

O autor Silvio de Abreu foi convidado para ajudar a equipe de "O Dono do Mundo" na reformulação da trama, modificar o perfil de alguns personagens e dar maior agilidade ao texto. Aos poucos, os autores conseguiram reconquistar o público.

Gilberto Braga pretendia incentivar discussões sobre ética que começava com uma aposta sexual, onde Felipe Barreto, um cirurgião plástico, aposta com Júlio, o seu administrador da clínica de cirurgia plástica e amigo, que conseguirá levar para a cama a professora Márcia, noiva virgem de seu funcionário Walter. Felipe vence a aposta ao oferecer de presente ao casal a lua-de-mel no Canadá, indo viajar junto, alegando negócios no país. O cirurgião consegue afastar Walter do hotel e seduz Márcia, que posteriormente buscará vingança. Na cena em que Márcia agride Felipe com um bisturi e vai parar na cadeia, foi uma das alterações no roteiro inseridas por Gilberto Braga para que o público ficasse do lado de Márcia. A degradação moral somada ao charme de Felipe fez com que os telespectadores não se indignassem com as suas armações, o que invalidava a trama principal, a vingança de Márcia.

Segundo Gilberto Braga, além da novela ter uma heroína impopular e um vilão que era admirado, ele acha que pesou a mão na crítica social, o que não obteve bom resultado. Próximo do final, Felipe se revela um verdadeiro canalha, a Golden Cross, que se aproveitou da fase em que o personagem era bom para o utilizar como "garoto propaganda", mudou seu anúncio da sua campanha publicitária, por outro em que Antônio Fagundes se distanciava do personagem, lembrando que a vida não é novela.

Na versão internacional houve uma reformulação na cena em que Márcia bate à porta do quarto de Felipe e se entrega a ele, atitude criticada pelo público no Brasil. Na nova cena, ouve-se a voz da atriz Malu Mader, e, em seguida, as imagens que aparecem mostram a personagem já na cama com o médico.

Felipe Barreto foi o primeiro vilão interpretado por Antonio Fagundes em uma novela. O papel foi feito especialmente para o ator.

Inicialmente, o papel de Guilherme, o Beija-Flor, foi escrito por Gilberto Braga para Felipe Camargo, com quem tinha trabalho em Anos Dourados, mas o ator na época enfrentava problemas no casamento e não fez a novela, que foi entregue para Ângelo Antônio.

O público, porém, torcia pelo casal de personagens Taís e Beija-Flor, este último, graças ao seu carisma, foi tão grande com o público que o perfil do personagem foi modificado ao longo da história. Ele deixou de se envolver com marginais e de fazer surfe ferroviário, tornando-se uma pessoa honesta e íntegra. Suas ações inspiraram uma campanha sobre ética promovida pela Associação Brasileira de Marketing.

Os atores Letícia Sabatella e Ângelo Antônio, conheceram-se durante as gravações de O Dono do Mundo e se casaram algum tempo depois. A novela marcou a estreia de ambos na TV Globo.

O nome Beija-Flor foi uma homenagem ao cantor Cazuza, autor da música-tema do personagem, Codinome Beija-Flor, interpretada por Luiz Melodia. Entre as roupas do figurino do personagem, estava uma camiseta da Sociedade Viva Cazuza.

Para Fernanda Montenegro, que viveu a cafetina Olga, voltou a contracenar com Nathalia Timberg, com quem trabalhava desde 1956, quando ambas se revezavam nos papéis principais dos antigos teleteatros.

"O Dono do Mundo" marcou a estreia do ator Paulo Gorgulho na TV Globo, após o sucesso na novela Pantanal (1990), exibida na extinta TV Manchete. Na trama de Gilberto Braga, ele interpretou o personagem Otávio.

Segundo Gloria Pires, sua personagem, Stela, foi algo inspirada na personagem de Mimi Rogers no filme Perigo na Noite (Someone to Watch Over Me, 1987), de Ridley Scott. A atriz chegou ao fim da novela grávida de sua segunda filha.

"O Dono do Mundo" foi o primeiro trabalho de Paulo Goulart em uma novela de Gilberto Braga. Também foi a primeira vez que trabalhou com o diretor Dennis Carvalho e com Antonio Fagundes, que interpretou seu filho na trama.

Tassia Camargo entrou em "O Dono do Mundo" para ser mais um reforço na trama e elevar a audiência. A atriz estava marcada com a personagem Elisa da novela "Tieta (1989/90)" e desde então não fazia novela. Sua volta à TV e a personagem Teresinha, contribuíram para ser mais um fator positivo na novela de Gilberto Braga.

"O Dono do Mundo" foi a primeira novela de Isabel Ribeiro. A atriz viveu Isabel, sócia de Márcia (Malu Mader) e namorada de Beija-Flor (Ângelo Antonio) quando ele se separa de Taís (Letícia Sabatella).

A veterana atriz Odete Lara fez sua estreia em novelas, aos 63 anos, como a personagem Ester, em quem Felipe faz uma cirurgia plástica malsucedida logo no início da trama. Gilberto Braga já havia convidado a atriz para atuar em Vale Tudo (1988), como a vilã Odete Roitman, mas ela não aceitou o papel.

O pernambucano Tuca Andrada, estreou na TV através de "O Dono do Mundo". O ator viveu o bandido Ladislau em sua primeira novela.

A roteirista Fernanda Young – criadora da série "Os Normais", entre outras tantas – arriscou-se como atriz na novela "O Dono do Mundo" interpretando Jurema, empregada da personagem de Gloria Pires (Stela).

A falta de ética do personagem Felipe Barreto incomodou diversos cirurgiões, que encaminharam reclamações à TV Globo.

O Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do Rio de Janeiro se manifestou contra a personagem Vanda, interpretada por Lucinha Lins, que plantava notas falsas em colunas sociais.

A novela sofreu reclamações do município de Barra Mansa, situado no sul do estado do Rio de Janeiro, que considerou que a cidade era retratada como um local acometido por verminoses e dengue.

Outro problema enfrentado pela novela foi a baixa audiência. A mexicana Carrossel, apresentada pelo SBT e concorrente no horário, que tornou-se um grande sucesso. A produção teve que fazer modificações para ganhar público novamente, que aos poucos, os autores conseguiram reconquistar o público.

A insatisfação com a personagem Márcia se refletiu no seu figurino, idealizado para ressaltar o lado inocente e romântico da personagem. A figurinista Marília Carneiropensou na heroína da novela usando tênis e vestidinhos de algodão estampados, inspirados na grife inglesa Laura Ashley, mas, devido à rejeição do público, teve de mudar tudo, recorrendo ao básico jeans com camiseta, mais realista.

Uma casa inteiramente cenográfica foi construída para a novela, uma inovação na teledramaturgia brasileira: era a primeira vez que o usual processo de gravar as externas em frente a uma fachada, e as internas, em estúdio, não era usado. A mesma tecnologia utilizada para a construção das cidades cenográficas foi aplicada na montagem da casa, cenário dos personagens Lucas (Hugo Carvana) e Ester (Odete Lara).

Felipe Barreto foi citado na novela A Próxima Vítima, de Silvio de Abreu, exibida pela TV Globo em 1995: é ele quem faz uma cirurgia plástica em Isabela, personagem de Claudia Ohana.

"O Dono do Mundo" foi vendida para vários países, entre eles Bolívia, Canadá, Chile, Estados Unidos, Paraguai, Portugal, Turquia e Venezuela.

A trilha sonora nacional de "O Dono do Mundo", tem como canções que marcaram até hoje: "Acontecimentos" com Marina Lima, que foi tema de Taís (Letícia Sabatella). "Codinome Beija-Flor", canção feita por Cazuza, na versão cantada por Luiz Melodia, também embalou o romance do casal Beija-Flor (Ângelo Antonio) e Taís. "Eu sei" de Marisa Monte foi tema de Yara (Daniela Perez), já Gal Costa com "Solidão" foi marca registrada de Malu Mader com sua sofrida Márcia.

A trilha sonora internacional de "O Dono do Mundo", trouxe muitos hits de sucesso daquele ano de 1991, só que alguns nem se quer foram executados na novela, como "Seadeness", música do Enigma que, curiosamente, fez parte das chamadas e do primeiro capítulo da novela "Vamp", que era a trama das sete na época. A música da vampira Natasha (Claudia Ohana), mas que não entrou na trilha sonora comercializada de "Vamp".

Um dos carro-chefe da trilha internacional de "O Dono do Mundo" foi a regravação de "Unforgettable", arranjo musical na voz de Natalie Cole e do pai já falecido na época, Nat King Cole. A canção belíssima foi tema dos personagens Rodolfo e Stella, vividos por Kadu Moliterno e Glória Pires respectivamente.

Ricky Astley, que era famoso nas pistas dance daquela época, gravou a romântica "Cry for help", que foi tema de Márcia.

Rod Stewart, veterano em novelas de Gilberto Braga, está na trilha de "O Dono do Mundo" com a romântica "You are everthing". Música tocada a exaustão nas rádios, discotecas da época e festinhas de garagem. Foi tema de Júlio (Daniel Dantas) e Teresinha (Tassia Camargo).

Agora, se você quer dançar muito, tem as eletrizantes "I ve Been Thinking About You" do London Beat e "Gonna Make You Sweat Everybody Dance" do CC Music Factory, dois hits dance de grande sucesso e marca registrada nas rádios e discotecas daquele ano.

Trilha Sonora Nacional















1 Tom Jobim- Querida (Tema de abertura)
2 Marisa Monte- Eu Sei (Tema de Yara)
3 Luiz Melodia- Codinome Beija-flor (Tema de Beija-Flor)
4 João Gilberto- Una Mujer (Tema de Felipe Barreto)
5 Caetano Veloso- Cidade Maravilhosa (Tema de locação)
6 Roberto Carlos- Super-herói (Tema de Rodolfo)
7 Nova Era- Dono Do Mundo (Tema de Felipe e Márcia)
8 Leda Badarô- Amor Quente (Tema de Humberto)
9 Gal Costa- Solidão (Tema de Márcia)
10 João Bosco- Sábios Costumam Mentir (Tema de Otávio)
11 Marina Lima- Acontecimentos (Tema de Taís)
12 Orlando Moraes- Logrador (Tema de Stella)
13 Nova Era- Serena (Tema de Gilda)
14 Edmon- Coração De Gelo (Tema de Herculano)
15 Ademir Lemos- Rap Da Rapa (Tema de locação do subúrbio do Rio)

Trilha Sonora Internacional















1 Natalie Cole & Nat King Cole- Unforgettable (Tema de Rodolfo e Stella)
2 London Beat- I ve Been Thinking About You
3 Vanilla Ice- I Love You
4 Enigma- Sadness
5 Suzanna Hoffs- Uncoditional Love (Tema de Yara)
6 Jeff Rubin- Pretty Baby Sweet Lady 7 Byron Prescott- Morning Dew
8 Rick Astley- Cry For Help (Tema de Otávio e Márcia)
9 CC Music Factory- Gonna Make You Sweat Everybody Dance
10 Rod Stewart- You Are Everthing (Tema de Júlio e Teresinha)
11 Nelson- Only Time Will Tell (Tema de Beija-Flor)
12 Vaya Con Dios- Whats A Woman (Tema de Taís)
13 Revoc- The Day That Love Died
14 Cover Girls- Spring Love

A abertura de O Dono do Mundo foi um dos destaques da novela. Ao som da canção Querida, de Tom Jobim, a abertura mostrava a cena do filme O Grande Ditador (1940) em que Charles Chaplin, no papel do personagem Hynkel, dança com um globo terrestre, numa sátira a Adolf Hitler. A cena foi modificada eletronicamente com a inserção de belas mulheres no globo.

Uma novela de Gilberto Braga
Colaboração: Leonor Bassères, Ângela Carneiro, Sérgio Marques e Ricardo Linhares
Direção: Dennis Carvalho, Ricardo Waddington e Mauro Mendonça Filho
Direção geral: Dennis Carvalho

ELENCO:
Antônio Fagundes- Felipe Barreto
Glória Pires- Stella Maciel Barreto
Malu Mader- Márcia
Fernanda Montenegro- Olga Portela
Kadu Moliterno- Rodolfo
Nathália Timberg- Constância Eugênia Barreto
Stênio Garcia- Herculano Maciel
Ângelo Antônio- Beija-Flor (Guilherme)
Letícia Sabatella- Taís
Hugo Carvana- Lucas
Tadeu Aguiar- Walter
Paulo Goulart- Altair Barreto
Paulo Gorgulho- Otávio
Ana Rosa- Nanci
Daniel Dantas- Júlio
Maria Padilha- Karen
Antônio Calloni- William
Odete Lara- Ester
Cláudio Corrêa e Castro- Vicente
Beatriz Lyra- Almerinda
Daniella Perez- Yara Maciel
Marcelo Serrado- Humberto
Susana Ribeiro- Isabel
Alexia Dechamps- Liliane
Antônio Grassi- Darci
Betty Gofman- Gilda
Tássia Camargo- Terezinha
Jacqueline Laurence- Zoraide
Jorge Pontual- Xará (Alfredo)
Tuca Andrada- Ladislau
Jonathan Nogueira- Paulinho
Fernanda Young- Jurema
Betty Erthal- Aracy
Nildo Parente- Alceu


Produção executiva: Evaldo Lemos
Coordenação de produção: Mônica Lemos e Marcelo Toller
Equipe de produção: Penha Marques, Guilherme Maia, André Cerqueira, Robson Fernandes e Marcelo Martins
Assistente de direção: Alexandre Avancini e João Camargo
Produção de arte: Cristina Médicis
Pesquisa de arte: Andréa S. Pinto Penafiel, Ana Maria L. Backheuser e Elizabeth Oest de Carvalho
Pesquisa de texto: Marília Garcia
Continuidade: Carmem Ubilla e Eliete Rego
Edição: José Carlos Serra e Carlos Dessa
Figurino: Marília Carneiro , Gogóia Sampaio Assistentes de figurino: Geórgia M. F. Sampaio, Karla Mourão Lamounier e Lydia Maria L. Cavalcanti
Guarda-roupa: Letícia Damas e Ângela Magalhães
Supervisão de maquiagem: Eric Rzepecki
Equipe de maquiagem: Brenda Silveira, Vânia de Oliveira, Tereza Nunes, Rita Luzia, Wellington e Georgete Moraes
Cenografia: Mário Monteiro e Raul Travassos
Cidade cenográfica: Mário Monteiro e Keller Veiga
Cenógrafos assistentes: Ana Maria Mello e Mary Habib
Cenotécnica: Antônio Marques, Luiz Cláudio Perdigão e Ricardo Apt
Gerência de operações cenográficas: Francisco A. M. Neto e Ricardo Figueiredo
Supervisão de contra-regra: Antônio Rocha e Rose Lacerda
Equipe de contra-regra: Uibirá Amaro, Jorge Olímpio, Julio César, Marcos Tadeu, Jonas C. de Araújo, José Carlos M. Mendes e Luís A. Matta Machado
Assistente de estúdio: Edgard Martins Jr.
Câmeras: Antônio Laport, Maurício Azevedo, Ricardo Holl, Lúcio Sibaldi, Jerubal Eliel Garcia e Fabrigil de Araújo Silva
Iluminação: Carlos Botelho e Sérgio Marine
Divisão de operações: Antônio Vilela, Luiz Cláudio, Carlos A. Pereira, Gilberto Calmon, Jorge Ramos, Maria Lúcia Salles, Sandra Ignatiuk e Jefferson Augusto
Direção de operações: Aluísio Augusto
Sonoplastia: Adirson Sansão
Efeitos sonoros: Gerson Braga
Produção musical: Iuri Palmeira Cunha e Paulo Henrique
Direção musical: Mariozinho Rocha
Direção executiva: Ruy Mattos



Fontes:
ARQUIVO MUNDO NOVELAS
REDE GLOBO
WIKIPÉDIA

5 comentários :

Lucas Avila disse...

Parabens pela pesquisa e pelo texto.

Unknown disse...

Amo essa novela e a acompanho no Viva. Sou apaixonada pela trilha sonora, moda, cultura dos anos 90...eh delicioso poder rever! Parabéns pela bela pesquisa!

Unknown disse...

Amo essa novela e a acompanho no Viva. Sou apaixonada pela trilha sonora, moda, cultura dos anos 90...eh delicioso poder rever! Parabéns pela bela pesquisa!

DANILO_JR disse...

Por onde anda o ator mirim Leandro Figueiredo (Marcelo)

Unknown disse...

Estou adorando rever a novela!
So tenho pena que essas otimas reprises passem tao tarde.
Como trabalho nao posso ver a tarde e nem sempre e possivel dormir apos a 1h da manha pra nao perder o capitulo.
Eu adoraria se O Dono do Mundo comecasse as 23h em vez de comecar à meia noite.