sábado, 29 de março de 2014

Benedito Ruy Barbosa diz que "não escreve cena de beijo gay"

Durante a coletiva de imprensa da novela "Meu Pedacinho de Chão", o autor Benedito Ruy Barbosa afirmou ser pessoalmente contra o beijo entre pessoas do mesmo sexo nas novelas e acrescentou que jamais escreveria uma cena do gênero em um trabalho seu.

“Não escrevo cena de beijo gay. Tenho compromisso com o público das minhas novelas. No interior, as pessoas não aprovam isso. Não estou dizendo que é certo ou errado, mas não é o tipo de coisa com que eu concorde”, disse.

"Entreguei uma sinopse para o horário das nove, mas as novelas que a Globo têm aprovado não são as que eu sei e gosto de fazer. Novela nenhuma mais me pega. Começo a assistir a dos amigos, mas depois abandono." completou.

Benedito escreve novela de gênero rural, em sua maioria. Talvez, por isso, o autor insista nesse pensamento. Na certa achando que não existe homossexuais nos lugares mais longínquos do Brasil. E, caso exista, talvez também, o autor deva achar que "um gesto de amor entre pessoas do mesmo sexo" não deva ser estimulado ou respeitado em tais regiões do Brasil, muito menos em suas novelas, embora o autor também tenha se declarado contra o beijo gay na TV.

Peão afeminado Zaqueu (João Alberto) em "Pantanal", novela de Benedito Ruy Barbosa. Foto da revista Amiga em 28 de setembro de 1990.
Vale lembrar que Bendito já criou um personagem gay; e pasmem: um gay rural, vejam só! Foi na novela "Pantanal", produzida e exibida pela extinta Rede Manchete, em 1990. A personagem se chamava Zaqueu (João Alberto) e servia de chacota para os peões boiadeiros da novela. Zaqueu também foi apelidado de "florzinha" pelos peões. Claro que Zaqueu estava muito longe de um beijo entre pessoas do mesmo sexo. Não que a época ainda não fosse propícia para um beijo gay na TV, mas sim porque a personagem servia como uma caricatura, amimando o folhetim e sendo vítima do preconceito, da falta de respeito das demais personagens, que supostamente "héteros", símbolos da masculinidade brasileira, também se achavam superiores as condições de Zaqueu.

Então para concluir: Benedito Ruy Barbosa afirma que não escreve cena de beijo gay, supostamente também não criará um gay em suas novelas. Principalmente o remoto autor que já encontra-se com 82 anos, com todo respeito. Mas, Benedito Ruy Barbosa já soube criar um gay caricato como ninguém! E foi numa novela rural.

Nenhum comentário :