
Convido a todos para embarcar no universo de José Carlos Sanches:
MUNDO NOVELAS: Você estreou na TV, precisamente na Rede Globo, através de “Água Viva”, uma novela de Gilberto Braga e Manoel Carlos em 1980. Como foi estrear num texto de dois autores que já era uma sumidade naquela época? Como foi seu personagem?
JOSÉ CARLOS SANCHES: Quando eu comecei não tinha a dimensão da importância dos autores. Comecei com um convite da Guta, produtora de elenco na época, para uma participação e a personagem foi até o final da novela.
Fiz o Lúcio , gerente da loja da personagem da Bety Faria. Foi uma experiência gratificante que abriu as portas para outros trabalhos , embora eu tenha começado na publicidade e depois o teatro.
MUNDO NOVELAS: Em 1984, você viveu o personagem Edu, na novela “Amor com Amor Se paga” de Ivani Ribeiro. Como foi a experiência de atuar numa novela da saudosa autora?
JOSÉ CARLOS SANCHES: Foi excelente e eu já estava com mais experiência, pois já havia feito outras participações na TV. Quando você começa na TV percebe-se que tudo é imediato, corrido, pela própria indústria da TV e isso pode assustar um pouco no começo.
MUNDO NOVELAS: Balesteros foi um soldado da guarda real em “Que Rei Sou Eu? (1989)”; novela do saudoso Cassiano Gabus Mendes. É verdade que o personagem seria apenas uma participação em alguns capítulos? Como você explica a permanência do personagem até o fim da novela?
JOSÉ CARLOS SANCHES: Verdade, no início o Balesteros seria apenas um apoio e acabou tendo uma dimensão muito grande na trama da novela, acredito que pelo meu trabalho, e o autor ter gostado do meu desempenho.
Novela é uma obra aberta e o ator acaba sendo coautor da novela, quando acontece uma sintonia entre o ator a personagem e o autor.
![]() |
O personagem Balesteros da novela “Que Rei Sou Eu?” rendeu
grande sucesso para o ator. Na foto vemos José Carlos Sanches ao lado de
Antônio Abujanra (o bruxo Ravengar) no intervalo das gravações.
|
JOSÉ CARLOS SANCHES: Nem sempre assisto, sou muito exigente e crítico com o meu trabalho, procuro dar o melhor de mim. Essa novela foi um marco para a teledramaturgia brasileira e foi um presente e sou muito grato de ter participado dessa obra.
![]() |
Na foto, vemos José Carlos Sanches como Fausto,
contracenando ao lado de Susana Vieira, a vilã Branca da novela “Por Amor (1997/98)”, um grande sucesso de Manoel Carlos.
|
JOSÉ CARLOS SANCHES: Como em Que Reis Sou Eu ? , mais uma vez me deram uma participação modesta . Mas acredito que não existem personagens pequenos . No inicio o “Fausto” não tinha importância alguma na trama e com o decorrer da novela ele foi se encorpando e virou um grande vilão e aparecia todos os dias, como o Balesteros. Isso gratifica muito o trabalho do ator, pois vem o reconhecimento do autor e confiança no ator.
É interessante a reação do público nas ruas, pois te tratam como se você fosse a personagem. No inicio me assustei, mas, depois você se acostuma, faz parte do show. Fazer vilão é muito interessante e gratificante para qualquer ator. O vilão te dá muito material emocional e uma gama de interpretação ampla e mais real do o “bonzinho”. Gosto dos vilões, são mais reais!
![]() |
Ao longo da carreira, José Carlos Sanches fez participações
em diversas novelas e humorísticos da TV. Na foto, vemos o ator ao lado do
saudoso Chico Anysio.
|
JOSÉ CARLOS SANCHES: Fiz muitas participações interessantes, mas a que mais marcou foi o “Chico”, mais um vilão, em “Anos Dourados “ (Gilberto Braga).
JOSÉ CARLOS SANCHES: Essa pergunta pode ser perigosa , de acordo com a minha resposta, mas não quero entrar em polêmicas desnecessárias. Acredito que o mercado da TV é muito concorrido e talvez eu não saiba transitar por esse mercado . Defeito meu !
Todas novelas que fiz foram iniciados com participações pequenas e que no decorrer da trama foi crescendo. Sinal que o autor gosta do meu trabalho e isso serve de reconhecimento profissional pelo meu trabalho. Acontece isso, e depois tenho que recomeçar do zero para fazer outro trabalho na TV. Depois do Balesteros custei a voltar a TV e aconteceu o mesmo com o Fausto , tentei outras novelas e nada. E olha que nunca tive problemas com ninguém. Nem eu sei explicar isso...como falei : não devo saber transitar no meio .
![]() |
Vivendo um promotor numa participação na novela “A Lua Me
Disse” de Miguel Falabella em 2005.
|
JOSÉ CARLOS SANCHES: Sem qualquer preconceito, não acredito que isso seja o caminho certo para você virar um “astro”. O ator se promove através do seu bom trabalho tanto no teatro como no cinema e até na TV. Raramente você encontrará no mercado um profissional respeitado pelos colegas que atingiu a fama(?)e o reconhecimento profissional por esses veículos. Na minha época o “preconceito” era contra os “modelos” que viraram atores... e por aí vai!
![]() |
Vivendo um médico numa participação na novela “Caras & Bocas” de Walcyr Carrasco em 2010.
|
JOSÉ CARLOS SANCHES: Não me importo em trabalhar em qualquer emissora, o importante é trabalhar, produzir. E torço que outras emissoras abram mercado de teledramaturgia, que para nós atores e os autores tenhamos mais opções de mercado.
![]() |
Sua beleza e seu olhar irresistível comparado a
determinação e talento, garantiram o sucesso do ator.
|
![]() |
Anos de 1990 |
JOSÉ CARLOS SANCHES: Participei na primeira montagem, e foi uma experiência muito boa para o meu amadurecimento como ator. Aprendi muito. Acredito que o teatro é habitat do ator e que dá respaldo para outros veículos.
MUNDO NOVELAS: Qual a mensagem que você deixa para os que desejam atuar?
JOSÉ CARLOS SANCHES: Estudem o máximo possível para ficarem prontos na hora que surgir a oportunidade.
Estar preparado é fundamental!
Uma Rapidinha: Responda com uma palavra:
1 Fé? Alimento
2 Filhos? Fruto
3 Amor? Necessidade
4 Inveja? Abomino
5 Sucesso? Consequência
6 Viagem? Amo
7 Amizade? Fundamental
8 Livro? Obrigatório
9 Novela? Que Rei Sou Eu ?
Por Sérgio Teixeira
(site MUNDO NOVELAS)
Agradecimento:
Gilberto Zangrande
(Ator e Produtor)
4 comentários :
É verdade que ele foi casado com a saudosa atriz Ana helena Berenguer?
Greice.
Impressionante como o autor da matéria gosta de usar a palavra "saudoso".
Agora já pode dizer'SAUDOSO', o ator José Carlos Sanches morreu,né
Esse ator faleceu,foi encontrado morto hoje,em estado de putrefação,não se sabe as causas,mas estava morto à pelo menos 4 dias.
Postar um comentário