segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Baby Can I Hold You- Tracy Chapman (FOI TEMA DE NOVELA)



Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, transformaram “Vale Tudo”, num texto de grande sucesso em 1988, com direção de Dennis Carvalho e um elenco estelar. Entre os personagens que se destacaram como Odete Roitman(Beatriz Segall), Maria de Fátima(Glória Pires), César Riberio(Carlos Alberto Riccelle), Helinha Roitamn(Renata Sorrah), Marco Aurélio(Reginaldo Faria), Solange Duprat(Lídia Brondi), Afonso Roitamn(Cássio Gabus Mendes)e tantos outros, em especial, existiu os protagonistas Ivan(Antonio Fagundes) e Raquel(Regina Duarte).


Ivan conhecia Raquel, logo após ela ser assaltada no Rio, cidade que chegava para começar uma vida nova, assim que sua filha Maria de Fátima, lhe aplicava um golpe, vendendo a única casa que tinham para morar. Ambiciosa, Fátima deixava a mãe na rua da amargura em Foz do Iguaçu, e vinha para o Rio de Janeiro a procura do modelo César Ribeiro e com o objetivo de se casar com um homem rico. Raquel, por sua vez, chegava no Rio, a procura da única filha, pensando que Fátima era uma moça ingênua e sonhadora.

Logo Ivan e Raquel se tornam amigos e uma paixão nasce, através de pontos em comuns. No decorrer da historia, Raquel vê em Ivan, seu porto seguro, assim que descobre todas as armações de Fátima para se dá bem na vida. Indignada, Raquel vai contra todos os princípios de sua filha e por ironia, acaba descobrindo que Ivan, seu grande amor, também é um homem ambicioso.


Fátima se aproveita mais uma vez da honestidade de Raquel e, aliada a Odete Roitman, consegue destruir a relação de sua mãe com Ivan. Raquel acredita que Ivan foi capaz de roubar a mala com 800 mil dólares, pertencentes a Marco Aurélio. Odete, por sua vez, fica feliz da vida quando sabe que Ivan não quer mais Raquel, podendo assim, investir no romance dele com sua filha Heleninha.

Raquel se revolta mais uma vez com Maria de Fátima, quando descobre que a própria filha foi a causadora do rompimento dela com Ivan. Determinada, ela se associa ao amigo Polyana(Pedro Paulo Rangel) e juntos, conseguem capital e montam uma empresa de alimentos industriais chamada “Paladar”. A empresa prospera e Raquel se torna uma empresaria bem sucedida e com prestigio.


Ivan se casa com Heleninha, mas acaba voltando para os braços de Raquel, reativando a fúria de Odete Roitman, que não permite que o executivo termine a relação com sua filha alcoólatra e problemática. Mesmo diante das armações de Odete, Ivan e Raquel não se deixam ceder as chantagens e, em nome do grande amor que sentem um pelo outro, começam a batalhar para poderem ficar juntos até o fim.

“Vale Tudo” foi uma novela que criticou o Brasil, numa época em que tínhamos o problema da inflação e a corrupção política reinava no país. Através dos personagens, Gilberto Braga desenvolveu um texto atual para época, discutindo assuntos relacionados aos problemas políticos, de cidadania e descriminação, sem que tornasse monótono. Com diálogos pra lá de interessante, “Vale Tudo” trouxe um texto rico, se tornando fenômeno de audiência na Rede Globo. Além da atual situação que o país se encontrava, a novela também trouxe intrigas, armações, suspense e muito romance.

Ivan e Raquel foram um dos personagens responsáveis por trazer romance para o telespectador apreciar. Casal romântico também tem que ter um tema musical a altura. Logo de inicio, na trilha nacional, Maria Bethania foi responsável pela musica “Tá Combinado”, que embalava as cenas românticas do casal.


A trilha internacional, trouxe uma revelação de 1988, que era nada mais, nada menos que a cantora americana, Tracy Chapman com a música “Baby Can I Hold You”, um hit romântico, com arranjo inovador, que se tornou febre nas rádios do Brasil, bastante tocada nas discotecas para dançar coladinho e embalou as cenas românticas de Ivan e Raquel na novela, além de deixar muitos casais apaixonados na vida real. Tracy Chapman fez grande sucesso através do álbum que trazia o nome dela em 1988. A cantora foi bastante aclamada pela critica e conquistou milhares de fãs em todo o mundo.


A trilha sonora internacional de “Vale Tudo”, produzida pela “Som Livre”, trouxe outros hits de sucesso, mas poucos foram os que tocaram na novela. “Baby Can I Hold You” teve destaque maior e foi um dos poucos que tocava a exaustão em “Vale Tudo”. Uma curiosidade, foi que a trilha internacional, só surgiu quase no final da novela, tendo um destaque maior para a trilha sonora nacional. “Baby Can I Hold You- Tracy Chapman” é a sétima faixa do Lado- A, do LP internacional de “Vale Tudo”. Em CD, a música também tem a mesma posição.

Agora veja o clipe de Baby Can I Hold You- Tracy Chapman

Um comentário :

Unknown disse...

Essa música Baby I Can a Hold You da Tracy Chapman, é linda demais, a mais bonita da trilha sonora internacional, da novela Vale Tudo, parabéns aos responsáveis,pela a Trilha internacional