domingo, 28 de fevereiro de 2016

MULHERES DE AREIA (TRILHA SONORA)


RETORNE AO MENU PRINCIPAL

RETORNE AO MENU PRINCIPAL

Como falar das históricas e lendárias trilhas sonoras de "Mulheres de Areia"? Se por um lado, a excelente trilha sonora nacional foi uma mistura de ritmos, muito bem executados na novela, por outro, a excelente trilha sonora internacional foi desprezada dentro da novela. Trauma irremediável, acontecimento imperdoável para um bom amante de novelas!

A capa é estampada pela protagonista Ruth, vivida por Glória Pires. Conta apenas com temas em português, sendo alguns deles em inglês.

Começando pela trilha sonora nacional, o disco abre com a descontraída "Ai, ai, ai, ai, ai" de Ivan Lins. A música foi tema de Raquel (Glória Pires) e do malandro Vanderlei (Paulo Betti).

Chitãozinho & Xororó cantam "Pensando em minha amada", tema do cowboy Alaor (Humberto Martins). A música é uma composição de Serginho Sá e Carlos Colla e faz parte do álbum de estúdio da dupla sertaneja, "Tudo Por Amor", lançado em 1993.

Inquestionavelmente, "Sexy Iemanjá" na voz de Pepeu Gomes abria o grande astral de "Mulheres de Areia". A música fez parte de um álbum do cantor, lançado na época da novela.

Maurício Mattar, em sua fase cantor, estreava em trilhas sonoras de novela com a música "Encontro das águas", tema romântico de Marcos (Guilherme Fontes) e Ruth (Glória Pires). No ano seguinte, em 1994, Jorge Vercillo, que é o compositor da música, a regravou para o álbum de mesmo nome.

A suave "Caminhos cruzados" na doce voz de Gal Costa, foi tema do romance de Clarita (Susana Vieira) e Alemão (Jonas Bloch). A música fez parte do álbum "Gal", o vigésimo terceiro da cantora, lançado um ano antes, em 1992. "Caminhos cruzados" é uma composição de Tom Jobim e Newton Mendonça.

"Ovelha Negra" clássica música de Rita Lee, que fez sucesso em 1975 e na eternidade, foi tema de Malu (Vivianne Pasmanter). Mas a música foi regravada, na época, ganhando uma nova versão através banda "Os Fantasmas", que ninguém sabe por onde anda!

A gostosa "Paraíso", na voz de Mariana Leporace, foi tema de locação da cidade de Pontal D'Areia, algumas vezes tocada em cenas dos pescadores. Mariana Leporace é uma cantora, atriz, jornalista e produtora brasileira, que atua em diversas áreas culturais.

"Down" de T Set Squad é uma música instrumental, tema de Vanderlei (Paulo Betti) em cenas de suspense.

"Toque de emoção" de Joana, foi tema de Andréa (Karina Perez) e a sofrencia da rejeição de Marcos (Guilherme Fontes). A música fez parte do álbum lançado em 1991 e está na faixa quatro.

"A vida é festa" da Banda Beijo e na voz de Netinho, foi tema de locação dos pescadores. Em pleno auge da axé music, a música, além do sucesso na novela, foi um dos hits mais tocados nas rádios e animou festas, carnavais da época e, principalmente, os carnavais fora de época, eventos de sucesso em todo Brasil, frequentes em cidades do nordeste. O próprio Netinho cantou a música a exaustão, conduzindo seu trio elétrico nos carnavais. "A vida é festa" também marcou a estreia de Netinho em trilhas sonoras de novela. A música fez parte do álbum Axé Music Aconteceu, da Banda Beijo, lançado em 1992.

"Desafio", na voz de Simone, foi tema de Arlete (Thais de Campos). A música é uma composição de Ivan Lins e Victor Martins, gravada por Simone em 1991 para o álbum "Raio de luz", que ainda emplacou os sucessos "Raios de luz", de Cristóvão Bastos e Abel Silva; "Será", de Dado Villa-Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá; e "Brigas", de Jair Amorim e Evaldo Gouveia.

"Figura", na voz de Orlando Moraes, é outra canção suave presente na trilha sonora da novela. A música foi tema de Ruth (Glória Pires). "Figura" é a canção de número seis do álbum "ímpar", lançado em 1993.

"Fantasia real", na voz de Biafra, é o inconfundível tema musical de Tonho Da Lua (Marcos Frota). A música é uma composição de Danilo Caymmi e Dudu Falcão.

A clássica "Gita" de Raul Seixas, foi tema musical da determina Tônia (Andrea Beltrão).

"Gita" é uma canção composta pelo próprio Raul Seixas e pelo escritor Paulo Coelho, lançada originalmente em um compacto simples, em julho de 1974. Apesar de Raul já ser conhecido à época do seu lançamento, o sucesso dessa música é creditado como responsável pelo status que o compositor baiano adquiriria nos anos seguintes, tendo o compacto vendido 600 mil cópias. O próprio álbum homônimo, puxado pela faixa título, ultrapassou a vendagem de 100 mil cópias no ano de seu lançamento, sendo certificado disco de ouro.

Em 2009, "Gita" foi escolhida pela revista Rolling Stone Brasil como uma das 100 maiores músicas brasileiras figurando no 72° lugar.

"Dirty Game" de Easy Rider foi tema de Malu (Vivianne Pasmanter) e sua turma. Executando sempre em cenas de ação. A música fez parte do álbum "Back to the Old Road", o primeiro e único da banda mineira comandada por Dudu Graffite.

Luiz Eduardo Schechtel, mais conhecido como Dudu Graffite, é um ator, locutor, apresentador de televisão e músico brasileiro.

Dudu Graffite formou a banda de rock Easy Rider, na qual atuava como vocalista. A banda lançou apenas um álbum de estúdio, Back to the Old Road, em 1993, pela Sony Music Brasil. "Dirty Game", que fez parte da trilha sonora de Mulheres de Areia e "How You Gonna See Me Now", de Olho no Olho, ambas da Rede Globo.

O álbum "Mulheres de Areia" Nacional, finda com a instrumental "Voyager" de Franco Perini.

Agora vamos falar de uma das melhores trilhas sonoras internacionais de novela, daquela década de 1990. E uma das melhores trilhas sonoras internacionais de novela, daquele produtivo ano de 1993! Tudo é exemplar nesta trilha, e seria mais um marco desta maravilhosa novela, não fosse o total e inexplicável desprezo, abandono, descaso de executar as excelentes músicas, dentro da novela!

De tantas magníficas e que marcaram época, as únicas músicas da trilha sonora internacional, que chegaram a tocar em cenas de "Mulheres de Areia", foram "Easy" da banda Faith no More e "Let It Be Me" de Ouriel. Ambas executadas apenas durante as cenas da lua de mel de Marcos (Guilherme Fontes) e Raquel (Glória Pires) em Nova York. Depois que o casal voltou pro Brasil, bay bay as músicas!

Outra que tocou um pouquinho, para surpresa geral, durante uma cena de Malu (Vivianne Pasmanter), foi a dançante "Wild Thing" do Tone Loc. E mesmo assim, foi tão rápido que era melhor não ter executado.

Dizem que a trilha sonora internacional foi preterida a pedido da autora, Ivani Ribeiro, que adorava as músicas nacionais. Em respeito à autora, a gente até que releva, "um pouquinho" bem pequenininho!

Sob direção musical de Mariozinho Rocha, produção musical de Roger Henri e masterização de Sérgio Seabra, a capa de Mulheres de Areia Internacional é estampada pelo protagonista Marcos, vivido por Guilherme Fontes. Conta apenas com temas estrangeiros, sendo todos deles em inglês. As músicas desta trilha, foram executas apenas durante o encerramento, o que marcaria as produções televisivas da emissora nos anos 90.

Agora conheça as musicas da trilha sonora internacional de "Mulheres de Areia", e entenda nossa revolta pela falta de execução dentro da novela!

"Easy" da banda Faith no More, foi tema de Marcos (Guilherme Fontes) e Raquel (Glória Pires). Talvez, se tivesse sido executada dentro da novela, também seria tema de cenas românticas com Ruth.

Na verdade, "Easy", como todos devem saber, foi inicialmente gravada pelo Commodores, precisamente na voz do Lionel Richie, em idos de 1977. A original ainda foi tema da trilha sonora internacional da primeira versão da novela "O Astro", naquele mesmo ano.

Mas a versão do Faith no More não fica para trás em hora nenhuma. É tão maravilhosa, quanto a original. "Easy" fez parte do álbum "Angel Dust"; é o quarto álbum de estúdio da banda Faith No More, lançado a 8 de Junho de 1992, sendo considerado um dos álbuns mais influentes da história da música, servindo como base para o surgimento do New Metal. Também é o último álbum de estúdio com o guitarrista Jim Martin, e o segundo com Mike Patton no vocal.

"Sweat (A La La La La Long)" é uma canção da banda de reggae jamaicana Inner Circle. A música seria, seria, seria o tema de locação de Pontal D'Areia. Em compensação, foi mais um sucesso que estremeceu o planeta! Tocou direto nas rádios!

Foi lançada em agosto de 1992 como o primeiro single do álbum Bad to the Bone. A canção foi um grande sucesso, especialmente na Europa, onde foi um hit top 10 em muitos países, incluindo Áustria, Irlanda, Noruega e Suécia. Liderou as paradas da Suíça e da Alemanha, respectivamente, por seis e doze semanas. Também foi um sucesso na Austrália e na Nova Zelândia, onde alcançou o número 2 e número 1. Atingiu o número 3, no Reino Unido, o número 16 e nos Estados Unidos. A canção também foi classificada na posição 94 no Triple J Hottest 100, 1993.

E de pensar que "Bed Of Roses" do Bon Jovi, seria o tema romântico de Malu (Vivianne Pasmanter) e Alaor (Humberto Martins). Que desperdício incalculável não ter sido!!! É imperdoável mesmo!!!

"Bed of Roses" é o segundo single do álbum Keep the Faith, da banda de hard rock Bon Jovi, lançado em 1993, sendo umas das canções power ballad da banda. A música fez um tremendo sucesso também aqui no Brasil e muito tocada nas rádios.

Jon Bon Jovi escreveu a canção em um quarto de hotel, enquanto sofria de uma ressaca e as letras refletem seus sentimentos no momento. A canção contém retirado guitarra riffs e suave do piano de jogo, juntamente com vocais emotivos e altas por Jon Bon Jovi.

A canção também foi um sucesso mundial, e demonstrou som novo, mais maduro da banda depois de seu sucesso como um glam metal nos anos 80.

E o que falar da eletrizante "Do You See The Light" do eletrizante Snap? A música seria, seria, seria tema das baladas de Malu (Vivianne Pasmanter) e companhia. Seria, mais, infelizmente, não foi! Em compensação, "Do You See The Light" foi uma FEBRE nas pistas de dança das melhores boates do PLANETA TERRA E TALVEZ DE OUTRAS GALÁXIAS! Eu falo com propriedade da causa!

Para começar, só em falar no Snap, já garantia passe livre naqueles anos do auge da dance music!!!

"Let It Be Me" do Ouriel, foi a música de Marcos (Guilherme Fontes) e Raquel (Glória Pires), tocada apenas durante as cenas de lua de mel.

"Close Encounters" do Clouseau, seria o tema romântico de Tônia (Andrea Beltrão) e Vitor (Oscar Magrini).

Clouseau é uma banda belga, oriunda da região da Flandres e que canta, principalmente em neerlandês, se bem que tenham feito alguma incursão na língua inglesa.

Em 1993 seguiu-se um álbum em neerlandês Doorgaan ("Continuar"). Ao mesmo tempo, Clouseau começou uma turnê europeia como parte do programa da banda Rozette. O segundo álbum em inglês , In every small town foi gravado em Los Angeles. Este álbum foi quase ignorado pela crítica fora dos países do Benelux. Desde então, Clouseau desistiu de cantar qualquer canção em inglês, optando pelo neerlandês.

"Forever In Love", música instrumental do saxofonista Kenny G, seria tema romântico de Marcos (Guilherme Fontes) e Ruth (Glória Pires). A música foi um dos singles do álbum Breathless, lançado em 1992. Forever in Love foi à primeira música de Kenny G a alcançar o topo da Billboard.

A dançante "Bad Bad Boys" do Midi, Maxi e Efti, seria tema de Malu (Vivianne Pasmanter) e sua turma.

Midi, Maxi e EFTI era um sueco grupo musical com africanos influências do início dos anos 1990. Seus dois maiores sucessos foram " Bad Bad Boys " e " Ragga Firme ".

A banda consistia de duas irmãs gêmeas Midi e Maxi Berhanu e seu amigo Freweyni "EFTI" Teclehaimanot , todos eles nascidos em 1976. Midi e Maxi eram refugiados de Etiópia e chegou à Suécia com seus pais em 1985. EFTI nasceu em uma campo de refugiados na Eritreia e também chegou à Suécia em 1985. as três garotas se reuniram na Stockholm subúrbio de Akalla .

Seu álbum auto-intitulado foi lançado em 1991 e gerou três singles, "Bad Bad Boys", "Ragga constante" e " Masenko ".

O hap "Wild Thing" do Tone Loc, seria tema de Vanderlei (Paulo Betti). A canção é um single do rapper Tone Loc do seu álbum de 1989, Loc-ed After Dark . O título é uma referência à frase "fazendo a coisa selvagem", um eufemismo para o sexo.

Canção de Loc atingiu um pico de número dois na Billboard Hot 100 em fevereiro de 1989, atrás apenas de " Straight Up ", de Paula Abdul.

"Simple Life" de Elton John, seria o tema romântico de Clarita (Susana Vieira) e Alemão (Jonas Bloch).

" Simple Life " é uma canção escrita por Elton John e Bernie Taupin e foi o quarto single do CD The One, em 1992 . "Simple Life" foi o número treze no Adult Contemporary chart. A música passou três semanas no número um e alcançou o número de trinta na Billboard Hot 100.

"Looking At My Girl" do Double You, seria tema do casal Tito (Eduardo Moscovis) e Glorinha (Gabriela Alves).

Sem sombra de dúvidas, naquela época, o Double You era uma das grandes sensações da música internacional, aqui no Brasil.

Double You é um grupo italiano de eurodance que surgiu em 1985. Em 1991 tornaram-se mundialmente conhecidos com a regravação da música "Please Don't Go" (de KC and the Sunshine Band) que também foi tema da trilha sonora internacional da novela "Despedida de Solteiro". Chegaram a vender mais de 10 milhões de discos em todo o mundo. "Looking At My Girl" é a nona música do álbum "We All Need Love", lançado em 1992.

Imaginem Raquel(Glória Pires) , toda poderosa, como todo aquele jogo de sensualidade, tramando suas vilanias, ao som de "No Ordinary Love" de Sade? Mas, infelizmente, não aconteceu!

"No Ordinary Love" é o primeiro single do quarto álbum de estúdio da banda inglesa Sade, Love Deluxe. Lançado em 1992 pela Epic Records, chegou a 26ª posição na tabela UK Singles Chart no Reino Unido quando lançada originalmente em outubro de 1992, mas alcançou a posição 14, quando re-lançada em junho de 1993. Sade Adu está vestida como uma sereia e uma noiva no vídeo da música. "No Ordinary Love" é muitas vezes considerada a canção-assinatura de Sade, ao lado de "Paradise" (1988) e de "Smooth Operator" (1985).

A banda foi premiada com um Grammy na categoria Melhor Performance de R&;B por um Duo ou Grupo com vocais, em 1994, para "No Ordinary Love". A canção foi destaque no filme Proposta Indecente, embora não tenha sido incluída na trilha sonora oficial.

Como não tocaram uma música dessas na novela?

A instrumental "Latin Motion" de Frank Shadow, seria tema do vilão Donato (Paulo Goulart).

A dançante "Groovin' In The Midnight" de Maxi Priest, seria tema de locação da novela. Até que foi bem executada nos creditos finais, aqueles que rolam na abertura, durante o final de cada capítulo.

Maxi Priest é um cantor inglês de reggae conhecido como o "Rei do Lovers Rock". "Groovin' In The Midnight" fez parte do álbum "Fe Real", lançado em 1992.


Por fim, "The Colour 0f The Risk" de Franco Perini, seria tema do vilão Virgilio Assunção (Raul Cortês).

Trilha Sonora Nacional




















01. Ai Ai Ai Ai Ai – Ivan Lins (Tema de Raquel)
02. Pensando em Minha Amada – Chitãozinho & Xororó (Tema de Alaôr)
03. Sexy Iemanjá – Pepeu Gomes (Tema de Abertura)
04. Encontro das Águas – Maurício Mattar (Tema de Marcos)
05. Caminhos Cruzados – Gal Costa (Tema de Clarita)
06. Ovelha Negra – Os Fantasmas (Tema de Malu)
07. Paraíso – Mariana Leporace (Tema de Pontal D’Areia)
08. Down – T Set Squad
09. Toque de Emoção – Joanna (Tema de Andréia)
10. A Vida é Festa – Banda Beijo (Tema dos Pescadores)
11. Desafio – Simone (Tema de Arlete)
12. Figura – Orlando Morais (Tema de Ruth)
13. Fantasia Real – Biafra (Tema de Tonho da Lua)
14. Gita – Raul Seixas (Tema de Tônia)
15. Dirty Game – Easy Rider (Tema de Malu e sua turma)
16. Voyager – Franco Perini


Trilha Sonora Internacional




















01. Easy – Faith No More (Tema de Marcos, Ruth e Raquel)
02. Sweat (A La La La La Long) – Inner Circle (Tema de locação)
03. Bed Of Roses – Bon Jovi (Tema De Malu e Alaor)
04. See The Light – Snap (Tema de Malu e sua turma)
05. Let It Be Me – Ouriel (Tema de Marcos e Raquel)
06. Close Encounters – Closeau (Tema de Tônia e Vitor)
07. Forever In Love – Kenny G. (Tema de Marcos e Ruth)
08. Bad Bad Boys – Midi, Maxi & Efti (Tema de Malu)
09. Wild Thing – Tone Loc (Tema de Vanderlei)
10. Simple Life – Elton John (Tema de Clarita e Alemão)
11. Looking At My Girl – Double You (Tema de Tito e Glorinha)
12. No Ordinary Love – Sade (Tema De Raquel)
13. Latin Motion – Frank Shadow (Tema de Donato)
14. Groovin’ In The Midnight – Max Priest (Tema de locação)
15. The Colour Of The Risk – Franco Perini (Tema de Virgilio)


MULHERES DE AREIA (ABERTURA E FICHA TÉCNICA)

AGORA VEJA MULHERES DE AREIA (ABERTURA E FICHA TÉCNICA)

RETORNE AO MENU PRINCIPAL
RETORNE AO MENU PRINCIPAL

Nenhum comentário :