
RETORNE AO MENU PRINCIPAL
O amor incondicional de uma mãe pela filha direcionava a crônica urbana desenvolvida em Laços de Família, novela na qual o autor Manoel Carlos voltou a usar como cenário o bairro carioca do Leblon para falar de temas universais como as relações amorosas e familiares, em especial as construídas entre pais e filhos, com doses equilibradas de folhetim e realismo.
A novela começa às vésperas do réveillon de 2000, com um acidente de trânsito envolvendo a protagonista Helena (Vera Fischer) – uma empresária de 45 anos, sócia de uma clínica de estética – e Edu (Reynaldo Gianecchini), um médico recém-formado, 20 anos mais novo. Helena está a caminho da praia quando seu carro se choca com o do jovem médico. De início os dois se estranham, mas depois acabam se envolvendo.
O acidente acontece em frente à livraria Dom Casmurro, de propriedade de Miguel (Tony Ramos), um homem culto e bem colocado na vida, pai de dois filhos. O mais velho é Paulo (Flávio Silvino), rapaz com sequelas neurológicas resultantes de um desastre de carro, no qual a mulher de Miguel faleceu. A mais nova é a rebelde Ciça (Júlia Feldens), uma jovem imatura e irresponsável, que ama o pai e o irmão mas não consegue encarar a vida com responsabilidade. Com o passar do tempo, ela aprende a entendê-los melhor e a merecer seu respeito. Quando Edu leva Helena até a livraria para prestar os primeiros socorros, Miguel se encanta imediatamente por ela.
Edu e Helena se apaixonam, e o romance gera reações positivas e negativas. Uma que não vê com bons olhos o namoro de Edu com uma mulher mais velha é Alma Flora (Marieta Severo), a tia superprotetora e autoritária de Edu, que tem um ciúme exacerbado do sobrinho. Incapaz de ter filhos, ela cuidou de Edu e de sua irmã, Estela (Júlia Almeida), e do patrimônio que eles herdaram após a morte dos pais. Alma é dona de um haras, entregue aos cuidados de Pedro (José Mayer), um homem duro, rústico e completamente apaixonado pelo que faz. Ele é primo de Helena, e os dois viveram um romance no final da adolescência.
Helena é mãe de dois filhos. Fred (Luigi Baricelli), engenheiro recém-formado, mas desempregado, é casado com Clara (Regiane Alves), uma menina rica e superficial que casou jovem e não consegue se adaptar a uma vida de dificuldades financeiras. Os dois têm uma filha pequena, Nina (Larissa Honorato). A filha mais nova de Helena é Camila (Carolina Dieckmann), que estuda literatura em Oxford, na Inglaterra. Ela conhece o namorado da mãe no Japão, onde Helena vai visitá-la no início da novela. Mais tarde, de volta ao Brasil, a moça fica encantada com a felicidade de Helena e desenvolve uma relação de amizade com Edu, já que os dois têm a mesma idade e os mesmos interesses. Com o tempo, porém, Camila descobre que está apaixonada por Edu e que é correspondida. Ambos resistem o quanto podem, e sofrem com a situação. Ao perceber a paixão dos dois e dar-se conta de que seu relacionamento com o namorado está condenado, Helena decide se afastar de Edu para que a filha seja feliz. Depois de uma transição dolorosa e cheia de discussões, Edu e Camila acabam juntos. Tempos depois, Miguel investe no seu amor por Helena e consegue conquistá-la.
Helena está feliz e prestes a ser pedida em casamento por Miguel. Sua filha está casada com Edu e grávida dele. Tudo parece estar bem, até que Camila perde o bebê e descobre que sofre de leucemia.
Helena (Vera Fischer) é uma empresária bem-sucedida, bonita, livre e independente, que se apaixona por Edu (Reynaldo Gianecchini), um rapaz mais novo. É mãe de Camila (Carolina Dieckmann) e Fred (Luigi Baricelli), e tem uma neta, Nina (Larissa Honorato/Lígia Magessi). Ao longo da trama, abre mão do namorado para a filha, já que ambas se apaixonam, e envolve-se com Miguel (Tony Ramos). Mais tarde, para salvar a vida da filha, que descobre ter leucemia, engravida de Pedro (José Mayer), o verdadeiro pai da menina. Helena sempre escondeu dos filhos que eles não tinham o mesmo pai, mas é obrigada a contar a verdade ao se deparar com a doença de Camila. Quando jovem, ela e Pedro tiveram um relacionamento, que resultou em sua gravidez, mas ela nunca contara a história para ninguém, nem mesmo para ele.
Camila (Carolina Dieckmann) é filha de Helena (Vera Fischer), irmã de Fred (Luigi Baricelli). Estudante, mora em Oxford no início da novela, mas volta ao Brasil e se apaixona pelo namorado da mãe, Edu (Reynaldo Gianecchini), com quem depois se casa. No decorrer da trama, descobre que tem leucemia e luta contra a doença.
Edu (Reynaldo Gianecchini) é um médico recém-formado, sobrinho de Alma (Marieta Severo) e irmão de Estela (Júlia Almeida). Adora a tia, mas sempre briga para que ela não o influencie em suas decisões. Conhece Helena (Vera Fischer), por quem se interessa, mas depois se apaixona por Camila (Carolina Dieckmann), sua filha, com quem acaba se casando. Demonstra grande força e amor quando Camila fica doente, apoiando-a em todos os momentos.
Miguel (Tony Ramos) é o dono da livraria Dom Casmurro, homem charmoso, culto e educado. Pai de Paulo (Flávio Silvino) e Ciça (Júlia Feldens). Tem sua vida profissional estabilizada, mas o lado sentimental fala mais alto quando conhece Helena (Vera Fischer), com quem se envolve. Dedica-se intensamente ao tratamento do filho, que tem sequelas neurológicas resultantes de um acidente de carro, e tenta uma aproximação maior com a filha.
Pedro (José Mayer) é o administrador do haras de Alma (Marieta Severo), casado com Silvia (Eliete Cigarini), tem uma vida estabilizada. É um homem rústico, do campo, com um temperamento forte. Completamente apaixonado por cavalos. Ao longo da história, envolve-se com Cínthia (Helena Ranaldi) e, depois, com Íris (Deborah Secco), meia-irmã de Helena (Vera Fischer). Seduzido por Helena, passa uma noite com ela, cuja intenção era engravidar para gerar uma criança e salvar a vida da filha. Ele desconhecia ser pai de Camila (Carolina Dieckmann), fruto de um envolvimento com Helena quando os dois eram mais jovens.
![]() |
Alma Flora Pirajá de Albuquerque Menezes (Marieta Severo) |
Alma Flora Pirajá de Albuquerque Menezes (Marieta Severo) é tia de Edu (Reynaldo Gianecchini) e Estela (Júlia Almeida), mulher forte, rica e decidida, que veio de família pobre. Está sempre tentando manipular a vida dos sobrinhos, de quem se sente mãe. Casada com Danilo (Alexandre Borges), seu quarto marido, um homem mais jovem, mas com quem vive um casamento intenso.
Danilo (Alexandre Borges) é o marido de Alma (Marieta Severo), um bon vivant apaixonado pelas mordomias que tem e pelas mulheres que o rodeiam. Não hesita em paquerar desde a empregada da casa até outras mulheres que vem a conhecer; mas é verdadeiramente apaixonado por Alma. No decorrer da novela, envolve-se com a empregada Ritinha (Juliana Paes), que engravida de gêmeos.
Íris (Deborah Secco) é filha de Aléssio (Fernando Torres) e lngrid (Lilia Cabral), menina de comportamento dúbio, que está sempre armando e manipulando para conseguir seus intentos. Apaixona-se por Pedro (José Mayer), e não descansa enquanto não o conquista.
Capitu paixona-se por Fred (Luigi Baricelli), e os dois lutam para ficar juntos, enfrentando as artimanhas e maldades de Maurinho (Luiz Nicolau), pai do filho de Capitu, e de Orlando (Henri Pagnoncelli), seu ex-cliente.
Fred (Luigi Baricelli) é filho de Helena (Vera Fischer), irmão de Camila (Carolina Dieckmann). Recém-formado em Engenharia, procura emprego e tenta estabilizar seu casamento com Clara (Regiane Alves), que está em crise. Tem uma filha, Nina (Larissa Honorato/Lígia Magessi). Ao longo da trama, apaixona-se por Capitu (Giovanna Antonelli), e decide se separar de Clara.
Clara (Regiane Alves) é a esposa de Fred (Luigi Baricelli), mãe de Nina (Larissa Honorato/Lígia Magessi). Não gosta de morar na casa da sogra, Helena (Vera Fischer), e vive atentando o marido para que ele encontre um emprego e alugue um apartamento. Usa a filha para chantageá-lo.
Cínthia (Helena Ranaldi) é veterinária do haras de Alma (Marieta Severo), de quem é amiga. Mulher versátil, com qualidades que vão desde cavalgar a esquiar na água. Envolve-se com Pedro (José Mayer).
Aléssio (Fernando Torres) é pai de Helena (Vera Fischer). Fazendeiro, ex-prefeito de sua cidade, homem forte, decidido, poderoso e conservador. Descobriu-se às portas da morte e quer se reconciliar com a filha distante. Casado com Ingrid (Lilia Cabral), sua segunda mulher, com quem teve uma filha, Íris (Deborah Secco).
Ingrid (Lilia Cabral) é a segunda mulher de Aléssio (Fernando Torres), mãe de Íris (Deborah Secco). Tenta enfrentar com tranquilidade a morte do marido, indo em busca de apoio para a filha. Quando Helena retorna ao Sul, a convivência entre elas não é fácil.
Estela (Júlia Almeida) é sobrinha de Alma (Marieta Severo), irmã de Edu (Reynaldo Gianecchini), com quem tem uma relação de muito afeto.
Rita (Juliana Paes) é empregada de Alma (Marieta Severo), alvo de Danilo (Alexandre Borges). Envolve-se com ele e engravida de gêmeos, morrendo no parto.
Olívia (Marly Bueno) é a mãe de Cínthia (Helena Ranaldi), moradora do Leblon.
Eládio (Umberto Magnani) é o pai de Cínthia (Helena Ranaldi).
Ivete (Soraya Ravenle) é funcionária da Naturallis, a clínica de Helena (Vera Fischer), de quem se tornou melhor amiga e confidente, já que se conhecem há tempos. Casada com Viriato (Zé Victor Castiel), vive tentando seduzir o marido; mas as investidas sempre terminam em gargalhadas.
Viriato (Zé Victor Castiel) é marido de Ivete (Soraya Ravenle), homem forte, trabalha como segurança. Compartilha das ideias da mulher para acabar com a rotina do casamento, mas também colabora para que tudo sempre saia errado. Ao longo da trama, enfrenta o problema da impotência sexual, o que o deixa arrasado. Leva um tempo até aceitar fazer um tratamento.
Rachel (Carla Diaz) é filha de Ivete (Soraya Ravenle) e Viriato (Zé Victor Castiel), típica menina do Leblon, que gosta de praia.
Paschoal (Leonardo VilIar) é o pai de Capitu (Giovanna Antonelli), marido de Ema (Walderez de Barros). Revisor de livros da Dom Casmurro, amigo de Miguel (Tony Ramos). Apaixonado por Machado de Assis, batizou a filha com o nome de uma das personagens do autor. Mora com a mulher, a filha e o neto no mesmo prédio de Helena (Vera Fischer).
Ema (Walderez de Barros) é uma costureira, mulher de Paschoal (Leonardo Villar) e mãe de Capitu (Giovanna Antonelli). Mora com o marido, a filha e o neto no mesmo prédio de Helena (Vera Fischer).
Simone (Vanessa Mesquita) é a melhor amiga de Capitu (Giovanna Antonelli), também mantém uma vida dupla, fazendo programas para se sustentar.
Paulo (Flávio Silvino) é filho de Miguel (Tony Ramos), irmão de Ciça (Júlia Feldens). No passado, sofreu um acidente de carro no qual a mãe faleceu. Ficou com sequelas neurológicas, e agora precisa de tratamento intensivo. Paulo se apaixona por Capitu (Giovanna Antonelli) e chega a namorá-la.
Ciça (Júlia Feldens) é filha mais nova de Miguel (Tony Ramos) e irmã de Paulo (Flávio Silvino). Universitária. De temperamento difícil, um pouco irresponsável, não tem muita paciência com a deficiência do irmão.
Nilda (Yara Lins) é mãe de Miguel (Tony Ramos), conselheira e amiga. Está sempre ajudando o filho no trato com os netos, Paulo (Flávio Silvino) e Ciça (Júlia Feldens).
Irene (Cléa Simões) foi babá de Ciça (Júlia Feldens) que foi ficando na casa mesmo depois que as crianças cresceram, e se tornou parte da família.
Silvia (Eliete Cigarini) é mulher de Pedro (José Mayer), dona da floricultura por onde circulam alguns dos personagens.
Ofélia (Denise Sartore) é uma cantora de ópera que mora no prédio de Helena (Vera Fischer). Mulher de Onofre (André Valli).
Onofre (André Valli) é um aposentado, marido de Ofélia (Denise Sartore).
Luzia (Doriana Mendes) é assistente de Ofélia (Denise Sartore).
Laerte (Luciano Quirino) é médico da clínica Naturallis, amigo de Helena (Vera Fischer). Pai de Tide (Samuel Melo).
Tide (Samuel Melo) é filho de Laerte (Luciana Quirino).
Glória (Xuxa Lopes) é a melhor amiga de Alma (Marieta Severo), refinada, sempre presente nas recepções em sua casa. Acompanha a amiga em passeios equestres. Alia-se a Alma contra o namoro de Edu (Reynaldo Gianecchini) com Helena (Vera Fischer).
Cleyde (Beatriz Lyra) foi esposa do terceiro marido de Alma (Marieta Severo), ficou amiga dela, e frequenta as recepções em sua casa.
Rodrigo (Paulo Figueiredo) é um solteirão que está no círculo de amizades de Alma (Marieta Severo). Homem maduro e charmoso.
Alex (Daniel Boaventura) é um veterinário do haras de Alma (Marieta Severo), interessado em Cínthia (Helena Ranaldi).
Romeu (Paulo Zulu) é um instrutor de esqui aquático. Amigo de Cínthia. O rapaz esbelto, desperta ciúmes de Pedro em relação à Cinthia.
Aline (Ana Carbatti) é médica, trabalha na Naturallis, a clínica de Helena (Vera Fischer). Casada com Gervásio (Caco Monteiro) e mãe de Maria (Samantha Brandão).
Gervásio (Caco Monteiro) é marido de Aline (Ana Carbatti), pai de Maria (Samantha Brandão).
Maria (Samantha Brandão) é filha de Aline (Ana Carbatti) e Gervásio (Caco Monteiro).
Marcela (Paula Tolentino) é uma paciente internada no mesmo hospital que Camila (Carolina Dieckmann) por causa da leucemia. A jovem se torna uma grande amiga de Camila e juntas, sofrem a angustia por estarem doentes. No final, Marcela não consegue se curar e morre vítima da leucemia.
Orlando (Henri Pagnoncelli) é um homem rico, casado, mas que mantém um caso com Capitu (Giovanna Antonelli). Obcecado pela bela garota de programa, Orlando é capaz de tudo para tê-la só pra ele.
Maurinho (Luiz Nicolau) é pai do filho de Capitu (Giovanna Antonelli). Um marginal que não mantém boa relação com a garota de programa e a chantageia para ganhar dinheiro. Se une à Orlando (Henri Pagnoncelli) e Simone (Vanessa Mesquita) para armar contar Capitu.
Zilda (Thalma de Freitas) é a criada de Helena (Vera Fischer), parte da família.
Márcia (Inez Viana) é a secretária da Naturallis, clínica de estética de Helena. Adora as amigas Yvete (Soraya Ravenle) e Antônia (Monique Cury).
Antônia (Mônique Cury) é assistente da Nasturallis. Amiga de Yvete (Soraya Ravenle) e Márcia (Inez Viana). Fica interessada por Laerte (Luciano Quirino) e começa um namoro com o amigo de trabalho.
Severino (Cláudio Gabriel) é funcionário do haras de Alma (Marieta severo). Sempre leva uma bronca do chefe, Pedro (José Mayer), mas nada que comprometa a amizade deles.
Marta (Arlete Heringer) funcionária do haras de Alma (Marieta Severo).
Socorro (Mônica Siedler) mora com Íris (Deborah Secco) e Ingrid (Lília Cabral) há muito anos na fazenda de Aléssio (Fernando Torres). É como se fosse da família, além de acobertar Íris e ser forçado como cúmplice em muitas armações da mesma. No decorrer da história se apaixona e se envolve amorosamente com Severino (Cláudio Gabriel).
Fábio (Max Fercondini) é um filho de fazendeiros que se apaixona por Íris (Debora Secco), após muito desentendimentos com a garota apimentada.
Fernando (Lionel Fischer) é uma agente de garotas de programa. Capitu (Giovanna Antonelli) e Simone (Vanessa Mesquita) alguns de seus contatos. Orlando (Henri Pagnocellis) é um de seus clientes.
Bira (Alby Ramos)é o atencioso e dedicado porteiro do edifício de Helena. Casado com Clarice (Lulu Pavarin), que também trabalha no edifício.
Daniela (Graziela De Laurentis) é funcionário do pet-shop de Cínthia( Helena Ranaldi).
Alfredo (Nilton Marques) é o tosador do pet-shop de Cínthia (Helena Ranaldi).
Patty (Juliana Silveira) é a melhor amiga de Cissa (Júlia Feldens).
Ana (Flávia Guimarães) é uma das funcionárias da livraria de Miguel (Tony Ramos).
Lisa (Joana Motta) é uma das funcionárias da livraria de Miguel (Tony Ramos).
Zeca (Felipe Rocha) é um dos funcionários da livraria de Miguel (Tony Ramos). Vive de atrite com Cissa (Júlia Feldens) e deixa transparecer que tem interesse pela filha do patrão, apesar dos gênios opostos.
Tereza (Cláudia Vieira) é a médica de Camila (Carolina Dieckmann) que trata da leucemia.
Cláudio (Luiz Baccelli) é o médico de Camila (Carolina Dieckmann) que trata da leucemia.
Verinha (Andreia Cavalcanti) é a empregada da casa de Cínthia (Helena Ranaldi) e dos seus pais Eládio (Umberto Magnani) e Olívia (Marly Bueno).

AGORA VEJA LAÇOS DE FAMÍLIA (RESUMO DOS CAPÍTULOS) Parte 1

RETORNE AO MENU PRINCIPAL
Nenhum comentário :
Postar um comentário