Veja a terceira parte do RESUMO DOS CAPÍTULOS de LAÇOS DE FAMÍLIA (VAMOS RECORDAR)
RETORNE AO MENU PRINCIPAL
Edu acaba chegando no exato momento que Helena decide abrir o jogo com a filha. Mas Camila tenta mais uma vez, desconversar e foge da frente de Edu e da mãe, Helena. O rapaz, por sua vez, fica sem entender porque mãe e filha estavam discutindo.
Mais tarde, novamente a sós com Helena, Camila resolve dizer tudo que está sentindo e revela que está muito apaixonada por Edu, apesar de tentar lutar contra este sentimento. Helena entende e abraça a filha amada.
Camila revela, cheia de vergonha, a louca paixão que está sentindo por Edu, namorado jovem da mãe. Já Helena, embora triste e confusa, conforta a filha.
Ainda muito confusa por descobrir que a filha está apaixonada pelo seu namorado e, sem saber lidar com a situação, Helena vai desabafar com o melhor amigo, Miguel.
A preocupação de Helena é descobrir se a filha, Camila, é a única apaixonada por Edu ou se ele também está apaixonado por sua filha. Na verdade, Helena deixa de se preocupar com si própria para se dedicar a filha.
Fred conversa com a mãe e pede dinheiro para Clara comprar uma roupinhas novas pra trabalhar. Pedro passa discretamente de carro pela loja de Cíntia. Capitu e Fred se encontram na portaria do prédio. Clara morre de ciúmes. Edu volta para casa. Camila aguarda a chegada de Helena e as duas se abraçam com muito amor. Ela confessa que está apaixonada por Edu. Helena fica triste e confusa, mas não recrimina a filha. Edu olha o poema que Camila lhe deu e pensa nas decisões que precisa tomar. Danilo conta ao sobrinho que comprou pra ele uma ótima sala comercial, num ponto excelente. Yvete e Viriato conversam sobre crianças e Rachel sugere que eles tenham mais filhos. Edu liga para Helena, mas ela não quer falar com ele e para Zilda avisar que liga mais tarde. Helena vai à livraria buscar consolo com Miguel. E os dois acabam saindo pra jantar. Helena abre o jogo e diz: 'Minha filha está apaixonada pelo Edu'.
O acidente de Edu. Helena confessa a Miguel que Camila está apaixonada por Edu. Edu tem pesadelos com as palavras de Alma e acorda sobressaltado. Helena acorda cedo e se preocupa com a filha, que já saiu de casa. Cíntia descobre o que aconteceu com o carro, discute com Pedro e os dois quase se beijam. Helena liga para Edu, descobre que ele foi ao haras e decide encontrá-lo lá. No haras, Edu sofre uma queda. Os paramédicos chegam e o levam para o hospital. Alma fica chocada com a notícia. Paulo chega em casa com Capitu, que fica emocionada com suas fotos. Em casa, Camila se lembra dos momentos com Edu. Todos se encontram no hospital, preocupados com o estado de Edu. Conversando com o médico, Edu descobre que precisará de uma cirurgia. Alma conversa com o sobrinho e se emociona. Íris fica sabendo do acidente e não gosta nada de ter que adiar a viagem para o Rio. Camila fica sabendo do acidente através de Pedro.
Uma lesão nos ligamentos deixa a coluna de Edu comprometida. Para evitar algum dano na medula, Edu terá que passar por uma cirurgia. Alma fica completamente apreensiva com o estado de saúde do sobrinho.
Edu passa por uma cirurgia enquanto os familiares estão à espera de uma boa notícia.
Camila aparece no hospital e se junta à mãe, Helena, para visitar Edu na UTI.
Sob efeito das medicações e analgésicos, Edu sente a presença de uma mulher em seu leito. O rapaz avista Camila, ao seu lado, sem imaginar que se trata de Helena.
Alma sabe que Helena está visitando Edu. Indignada, a tia obsessiva tenta impedir que a coroa continue visitando seu sobrinho.
Enquanto Alma implica com as visitas de Helena a Edu, Camila tem livre acesso e todo apoio da tia obsessiva.
Helena chega para visitar Edu e flagra Camila dando-lhe comida. Helena, por sua vez, fica muito desconfiada com a filha.
Em casa, após chegarem do hospital, Helena e Camila discutem por causa de Edu. Camila diz que está se sentindo policiada pela mãe.
Pascoal é agredido e humilhado. Camila encontra Helena no hospital. Alma conta a Pedro que Edu está sendo operado. Danilo consola Estela que está muito angustiada. Helena conta detalhes do acidente para a filha. Camila diz à mãe que está decidida a esquecer o que sente por Edu. Helena a conforta e diz que no coração não se manda. Yvete, Viriato e Rachel visitam Miguel na livraria. De quebra, ele ganha um bolo de chocolate! Miguel fica preocupado com o acidente de Edu. O médico responsável pela operação disse que a cirurgia foi um sucesso! Mas concluiu dizendo que quando receber alta, Edu deixará o hospital em cadeira de rodas. Todos ficam sem ação. Capitu fica na maior saia justa que seu pai atende o celular. Pedro se despede carinhosamente de Helena e Camila. Edu acorda da cirurgia. O médico deixa que uma pessoa entre na UTI pra vê-lo e Camila diz para Helena ir. Edu olha para Helena, mas enxerga Camila. Miguel vai ao hospital e encontra Camila e Helena para saber da saúde de Edu. Alma diz a Danilo que não sabe se a mãe ou a filha estavam mais preocupadas. Pascoal vai comprar o remédio de Ema e encontra Capitu se atracando com um homem. Ele defende a filha, mas leva a pior na briga. Capitu fica angustiada e leva o pai para a casa de Helena. Ela chama Capitu para conversar.
Pascoal chora na casa de Helena. Zilda vai à casa de Ema e diz que Pascoal e Capitu passaram lá para bater um papinho. Helena conversa com Capitu e a aconselha. Capitu diz estar muito envergonhada. Helena diz que não está julgando seu comportamento. Capitu e Pascoal chegam em casa mas não trocam nenhuma palavra. Estela vai visitar Edu, se emociona e diz que ele vai ficar bom. Zilda diz a Helena que Camila acordou bem cedinho e foi para o haras. Camila diz a Pedro que se sente bem no haras e os dois saem para um passeio. Yvete conversa com a amiga e diz qe está feliz em ver Rachel se recuperando. Laerte dá conselhos 'masculinos' a Viriato. Na clínica, Helena diz a Yvete que morre de pena de Camila. Íris liga pra Helena e conta que Pedro pediu que ela esperasse um pouco para ir para o Rio. Pedro conta a Camila que um cavalo quase mordeu a veterinária e Cíntia escuta tudo. Pascoal pede explicações a Capitu e fala tudo o que ela precisa ouvir. Camila diz a Helena que está se sentindo vigiada por ela. Danilo comemora com Alma e Estela a ida de Edu para o quarto. Edu conta que exigiu que os médicos lhe contassem tudo. Helena liga para o hospital, fala com Edu. Depois Camila também fala com ele. Paulo espera Capitu no calçadão da praia, em vão. Clara começa no seu novo emprego. Edu conta a Estela que perdeu todos os movimentos.
Muito tensa, Helena relembra o atrito com a filha por causa de Edu. Camila procura Pedro no haras, mas ele foi conhecer a loja de Cíntia. Edu telefona para Helena, que pergunta se ele sente ciúmes dela. Pedro beija Cíntia e Olívia quase os surpreende. Laerte conta para Yvete que convenceu Viriato a consultar um urologista. Camila leva um sorvete para Edu, mas precisa dar-lhe na boca. Helena entra no quarto. Mãe e filha ficam constrangidas, mas disfarçam. Helena sente que está sobrando entre eles. Fred vai à joalheria e sai com Clara para um lanche. Helena confessa para Yvete que há um clima de desconfiança entre ela e Camila. Uma semana depois, Edu deve deixar o hospital, mas Helena reluta em estar presente. Todos se divertem no sábado. Helena não aceita o convite de Yvete para ir à praia com o grupo. No clube, Romeu dá aulas de jet-ski para Cíntia. Sílvia reclama porque Pedro não tem folga e decide acompanhá-lo ao haras, para andar à cavalo. Edu é aguardado pela família com flores e champanhe. Helena telefona, mas Edu já deixou o hospital. Ele chega em casa, emocionado. Muito tímida, Camila aparece para recebê-lo, ao lado de Alma.
A semana passa e Edu volta pra casa. Emocionado, ele chega de cadeiras de rodas e é recebido por todos da família.
Edu fica surpresa quando Alma chama Camila, que também aparece para recebê-lo chegando do hospital. Mas o rapaz questiona e pergunta por que a tia não comunicou a Helena.
Helena arruma um quarto da sua casa para receber a meia irmã, Íris, que decide ir morar no Rio.
Íris chega animada para morar na casa de Helena e logo vai bisbilhotando tudo da irmã e de Camila, que não gosta nada de vê Íris mexendo em suas coisas.
O clima entre Íris e Camila não é dos melhores. As duas logo sente um a antipatia pela outra.
Dias depois, Edu começa a dar progresso em sua recuperação e tem um reencontro emocionado com Helena.
Ao ver Edu em pé, Camila também fica muito emocionada com a recuperação do amado e corre para abraçá-lo.
Edu sente a falta de Helena e Alma garante que mandou convidá-la. Ele pede que Camila telefone para a mãe, mas Helena não quer atrapalhar seu primeiro dia em família. Na praia, Laerte joga frescobol; Márcia e Yvete incentivam Antonia a se interessar por ele. Edu conhece Robson, o enfermeiro contratado para assisti-lo. Alma enche Camila de atenções. Ofélia organiza um recital para apresentar uma aluna e convida os vizinhos. Capitu e Simone encontram Clara na joalheria. Fred e Nina também chegam. Camila só fala de Alma, fazendo Helena sofrer. No elevador, Capitu e Simone conhecem Felipe, um novo vizinho do prédio. Continua a festa na casa de Ofélia. Miguel fica sabendo que Helena ligou duas vezes e bate na sua porta. Helena fica surpresa com a visita de Miguel. Eles bebem vinho e ouvem a música que vem do apartamento vizinho. Camila surge e os três fazem um brinde. Pedro e Sílvia vão a uma pizzaria e brigam o tempo todo.
Edu conta para Estela um sonho que teve no hospital, onde o pai, a mãe e tia Alma discutiam violentamente. Cíntia e Alex chegam na mesma pizzaria, Sílvia se enfurece e larga o marido na mesa. Miguel vai embora e Camila quer saber se atrapalhou alguma coisa, deixando Helena irritada. Em casa, Pedro e Sílvia brigam mais ainda. Capitu encontra Paulo na Lagoa e pede para ele fotografar Zilda. Todos vão para a casa de Paulo que demonstra seu interesse por Capitu. Durante a revelação das fotos, os dois se beijam. Helena vai visitar Edu. O encontro de Edu e Helena. Ciça entra no quarto e quebra o clima entre Paulo e Capitu. Edu toma água de canudinho junto de Helena. No haras, Alma admira Camila cavalgar. Paulo relembra, encantado, os momentos com Capitu. Ingrid assina os papéis para entregar a fazenda. Durante o lanche em família, Ciça culpa Paulo pela morte da mãe.
Capitu conta sobre o beijo para Simone. Ciça pede desculpas ao irmão e eles se abraçam. Márcia incentiva Antônia a olhar mais para Laerte. Miguel se entusiasma com a presença dos filhos na livraria. Duas semanas depois, Edu faz progressos com os movimentos. Camila não sai do seu lado. Cíntia leva Lyon, o cachorro, para sua casa. Pedro dá uma geral na casa do haras. Helena arruma o quarto para receber Íris, que se despede de Ingrid e deixa a fazenda, rumo ao Rio de Janeiro. Ingrid relembra Íris dançando com sensualidade. Helena se prepara para a chegada da irmã. Edu faz pequenos progressos e, em breve, deverá sair da cadeira de rodas. Cíntia e Alex se divertem com Lyon. Estela não sai de perto do irmão. Camila recebe cartão de Toshio, mas não se emociona. Viriato pensa em levar Rachel para a Disney; Yvete quer comprar um apartamento. Íris chega ao Rio e se deslumbra com a paisagem. Camila se encontra com Roberto e relembra o poema que ele um dia lhe deu. Depois, faz companhia a Edu, que está meio circunspeto. Ciça implica com tudo, em especial com Zeca. Paschoal planeja viajar por alguns dias com Ema. Íris bisbilhota gavetas, armários, tudo, na casa de Helena. Camila surpreende-a.
Camila visivelmente não gosta de encontrar Íris remexendo nas suas coisas. Estela janta com Edu no quarto. Sílvia não quer ir à casa de Helena e acaba brigando com Pedro. Edu está interessado em saber o quanto seus pais deixaram de herança. Alma defende a sua posição: Helena pode visitar Edu, mas ela não fica em casa nestes momentos. No jantar em família, Camila implica com a intimidade entre Íris e Pedro; Helena se perturba com o primo; Clara solta farpas e Fred permanece tranquilo e simpático. Viriato se irrita ao ver uma revista com um artigo sobre impotência. Yvete cobra dele um atitude e o marido promete ir ao médico. Cíntia simpatiza com Íris. Edu convida Helena para almoçar. Íris dá de cara com Sílvia. Sílvia e Íris trocam desaforos e partem para a agressão física. Íris ameaça Sílvia com um chicote. Pedro passa na loja de Cíntia, mas não encontra-a . Márcia quer ajudar Antônia a conquistar Laerte. Sílvia vira o jogo e chicoteia Íris. Cíntia e Severino, muito assustados, conseguem conter as duas.
Alma reclama que Edu vive enfurnado no quarto e irrita Estela. Pedro irrompe enfermaria adentro, furioso e acaba dando palmadas na prima, para perplexidade de Cíntia. Capitu e Fred tomam um café no bar da livraria. Paulo observa o casal. Edu e Helena se reencontram emocionados. Alma e Glória chegam no restaurante. Alma 'alfineta' Helena com a maior gentileza. Manda lembranças para Camila, a única, segundo ela, que consegue entrar no quarto de Edu. Camila garante a Yvete que a sua paixão por Edu vai passar. Pedro cobra a 'dívida' de Cíntia e os dois se beijam. Helena tem certeza que Edu também está lutando contra os sentimentos. Íris vai ao Café com a veterinária e se encanta com a beleza de Romeu.
Clara está toda animada para ir a um desfile e convida Camila e Íris. Pedro encontra sua mala preparada por Sílvia e vai embora de casa. Clara compra vestido novo e coloca na bolsa um colar e brincos, em vez de guardar no cofre da joalheria. Para todos, conta que foi um empréstimo com a aprovação da gerente. Ema e Paschoal ficam felizes em ver Capitu em casa sábado à noite. Pedro bate a campainha da casa de Helena. Íris fica deslumbrada com o desfile. Sílvia não consegue trabalhar de tanta raiva que está sentindo.
Clara não percebe que a gerente da loja também está no desfile. Pedro conta a Helena da briga entre Íris e Sílvia e os dois discutem. Helena se emociona quando Pedro relembra o passado e diz que desejava tê-la reencontrado antes. Renata, a gerente da joalheria, encontrou a Clara no desfile, pegou a jóia e disse que ela estava demitida. Fred consola Clara e diz que ela não cometeu nenhum crime, foi apenas imprudente.
No dia seguinte, em meio à outra discussão de Helena e Camila por causa de Edu, Íris descobre o segredo que existe entre mãe e filha.
Camila deixa claro para Helena que Edu gosta dela e que a mãe não precisa temer sua aproximação com o rapaz. Helena, por sua vez, tenta justificar, dizendo que se preocupa com a filha, temendo que ela se machuque.
Para piorar o clima entre Íris e Camila, as duas inimigas discutem feio dentro da casa de Helena.
Camila e Íris vão as tapas quando a meia irmã de Helena diz que a jovem está dando em cima do namorado da própria mãe. Desesperada, Helena tenta separar a briga.
Camila briga feio com Íris. Helena, por sua vez, tenta acalmar as duas, mas sem êxito. Logo, Camila pensa que a mãe está defendendo Íris e fica chateada com Helena.
Íris vibra ao ver Camila decepcionada com Helena. Aos gritos, Camila diz que não quer mais morar com Helena.
Assim que acaba a discussão, Camila procura Alma e pede sua ajuda para sair da casa da mãe. Sem pestanejar, logo, a tia de Edu, lhe oferece um quarto em sua casa.
Na calada da noite, Edu resolve visitar Camila no quarto de hóspedes. Camila, por sua vez, aproveita a visita do amado.
No dia seguinte, Helena fica constrangida ao visitar Camila na casa de Alma e vê Edu se aproximar. Camila, cheia de mimos, tenta justificar sua ida para casa de Edu, dizendo pra mãe que deveria ser consultada sobre a hospedagem de Íris em sua casa. Helena diz que não tinha como negar um pedido da irmã que conheceu recentemente, principalmente após a morte do pai.
Depois de uma conversa difícil com Camila, Helena, muito a contragosto pede um tempo na relação a Edu.
Edu e Estela dizem a Alma que querem saber exatamente qual o tamanho do patrimônio deles. Ela se sente ofendida. Miguel toma café com a família e Capitu aparece para falar com Paulo. Camila se irrita quando Helena pede para ela passear com Íris. As duas discutem. Íris ouve através da parede a discussão entre mãe e filha e descobre a paixão de Camila por Edu. Olívia e Eládio planejam o jantar de aniversário de Cíntia. Sílvia quer vingar-se de Pedro. Camila visita a livraria, conversa com Miguel e pensa em Edu. Paulo passeia pelo Rio com Capitu e Bruno. Alma pede a Estela e Edu que aguardem algumas semanas para a reunião de avaliação do patrimônio porque o advogado está doente. Fred consola Clara, que planeja passar uns tempos com o pai, em Salvador. Helena decide enfrentar o problema de frente e se tudo estiver bem com Edu, pretende abrir o jogo.
Íris procura Pedro e eles voltam às boas. Sílvia manda trocar a fechadura da casa. Edu usa o andador pela primeira vez. Camila se emociona com a sua recuperação e abraça-o com ardor. Pedro avisa Cíntia que é um homem livre e aguarda-a na nova casa. Estela e Camila levam Edu para passear ao ar livre. Ele tenta, mas não consegue falar com Helena. Camila fica de avisar a mãe. Márcia incentiva Viriato a levar Yvete para sair à noite. Pedro não gosta quando encontra Íris mexendo no fichário do haras. Camila vai à clínica contar da recuperação de Edu, mas não diz que ele tentou falar com Helena. Mãe e filha discutem novamente. Pedro vai à floricultura e briga com Sílvia, porque não conseguiu entrar em casa. Edu e Helena conversam por telefone. Estela pergunta a Edu, mas ele nega estar apaixonado por Camila. Sílvia manda entregar os pertences de Pedro e depois vai à casa de Alma. Laerte chega ao trabalho de short e tênis, depois de correr no calçadão e Antonia lhe prepara o café. Vingativa, Sílvia previne Alma sobre um caso entre Pedro e Íris, que é menor de idade. Capitu leva o pai ao oculista. Fred desabafa com a mãe o problema de Clara. Camila encontra-se com Roberto na faculdade.
Ciça diz a Alma que seu pai gosta de Helena. Capitu ganha duas semanas de folga de Fernando, mas depois deve pegar firme no "trabalho". Durante visita a Edu, Ciça conta para Alma que o pai é apaixonado por Helena. Depois de ouvir um recado de Edu para Helena na secretária eletrônica, Camila telefona para Roberto. Capitu promete fogão e máquina de lavar novos para a mãe. Íris arruma a cama no quarto de Pedro e é surpreendida por Alma. Alma quer saber o que Íris faz ali. Pedro trata mal a prima e Alma previne-o contra as mentiras de Sílvia. Helena vai almoçar em casa e Camila recusa-se a lhe fazer companhia. Estela chama Edu para uma festa de aniversário e ele promete pensar. Alma gosta do jeito espontâneo de Íris a convida-a para conhecer sua casa. Helena se queixa com Yvete do comportamento da filha. Viriato fica nervoso diante do urologista, mas sai do médico mais confiante e leva quitutes da padaria para a mulher. Camila fica bonita para sair com Roberto. Paulo vai à casa de Capitu de surpresa. Edu convida Helena para a festa na boate mas ela recusa. Paulo e Capitu beijam-se. Na boate, Edu fica surpreso quando vê Camila dançando com Roberto. Edu, com ciúmes de Camila, que ir embora da festa, mas convida-a para a piscina no dia seguinte. Diante da casa, Roberto tenta beijar Camila mas ela foge. Estela avisa Edu que ele está se apaixonando.
Camila acorda sorridente e deixa que pensem que é por causa de Roberto. Helena tem muito trabalho na clínica e nega-se a visitar Edu. Íris é a convidada de Alma. Na piscina, Íris provoca Camila, dizendo que se apaixonaria pelo namorado da mãe, se ele fosse igual a Edu. Capitu pergunta ao pai como foi acidente com Paulo. Viriato quer levar Yvete para um motel assim que melhorar. Helena ouve quando Íris acusa Camila de estar roubando o namorado da mãe. As duas brigam e Helena tenta separá-las. Camila se irrita porque a mãe toma o partido de Íris. A discussão entre Helena e Camila continua no elevador. Íris pede desculpas a Helena e elogia a beleza de Edu. No haras, Pedro participa do churrasco feito por peões gaúchos. Depois, relembra Helena aos 17 anos, quando eles eram namorados. Alma, Danilo e Gloria visitam a livraria, onde Camila está aos prantos.
Mãe e filha não se entendem. Alma, Danilo e Gloria convidam Miguel e Ciça para jantar. Camila diz que não quer mais viver com a mãe e Alma leva-a para sair com o grupo, incluindo Miguel e Ciça. As recordações de Pedro com Helena continuam. No restaurante, a conversa rola animada e Danilo conta feliz da vida sobre a viagem que farão à Las Vegas. Gloria aproveita o clima de romance e dá em cima de Miguel. Alma avisa Helena e depois Edu, que Camila vai dormir no quarto de hóspedes. No meio da noite, Edu vai ao quarto de Camila que está dormindo e a observa.
Alma discute com Danilo e vai atrás de um comprimido para a dor de cabeça do marido. Camila acorda e vê Edu, que tenta convencê-la a voltar para casa. Durante a conversa rola um clima entre eles. Alma entra no quarto e surpreende a conversa dos dois. Camila sonha acordada. Helena tem um pesadelo e acorda aflita. Camila decide acompanhar Estela e Edu ao haras. Helena pergunta a Zilda se Camila deu notícias. Depois da ressaca, Danilo bebe champanhe, mas diz que é chá. Íris vai à clínica com Helena. Camila conta a Pedro que brigou com Helena.
Helena pede um tempo para Edu. Pedro mostra a nova casa para Camila e ela desabafa, contando sua paixão por Edu. Íris encontra Cíntia no café da livraria. Edu entra em casa amparado por Estela e Camila e encontra Helena esperando-o. Edu, Camila e Helena ficam constrangidos. Estela quer saber porque Alma não foi receber Helena. Edu deixa mãe e filha a sós, mas elas continuam brigando. Íris conta a Cíntia, Alex e Liza que sonha em casar-se com Pedro. Camila recusa o convite de Helena para trabalhar na clínica. Ciça briga com o irmão na frente de um cliente da livraria. Helena vai ao quarto de Edu e pede um tempo no relacionamento. Edu tenta fazer Helena mudar de idéia, beijando-a. Alma entra no quarto de Edu e vê a cena.
Alma fica irradiante de felicidade quando sabe por Edu, que Helena pediu um tempo na relação. Logo, a tia possessiva aproveita para aconselhar o sobrinho a não ficar esperando por Helena e partir para outra. Edu não aceita os conselhos da tia.
AGORA VEJA LAÇOS DE FAMÍLIA (RESUMO DOS CAPÍTULOS) Parte 4
RETORNE AO MENU PRINCIPAL
RETORNE AO MENU PRINCIPAL
Edu acaba chegando no exato momento que Helena decide abrir o jogo com a filha. Mas Camila tenta mais uma vez, desconversar e foge da frente de Edu e da mãe, Helena. O rapaz, por sua vez, fica sem entender porque mãe e filha estavam discutindo.
Camila revela, cheia de vergonha, a louca paixão que está sentindo por Edu, namorado jovem da mãe. Já Helena, embora triste e confusa, conforta a filha.
Ainda muito confusa por descobrir que a filha está apaixonada pelo seu namorado e, sem saber lidar com a situação, Helena vai desabafar com o melhor amigo, Miguel.
A preocupação de Helena é descobrir se a filha, Camila, é a única apaixonada por Edu ou se ele também está apaixonado por sua filha. Na verdade, Helena deixa de se preocupar com si própria para se dedicar a filha.
Fred conversa com a mãe e pede dinheiro para Clara comprar uma roupinhas novas pra trabalhar. Pedro passa discretamente de carro pela loja de Cíntia. Capitu e Fred se encontram na portaria do prédio. Clara morre de ciúmes. Edu volta para casa. Camila aguarda a chegada de Helena e as duas se abraçam com muito amor. Ela confessa que está apaixonada por Edu. Helena fica triste e confusa, mas não recrimina a filha. Edu olha o poema que Camila lhe deu e pensa nas decisões que precisa tomar. Danilo conta ao sobrinho que comprou pra ele uma ótima sala comercial, num ponto excelente. Yvete e Viriato conversam sobre crianças e Rachel sugere que eles tenham mais filhos. Edu liga para Helena, mas ela não quer falar com ele e para Zilda avisar que liga mais tarde. Helena vai à livraria buscar consolo com Miguel. E os dois acabam saindo pra jantar. Helena abre o jogo e diz: 'Minha filha está apaixonada pelo Edu'.
O acidente de Edu. Helena confessa a Miguel que Camila está apaixonada por Edu. Edu tem pesadelos com as palavras de Alma e acorda sobressaltado. Helena acorda cedo e se preocupa com a filha, que já saiu de casa. Cíntia descobre o que aconteceu com o carro, discute com Pedro e os dois quase se beijam. Helena liga para Edu, descobre que ele foi ao haras e decide encontrá-lo lá. No haras, Edu sofre uma queda. Os paramédicos chegam e o levam para o hospital. Alma fica chocada com a notícia. Paulo chega em casa com Capitu, que fica emocionada com suas fotos. Em casa, Camila se lembra dos momentos com Edu. Todos se encontram no hospital, preocupados com o estado de Edu. Conversando com o médico, Edu descobre que precisará de uma cirurgia. Alma conversa com o sobrinho e se emociona. Íris fica sabendo do acidente e não gosta nada de ter que adiar a viagem para o Rio. Camila fica sabendo do acidente através de Pedro.
Edu sofre um grave acidente no aras e é levando para um hospital.
Uma lesão nos ligamentos deixa a coluna de Edu comprometida. Para evitar algum dano na medula, Edu terá que passar por uma cirurgia. Alma fica completamente apreensiva com o estado de saúde do sobrinho.
Edu passa por uma cirurgia enquanto os familiares estão à espera de uma boa notícia.
Camila aparece no hospital e se junta à mãe, Helena, para visitar Edu na UTI.
Sob efeito das medicações e analgésicos, Edu sente a presença de uma mulher em seu leito. O rapaz avista Camila, ao seu lado, sem imaginar que se trata de Helena.
Alma sabe que Helena está visitando Edu. Indignada, a tia obsessiva tenta impedir que a coroa continue visitando seu sobrinho.
Enquanto Alma implica com as visitas de Helena a Edu, Camila tem livre acesso e todo apoio da tia obsessiva.
Helena chega para visitar Edu e flagra Camila dando-lhe comida. Helena, por sua vez, fica muito desconfiada com a filha.
Em casa, após chegarem do hospital, Helena e Camila discutem por causa de Edu. Camila diz que está se sentindo policiada pela mãe.
Pascoal é agredido e humilhado. Camila encontra Helena no hospital. Alma conta a Pedro que Edu está sendo operado. Danilo consola Estela que está muito angustiada. Helena conta detalhes do acidente para a filha. Camila diz à mãe que está decidida a esquecer o que sente por Edu. Helena a conforta e diz que no coração não se manda. Yvete, Viriato e Rachel visitam Miguel na livraria. De quebra, ele ganha um bolo de chocolate! Miguel fica preocupado com o acidente de Edu. O médico responsável pela operação disse que a cirurgia foi um sucesso! Mas concluiu dizendo que quando receber alta, Edu deixará o hospital em cadeira de rodas. Todos ficam sem ação. Capitu fica na maior saia justa que seu pai atende o celular. Pedro se despede carinhosamente de Helena e Camila. Edu acorda da cirurgia. O médico deixa que uma pessoa entre na UTI pra vê-lo e Camila diz para Helena ir. Edu olha para Helena, mas enxerga Camila. Miguel vai ao hospital e encontra Camila e Helena para saber da saúde de Edu. Alma diz a Danilo que não sabe se a mãe ou a filha estavam mais preocupadas. Pascoal vai comprar o remédio de Ema e encontra Capitu se atracando com um homem. Ele defende a filha, mas leva a pior na briga. Capitu fica angustiada e leva o pai para a casa de Helena. Ela chama Capitu para conversar.
Pascoal chora na casa de Helena. Zilda vai à casa de Ema e diz que Pascoal e Capitu passaram lá para bater um papinho. Helena conversa com Capitu e a aconselha. Capitu diz estar muito envergonhada. Helena diz que não está julgando seu comportamento. Capitu e Pascoal chegam em casa mas não trocam nenhuma palavra. Estela vai visitar Edu, se emociona e diz que ele vai ficar bom. Zilda diz a Helena que Camila acordou bem cedinho e foi para o haras. Camila diz a Pedro que se sente bem no haras e os dois saem para um passeio. Yvete conversa com a amiga e diz qe está feliz em ver Rachel se recuperando. Laerte dá conselhos 'masculinos' a Viriato. Na clínica, Helena diz a Yvete que morre de pena de Camila. Íris liga pra Helena e conta que Pedro pediu que ela esperasse um pouco para ir para o Rio. Pedro conta a Camila que um cavalo quase mordeu a veterinária e Cíntia escuta tudo. Pascoal pede explicações a Capitu e fala tudo o que ela precisa ouvir. Camila diz a Helena que está se sentindo vigiada por ela. Danilo comemora com Alma e Estela a ida de Edu para o quarto. Edu conta que exigiu que os médicos lhe contassem tudo. Helena liga para o hospital, fala com Edu. Depois Camila também fala com ele. Paulo espera Capitu no calçadão da praia, em vão. Clara começa no seu novo emprego. Edu conta a Estela que perdeu todos os movimentos.
Muito tensa, Helena relembra o atrito com a filha por causa de Edu. Camila procura Pedro no haras, mas ele foi conhecer a loja de Cíntia. Edu telefona para Helena, que pergunta se ele sente ciúmes dela. Pedro beija Cíntia e Olívia quase os surpreende. Laerte conta para Yvete que convenceu Viriato a consultar um urologista. Camila leva um sorvete para Edu, mas precisa dar-lhe na boca. Helena entra no quarto. Mãe e filha ficam constrangidas, mas disfarçam. Helena sente que está sobrando entre eles. Fred vai à joalheria e sai com Clara para um lanche. Helena confessa para Yvete que há um clima de desconfiança entre ela e Camila. Uma semana depois, Edu deve deixar o hospital, mas Helena reluta em estar presente. Todos se divertem no sábado. Helena não aceita o convite de Yvete para ir à praia com o grupo. No clube, Romeu dá aulas de jet-ski para Cíntia. Sílvia reclama porque Pedro não tem folga e decide acompanhá-lo ao haras, para andar à cavalo. Edu é aguardado pela família com flores e champanhe. Helena telefona, mas Edu já deixou o hospital. Ele chega em casa, emocionado. Muito tímida, Camila aparece para recebê-lo, ao lado de Alma.
A semana passa e Edu volta pra casa. Emocionado, ele chega de cadeiras de rodas e é recebido por todos da família.
Edu fica surpresa quando Alma chama Camila, que também aparece para recebê-lo chegando do hospital. Mas o rapaz questiona e pergunta por que a tia não comunicou a Helena.
Helena arruma um quarto da sua casa para receber a meia irmã, Íris, que decide ir morar no Rio.
Íris chega animada para morar na casa de Helena e logo vai bisbilhotando tudo da irmã e de Camila, que não gosta nada de vê Íris mexendo em suas coisas.
O clima entre Íris e Camila não é dos melhores. As duas logo sente um a antipatia pela outra.
Dias depois, Edu começa a dar progresso em sua recuperação e tem um reencontro emocionado com Helena.
Ao ver Edu em pé, Camila também fica muito emocionada com a recuperação do amado e corre para abraçá-lo.
Edu sente a falta de Helena e Alma garante que mandou convidá-la. Ele pede que Camila telefone para a mãe, mas Helena não quer atrapalhar seu primeiro dia em família. Na praia, Laerte joga frescobol; Márcia e Yvete incentivam Antonia a se interessar por ele. Edu conhece Robson, o enfermeiro contratado para assisti-lo. Alma enche Camila de atenções. Ofélia organiza um recital para apresentar uma aluna e convida os vizinhos. Capitu e Simone encontram Clara na joalheria. Fred e Nina também chegam. Camila só fala de Alma, fazendo Helena sofrer. No elevador, Capitu e Simone conhecem Felipe, um novo vizinho do prédio. Continua a festa na casa de Ofélia. Miguel fica sabendo que Helena ligou duas vezes e bate na sua porta. Helena fica surpresa com a visita de Miguel. Eles bebem vinho e ouvem a música que vem do apartamento vizinho. Camila surge e os três fazem um brinde. Pedro e Sílvia vão a uma pizzaria e brigam o tempo todo.
Edu conta para Estela um sonho que teve no hospital, onde o pai, a mãe e tia Alma discutiam violentamente. Cíntia e Alex chegam na mesma pizzaria, Sílvia se enfurece e larga o marido na mesa. Miguel vai embora e Camila quer saber se atrapalhou alguma coisa, deixando Helena irritada. Em casa, Pedro e Sílvia brigam mais ainda. Capitu encontra Paulo na Lagoa e pede para ele fotografar Zilda. Todos vão para a casa de Paulo que demonstra seu interesse por Capitu. Durante a revelação das fotos, os dois se beijam. Helena vai visitar Edu. O encontro de Edu e Helena. Ciça entra no quarto e quebra o clima entre Paulo e Capitu. Edu toma água de canudinho junto de Helena. No haras, Alma admira Camila cavalgar. Paulo relembra, encantado, os momentos com Capitu. Ingrid assina os papéis para entregar a fazenda. Durante o lanche em família, Ciça culpa Paulo pela morte da mãe.
Capitu conta sobre o beijo para Simone. Ciça pede desculpas ao irmão e eles se abraçam. Márcia incentiva Antônia a olhar mais para Laerte. Miguel se entusiasma com a presença dos filhos na livraria. Duas semanas depois, Edu faz progressos com os movimentos. Camila não sai do seu lado. Cíntia leva Lyon, o cachorro, para sua casa. Pedro dá uma geral na casa do haras. Helena arruma o quarto para receber Íris, que se despede de Ingrid e deixa a fazenda, rumo ao Rio de Janeiro. Ingrid relembra Íris dançando com sensualidade. Helena se prepara para a chegada da irmã. Edu faz pequenos progressos e, em breve, deverá sair da cadeira de rodas. Cíntia e Alex se divertem com Lyon. Estela não sai de perto do irmão. Camila recebe cartão de Toshio, mas não se emociona. Viriato pensa em levar Rachel para a Disney; Yvete quer comprar um apartamento. Íris chega ao Rio e se deslumbra com a paisagem. Camila se encontra com Roberto e relembra o poema que ele um dia lhe deu. Depois, faz companhia a Edu, que está meio circunspeto. Ciça implica com tudo, em especial com Zeca. Paschoal planeja viajar por alguns dias com Ema. Íris bisbilhota gavetas, armários, tudo, na casa de Helena. Camila surpreende-a.
Camila visivelmente não gosta de encontrar Íris remexendo nas suas coisas. Estela janta com Edu no quarto. Sílvia não quer ir à casa de Helena e acaba brigando com Pedro. Edu está interessado em saber o quanto seus pais deixaram de herança. Alma defende a sua posição: Helena pode visitar Edu, mas ela não fica em casa nestes momentos. No jantar em família, Camila implica com a intimidade entre Íris e Pedro; Helena se perturba com o primo; Clara solta farpas e Fred permanece tranquilo e simpático. Viriato se irrita ao ver uma revista com um artigo sobre impotência. Yvete cobra dele um atitude e o marido promete ir ao médico. Cíntia simpatiza com Íris. Edu convida Helena para almoçar. Íris dá de cara com Sílvia. Sílvia e Íris trocam desaforos e partem para a agressão física. Íris ameaça Sílvia com um chicote. Pedro passa na loja de Cíntia, mas não encontra-a . Márcia quer ajudar Antônia a conquistar Laerte. Sílvia vira o jogo e chicoteia Íris. Cíntia e Severino, muito assustados, conseguem conter as duas.
Alma reclama que Edu vive enfurnado no quarto e irrita Estela. Pedro irrompe enfermaria adentro, furioso e acaba dando palmadas na prima, para perplexidade de Cíntia. Capitu e Fred tomam um café no bar da livraria. Paulo observa o casal. Edu e Helena se reencontram emocionados. Alma e Glória chegam no restaurante. Alma 'alfineta' Helena com a maior gentileza. Manda lembranças para Camila, a única, segundo ela, que consegue entrar no quarto de Edu. Camila garante a Yvete que a sua paixão por Edu vai passar. Pedro cobra a 'dívida' de Cíntia e os dois se beijam. Helena tem certeza que Edu também está lutando contra os sentimentos. Íris vai ao Café com a veterinária e se encanta com a beleza de Romeu.
Clara está toda animada para ir a um desfile e convida Camila e Íris. Pedro encontra sua mala preparada por Sílvia e vai embora de casa. Clara compra vestido novo e coloca na bolsa um colar e brincos, em vez de guardar no cofre da joalheria. Para todos, conta que foi um empréstimo com a aprovação da gerente. Ema e Paschoal ficam felizes em ver Capitu em casa sábado à noite. Pedro bate a campainha da casa de Helena. Íris fica deslumbrada com o desfile. Sílvia não consegue trabalhar de tanta raiva que está sentindo.
Clara não percebe que a gerente da loja também está no desfile. Pedro conta a Helena da briga entre Íris e Sílvia e os dois discutem. Helena se emociona quando Pedro relembra o passado e diz que desejava tê-la reencontrado antes. Renata, a gerente da joalheria, encontrou a Clara no desfile, pegou a jóia e disse que ela estava demitida. Fred consola Clara e diz que ela não cometeu nenhum crime, foi apenas imprudente.
No dia seguinte, em meio à outra discussão de Helena e Camila por causa de Edu, Íris descobre o segredo que existe entre mãe e filha.
Camila deixa claro para Helena que Edu gosta dela e que a mãe não precisa temer sua aproximação com o rapaz. Helena, por sua vez, tenta justificar, dizendo que se preocupa com a filha, temendo que ela se machuque.
Para piorar o clima entre Íris e Camila, as duas inimigas discutem feio dentro da casa de Helena.
Camila e Íris vão as tapas quando a meia irmã de Helena diz que a jovem está dando em cima do namorado da própria mãe. Desesperada, Helena tenta separar a briga.
Camila briga feio com Íris. Helena, por sua vez, tenta acalmar as duas, mas sem êxito. Logo, Camila pensa que a mãe está defendendo Íris e fica chateada com Helena.
Íris vibra ao ver Camila decepcionada com Helena. Aos gritos, Camila diz que não quer mais morar com Helena.
Assim que acaba a discussão, Camila procura Alma e pede sua ajuda para sair da casa da mãe. Sem pestanejar, logo, a tia de Edu, lhe oferece um quarto em sua casa.
Na calada da noite, Edu resolve visitar Camila no quarto de hóspedes. Camila, por sua vez, aproveita a visita do amado.
No dia seguinte, Helena fica constrangida ao visitar Camila na casa de Alma e vê Edu se aproximar. Camila, cheia de mimos, tenta justificar sua ida para casa de Edu, dizendo pra mãe que deveria ser consultada sobre a hospedagem de Íris em sua casa. Helena diz que não tinha como negar um pedido da irmã que conheceu recentemente, principalmente após a morte do pai.
Depois de uma conversa difícil com Camila, Helena, muito a contragosto pede um tempo na relação a Edu.
Edu e Estela dizem a Alma que querem saber exatamente qual o tamanho do patrimônio deles. Ela se sente ofendida. Miguel toma café com a família e Capitu aparece para falar com Paulo. Camila se irrita quando Helena pede para ela passear com Íris. As duas discutem. Íris ouve através da parede a discussão entre mãe e filha e descobre a paixão de Camila por Edu. Olívia e Eládio planejam o jantar de aniversário de Cíntia. Sílvia quer vingar-se de Pedro. Camila visita a livraria, conversa com Miguel e pensa em Edu. Paulo passeia pelo Rio com Capitu e Bruno. Alma pede a Estela e Edu que aguardem algumas semanas para a reunião de avaliação do patrimônio porque o advogado está doente. Fred consola Clara, que planeja passar uns tempos com o pai, em Salvador. Helena decide enfrentar o problema de frente e se tudo estiver bem com Edu, pretende abrir o jogo.
Íris procura Pedro e eles voltam às boas. Sílvia manda trocar a fechadura da casa. Edu usa o andador pela primeira vez. Camila se emociona com a sua recuperação e abraça-o com ardor. Pedro avisa Cíntia que é um homem livre e aguarda-a na nova casa. Estela e Camila levam Edu para passear ao ar livre. Ele tenta, mas não consegue falar com Helena. Camila fica de avisar a mãe. Márcia incentiva Viriato a levar Yvete para sair à noite. Pedro não gosta quando encontra Íris mexendo no fichário do haras. Camila vai à clínica contar da recuperação de Edu, mas não diz que ele tentou falar com Helena. Mãe e filha discutem novamente. Pedro vai à floricultura e briga com Sílvia, porque não conseguiu entrar em casa. Edu e Helena conversam por telefone. Estela pergunta a Edu, mas ele nega estar apaixonado por Camila. Sílvia manda entregar os pertences de Pedro e depois vai à casa de Alma. Laerte chega ao trabalho de short e tênis, depois de correr no calçadão e Antonia lhe prepara o café. Vingativa, Sílvia previne Alma sobre um caso entre Pedro e Íris, que é menor de idade. Capitu leva o pai ao oculista. Fred desabafa com a mãe o problema de Clara. Camila encontra-se com Roberto na faculdade.
Ciça diz a Alma que seu pai gosta de Helena. Capitu ganha duas semanas de folga de Fernando, mas depois deve pegar firme no "trabalho". Durante visita a Edu, Ciça conta para Alma que o pai é apaixonado por Helena. Depois de ouvir um recado de Edu para Helena na secretária eletrônica, Camila telefona para Roberto. Capitu promete fogão e máquina de lavar novos para a mãe. Íris arruma a cama no quarto de Pedro e é surpreendida por Alma. Alma quer saber o que Íris faz ali. Pedro trata mal a prima e Alma previne-o contra as mentiras de Sílvia. Helena vai almoçar em casa e Camila recusa-se a lhe fazer companhia. Estela chama Edu para uma festa de aniversário e ele promete pensar. Alma gosta do jeito espontâneo de Íris a convida-a para conhecer sua casa. Helena se queixa com Yvete do comportamento da filha. Viriato fica nervoso diante do urologista, mas sai do médico mais confiante e leva quitutes da padaria para a mulher. Camila fica bonita para sair com Roberto. Paulo vai à casa de Capitu de surpresa. Edu convida Helena para a festa na boate mas ela recusa. Paulo e Capitu beijam-se. Na boate, Edu fica surpreso quando vê Camila dançando com Roberto. Edu, com ciúmes de Camila, que ir embora da festa, mas convida-a para a piscina no dia seguinte. Diante da casa, Roberto tenta beijar Camila mas ela foge. Estela avisa Edu que ele está se apaixonando.
Camila acorda sorridente e deixa que pensem que é por causa de Roberto. Helena tem muito trabalho na clínica e nega-se a visitar Edu. Íris é a convidada de Alma. Na piscina, Íris provoca Camila, dizendo que se apaixonaria pelo namorado da mãe, se ele fosse igual a Edu. Capitu pergunta ao pai como foi acidente com Paulo. Viriato quer levar Yvete para um motel assim que melhorar. Helena ouve quando Íris acusa Camila de estar roubando o namorado da mãe. As duas brigam e Helena tenta separá-las. Camila se irrita porque a mãe toma o partido de Íris. A discussão entre Helena e Camila continua no elevador. Íris pede desculpas a Helena e elogia a beleza de Edu. No haras, Pedro participa do churrasco feito por peões gaúchos. Depois, relembra Helena aos 17 anos, quando eles eram namorados. Alma, Danilo e Gloria visitam a livraria, onde Camila está aos prantos.
Mãe e filha não se entendem. Alma, Danilo e Gloria convidam Miguel e Ciça para jantar. Camila diz que não quer mais viver com a mãe e Alma leva-a para sair com o grupo, incluindo Miguel e Ciça. As recordações de Pedro com Helena continuam. No restaurante, a conversa rola animada e Danilo conta feliz da vida sobre a viagem que farão à Las Vegas. Gloria aproveita o clima de romance e dá em cima de Miguel. Alma avisa Helena e depois Edu, que Camila vai dormir no quarto de hóspedes. No meio da noite, Edu vai ao quarto de Camila que está dormindo e a observa.
Alma discute com Danilo e vai atrás de um comprimido para a dor de cabeça do marido. Camila acorda e vê Edu, que tenta convencê-la a voltar para casa. Durante a conversa rola um clima entre eles. Alma entra no quarto e surpreende a conversa dos dois. Camila sonha acordada. Helena tem um pesadelo e acorda aflita. Camila decide acompanhar Estela e Edu ao haras. Helena pergunta a Zilda se Camila deu notícias. Depois da ressaca, Danilo bebe champanhe, mas diz que é chá. Íris vai à clínica com Helena. Camila conta a Pedro que brigou com Helena.
Helena pede um tempo para Edu. Pedro mostra a nova casa para Camila e ela desabafa, contando sua paixão por Edu. Íris encontra Cíntia no café da livraria. Edu entra em casa amparado por Estela e Camila e encontra Helena esperando-o. Edu, Camila e Helena ficam constrangidos. Estela quer saber porque Alma não foi receber Helena. Edu deixa mãe e filha a sós, mas elas continuam brigando. Íris conta a Cíntia, Alex e Liza que sonha em casar-se com Pedro. Camila recusa o convite de Helena para trabalhar na clínica. Ciça briga com o irmão na frente de um cliente da livraria. Helena vai ao quarto de Edu e pede um tempo no relacionamento. Edu tenta fazer Helena mudar de idéia, beijando-a. Alma entra no quarto de Edu e vê a cena.
Alma fica irradiante de felicidade quando sabe por Edu, que Helena pediu um tempo na relação. Logo, a tia possessiva aproveita para aconselhar o sobrinho a não ficar esperando por Helena e partir para outra. Edu não aceita os conselhos da tia.
AGORA VEJA LAÇOS DE FAMÍLIA (RESUMO DOS CAPÍTULOS) Parte 4
RETORNE AO MENU PRINCIPAL
Nenhum comentário :
Postar um comentário