domingo, 3 de janeiro de 2016

RODA DE FOGO (TRILHA SONORA)


RETORNE AO MENU PRINCIPAL

RETORNE AO MENU PRINCIPAL

As trilhas sonoras de "Roda de Fogo" são verdadeiras obras primas. Perfeitas referencias musicais daqueles anos de 1986 e 1987, época de exibição da novela, época de glória do programa musical Globo de Ouro e época de grande sucesso dos hits que compunham as trilhas. Para ter ideia, a trilha nacional tem Ritchie, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Simone, Rosana, Wando, Djavan, Capital Inicial, Marina, entre outros.




A trilha sonora nacional começa com a regravação do clássico "Too Young" de Nat King Cole, na voz da diva nacional, Simone. Uma música belíssima que foi tema de Maura Garcez (Eva Wilma). Apesar de abrir o disco, a música só ganhou força na novela a partir do capítulo 30, quando a personagem começa pra valer.

A regravação de "Você" de Tim Maia, na voz de Herbert Vianna de Os Paralamas do Sucesso, foi um fenômeno musical. A música, tocada a exaustão na novela, era tema da bela rebelde Laís (Lúcia Veríssimo), quando namorou Felipe D'Ávila (Paulo Castelli) e o não menos rebelde Pedro (Felipe Camargo). "Você" foi uma febre musical nacional, presente nas rádios, discotecas, festinhas de garagens e em tudo que você imaginasse naqueles anos. Onde chegava, lá estava a música marcando presença, tocando sem parar!

"TEMA DE ANA MARIA" (Em letras garrafais para destacar a música que marcou história). Inconfundivelmente como tema da própria Ana Maria (Isabela Garcia), embalando cenas românticas com o rebelde Pedro (Felipe Camargo), a música do Clock composta por Mariozinho Rocha (produtor musical), foi muito além do horizonte!!! Quem mora em Recife (PE), conhece muito bem a música, apesar de não unir muito o nome à pessoa. Pois bem, após a novela – acho que imediatamente após ou talvez bem próximo do fim – existiu, por anos, um programa na Rádio Cidade chamado "Toque de Amor", que tinha como tema a música "Tema de Ana Maria". O locutor, com um vozeirão de fazer qualquer um – sem exceção – suspirar, lia cartas de amor, enviadas pelos ouvintes, tendo como fundo musical, a referida musica. Isso durou muitos anos (anos de 1980, anos de 1990) e fez o maior sucesso. Tanto que, caso alguém em Recife ouça a música seja lá onde for, logo vai lembrar do programa da rádio ao invés da novela! Agora, durante pesquisas, parece que na Rádio Cidade de São Paulo o programa se chamava "Amor Sem Fim", claro que apresentado por outro locutor.

A banda pop rock paulista Rádio Taxi, sucesso dos anos de 1980, esteve presente com "Você se esconde", tema d o rebelde Pedro (Felipe Camargo). A banda também ficou muito conhecida através da música "Sanduíche de Coração", tema de abertura da novela "Pão Pão/ Beijo Beijo" em 1983.




Wando, ainda começando a jogar calcinhas em seus shows, cantava "Viver é deixar rolar os sentimentos", tema romântico dos personagens Junior (Cássio Gabus Mendes) e Vera (Claudia Magno). Música também marcada pela presença da própria Claudia Magno, uma musa daquela época.

O tema de abertura "Pra começar", na voz de Marina, ainda sem usar o sobrenome "Lima", também marcou época e a letra descreve muito bem o enredo da novela!



Indiscutivelmente, "Transas" do Ritchie, é a marca registrada da novela, que embalou o romance de Renato Villar (Tarcísio Meira) e Lúcia Brandão (Bruna Lombardi). A música abria o lado "B" do disco (quando tinha dois lados e só era fabricado em LP e K7) e foi muito bem explorada em cenas da novela e se tornou um clássico nacional do cantor, assim como "Menina veneno" e outras músicas dele.




Em seu segundo disco, Kiko Zambianchi já era um representante nato do pop rock nacional e a música "Alguém", foi marca registrada do motorista mulherengo Tabaco (Osmar Prado), sempre executada em cenas com as amantes Patativa (Claudia Alencar), Bel (Inês Galvão), Marlene (Carla Daniel) e seja lá quem fosse que caísse na rede do tubarão garanhão!

O saudoso mestre Marçal também abrilhantou a trilha nacional de "Roda de Fogo" com a música "Facho de esperança", tema do casal de meia idade Joana (Yara Cortês) e Gilson (Gilberto Martinho). Durante muitos anos, Marçal foi diretor de bateria da GRES Portela. Após esse período, fez trabalhos como cantor, mas sem deixar o Carnaval de lado. Alguns de seus discos tinham a temática das Escolas de Samba.




"Segredo" de Djavan, foi tema da personagem Telma Rezende (Joana Fomm). A música é mais uma obra prima do cantor experiente em tocar o coração!

"Desses olhos
Tenho medo
Quer dizer tudo
Tudo é segredo..."

Um ano antes de estourar mais ainda com a música "O amor e o poder (mais conhecida por Como uma Deusa – tema de Vera Fischer na novela Mandala)" , Rosana, cliente de carteirinha do extinto programa Globo de Ouro, também estourou com o hit "Nem um toque", tema da temperamental Helena (Mayara Magri) e Gilberto (Rodolfo Bottino).

"Nem um toque e eu querendo, dizer muito prazer
Nem um toque e eu sonhando, sonhando com você
Nem um toque e eu querendo, dizer muito prazer
Nem um toque e eu sonhando, sonhando com você"

Aproveitando o embalo das já consagradas bandas Titãs, Kid Abelha, Metrô, entre outras, quele fabuloso 1986 também trazia uma nova safra de bandas pop rock nacional, como o Legião Urbana, Ira, Engenheiros do Hawaii, Biquine Cavadão, Hanói-Hanói, Dr Silvana entre tantas outras. Mas foi o Capital Inicial que marcou presença em "Roda de Fogo" com a eletrizante "Música urbana", tema geral e dos jovens da novela.

A trilha sonora internacional de "Roda de Fogo" foi outro espetáculo a parte. Um show musical através de Simply Red, Genesis, Dire Straits, New Edition, The SOS Band, James Warren, Peter Gabriel, Michael McDonald e muitos outros.

O disco abre com a dançante "Sweet Freedom" de Michael McDonald, tema internacional do vilão Mário Liberato (Cécil Thiré). O cantor americano começou a carreia em 1975, tocando teclados e fazendo backing vocals no grupo Steely Dan. Após o afastamento de Tom Johnston da banda The Doobie Brothers, Michael foi convidado para substitui-lo.

A romântica "With You All The Way" do New Edition, está presente na trilha internacional e tocou a exaustão nas rádios do planeta terra! New Edition é um grupo de R&B formado em Boston em 1978. O grupo atingiu seu auge de popularidade na década de 1980. Eles foram os progenitores do movimento boy band dos anos 1980 e 1990 e abriu caminho para grupos como New Kids on the Block, Boyz II Men, Backstreet Boys e 'N Sync. O grupo gravou em sua maioria como um quinteto.

É de arrepiar a música" Invisible Touch" do Genesis com a inconfundível voz de Phill Collins.

"Colors On My Blues" de Reno Scott foi tema de Carolina (Renata Sorrah).

"New York - Rio - Tokyo" da banda alemã Trio Rio, também fez parte da trilha internacional de "Roda de Fogo". A banda foi fundada em 1983 pelo vocalista Peter Fessler (nascido em 1959), juntamente com quatro amigos. Eles são mais conhecidos por sua canção de sucesso "New York - Rio - Tokyo", que alcançou o número três no gráfico alemão em 1986.

"You Can't Get Out Of My Heart" do Mike Francis embalou o romance entre o poderoso Renato Villar (Tarcísio Meira) e a juíza Lúcia Brandão (Bruna Lombardi).

Peter Gabriel inovando com o sucesso "Sledgehammer". O cantor do Reino Unido, fundou o Genesis em 1967. Em carreira solo desde 1978, apesar do sucesso comercial e de crítica com os álbuns anteriores, sua maior popularidade foi obtida em 1986 com So. As canções "Sledgehammer", "Big Time" e "In Your Eyes" estouraram nas paradas de sucesso de vários países do mundo. O álbum foi co-produzido por Daniel Lanois, já então reconhecido por seu trabalho no U2.

A banda do Reino Unido Simply Red encantou os brasileiros com a romântica "Holding Back The Years", e marcou presença na trilha internacional de "Roda de Fogo".

A dançante "The Finest" do The SOS Band, foi tema geral da novela. ".

Pepino de Capri regravou Outra Vez de Roberto Carlos. Em italiano, a música tem o título de "Ancora Con Te" e foi tema de Maura Garcez (Eva Wilma) e sua paixão por Renato Villar (Tarcísio Meira). ".

"Sahara Night" é uma linda canção do F. R. David, nome artístico do cantor franco-tunisino Elli Robert Fitoussi. Durante os inícios da década de 1970, ele foi membro da banda de rock francesa Les Variations. No Brasil, fez sucesso como um dos temas da novela Ti Ti Ti (primeira versão). Em 1987 duas músicas tornaram-se hits no Brasil, a balada "Sahara Night", da novela Roda de Fogo, e "Music", que fez parte da novela Brega & Chique. "Music", que também fez sucesso na voz do cantor brasileiro Marquinhos Moura que a transformou em "Meu Mel".

"Why Worry" nada mais é que um verdadeiro hino do sensacional Dire Straits. A música romântica foi tema do casal Pedro (Felipe Camargo) e Ana Maria (Isabela Garcia). Seguindo o lançamento de Live at the BBC, uma coleção de gravações ao vivo de seus anos anteriores, a banda terminou sem alardes em Junho de 1995 – curiosamente quase dois anos antes da música "Why Worry" entrar na trilha internacional de Roda de Fogo – após Knopfler expressar não querer mais grandes turnês, partindo para um trabalho em tempo integral em material solo e trilhas sonoras de filmes, enquanto os outros integrantes partiram para carreiras distintas.

Em 1986, após o final da turnê de suporte ao álbum Brothers in Arms, a banda estendeu-se fora da mídia e Mark Knopfler concentrou-se em projetos solo, além de trilhas sonoras. O grupo reuniu-se novamente para o concerto de aniversário de 70 anos de Nelson Mandela em 1988, que contou com outras grandes participações como o Bee Gees, Phil Collins, Eric Clapton entre outros. No mesmo ano Terry Williams deixou a banda. Após Knopfler ter trabalhado e participado de turnê com o Notting Hillbillies, o Dire Straits reuniu-se em 1990. O resultado foi o último álbum de estúdio da banda, On Every Street (1991), com sucesso e críticas moderadas. A turnê mundial de 1991-1992 não foi tão bem sucedida quanto a anterior. Em 1993 foi lançado o álbum ao vivo On the Night, documentando a turnê.

A romântica "It Won't Be The Same Old Place" de James Warren, também fez sucesso aqui no Brasil.

Para encerrar o álbum, o rock "If Looks Could Kill" do Heart. Banda que, vez por outra, marcava presença em trilhas sonoras de novelas da Globo.

Trilha Sonora Nacional




















01. Em Flor (Too Young) – Simone (Tema de Maura Garcez)
02. Você – Os Paralamas Do Sucesso (Tema de Laís)
03. Tema de Ana Maria – Clock
04. Você Se Esconde – Rádio Táxi (Tema de Pedro)
05. Viver É Deixar Rolar O Sentimento – Wando (Tema de Júnior e Vera)
06. Pra Começar – Marina (Tema de Abertura)
07. Transas – Ritchie (Tema de Renato Villar e Lúcia Brandão)
08. Alguém – Kiko Zambianchi (Tema de Tabaco e Suas Amantes)
09. Facho de Esperança – Marçal (Tema de Gilson e Joana)
10. Segredo – Djavan (Tema de Telma Rezende)
11. Nem Um Toque – Rosana (Tema de Helena e Gilberto)
12. Música Urbana – Capital Inicial (Tema Geral)


Trilha Sonora Internacional




















01. Sweet Freedom – Michael Mcdonald (Tema de Mário Liberato)
02. With You All The Way – New Edition
03. Invisible Touch – Genesis
04. Colors On My Blues – Reno Scott (Tema de Carolina)
05. New York, Rio, Tokyo – Trio Rio
06. You Can’t Get Out Of My Heart – Mike Francis (Tema de Renato e Lúcia)
07. Sledgehammer – Peter Gabriel
08. Holding Back The Years – Simply Red
09. The Finest – The S.O.S. Band
10. Ancora Con Te – Pepino Di Capri (Tema de Maura Garcez)
11. Sahara Night – F. R. David
12. Why Worry – Dire Straits (Tema de Ana Maria e Pedro)
13. It Won’t Be The Same Old Place – James Warren
14. If Looks Could Kill – Heart

RODA DE FOGO (ABERTURA E FICHA TÉCNICA)

AGORA VEJA RODA DE FOGO (ABERTURA E FICHA TÉCNICA)

RETORNE AO MENU PRINCIPAL
RETORNE AO MENU PRINCIPAL

Nenhum comentário :