domingo, 3 de janeiro de 2016

RODA DE FOGO (SINOPSE)


"Roda de Fogo" foi uma crônica do chamado "capitalismo selvagem" naqueles anos de 1986/87. Uma história com muitos vilões e poucos heróis. Em especial, Renato Villar, um vilão que se regenera ao descobrir-se a beira da morte, tentar corrigir os erros do passado e se vingar dos inimigos.

Ambientada no Rio de Janeiro, "Roda de Fogo" narra a história de Renato Villar (Tarcísio Meira), um homem que se transforma quando se vê diante da morte. Renato Villar é um empresário bem-sucedido e inescrupuloso, capaz de qualquer coisa por poder.

Renato Villar também mantém um casamento de aparências com Carolina (Renata Sorrah), uma mulher fria e ambiciosa, que sonha ver o marido na Presidência da República.

Nos capítulos iniciais, um dossiê com irregularidades numa das empresas de Renato Villar é revelado, provocando um escândalo no meio empresarial. A empresa aplicava ilegalmente dinheiro no exterior com a conivência de Benson (Carlos Kroeber), diretor de um poderoso banco.

A denúncia é feita pelo empresário Celso Rezende (Paulo José), que envia da Europa uma série de documentos para o juiz Labanca (Paulo Goulart). Celso acaba morrendo misteriosamente e Labanca passa a perseguir Renato Villar.

Para sair da enrascada, Renato conta com a ajuda de seu advogado e braço direito Mário Liberato (Cecil Thiré), um profissional corrupto capaz de qualquer artimanha para livrar seus clientes.

Lúcia Brandão (Bruna Lombardi) é a bela juíza que cruza o caminho de Renato Villar e assume o caso do empresário. Enquanto Mário é um advogado corrupto, Lúcia é uma profissional íntegra e de rígidos princípios morais.

Renato pretende subornar a juíza para livrar-se das acusações, mas os dois acabam se apaixonando, e ela passa a viver um grande conflito: como julgar o homem que ama?

A novela dá uma reviravolta quando Renato descobre que tem um tumor no cérebro, que lhe causa fortes dores de cabeça. Ao saber que só tem, no máximo, mais seis meses de vida, Renato transforma-se inteiramente.

No plano pessoal, o empresário termina o casamento com Carolina para viver seu amor por Lúcia. No profissional, decide destinar parte dos lucros de sua empresa a uma fundação criada ao lado da ex guerrilheira Maura Garcez (Eva Wilma), mãe do filho Pedro (Felipe Camargo), fruto de uma relação do passado.

Renato Villar também afasta todos os executivos que o traíam no alto escalão de seu grupo financeiro. As atitudes desagradam à família e os sócios, que passam a lutar por sua destruição, liderados pelo advogado Mário e pelo sócio Paulo Costa (Hugo Carvana). Mário Liberato torna-se o grande vilão da história. Em sua luta pelo poder, que envolve uma série de assassinatos, ele conta com a ajuda do criado Jacinto (Cláudio Curi), que foi torturador durante o regime militar.

Outro objetivo da vida de Renato é reconquistar o amor dos filhos Pedro (Felipe Camargo) e Helena (Mayara Magri).

Renato Villar (Tarcísio Meira) é um homem bonito, charmoso e elegante, de extraordinária vitalidade. Um vitorioso. Sua fortuna, calculada em vários milhões de dólares, teve início com seu pai, Antonio Villar (Mário Lago). Mas o grande salto veio após o casamento com Carolina (Renata Sorrah), filha de ricos proprietários de terras. Dono de um império, Renato preside uma holding de várias empresas – companhias agropecuárias, mineração, financeira, rede de lojas etc –, dirigidas por membros de sua família e de Carolina. É um líder empresarial, conhecido nacionalmente. Sua projeção originou propostas para que ingresse na política, o que é muito bem visto pela família e pelos associados.

Renato é um homem frio, implacável na realização de seus objetivos. Orgulhoso, prepotente e arrogante, sabe exercer grande fascínio sobre os outros, quando quer. Gosta do poder, e o trabalho é a única coisa que o satisfaz. Também gosta de conquistar e seduzir as mulheres, uma forma de afirmar seu poder – mas não se entrega a nenhuma delas. Com Carolina, mantém uma relação burocrática; não há amor entre os dois. No passado, quando se conheceram, houve muita atração, que o tempo se incumbiu de dissipar. Restaram apenas o interesse econômico de ambas as partes e as conveniências sociais.

Lúcia Brandão (Bruna Lombardi) é uma mulher bonita e inteligente, preza sua liberdade e inteligência acima de tudo. Advogada bem-sucedida, trocou a advocacia pela magistratura para fazer prevalecer sua visão extremada da lei e da justiça. Fez concurso, foi aprovada com brilho e empossada como juíza substituta. Acredita na lei e na justiça, e vive um grande conflito quando seu caminho cruza com o de Renato Villar (Tarcísio Meira).

Carolina D'Ávila Villar (Renata Sorrah) vem de uma tradicionalíssima família de barões do império, e é muito ciosa do nome que ostenta e do status que possui. A maior parte de sua herança são terras, hoje administradas por uma empresa agropecuária que integra a holding de Renato.




Carolina é uma mulher que cultiva as aparências, dedicando-se a chás beneficentes e atividades afins. Tem uma grande roda de conhecidos, mas não costuma aprofundar amizades. A família supre esta parte, sendo para ela a coisa mais importante a preservar. Seu maior sonho é ser primeira-dama do país.

Maura Garcez (Eva Wilma) por volta de 1960, teve um romance com Renato Villar (Tarcísio Meira). Os dois foram muito apaixonados, e da relação nasceu Pedro (Felipe Camargo). Renato não o queria, e assim começou o desentendimento entre eles, que se acentuou cada vez mais, até ambos seguirem caminhos opostos. Ela optou pela participação política na esquerda; ele, em construir sua grande fortuna. Em 1970 foi presa, e Renato conseguiu tirá-la do país, mas os sofrimentos na prisão levaram-na ao desequilíbrio psicológico, culminando na sua internação numa clínica em Roma.

Após 16 anos de exílio no exterior, Maura Garcez retorna ao Brasil com a ajuda da mãe Joana (Yara Cortês), do filho Pedro (Felipe Camargo) e do próprio Renato Villar.

Mário Liberato (Cecil Thiré) é o advogado de Renato (Tarcísio Meira) no Grupo Villar. É um solteirão, que aprecia coisas exóticas: comidas, roupas e objetos. Quanto a mulheres, não se tem notícia de que tenha tido uma relação mais profunda. Frio, controlado, profissional extremamente competente, mas reservado.

Mário não é homem de grandes embates nos tribunais. Seu trabalho é encontrar as brechas da lei e fazer a fundamentação jurídica. Tem um lado estranho da sua personalidade que o faz identificar-se muito com as mulheres – a tão decantada porção feminina. Um observador malicioso poderia achá-lo um tanto afetado. Em contraponto, é capaz de chegar a explosões de violência e requintes de sadismo assustadores.

Marcos Labanca (Paulo Goulart) é um Juiz de muito prestígio, titular da vara onde Lúcia (Bruna Lombardi) é substituta. Tem o poder de decisão num processo contra Benson (Carlos Kroeber). Homem de muita integridade e firmeza. Um ídolo para Lúcia. Fará de tudo para provar a culpa de Renato Villar (Tarcísio Meira) que se envolve num escândalo de lavagem de dinheiro.

Pedro (Felipe Camargo) é o filho de Renato (Tarcísio Meira) e Maura (Eva Wilma). A ausência do pai e, em seguida, da mãe, exilada, transformou-o num rapaz revoltado, de temperamento difícil. Faz tudo para incomodar e agredir o pai, até mesmo na forma de se vestir: suas roupas são extravagantes e agressivas. É fortemente rejeitado pelas famílias de Carolina (Renata Sorrah) e Renato.

Helena (Mayara Magri) é filha de Renato (Tarcísio Meira) e Carolina (Renata Sorrah), estudante de comunicação. Tem um relacionamento difícil com os pais, cuja visão de mundo contesta. Renato se sente na obrigação de transmitir à filha uma moral que recebeu dos pais; e Carolina tem grandes planos para ela, com os quais a jovem nem sempre concorda.

Werner Benson (Carlos Kroeber) é um representante de um conglomerado financeiro no Brasil. Descendente de ingleses e alemães, não considera povos subdesenvolvidos como gente, embora seja grande apreciador de mulatas. Frio, capaz de qualquer coisa para defender os seus interesses e os do conglomerado.

Paulo Costa (Hugo Carvana) é um primo de Carolina (Renata Sorrah), diretor de uma das empresas da holding. Governista na época da ditadura, sonha voltar à política. Candidato à Constituinte. É quem arranja as mulatas para Benson (Carlos Kroeber), pois também as aprecia. Juntamente com Carolina, quer fazer de Renato (Tarcísio Meira) o presidente da República.

Felipe D'Ávila (Paulo Castelli) é neto do General Hélio D’Ávila (Percy Ayres), com quem mora. Felipe também é diretor de uma das empresas da holding de Renato (Tarcísio Meira).

Felipe envolve-se com Laís (Lúcia Veríssimo), causando um tumulto na família, principalmente a revolta do general Hélio, que não simpatiza com a bela e determinada moça, irmã da juíza Lúcia Brandão (Bruna Lombardi). Mas Felipe nem quer saber da opinião contrária do avô, pois fica perdidamente apaixonado por Laís.

General Hélio D'Ávila (Percy Ayres) é tio de Carolina (Renata Sorrah) e avô de Felipe D'Ávila (Paulo Castelli) e Ana Maria (Isabella Garcia). Senhor muito interessado em preservar a moral familiar. Vez por outra, se desentende com Antônio Villar (Mário Lago), pai de Renato (Tarcísio Meira). Une-se à sobrinha para fazer de Renato Villar o presidente da República.

Ana Maria (Isabela Garcia) é neta do general Hélio D’Ávila (Percy Ayres) e irmã de Felipe (Paulo Castelli). Jovem bonita, supercontrolada pelo avô, balança as estruturas familiares quando se envolve com Pedro (Felipe Camargo).

O romance entre Ana Maria e Pedro desperta a ira do general Hélio D'Ávila e do neto Felipe, respectivamente avô e irmão da moça. Eles são aceitam de modo algum, que a neta se relacione com o filho bastardo de Renato Villar (Tarcísio Meira). Mas o casal não deixa que a família atrapalhe o amor que um sente pelo o outro, e lutam para vencer os obstáculos.

Telma Rezende (Joana Fomm) é mulher de Celso (Paulo José) e mãe de Junior Rezende (Cássio Gabus Mendes). Mulher bonita, charmosa, com grande penetração nas altas esferas políticas e empresariais. Seu casamento está em crise há muito tempo.

Telma é amante de Paulo Costa (Hugo Carvana). Após a misteriosa morte do marido, Celso Rezende, viverá uma relação conflituosa com o filho, Junior, que tenta desvendar a morte do pai e não aceita o romance dela com Paulo.








Com o passar do tempo, Telma ainda se envolve com Marcos Labanca, por conta do assassinato de Celso Rezende (Paulo José).

Junior Rezende (Cássio Gabus Mendes) é o único filho de Telma (Joana Fomm) e Celso (Paulo José). Estudava nos EUA e vem para o Brasil com a morte do pai. Não aceita a versão oficial do acidente, assumindo um comportamento excêntrico e sempre culpando a mãe, Telma Rezende.

Laís Brandão (Lúcia Veríssimo) é a única irmã de Lúcia (Bruna Lombardi), filha de Fernando (Carlos Vergueiro). Linda e deslumbrante, muito ambiciosa, sonha em ser uma personalidade do jet setnacional. Quer aparecer, acontecer. Também é muito rebelde e rovúvel. Se relacionar com Gilberto (Rodolfo Botino), Felipe D'Ávila (Paulo Castelli) e Pedro (Felipe Camargo) no decorrer da história.

Roberto Labanca (Jayme Périard) é filho único do juiz Labanca (Paulo Goulart). Paralítico, tem uma ligação muito forte com o pai. Inicialmente de apaixona por Lúcia (Bruna Lombardi) mas acaba se envolvendo com Vera (Cláudia Magno).

Ao conhecer Vera, Roberto desenvolve um verdadeiro fascínio pela filha de Anselmo dos Santos. Mesmo sabendo que a bela moça é namorada de Júnior (Cássio Gabus Mendes), Roberto não desiste as investida e acaba vivendo um romance com sua amada.

Tabaco (Osmar Prado) é o motorista de Renato (Tarcísio Meira) e homem de sua confiança. Tem várias mulheres, o que exige malabarismos para que uma não descubra a existência da outra.

Patativa (Claudia Alencar) é uma das mulheres de Tabaco (Osmar Prado). Aderecista profissional de escolas de samba, também faz lindos e disputados vestidos de noiva, mas nunca vestiu nenhum.

Bel (Inês Galvão) é uma telefonista de um hotel e uma das mulheres de Tabaco (Osmar Prado).

Marlene (Carla Daniel) é empregada doméstica na mansão de Carolina (Renata Sorrah) e Renato (Tarcísio Meira) e uma das mulheres de Tabaco (Osmar Prado).







Mais Tabaco não consegue esconder o triplo caso por muito tempo. Suas amantes Patativa, Bel e Marlene mudam o comportamento após descobrirem que amam o mesmo homem.

Antônio Villar (Mário Lago) é pai de Renato (Tarcísio Meira) e sogro de Carolina (Renata Sorrah). Empresário que saiu do nada e construiu a base do sucesso de Renato. Não simpatiza muito com o general Hélio D'Ávila (Percy Aires), tio de Carolina.


Anselmo dos Santos (Ivan Cândido) é uma espécie de capataz e capanga de Renato (Tarcísio Meira) nas suas fazendas. Quando precisa, vem fazer algum “serviço” na cidade. Foi policial no passado. ".

Mário Liberato (Cécil Thiré) também é outro que se ali ao assassino de aluguel para mandá-lo fazer alguns "servicinhos".

Vera (Cláudia Magno ) é filha única de Anselmo dos Santos (Ivan Cândido). Estudante, bonita, não tem consciência da atividade do pai.

Vera começa a trabalhar no escritório de Paulo (Hugo Carvana) e passa a se relacionar com Junior (Cássio Gabus Mendes) sem saber que o pai, Anselmo dos Santos, é o assassino de Celso Rezende (Paulo José), pai do namorado.

Gilberto (Rodolfo Bottino) é um jovem jornalista encarregado de fazer uma matéria sobre a holding de Renato (Tarcísio Meira). Quer a todo custo entrevistá-lo. Gilberto é o melhor amigo de Pedro (Felipe Camargo) e tem um breve romance com Laís (Lúcia Veríssimo).














Mas é pela filha de Renato Villar, Helena (Mayara Magri) por quem Gilberto se apaixona de verdade. No começo, a relação é bastante tumultuada, mas, com o tempo, o casal resolve admitir que nasceram um para o outro.

Joana (Yara Cortes) é mãe de Maura (Eva Wilma) e avó de Pedro (Felipe Camargo). A dona do bar, não simpatiza nem um pouco com Renato Villar (Tarcisio Meira), mas, com o passar do tempo e através da mudança de comportamento do empresário, vai adquirindo simpatia por ele.

Viúva, criou o neto Pedro (Felipe Camargo), sozinha, através do trabalho no bar. Sonha em poder trazer a filha, Maura, de volta ao Brasil. Seu pai era um imigrante espanhol e anarquista, cujas ideias foram à única herança que lhe deixou. É uma pessoa fortemente emotiva, estourada, com rompantes melodramáticos.

Gilson (Gilberto Martinho) é um frequentador do bar de Joana (Yara Cortes), por quem é apaixonado. Ex-jogador de futebol, guarda um álbum sobre as suas glórias no esporte. Com o passar do tempo, vai disputar o amor de Joana com o amigo Brandão (Carlos Vergueiro).

Fernando Brandão (Carlos Vergueiro) é pai de Lúcia (Bruna Lombardi) e Laís (Lúcia Veríssimo). Após um derrame e uma série de problemas, vive em casa, preocupado com as filhas. Mas redescobre o prazer de viver, ao ver-se apaixonado pela dona de bar, Joana (Yara Cortês).

Alice (Sylvia Bandeira) é uma socialite e amiga de Carolina (Renata Sorrah) e Telma Rezende (Joana Fomm). No passado teve um relacionamento com Renato (Tarcísio Meira), de quem quer se vingar.

Nazaré (Betty Berardo) é a secretária de Renato (Tarcísio Meira). Mulher muito séria e compenetrada.

Fátima (Cristina Sano) é uma bela moça, descendente de japoneses que trabalha no bar de Joana (Yara Cortes), onde se liga a Tabaco (Osmar Prado).

Jacinto (Cláudio Curi) é o fiel mordomo, copeiro e chofer de Mário (Cecil Thiré), mas se considera seu secretário particular. Muito fino e educado, é o único empregado em quem Mário confia.

A relação entre o fiel mordomo Jacinto e seu amado patrão, Mário Liberato, vai muito além do lado profissional.

Dr Moises Rodrigues (Nelson Dantas) é um médico especialista em neurologia responsável pela saúde de Renato Villar (Tarcísio Meira).

Luiz Otávio (Denis Derkian) é um administrador contratado por Renato Villar (Tarcísio Meira), para assessorar Pedro (Feilpe Camargo) quanto assumir a presidência do Grupo Villar.

Milton (Wálter Mattesco) é mordomo da mansão de Renato Villar (Tarcísio Meira) e Carolina (Renata Sorrah).

Josias (Geraldo Carbutti) é o caseiro da casa de praia de Renato Villar (Tarcísio Meira). Muito atencioso e dedicado ao patrão.

Telefonista (Luciene Sant’Anna), melhor amiga de Bel (Inês Galvão). Mais uma que acaba se envolvendo com o motorista mulherengo, Tabaco (Osmar Prado).

Drª Beatriz (Martha Overbeck) é uma psiquiatra contratada por Renato Villar (Tarcísio Meira) para ajudar Maura Garcez (Eva Wilma) a recuperar sua autoestima e voltar a viver socialmente, sem problemas.

Delegado Nil (Guilherme Corrêa) é responsável em investigar o assassinato de Celso Rezende (Paulo José).

Delegado André (Éder de Sá) juntamente com o delegado Nil (Guilherme Corrêa), investiga o caso Celso Rezende (Paulo José).

Secretária do fórum (Esmeralda Hannah), que trabalha diretamente com a juíza Lúcia Brandão (Bruna Lombardi) e o juiz Labanca (Paulo Goulart).

RODA DE FOGO (RESUMO DOS CAPÍTULOS) Parte 1

AGORA VEJA RODA DE FOGO (RESUMO DOS CAPÍTULOS) Parte 1

RETORNE AO MENU PRINCIPAL
RETORNE AO MENU PRINCIPAL

Nenhum comentário :