domingo, 26 de julho de 2015

CAMINHO DAS ÍNDIAS (SINOPSE)


RETORNE AO MENU PRINCIPAL

RETORNE AO MENU PRINCIPAL

"Caminho das Índias" teve como ponto de partida a paixão proibida entre dois jovens indianos de origens distintas: Maya Meetha (Juliana Paes), pertencente a uma tradicional família da casta dos comerciantes, e Bahuan (Márcio Garcia), rapaz que está se formando nos Estados Unidos, é funcionário de uma empresa americana, mas nunca esqueceu as humilhações que sofreu na infância por ser um dalit, um intocável – que, segundo os textos sagrados hindus, é oriundo da “poeira aos pés do deus Brahma”, considerado impuro e condenado a nem mesmo tocar com sua sombra um integrante das castas. Aos dalits estão reservados os trabalhos mais pesados e insalubres, além de um destino miserável.

Mas os caminhos de Maya não direcionam à Bahuan, apesar das aparências. A bela indiana acaba sendo forçada a casar com o empresário Raj (Rodrigo Lombardi), que ama outra mulher, Duda (Tânia Khalil), assim como Maya ama outro homem, Bahuan.

Maya e Raj acabam se casando por imposição dos pais. A principio a relação é de amizade, mas, com o passar do tempo, Maya e Raj se apaixonam de verdade.

A trama teve o total de duas fases distintas: a composição do núcleo indiano e uma passagem de tempo de vinte anos, onde a novela começa a se desenrolar totalmente com a junção dos demais personagens.

Os Indianos

Maya (Juliana Paes) é uma jovem indiana forte, alegre e bem-humorada, que pertence a uma tradicional família da casta dos comerciantes. Inicia a novela como funcionária de uma central de telemarketing do Rajastão, e na idade de se casar. Os pais, Manu (Osmar Prado) e Kochi (Nívea Maria), procuram com afinco um bom marido e, como toda indiana, ela acredita que ninguém melhor do que os dois para escolher o homem certo. Quando conhece Bahuan (Márcio Garcia), vive um amor avassalador e impossível. Ao longo da trama, apaixona-se por Raj (Rodrigo Lombardi), o marido escolhido por seus pais.

Raj (Rodrigo Lombardi) é um jovem culto, elegante e sedutor, aficionado por polo, um dos esportes mais famosos da Índia. Estudou na Inglaterra, e vive dividido entre os valores do Ocidente e do Oriente. No início da trama, namora a brasileira Duda (Tânia Khalil) e sofre quando sua família se opõe ao casamento dos dois. Mais adiante na história, conhece Maya (Juliana Paes), a noiva escolhida por seus pais, Opash (Tony Ramos) e Indira (Eliane Giardini), e apaixona-se por ela, formando um triângulo com Bahuan (Márcio Garcia), que vira seu rival.

Bahuan (Márcio Garcia) é um jovem rico e culto, formado nos Estados Unidos, trabalha em uma empresa americana. Não esquece as humilhações que passou na infância por ser um dalit, um intocável – parte do contingente que os textos sagrados hindus definem como “a poeira aos pés do deus Brahma”, aqueles considerados impuros e condenados a nem mesmo tocar com sua sombra um integrante das castas. Perde seus pais ainda criança e é criado por Shankar (Lima Duarte), um brâmane – nome dado à casta mais alta –, que se torna seu amigo e mentor. É atendendo a um chamado dele que Bahuan volta à Índia e conhece Maya (Juliana Paes), com quem vive um amor arrebatador e impossível.

Shankar (Lima Duarte) é um brâmane, nome dado à casta mais alta, e criou Bahuan (Márcio Garcia), tornando-se seu mentor. Rico e bem-sucedido, tem como objetivo desligar-se do mundo material. Segue o hinduísmo e passa pelas quatro etapas da vida, pregadas pela religião. A primeira é a do aprendizado, quando, através de um mestre, cultiva a inteligência e o respeito pelos mais velhos e se prepara para viver com independência. A segunda está relacionada aos prazeres do sexo, e representa o período em que o homem deve formar uma família e ganhar dinheiro. Já a terceira se refere ao momento em que, com os filhos criados e independentes, o indivíduo cumpriu seus deveres e pode levar uma existência simples, preparando-se para o último estágio da vida. Depois dos 75 anos, é preciso tornar-se um asceta, praticando a ioga para purificar o corpo e redescobrir o espírito, de modo a conseguir libertar-se da roda das encarnações. Ao longo de toda a trama, Shankar bate de frente com Opash (Tony Ramos), filho de Laksmi (Laura Cardoso), com quem teve um romance no passado.

Opash (Tony Ramos) é marido de Indira (Eliane Giardini), com quem teve os filhos Raj (Rodrigo Lombardi), Amitav (Danton Mello), Ravi (Caio Blat) e Shanti (Carolina Oliveira). É um homem orgulhoso, sério e apegado aos costumes mais tradicionais. Defende o sistema de castas, e entra em sérias discussões com o velho Karan (Flávio Migliaccio). Muito religioso, cumpre fielmente os ritos do hinduísmo. Quando a história começa, prepara-se para proporcionar à família um momento com o qual todo indiano sonha: banhar-se nas águas sagradas do Ganges. Possui também uma loja de tecidos, e tem alguns conflitos com o filho Raj, que quer modernizá-la.

Indira (Eliane Giardini) é a esposa de Opash (Tony Ramos) e mãe de Raj (Rodrigo Lombardi), Amitav (Danton Mello), Ravi (Caio Blat) e Shanti (Carolina Oliveira). Muito dedicada à família, sofre com os ciúmes e a pressão que a sogra Laksmi (Laura Cardoso) exerce sobre ela, acostumada a descontar na nora a sua insatisfação. Como uma tradicional indiana, nunca pronuncia o nome do marido em sua presença, e não se conforma quando seus filhos permitem que suas esposas tenham esse tipo de intimidade.

Manu (Osmar Prado) é pai de Maya (Juliana Paes) e Komal (Ricardo Tozzi) e marido de Kochi (Nívea Maria), é atencioso com sua família, mas severo em relação ao cumprimento dos costumes. No comércio, usa de várias artimanhas para conseguir vender bem sua mercadoria. “O segredo é saber o que o adversário está pensando”, costuma dizer.

Kochi (Nívea Maria) é mãe de Maya (Juliana Paes) e Komal (Ricardo Tozzi), forma um casal feliz com Manu (Osmar Prado). Apesar da notória esperteza do marido, sempre consegue fazer o que quer.

Laksmi (Laura Cardoso) é mãe de Opash (Tony Ramos), atormenta a vida da nora Indira (Eliane Giardini), criticando tudo o que ela faz: desde a maneira de cozinhar bolinhos até a forma como educa os filhos. Assusta também os mais jovens da família, ameaçando-os com a adoção dos antigos costumes, como queimar a viúva na pira do marido. No passado, viveu um romance com Shankar (Lima Duarte), fato desconhecido por todos.

Karan (Flávio Migliaccio) é divertido e polêmico, gosta de provocar Laksmi (Laura Cardoso) e Opash (Tony Ramos). É contra o sistema de castas e tem prazer em contar às crianças histórias dos deuses hindus.

Komal (Ricardo Tozzi) é irmão de Maya (Juliana Paes) e filho de Manu (Osmar Prado) e Kochi (Nívea Maria), trabalha com o pai no negócio da família. Casa-se com Rani (Brendha Haddad) logo no início da novela.

Rani (Brendha Haddad) é esposa de Komal (Ricardo Tozzi), vai morar com a família Meetha, como manda o costume. No início, chora de saudades da mãe, mas acredita que o amor nasce com o tempo.

Deva (Cacau Melo) é amiga e confidente de Maya (Juliana Paes), trabalha com ela em um call centerdo Rajastão. Está sempre lendo os jornais em busca de anúncios de casamento. Publica, inclusive, o seu, que, para sua infelicidade, é visto no Brasil pelo esperto Radesh (Marcius Melhem).

Amitav (Danton Mello) é filho mais velho de Opash (Tony Ramos) e Indira (Eliane Giardini), marido de Surya (Cleo Pires), pai de Anusha (Karina Ferrari) e irmão de Raj (Rodrigo Lombardi), Ravi (Caio Blat) e Shanti (Carolina Oliveira). Trabalha com o pai na tradicional loja de tecidos da família e, assim como ele, é contra a modernização do estabelecimento. Nunca foi estudar no Ocidente e é extremamente apegado às tradições indianas.

Surya (Cleo Pires) é esposa de Amitav (Danton Mello) e mãe de Anusha (Karina Ferrari), já ganhou a confiança da sogra Indira (Eliane Giardini), a ponto de ter a chave da despensa; mas não a do cofre, onde se guardam as joias da família. Sofre por não conseguir ter um filho homem, o que lhe garantiria privilégios na família.

Anusha (Karina Ferrari) é filha de Amitav (Danton Mello) e Surya (Cleo Pires). Esperta e graciosa, dança muito bem.

Shanti (Carolina Oliveira) é filha caçula de Opash (Tony Ramos) e Indira (Eliane Giardini), irmã de Raj (Rodrigo Lombardi), Amitav (Danton Mello) e Ravi (Caio Blat). Educada pela mãe para não fazer feio na casa da sogra quando chegar o momento de se casar. Mas a jovem tem outros planos para sua vida.

Ravi (Caio Blat) é filho de Opash (Tony Ramos) e Indira (Eliane Giardini), irmão de Raj (Rodrigo Lombardi), Amitav (Danton Mello) e Shanti (Carolina Oliveira). O mais novo dos irmãos Ananda. Joga críquete como todo indiano. Apesar da enorme pressão de dos pais, no decorrer da trama se casa com a brasileira Camilla (Isis Valverde).

Puja (Jandira Martini) é mãe de Ramu (Marcio Vito) e avó de Hari (Cadu Paschoal), é bem diferente do marido e luta pela inserção dos intocáveis na sociedade indiana, causando grandes conflitos com as famílias para as quais trabalha.

Ramu (Marcio Vito) é filho de Puja (Jandira Martini), um intocável, e, portanto, considerado impuro. Vive o drama de tentar dar estudo ao filho Hari (Cadu Paschoal). Resignado, acredita que numa outra vida poderá ter as oportunidades que não teve nessa.

Hari (Cadu Paschoal) é neto de Puja (Jandira Martini) e filho de Ramu (Marcio Vito), sofre rejeição constante por ser um intocável. Quando consegue entrar na escola, não pode sequer sentar perto dos outros alunos ou brincar com eles.

Gopal (André Gonçalves) é marido de Durga (Paula Pereira), pai de Lalit (Laura Barreto). Começa a novela como motorista em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, mostrando a cidade para turistas. Quer juntar dinheiro para que a filha tenha um dote quando chegar a hora de casá-la. É lá que se envolve com Raul (Alexandre Borges), tornando-se seu cúmplice e amigo.

Durga (Paula Pereira) é esposa de Gopal (André Gonçalves), mãe de Lalit (Laura Barreto). Faz serviços domésticos na casa de Indira (Eliane Giardini), e torna-se confidente de Surya (Cleo Pires).

Pandit (José de Abreu) é um sacerdote, tem grande orgulho de sua condição. É chamado pelas famílias indianas para resolver conflitos e opinar nas decisões mais importantes. Como brâmane, deve começar a cantar seus mantras ainda pela madrugada e, embora acorde a vizinhança inteira com seu vozeirão, todos se conformam por saber que ele está cumprindo sua função, seu destino. Guardião das tradições, difere de Shankar (Lima Duarte), que tem uma visão mais humanista e moderna do hinduísmo.

Nayana (Cláudia Lira) é esposa de Pandit (José de Abreu), canta muito bem e é sempre chamada para participar das cerimônias religiosas.

Ashima (Mara Manzan) é uma viúva indiana, mãe de Indra (André Arteche) e Malika (Nahuana Costa). Abriu uma pastelaria no bairro da Lapa e leva uma vida alegre no Rio de Janeiro. Só permanece no Brasil porque, na região onde mora sua família, não teria chance de se casar ou abrir um negócio próprio. Seu grande sonho é mandar o filho estudar nos Estados Unidos e depois casá-lo com uma moça na Índia.

Indra (André Arteche) é filho de Ashima (Mara Manzan), irmão de Malika (Nahuana Costa). Criado no Brasil, age como um típico indiano. O comportamento sério e respeitoso, e o seu nome, que termina com “A”, são motivos de chacota na escola, causando-lhe grande sofrimento. Ele expressa o que sente na internet, onde aborda vários temas através de um blog e de outros recursos virtuais. No decorrer da história, envolve-se com Norminha (Dira Paes) e, depois, fica amigo de Shanti (Carolina Oliveira).

Ana (Thais Garayp) é uma indiana que acolheu Ashima (Mara Manzan) no Brasil, e que participou do parto de Indra (André Arteche). Desde então, Ana e Ashima são grandes amigas. Ana chega no Brasil, para cuidar de Indra e da loja de Ashima, enquanto a amiga estiver vijando. Ana também é uma mulher leve que tem fortes tendências cômicas dentro do núcleo da Lapa.

Radesh (Marcius Melhem) é um Indiano malandro e cativante, introduz na Lapa uma série de serviços oferecidos nas ruas da Índia, como banhos por 10 reais e trabalhos de costura. O único problema é que não sabe desempenhar nenhum deles, tentando sempre arranjar alguém que os faça.

Os Brasileiros

Duda (Tânia Khalil) no começo da história, namora Raj (Rodrigo Lombardi) e está disposta a mudar toda a sua vida para viver com ele na Índia. Vende tudo o que tem para ir morar com ele, sem imaginar que Raj não é capaz de ir contra a família para assumir seu amor por ela. Abandonada, descobre que está grávida de Raj, e tem o filho. No decorrer da trama, envolve-se com Lucas (Murilo Rosa).

Chiara (Vera Fischer) é uma mulher bonita, charmosa e ciumenta que, em sua busca constante por amor, lê diversos livros de autoajuda, aplicando inadequadamente o que aprende neles. No início da trama, namora Murilo (Caco Ciocler), e abre um centro de estética com a amiga Ilana (Ana Beatriz Nogueira).

Cadore (Elias Gleizer) é pai de Raul (Alexandre Borges) e Ramiro (Humberto Martins), um empreendedor que construiu sozinho a empresa Cadore. Quando se aposentou, passou o negócio aos filhos. Sente-se injustiçado porque os dois dispensam suas opiniões. No decorrer da história, quando os problemas abalam a empresa, mostra a velha sagacidade e traz soluções capazes de botar a casa em ordem.

Raul (Alexandre Borges) é filho de Cadore (Elias Gleizer), marido de Silvia (Débora Bloch) e pai de Júlia (Vitória Frate). Gerencia a empresa da família com o irmão, Ramiro (Humberto Martins), com quem vive às turras. No início da história, está cansado de sua vida e sonha recomeçar em outro lugar. O casamento com Silvia não vai bem, e os dois passam a ter ainda mais desavenças quando ela leva Yvone (Letícia Sabatella), uma amiga de adolescência, para passar alguns dias em sua casa. Bela e ardilosa, a convidada se envolve com o executivo e muda para sempre a vida dos Cadore. Raul e Yvone vivem um romance em segredo. Ele simula a própria morte, assume uma nova identidade (a de Humberto Cunha) e vai para o exterior com a amante. Até que leva um golpe de Yvone e se vê sem família e sem dinheiro.

Silvia (Débora Bloch) é mulher de Raul (Alexandre Borges), mãe de Júlia (Vitória Frate). Honesta e generosa, é traída pelo marido e pela melhor amiga, Yvone (Letícia Sabatella), embora leve muito tempo para descobrir a traição. De uma hora para outra, vê seu mundo desabar e precisa reaprender a viver sozinha depois de muitos anos dedicados ao casamento. O padrão de vida também muda, e Silvia tem que administrar a insatisfação da filha com a nova realidade. No decorrer da novela, envolve-se com Murilo (Caco Ciocler).

Júlia (Vitória Frate) é uma jovem alegre e cheia de amigas, filha de Raul (Alexandre Borges) e Silvia (Débora Bloch). Quando o pai se envolve com Yvone (Letícia Sabatella), sua vida muda radicalmente e ela tem dificuldades para lidar com a queda do padrão financeiro de vida.

Ramiro (Humberto Martins) é filho de Cadore (Elias Gleizer), marido de Melissa (Christiane Torloni) e pai de Tarso (Bruno Gagliasso) e Inês (Maria Maya). Homem confiante e manipulador, que certamente gosta do poder. Tem pavor a fracassados, e intitula assim todos que não conseguiram juntar fortuna. Gerencia a empresa Cadore com o irmão Raul (Alexandre Borges), e não presta atenção no pai, que construiu o império. Apesar de adorar os filhos, também não os compreende, nem faz esforço para isso. Pressiona tanto Tarso a participar do mundo empresarial e a ser mais ambicioso, que acaba contribuindo para que o filho desenvolva uma doença mental.

Melissa (Christiane Torloni) é esposa de Ramiro (Humberto Martins), e mãe de Tarso (Bruno Gagliasso) e Inês (Maria Maya), vive preocupada com tudo o que diz respeito à beleza e à juventude. Tem horror à velhice, e é extremamente vaidosa. No início da novela, não se dá com a filha e deixa claro que prefere Tarso, dono de um rosto perfeito como o dela. Elitista, enfrenta as dificuldades trazidas pela doença do rapaz, e se humaniza ao longo da trama.

Inês (Maria Maya) é filha de Ramiro (Humberto Martins) e Melissa (Christiane Torloni), irmã de Tarso (Bruno Gagliasso). Usa vários piercings e faz um estilo mais alternativo. Geniosa, não se relaciona bem com a mãe. Mas consegue lidar com os pais melhor do que o irmão.

Tarso (Bruno Gagliasso) é filho de Ramiro (Humberto Martins) e Melissa (Christiane Torloni), irmão de Inês (Maria Maya). Jovem sensível, repleto de aptidões artísticas. Sente-se pressionado pelo tamanho da expectativa que pesa sobre ele. A mãe o idolatra por ser bonito e supõe que deva conquistar todas as mulheres; o pai quer que ele seja mais ambicioso, e tenta enquadrá-lo no perfil de um empresário agressivo e bem-sucedido. A pressão é tanta que ele se deprime e acaba desenvolvendo uma doença mental. No decorrer da novela, passa por alguns tratamentos tradicionais até chegar ao centro de saúde mental do Dr. Castanho (Stênio Garcia), que adota o método da Dra. Nise da Silveira, renomada psiquiatra brasileira.

Tônia (Marjorie Estiano) é uma estudante de medicina e irmã de Murilo (Caco Ciocler), começa a namorar Tarso (Bruno Gagliasso), enfrentando as reclamações de Melissa (Christiane Torloni), que não a considera – como a nenhuma outra mulher – à altura do filho. Tem grande importância no processo de tratamento do rapaz.

Murilo (Caco Ciocler) é um homem charmoso, impulsivo e um tanto trapalhão em suas relações amorosas. Sai com várias mulheres e, no início da trama, vive um romance tumultuado com Chiara (Vera Fischer). Apesar do discurso liberal, atormenta a vida da irmã Tônia (Marjorie Estiano) com seus ciúmes, enxergando nos seus namorados pessoas com as mesmas características dele, disposto a se divertir, sem selar compromisso. Funcionário sério e honesto, é assessor da empresa Cadore, e amigo pessoal de Raul (Alexandre Borges). Ao longo da história, envolve-se com Silvia (Débora Bloch).

Yvone (Letícia Sabatella) é uma jovem bela e sedutora, lobo em pele de cordeiro. Uma psicopata. Parece generosa, mas passa por cima de todos para atingir seus objetivos, sem deixar rastros além da devastação que causa. Amiga de adolescência de Silvia (Débora Bloch), a trai com Raul (Alexandre Borges), virando a vida dele de cabeça para baixo.

Dario (Victor Fasano) é amigo de Murilo (Caco Ciocler) e advogado da empresa Cadore. Construiu uma relação de confiança com Ramiro (Humberto Martins), e é fiel a ele. No decorrer da trama, envolve-se com Ciça (Aninha Lima), Camilla (Isis Valverde) e, mais tarde, com a mãe dela, Aída (Totia Meirelles).

Gabi (Ana Furtado) é uma executiva bem-sucedida e amiga de Ramiro (Humberto Martins), convidada por ele para fazer uma auditoria na empresa Cadore e descobrir para onde foi parte do dinheiro da firma. Vira amante do empresário. Fina e elegante, desperta ciúmes na secretária Valquíria (Rosane Gofman).

Valquíria (Rosane Gofman) é uma secretária solteira e vaidosa, apaixonada pelo chefe, Ramiro (Humberto Martins). Encontrou nos computadores uma forma de viver todos os seus sonhos com ele. Val, como é chamada, tem um avatar sensual em programas do gênero Second Life e, no espaço virtual, busca as emoções que a vida real não lhe proporciona.

Aída (Totia Meirelles) é a primeira mulher de César Motta (Antonio Calloni), com quem teve duas filhas, Camilla (Isis Valverde) e Leinha (Júlia Almeida). Psicóloga dedicada, de bem com a vida, enfrenta problemas comuns à classe média brasileira, como as dificuldades com transporte público, saúde e moradia. Trabalha também com o psiquiatra Castanho (Stênio Garcia), e é grande admiradora dele. Vive brigando com o ex-marido, cobrando suas responsabilidades como pai e, por isso, bate de frente com a atual mulher dele, Ilana (Ana Beatriz Nogueira). Ao longo da trama, envolve-se com Dario (Victor Fasano).

Camila (Ísis Valverde) é irmã de Leinha (Júlia Almeida), filha de Aída (Totia Meirelles) e César (Antonio Calloni). No decorrer da trama, envolve-se com Dario (Victor Fasano) e se decepciona. Mais tarde, conhece o indiano Ravi (Caio Blat) e se apaixona perdidamente por ele. Depois de se casar, vai morar do outro lado do mundo, enfrentando a oposição da mãe e as dificuldades de adaptação a uma cultura tão diferente da dela.

Leinha (Júlia Almeida) é filha de Aída (Totia Meirelles) e César (Antonio Calloni), irmã de Camilla (Isis Valverde). Jovem pé no chão, que, diferentemente da irmã, enxerga claramente os defeitos do pai. Vive em guerra com a madrasta Ilana (Ana Beatriz Nogueira) e percebe que ela o manipula para ele não pagar os cursos de cinema que ela tanto quer fazer no exterior.

Ilana (Ana Beatriz Nogueira) é esposa de César (Antonio Calloni) e mãe de Zeca (Duda Nagle), vive com eles em uma bela casa, e acredita que quem tem dinheiro pode tudo. É uma mulher ativa, esperta e prática e, no início da trama, abre um centro de estética com a amiga Chiara (Vera Fischer). Tem ciúmes de Aída (Totia Meirelles), ex-mulher de seu marido, e inferniza a vida dela e das filhas, receosa de que César gaste dinheiro com elas. Faz vista grossa e até aplaude as más atitudes do filho.

César (Antonio Calloni) é marido de Ilana (Ana Beatriz Nogueira) e pai de Zeca (Duda Nagle), foi casado com Aída (Totia Meirelles), com quem teve as filhas Leinha (Júlia Almeida) e Camilla (Isis Valverde). Aposta sempre no jeitinho brasileiro para se safar de toda e qualquer situação. Só tem medo mesmo das doenças, fazendo sempre exames médicos sem necessidade. Assim como Ilana, faz vista grossa e até aplaude as más atitudes do filho.

Zeca (Duda Nagle) é filho de César (Antonio Calloni) e Ilana (Ana Beatriz Nogueira), é sempre protegido pelos pais, independentemente da atrocidade que cometa. Não tem limites e, através de seu péssimo comportamento como aluno, a novela mostra a falta de respeito comum nas escolas brasileiras.

Dayse (Betty Gofman) é amiga de Berê (Silvia Buarque), com quem divide o apartamento, é dessas pessoas boas de coração, mas exageradas, carentes de uma causa para abraçar. Quando descobre o hinduísmo, fica certa de que encontrou a sua identidade. Canta mantras e se esforça para convencer todo mundo a buscar seu “lado espiritual”, como costuma dizer. Crédula, cai em muitas armações quando conhece o indiano Radesh (Marcius Melhem). Ao longo da trama, apaixona-se pelo guarda Abel (Anderson Müller).

Berê (Silvia Buarque) é uma professora dedicada e consciente, vive as dificuldades de enfrentar uma sala de aula como muitas no Brasil, onde os alunos perderam o respeito pelo mestre. Divide o apartamento com Dayse (Betty Gofman) e, mais pé no chão, não aceita ver sua casa transformada num templo de meditação quando a amiga volta da Índia, convertida ao hinduísmo.

Suellen (Juliana Alves) é uma jovem ambiciosa, deseja tornar-se uma celebridade: sonha entrar no Big Brother Brasil. Trabalha como garçonete na pastelaria de Ashima (Mara Manzan), mas nunca está cansada para uma noite na gafieira. É na pista de dança que conhece Castanho (Stênio Garcia), iniciando um relacionamento que promove muitas confusões.

Norminha (Dira Paes) é esposa de Abel (Anderson Müller), adora uma intriga e não merece a confiança que ele deposita nela. Engana o marido, traindo-o com outros homens. Ansiosa, ouve tudo pela metade porque, logo no início da narrativa, imagina as consequências que podem ocorrer se alguém descobrir tais histórias.

Abel (Anderson Müller) é uma guarda de trânsito querido por toda a vizinhança, é severo no cumprimento da lei e só se deixa dobrar pela esposa, Norma (Dira Paes), que o trai com outros homens. Ela sai de casa à noite, depois de dar um copo de leite com sonífero ao marido e certificar-se de que ele está dormindo. Completamente apaixonado, passa por cima das mentiras e armações da esposa.

Dr. Castanho (Stênio Garcia) é um psiquiatra renomado, sabe falar a linguagem de seus pacientes e, às vezes, até surpreende com suas tiradas, que mais parecem vir de um deles. Excêntrico, é também cheio de manias, capaz de se recusar a entrar em seu escritório porque tiraram o tapete da porta, por exemplo. Envolve-se com Suellen (Juliana Alves).

Ciça (Aninha Lima) é uma terapeuta estudiosa, eficiente e alegre, reverencia Dr. Castanho (Stênio Garcia), fascinada por seus métodos de trabalho. Mora no mesmo prédio de Murilo (Caco Ciocler) e Val (Rosane Gofman), é amiga de Aída (Totia Meirelles), e está sempre com eles. Tem um envolvimento com Dario (Victor Fasano).

Cidinha (Eva Todor) é secretária do Dr. Castanho (Stênio Garcia), o idolatra e vive em função dele, cuidando para que não tenha do que reclamar. É viúva. E amiga de Cadore (Elias Gleizer), com quem namorou na juventude.

Cema (Neuza Borges) é uma mulher trabalhadora e mãe amorosa, enfrenta muitas dificuldades depois que o filho Ademir (Sidney Santiago) desenvolveu uma doença mental. Foi, inclusive, abandonada pelo marido quando apareceram os primeiros sintomas, criando sozinha ele e seu filho mais novo, Maico (Mussunzinho).

Ademir (Sidney Santiago) é filho mais velho de Cema (Neuza Borges), irmão de Maico (Mussunzinho). Um dos pacientes do Dr. Castanho (Stênio Garcia), e personagem-chave para a campanha social da novela. Através dele, são mostradas as dificuldades de uma pessoa pobre para conseguir fazer o tratamento adequado. É um jovem sensível e despachado que, quando esquece de tomar os remédios, causa grandes problemas para a mãe.

Maico (Mussunzinho) é o filho caçula de Cema (Neuza Borges), irmão de Ademir (Sidney Santiago). Estuda na mesma escola de Indra (André Arteche), e sofre preconceito por causa do estado do irmão. Não sabe direito como lidar com a doença mental de Ademir, e morre de vergonha quando a mãe comenta o fato com alguém.

A trama principal no Brasil gira em torno dos irmãos Raul (Alexandre Borges) e Ramiro (Humberto Martins). Eles vivem às turras gerenciando o império que o pai, Cadore (Elias Gleizer), construiu durante toda uma vida. Ao se aposentar, o empresário passou o negócio para o nome dos filhos, sem imaginar que deixaria de ser consultado sobre os rumos da organização, e que provocaria uma cisão na própria família.

Diferentemente dos costumes indianos, em que os mais velhos são reverenciados pelas gerações seguintes, os brasileiros não têm o mesmo apreço pelos idosos: Cadore se ressente de falta de atenção e de não poder interferir nas discussões entre os filhos.

Raul é casado com Silvia (Débora Bloch), com quem tem uma filha, Júlia (Vitória Frate). Entediado com sua própria vida e desgostoso com o irmão, ele desvia uma grande quantia em dinheiro da empresa e deposita em uma conta no exterior, mas não sabe o que fazer depois. Até que conhece Yvone (Letícia Sabatella), amiga de adolescência de Silvia, que vem passar alguns dias no Rio de Janeiro. Bela, sedutora e aparentemente muito generosa, Yvone é, na verdade, uma psicopata, capaz de tudo para atingir seus objetivos. Dissimulada, ela seduz Raul, faz intrigas contra Silvia, Ramiro e Murilo (Caco Ciocler) – melhor amigo de Raul e seu braço direito na empresa –, e o convence a simular a própria morte, assumir outra identidade e partir para Dubai. Sem despertar a desconfiança de ninguém, Yvone vai ao seu encontro no exterior.

Yvone é cúmplice de Mike (Odilon Wagner) nos golpes. Os dois costumam seduzir homens ou mulheres casados para depois chantageá-los em troca de muito dinheiro. Em Dubai, ela continua enganando Raul – que, a essa altura, já assumiu a falsa identidade de Humberto Cunha – até conseguir localizar a conta onde ele fez o depósito. Como ainda mantém relações com Silvia, Yvone mente para Raul, dizendo que está tudo bem com sua família no Brasil.

Mas a suposta morte de Raul e o sumiço do dinheiro da empresa provocam uma reviravolta na vida de Silvia e Júlia. Pressionadas por Ramiro, mãe e filha perdem tudo o que tinham, são obrigadas a deixar a casa onde moravam e a reaprender a viver de uma forma bem mais modesta. As duas vão morar na casa de Murilo e sua irmã, Tônia (Marjorie Estiano). Silvia, que havia abandonado a carreira para se dedicar ao casamento, arruma um emprego de professora. Aos poucos, vai se aproximando de Murilo, e os dois engatam um romance, depois se casam. Júlia, revoltada com o tio, a quem culpa pelas mudanças em sua vida, se envolve com Beca (Java Mayan) e sua turma de marginais.

Inconformado com o sumiço do dinheiro da empresa, Ramiro chega a desconfiar de um golpe praticado por Silvia e Murilo, e suspeita até mesmo de Raj, que mantém negócios com a empresa Cadore. A desconfiança tem início quando a investigação feita para localizar o dinheiro desviado chega a Maya: no início da trama, ela trabalhava como operadora de telemarketing na Índia, e era com ela que Raul mantinha contato para fazer suas transações. Cadore, com a ajuda da neta, Inês (Maria Maya), tem importância crucial na investigação.

Assim como a família de Raul (Alexandre Borges), a de Ramiro (Humberto Martins) também passa por sérios problemas. Empresário ambicioso e obcecado pelo sucesso pessoal, ele cobra do filho Tarso (Bruno Gagliasso) a postura agressiva que espera de um homem de negócios, sem imaginar os efeitos que tanta pressão pode causar. Vaidosa, a mulher de Ramiro, Melissa (Christiane Torloni), também idolatra o rapaz por ser bonito como ela; e vive brigando com a filha Inês (Maria Maya), que não segue os passos da mãe e se veste de forma alternativa, com roupas pretas e piercings.

Inês sabe lidar com os pais, mas Tarso não aguenta as expectativas depositadas sobre ele e, sentindo-se frequentemente desaprovado, desenvolve um quadro de doença mental. Ao longo da novela, ele conta com o apoio da namorada, Tônia (Marjorie Estiano), que permanece ao seu lado mesmo nas fases mais difíceis. Tônia ama Tarso, mas, por vezes, acha que não terá forças para suportar as crises do namorado, além de ser pressionada pelo irmão e pelas amigas para se afastar do rapaz. Tarso alterna momentos tranquilos com surtos em que tem alucinações e atitudes agressivas, assustando os pais; principalmente, Melissa, que prefere não enxergar a verdade.

No decorrer da novela, Tarso passa por alguns tratamentos tradicionais, até chegar ao centro de saúde mental coordenado pelo excêntrico Dr. Castanho (Stênio Garcia), que segue o método da Dra. Nise da Silveira, renomada psiquiatra brasileira, e sabe usar da criatividade para ajudar nos tratamentos que aplica. As psicólogas Aída (Totia Meirelles) e Ciça (Aninha Lima) o admiram e cuidam para que as oficinas de arte e as demais atividades do local corram sempre bem.


CAMINHO DAS ÍNDIAS (RESUMO DOS CAPÍTULOS) Parte 1

AGORA VEJA CAMINHO DAS ÍNDIAS (RESUMO DOS CAPÍTULOS) Parte 1

RETORNE AO MENU PRINCIPAL
RETORNE AO MENU PRINCIPAL

Nenhum comentário :