domingo, 28 de junho de 2015

DESPEDIDA DE SOLTEIRO (VAMOS RECORDAR)

"Despedida de Solteiro" é uma novela de Walther Negrão com colaboração de Rose Calza, Ângela Carneiro e Margareth Boury. Direção de Reynaldo Boury, Cláudio Cavalcanti e Carlos Manga Júnior. Produzida e exibida pela Rede Globo, às 18h, entre 1 de junho de 1992 e 30 de janeiro de 1993, em 206 capítulos.

Contou com Paulo Gorgulho, Lúcia Veríssimo, Felipe Camargo, Tássia Camargo, João Vitti, Rita Guedes, Helena Ranaldi, Eduardo Galvão, Lucinha Lins, Elias Gleizer, Jayme Periard, e Marcos Paulo nos papéis principais.

A trama central da novela, era sobre a história de quatro amigos que foram condenados injustamente pelo assassinato de uma jovem. Daí, eles passavam o tempo tentando provar sua inocência e, em liberdade condicional, tentando recuperar o tempo e amores perdidos durante a prisão.

Ouça músicas de "Despedida de Solteiro", enquanto recorda a novela:
A trama tem início em 1985, na fictícia cidade de Remanso, quando os amigos Pedro (Paulo Gorgulho), Pascoal (Eduardo Galvão) e Xampu (João Vitti) se reúnem para a despedida de solteiro de João Marcos (Felipe Camargo).

Prestes a se casar com João Marcos, Lenita (Tássia Camargo) consulta uma vidente e se assusta quando ela lhe diz que a morte está relacionada ao seu casamento.

A farra dos rapazes termina numa cachoeira, onde Salete (Gabriela Alves), uma das jovens que estava no grupo, é assassinada.

Durante a cerimônia de seu casamento com Lenita, João Marcos é levado preso, junto com os três amigos.

Todos são condenados a 21 anos de prisão pelo assassinato de Salete – crime que não cometeram.

A tragédia envolvendo os quatro jovens atinge a vida de Flávia (Lúcia Veríssimo), irmã de Xampu e apaixonada por Pedro, e Marta (Lucinha Lins), que acaba assumindo os negócios de seu irmão Pascoal.

A vida de Lenita também muda radicalmente. Ela desiste de esperar João Marcos sair da cadeia e se casa com o mau-caráter Sérgio Santarém (Marcos Paulo).

Depois de sete anos na prisão, os quatro amigos voltam para Remanso em liberdade condicional.

Xampu, gravemente doente, morre. Mas antes, casa-se com a ambiciosa Bianca (Rita Guedes). Emília (Lolita Rodrigues), sua mãe, não aceita a morte do filho e passa a odiar Pedro, a quem culpa por todo o seu sofrimento. Ela faz o que pode para atrapalhar o namoro dele com sua filha Flávia.

Pedro, Pascoal e João Marcos ainda têm de enfrentar Sérgio Santarém, que não mede esforços para fazer com que eles voltem para a prisão. Ele quer ver João Marcos bem longe de sua mulher, Lenita, que ainda é apaixonada pelo ex-noivo. Mas Sérgio não consegue impedir que os dois passem a se encontrar. Lenita pede o divórcio, mas ele a ameaça com a perda da guarda da filha, e chega a agredi-la fisicamente. Em determinado momento, Lenita revela a João Marcos que aceitou se casar com Sérgio porque ele prometeu que o tiraria da cadeia.

João Marcos (Felipe Camargo) é um galã romântico, amigo de Pascoal (Eduardo Galvão), Xampu (João Vitti) e Pedro (Paulo Gorgulho), menos rude do que este. Uma doce figura. De classe média, sem profissão definida, vive da intermediação de tudo: carros, casas, terras, produção agrícola. Filho de Lala (Léa Camargo) e irmão de Socorro (Cristina Müllins), casa-se com Lenita (Tássia Camargo) no início da novela, mas tem o casamento anulado. Quando sai da cadeia, passa a lutar para provar sua inocência e também para resgatar seu amor.

Lenita (Tássia Camargo) é a mais bonita e cobiçada mulher da cidade. Casa-se com João Marcos (Felipe Camargo) no início da novela, mas tem o casamento anulado. Tempos depois, casa-se com Sérgio Santarém (Marcos Paulo), apesar de não gostar dele, e dá à luz Bibi (Fernanda Nobre).

Sérgio Santarém (Marcos Paulo) é um vilão. Sedutor, carismático, elegante e polido, mesmo quando exerce suas vilanias. Conservador. Para ele, a vida é uma eterna negociação. Sutil, ardiloso, envolvente. Na segunda fase, está casado com Lenita (Tássia Camargo), com quem teve uma filha, Bibi (Fernanda Nobre). Chegou à cidade logo depois de formado em Direito, para tentar a vida. Pouco se sabe de sua origem. Vira o principal antagonista de João Marcos (Felipe Camargo) e seus amigos.

Flávia (Lúcia Veríssimo) é filha de Emília (Lolita Rodrigues), irmã de Xampu (João Vitti). Moderna executiva de agroindústria, dividida entre o amor e o ódio pelo mesmo homem. Frágil e aparentemente seca nas questões de amor, mas firme quando obrigada a mostrar pulso forte nos negócios. Em público, é uma rocha. A sós, romântica e carente, sempre sonhando ser amada.

Pedro (Paulo Gorgulho) é um anti-herói a princípio, herói de verdade na segunda fase da novela. Começa como boêmio irresponsável, mas sete anos de penitenciária fazem dele um guerreiro. Criado por Vitório (Elias Gleizer), é o líder do grupo formado por João Marcos (Felipe Camargo), Pascoal (Eduardo Galvão) e Xampu (João Vitti). Como os amigos, luta para provar sua inocência quando sai da cadeia.

Pascoal Papagaio (Eduardo Galvão) é irmão de Marta (Lucinha Lins), o mais engraçado dos boas-vidas, amigo de João Marcos (Felipe Camargo), Pedro (Paulo Gorgulho) e Xampu (João Vitti). Bom de música e de papo, entre uma farra e outra toma conta do armazém herdado pelo pai: uma típica casa de comércio na primeira fase da trama, onde pode-se comprar sal, arame, ferramentas, adubo, farinha, ração etc. Na segunda fase da história, o armazém se transforma em uma lanchonete self service.

Marta (Lucinha Lins) é irmã de Pascoal (Eduardo Galvão), viveu um tempo no Rio. Quando volta, traz para a cidade informações culturais e novidades de comportamento. É quem transforma a casa de comércio da família. Apesar da jovialidade, vive um drama pessoal, um mistério: é mãe de Léo (Patrick de Oliveira).

Xampu (João Vitti) é filho de Emília (Lolita Rodrigues), irmão de Flávia (Lúcia Veríssimo), tem traços quase femininos. Amigo de João Marcos (Felipe Camargo), Pedro (Paulo Gorgulho) e Pasqual (Eduardo Galvão). O apelido vem do óbvio: cabelos bem tratados. Moderno, “descolado”, muito disputado pelas garotas. Antes de morrer, casa-se com Bianca (Rita Guedes).

Bianca (Rita Guedes) é filha de Sirineo (Mauro Mendonça) e Soraya (Ana Rosa), irmã de Nina (Helena Ranaldi). Apesar da cara angelical, destila veneno de víbora. Engana a todos na primeira fase da trama.

Bianca foi criada pela mãe para ter rápida ascensão social, e casa-se com Xampu (João Vitti) de olho na fortuna de sua família.

Emília (Lolita Rodrigues) é um viúva, mãe de Flávia (Lúcia Veríssimo) e Xampu (João Vitti). Grande dama, aristocrata. Mulher forte, que enfrenta com dignidade suas tragédias. Uma matriarca. Foi dela que Flávia herdou sua força e seu talento para os negócios.

Sirineo, o Farfan (Mauro Mendonça) é um touro de forte. Tipo popular, dono de um autossocorro. Seu apelido vem da buzina do guincho que anuncia sua chegada com antecedência. Excelente caráter, amigo perfeito. Pai de Bianca (Rita Guedes) e Nina (Helena Ranaldi), é infeliz no casamento com Soraya (Ana Rosa).

Soraya (Ana Rosa) é mulher de Sirineo (Mauro Mendonça), mãe de Bianca (Rita Guedes) e Nina (Helena Ranaldi). Tem sonhos de ascensão social, que almeja alcançar através da filha Bianca, mas não consegue deixar de ser brega.

Nina (Helena Ranaldi) é filha de Sirineo (Mauro Mendonça) e Soraya (Ana Rosa). De beleza selvagem e rústica, tem o caráter oposto ao da irmã, Bianca (Rita Guedes), e ajuda o pai em seu trabalho pesado. As camisetas manchadas de graxa lhe dão um ar provocante. É apaixonada por Pedro (Paulo Gorgulho).

Mike (Jayme Périard) é um mochileiro, muito viajado. Andou pela marinha mercante americana, esteve no Havaí e na África do Sul. Não se sabe seu nome completo, nem de onde veio. Enigmático, sereno e calado. A certa altura da trama, descobre-se que é advogado. Ele se empenha em provar a inocência de João Marcos (Felipe Camargo), Pascoal (Eduardo Galvão), Pedro (Paulo Gorgulho) e Xampu (João Vitti).

Vitório (Elias Gleizer) é uma mescla de pai postiço e guru de Pedro (Paulo Gorgulho), a quem criou. Passa a criar Léo (Patrick de Oliveira) também. De invejável sabedoria popular, tem o sangue quente italiano, e é irreverente ao extremo. Tem boa habilidade manual, sendo um artesão, mais do que um artista. Acredita ser descendente de Leonardo da Vinci porque sua família também se formou em Florença.

Dona Lala / Idalina (Léa Camargo) é mãe de João Marcos (Felipe Camargo) e Maria do Socorro (Cristina Müllins), bem-humorada, um pouco fofoqueira. Vive da pensão do marido e do salário da filha, e aumenta a renda fazendo salgadinhos para vender. Ficou viúva jovem, e trancou-se para o amor.

Maria do Socorro (Cristina Müllins) é filha de dona Lala (Léa Camargo), irmã de João Marcos (Felipe Camargo). Comportada, tímida, prendada, é professora de piano. Nutre uma paixão recolhida por Pascoal (Eduardo Galvão), percebida por todos na cidade.

Gabriel (Sérgio Viotti) é marido de Inês (Maria Estela) e pai de Lenita (Tássia Camargo), Dudu (Frederico Mayrink) e Paula (Patrícia Perrone). Gabriel também é médico da cidade. Bom pescador e péssimo motorista. Um homem justo e benquisto.

Inês (Maria Estela) é mulher de Gabriel (Sérgio Viotti), mãe de Lenita (Tássia Camargo), Dudu (Frederico Mayrink) e Paula (Patrícia Perrone). Acomodada, não sabe para que lado pender nas brigas da filha com o marido.

Paula (Patrícia Perrone) é filha de Gabriel (Sérgio Viotti) e Inês (Maria Estela). Irmã de Lenita (Tássia Camargo) e Dudu (Frederico Mayrink). Adolescente rebelde, cheia de princípios e muito determinada. Vez por outra, deixa os pais bastante preocupados. Apaixona-se por Franco (Guga Coelho).

Dudu (Frederico Mayrink) é filho de Gabriel (Sérgio Viotti) e Inês (Maria Estela). Irmão de Lenita (Tássia Camargo) e Paula (Patrícia Perrone). Adolescente tranquilo e melhor amigo de Franco (Guga Coelho). Se apaixona pela também adolescente, Debbie (Letícia Spiller).

Franco (Guga Coelho) é um jovem esforçado, que trabalha como office-boy do escritório da Souza Bastos, prestando serviços para Flávia (Lúcia Veríssimo) e Sérgio Santarém (Marcos Paulo). Guga termina se apaixonando por Paula (Patrícia Perrone), irmã do seu melhor amigo, Dudu (Frederico Mayrink).

Debbie (Letícia Piller) é uma bela jovem, que namora Dudu (Frederico Mayrink). Debbie é a melhor amiga de Paula (Patrícia Perrone) e Fafá (Lu Frota).

Rafa (Danton Mello) é um charmoso e simpático adolescente, amigo de Dudu (Frederico Mayrink), Franco (Guga Coelho), Paula (Patrícia Perrone), Debbie (Letícia Spiller) e Fafá (Lu Frota).

Penha (Maria Duda) é a melhor amiga de Marta (Lucinha Lins). Sabe todo segredo da amiga, inclusive que ela é mãe de Léo (Patrick de Oliveira). Também ajuda Marta na lanchonete da amiga.

Elza (Jacyra Sampaio) é empregada de confiança do casal Gabriel (Sérgio Viotti) e Inês (Maria Estela).

Gil (André Valli) é o mordomo que irá trabalhar na mansão de Bianca (Rita Guedes) e Soraya (Ana Rosa), quando elas ficarem ricas através da herança deixada por Xampu (João Vitti). Muito elegante e dedicado, sempre aconselha Bianca.

Glória (Cinira Camargo) é a secretária de Sérgio Santarém (Marcos Paulo) na Souza Bastos. Glória também é amante de Sérgio e cúmplice de muitas armações do vilão, contra Lenita (Tássia Camargo) e João Marcos (Felipe Camargo).

Beth (Naura Schneider) também é secretária da Souza Bastos e trabalha ao lado de Glória (Cinira Camargo), prestando serviço para Flávia (Lúcia Veríssimo) e Sérgio Santarém (Marcos Paulo).

Bibi (Fernanda Nobre) é filha de Lenita (Tássia Camargo) e Sérgio Santarém (Marcos Paulo), tem 7 anos. Funciona como o calcanhar de aquiles do pai. O relacionamento entre ambos é de profundo amor e muita ternura.

Léo /Leonardo (Patrick de Oliveira) aparentemente órfão, é batizado e criado por Vitório (Elias Gleizer). Ganhou esse nome em homenagem ao grande gênio italiano Leonardo da Vinci. Carrega um enigma em sua origem: Na verdade, é filho de Marta (Lucinha Lins).

Carol (Leila Lopes) chega à Remanso, acompanhada de sua amigas, tão belas e jovens como ela, para abrir uma academia de ginástica. Logo consegue chamar a atenção do mulherengo Pascoal Papagaio (Eduardo Galvão) e os ciúmes da encalhada Socorro (Cristina Mullins).

Lola (Yoná Magalhães) surge em Remanso, anos depois de ter sido expulsa da cidade por que é uma prostituta. Lola também é a chave de muitos segredos, inclusive sobre a vida de Sérgio Santarém (Marcos Paulo).

Regina (Bárbara Fazio) é mãe do crápula Sérgio Santarém (Marcos Paulo). No passado, quando era uma prostituta, conheceu o rico empresário Chico Bastos. Regina engravidou de Chico Bastos, mas o milionário acabou se casando com Emília (Lolita Rodrigues), que também era prostituta e colega de Regina, na época. Casada com Chico Bastos, Emília começa a viver como uma senhora respeitável, enquanto Regina, desprezada, desaparece grávida de Sérgio Santarém. Anos depois, Regina é descoberta internada em um sanatório e revela que teve um filho do empresário Chico Bastos. Disposta a separar Pedro (Paulo Gorgulho) de Flávia (Lúcia Veríssimo), Emília trama para que todos pensem que Pedro é o filho de Regina com o marido, na intenção de fazer com que Flávia acredite que não poderá se casar com o rapaz, porque é seu meio-irmão. Mas Regina, mesmo mal psicologicamente, revela que Sérgio Santarém é que é seu filho. Nesta altura, o advogado vilão já se aproveitou para pegar o que tem de direito e mais um tanto, deixando Emília e Flávia na miséria.

É duro para João Marcos saber que Lenita está de casamento marcado com Sérgio Santarém. A má notícia é dada por Socorro, logo quando o homem apaixonado encontra-se preso e impossibilitado de lutar por seu grande amor.

João Marcos perde o controle quando fica sabendo que perdeu o amor de Lenita. Ele entra em desespero no presídio.

Marta, irmã de Pascoal, é obrigada a voltar do Rio, onde foi ter um filho de Sérgio Santarém, escondida, para Remanso e tomar contra do armazém da família. O bebê está com dias de nascido e ela o entrega a Vitório para criar, porque não pode assumir a postura de mãe solteira. O floricultor o batiza de Leonardo Da Vinci e a criança fica escondida na casa dele, para que o juizado de menores não tente levá-la. Marta ainda tenta vê-lo, mas Vitória a expulsa de lá.

Após sete anos na penitenciária, para alegria de uns e desespero de outros, Pedro, Pascoal e João Marcos voltam para Remanso. Ao desembarcarem na estação, casa um segue seu destino: Pascoal vai para o armazém, onde encontra uma tremenda lanchonete; Pedro se dirige para casa de Vitório, na carona de Nina. O floricultor, ao ver o filho adotivo de volta, finge não se comover e vai para o banheiro chorar. João Marcos começa uma perseguição cerrada em cima de Lenita. A filha dele ouve quando os dois discutem e, apesar do pedido de silêncio da mãe, ela conta tudo pra Sérgio Santarém. O advogado fica pronto para armar uma para João Marcos.

João Marcos nunca se conformou de ter perdido o amor de Lenita para o crápula Sérgio Santarém. O homem apaixonado, agora em liberdade condicional, fará tudo para recuperar o amor de Lenita e ter sua mulher de volta, em seus braços.

Após alguns anos, já em liberdade condicional, ao ver Léo, como filho adotivo de Vitório, Pedro fica bastante desconfiado em relação a origem do garoto. Mas tarde, numa conversa franca com a amiga Marta, Pedro acaba descobrindo que Léo é o filho que a amiga abandonou na porta de Vitório, ainda bebê e fugiu de Remanso, indo morar no Rio de Janeiro e escondendo o segredo de todos, principalmente de Pascoal.

Pedro sofre pressão de Emília que o proíbe de se aproximar de Flávia e lhe pedir emprego. Fica sabendo que Nina foi pedir favores por ele à empresária. Flávia também descobre as armações da mãe, discute com ela e a proíbe de intervir em sua vida particular.

Xampu está morrendo. Gabriela chama Flávia e a mãe dele que flagram Bianca, orientada pela mãe, pedindo a mão do rapaz em casamento. As duas ficam furiosas com o oportunismo da garota. A mãe dela, o tempo todo, temia que não conseguisse realizar seu plano ambicioso.

Xampu encasqueta que deve um casamento a Bianca. Emilia tenta impedi-lo, pedindo a Gabriel um atestado de insanidade mental do filho. O médico se nega a fazer isso com o rapaz e Flávia o apoia. A milionária não engole a situação. Logo em seguida, Flávia visita o irmão no hospital que ele está internado e lhe pede para ser sua madrinha de casamento, ao lado de Pedro. Soraya tenta falar com Emília sobre o casamento dos filhos, só que esta não a recebe em sua casa, o que a deixa bastante aborrecida. No dia seguinte, a golpista se queixa do comportamento de Emília a Flávia, que a leva até sua casa para falar com a mãe.

A matriarca resiste a ideia de receber a pobretona e, quando resolve aceitar, logo se arrepende, pois ela exige que peça a mão de Bianca em casamento a Sirineo, que nada sabe do golpe da mulher e da filha. Muito contrariada, Emilia atende ao pedido e, ao chegar a casa do mecânico, despeja tudo.

Como Sirineo não sabe nada sobre a pilantragem da filha e da esposa, fica chocado e diz que não permitirá que Bianca se case com uma pessoa prestes a morrer. Soraya fica enfurecida com o marido. Emilia sai vitoriosa enquanto Soraya e Bianca ficam arrasadas.

A cidade de Remanso descobre o point mais sexy, depois que Pascoal coloca as garotas de Carol como musa garçonetes de sua loja de hambúrgueres, em modelitos ultracurtos, confeccionados por Socorro. Marta vê e não gosta nada da ideia do irmão.

Nina fica cheia de ilusões com Pedro, sua paixão platônica, mas logo se decepciona quando o leva à churrascaria e Flávia está lá. A empresária diz que foi procurá-lo para ser padrinho do casamento de Xampu e Bianca. Os dois discutem e Pedro a beija. Flávia lhe dá um tapa e Nina sai desesperada.

Na hora do casamento, Xampu não resiste a emoção, tem um ataque e Pedro o leva para UTI. Horas depois, Bianca reza pelo noivo e fica arrasada por seu pai não ter ido ao casamento. Pedro doa sangue para o amigo, Flávia agradece a atitude de Pedro e, nesse momento, surge Gabriel com a notícia da morte do rapaz. Todos ficam arrasados com a morte do rapaz. Em casa, Bianca está sinceramente abatida. Soraya, para consolar a filha, lhe diz que ainda aparecerá um homem que a fará feliz. Enquanto isso, Mike, o forasteiro, segue rumo a Remanso.

João Marcos vai no escritório de Flávia saber detalhes sobre a vida pregressa de Sérgio Santarém. Ao sair, Glória lhe avisa nas entrelinhas, que o advogado viajou e Lenita está sozinha em casa. Ele vai até lá. Sérgio aparece de surpresa e João Marcos foge pela janela.

Começa a se revelar um estranho envolvimento entre Emília e Vitório. O floricultor resolve procurar a milionária, cheio de intimidades, e lhe pede um emprego para Pedro, que acabou de sair do presídio, depois que recebe a visita de um oficial de justiça. Emilia resiste e Flávia quase os flagra numa discussão informal.

João Marcos e Pascoal Papagaio conseguem um local para que Carol e as meninas construam uma academia de aeróbica. Agradecida, Carol vai jantar com Pascoal, que se torna um administrador das garotas, diante dos adolescentes que sonham com elas.

Franco ouve toda conversa do patrão com o oficial e vai correndo contar ao irmão de Lenita, Dudu, para que previna a irmã do ex-marido. Ela resolve se encontrar com João Marcos, o que ele tanto queria, e pede a Socorro para avisá-lo que o espera na cachoeira. Só que o ex presidiário não ouve o que sua irmã tem a lhe dizer e sai correndo com Pascoal para uma farra, justamente na cachoeira, com Carol e suas meninas. Ao chegar lá, Lenita o flagra no desfrute, bem escondidinha, mas não sabe que também está sendo vigiada, pois o olheiro do marido está ali, fotografando-a e a João Marcos.

Desesperada de ciúme, Lenita sai correndo pelo mato e se suja toda. Esquece que saiu de casa com a desculpe de ir ao cabeleireiro. Furioso, sabendo das armações da mulher, Sérgio Santarém a pressiona. Fazendo o gênero vítima, o advogado procura a ex-sogra e lhe diz que desconfia que Lenita o está enganando, pois nem a filha tem dado atenção.

Glória desconfia da ligação do amante com o oficial, rouba o envelope que ele deixou e quase é flagrada por Sérgio Santarém. Extasiada com o que vê nas fotos, a secretária revoltada porque o amante não lhe dá mais atenção, resolve se aliar á mulher dele, a quem entrega as fotos, jurando cumplicidade. Ao voltar ao escritório, o advogado a pressiona, pois já deu por falta das fotos, avisado pelo oficial. Fingindo-se indignada, Glória o ameaça e acaba o atacando-o com um beijo.

Já sabendo que Marta é a mãe de Léo, Pedro tenta aproximar os dois. Vitório fica morrendo de ciúmes e com medo de perder o garoto, que sabe muito bem que o floricultor não é seu verdadeiro pai.

Decepcionado por não cumprir o papel de mãe de Léo numa reunião da escola, o floricultor intimida Pedro a arranjar uma noiva para ser a mãe postiça do menino. Pedro convoca Marta para missão. Naturalmente, o velhinho ciumento não vai gostar nada da ideia e fará chantagem emocional.

Mesmo sem poder contar que é sua mãe de verdade, Marta se anima com a ideia de poder ficar ao lado de Léo.

Depois de contar a Marta o que ouve com Vitório, Pedro a convida para um jantarzinho em casa. O velho italiano morre de ciúmes porque Léo fica encantado com a nova mãe. Ao levar Marta de volta para casa, Pedro volta a lhe perguntar sobre o pai do menino e ela tira o corpo fora. Os dois, para quebrar o clima agitado, brincam de noivos.

Pascoal, que vê tudo pela janela, tem uma crise de ciúme da irmã. Enquanto isso, Vitório diz a Léo que, se Pedro casar com Marta, o levarão para morar longe dele e isso amedronta o menino que se agarra às pernas do pai adotivo. Léo diz a Vitório que não quer deixá-lo. O floricultor se emociona e fica aliviado, pois sua jogada sentimental pra cima do garoto, deu certo.

Emilia fica sabendo através de Inês que Sérgio Santarém pediu demissão e João Marcos é o candidato da filha para ocupar o cargo dele. A dona da empresa exige a volta do advogado e diz à Flávia que não quer ex detentos como empregados. Ela fica embaraçada para dar a notícia ao amigo, que já contava com o emprego. Sérgio chega nesse momento e discute com o rival, que deixa escapar coisas que Lenita lhe falou num encontro. À noite, quando Pedro fica sabendo da história, vai procurá-lo e sai dali decidido a ensinar Flávia a não brincar com as esperanças dos outros. No dia seguinte, Pedro e João Marcos resolvem trabalhar por conta própria, num negócio de vendas.

Mike chega a Remanso deixando Bianca bastante excitada e o mecânico Sirineo muito preocupado com a chegada do forasteiro, que ninguém sabe quem é e de onde veio.

Mike se instala na casa de Sirineo e começa a trabalhar na oficina. Vai logo se tornando intimo da viuvinha e vira uma grande encrenqueira na cidade, Nina também começa a admirá-lo. Dessa forma, está dada a largada para o triangulo amoroso: Bianca, que se apaixona por Mike, que por sua vez se apaixona por Nina.

A morte de Xampu arrasa seus amigos e deixa Bianca uma viuvinha virgem, rica e pronta para conhecer o forasteiro Mike, seu novo amor. O golpe do baú, concretizado por ela e a mãe, foi acelerado com o ex presidiário entrando em estado de coma. Quando ele tem uma melhora, Soraya obriga a filha a pedi-lo em casamento e, enquanto faz isso, é flagrada por Emília que fica furiosa com o oportunismo das duas.

Flávia flagra a mãe com a foto de um garoto na mão e ela lhe diz que era de seu marido. Flávia não engole muito bem a história e procura o Dr Gabriel que também não a ajuda muito. Gabriel vai procurar Vitório e o avisa que ele não deve dizer nada a Flávia. Mas Pedro ouve a conversa dos dois e, embora seja pouco, alerta a empresária. Está feito o mistério!

Atacando de cinegrafista para provar a infidelidade do marido, Lenita o flagra quando ele inventa que irá a uma reunião de negócios e vai mesmo pegar Bianca para um jantarzinho fora da cidade. Lenita filma tudo e ainda arranca algumas confissões de Glória.

Sérgio Santarém chega em casa no justo momento que Lenita foi coloca Bibi pra dormir e encontra o videocassete ligado. Pega a fita e coloca outra no lugar, mas fica calado até o dia seguinte. A mulher vai procurar o pai com a fita debaixo do braço e os dois acabam assistindo a uma filmagem de Bibi. Lenita fica sem entender o que houve. Sérgio aparece e quase lhe esfrega na cara a fita que tanto procurou em casa. Os dois tem uma nova discussão. Lenita vai atrás de João Marcos no hotel, tomando cuidado para não ser flagrada. Mas é inútil porque o gerente do hotel avisa Sérgio Santarém.

João Marcos também não poupa Lenita. Ele a chama de irresponsável por está se arriscando demais e pedindo para se afastarem um tempo. Transtornada, Lenita sai do quarto de João e dá de cara com Sérgio no saguão do hotel. O advogada coloca a esposa, nada gentilmente, em sua caminhonete,a levando para um passeio sádico em alta velocidade. Desesperada, Lenita tentar saltar do carro e acaba se machucando. Mesmo assim, Sérgio obriga a esposa voltar para o carro e retorna sua trajetória rumo ao celeiro onde ela se encontra com o amante.

Lá, o advogado humilha a mulher e a violenta de forma diferente das outras vezes, a deixando sozinha no celeiro. Lenita chega à cidade toda rasgada, suja de sangue e completamente exausta e ainda pega João Marcos ao lado de Glória. No dia seguinte, revoltada, procura o pai e diz que não vai mais se separar de Sérgio Santarém.

Sérgio Santarém não tem escrúpulos e torna a violentar a mulher, que lhe pede o divórcio. Lenita, dessa vez, corre para a casa da mãe e lhe conta, mostrando todo o corpo com marcas da violência do marido.

Inês, preocupada com o estado da filha, conta tudo para o marido. Sérgio chega justamente no memento que o médico examina a filha.

João Marcos começa a sair com Beth para obter a lista de fornecedores da empresa de Flávia que está agendada no computador de Sérgio Santarém. Consegue o que quer, mas quase perde Lenita, que o encontra duas vezes ao lado da secretária, muito à vontade, em pleno centro de Remanso.

Nina, querendo saber quem é Mise O'Brian, com quem Mike fala ao telefone, arquiteta uma armadilha, jogando a irmã para cima dele. Nina nada consegue e Mike, furioso, lhe diz que terá todas as informações que desejar em troca de um beijo. Ela o beija pra valer.

João Marcos fica ferido e Lenita fica ameaçada de perder a filha graças às maldades de Sérgio Santarém. Não satisfeito, o vilão ainda tenta obrigar Marta a ficar com ele em troca da liberdade de João Marcos.

Corumbá surge em Remanso, contratado em sigilo por Sérgio Santarém, para acabar com a vida de João Marcos. O capanga cola no pé de João Marcos e vai atrás dele, na lanchonete, onde se encontra com Pedro e Pascoal. Lá, quase consegue o que quer, com uma sequencia de provocações, e João chega a partir pra cima dele. Vendo tudo da oficina, Mike sai em defesa dos amigos, que não podem se meter em brigas durante o livramento condicional. O forasteiro deixa o bandido nocauteado, depois de uma tremenda luta. Em seguida, o coloca num jipe e, nos limites da cidade, o embarca num ônibus interestadual. Já de volta a Remanso, Mike resolve bancar o detetive e invade o quarto do bandido, onde encontra uma foto de João Marcos.

Preocupado com o silencio do capanga, Sérgio Santarém vai ao hotel, onde fica sabendo da briga e que João Marcos se deu bem. No dia seguinte, ao ver o vilão entrar no hotel, Mike o segue e escuta, atrás da porta, uma conversa comprometedora entre o advogado e o bandido. Já sabendo de toda história, o forasteiro vai procurar João Marcos e o acha no celeiro, durante um encontro com Lenita. Entrega a foto de João ao casal e fala da conversa que ouviu no hotel, onde Sérgio mandava Corumbá dá um tempinho para, depois continuar provocando o ex detento. João confirma suas suspeita e Lenita se apavora. Horas depois, Mike é procurado por Corumbá que, cinicamente, agradece a viagem e lhe oferece amizade. Como o mecânico se nega a apertar sua mão, o bandido o ameaça.

Na chácara. Sérgio Santarém descobre que Léo foi acolhido por Vitório no dia do julgamento dos rapazes e fica intrigado. Em conversa com o menino, lhe promete construir uma casa na árvore, igual a que tinha na infância. Vitório escuta a promessa e faz a casa antes.

Pedro e Flávia resolvem se unir para descobrir a verdadeira origem dele. Emilia não gosta nada da ideia, temendo ter que dividir os bens da família com Pedro. Por seu lado, Flávia começa até a ajudá-lo em seu novo negócio: a floricultura.

Bianca se recusa receber o presente que Sérgio Santarém lhe trouxe do Rio. O advogado fica furioso e sai cobrando o dinheiro que deu para os móveis.

Tentando driblar a situação, a viúva procura Mike na oficina para convencer o pai e a irmã a irem morar na mansão. Mike vai lá e Sérgio os flagra juntos.

Uma mentira, para salvar a própria pele, obriga Pascoal a pedir Socorro em casamento. Mas ele só aparece na casa dela, na marra, levado por João Marcos. Feliz da vida, depois de mais um desmaio, a noivinha pede a Sirineo que a leve ao altar. O mecânico aceita.

Sérgio Santarém discute com a mulher, mais uma vez, e, num deslize, Lenita lhe diz que João Marcos já sabe que ele contratou Corumbá para provocá-lo. O advogado se apressa em despachar o bandido da cidade, mas Corumbá avisa que não irá enquanto não acertas umas contas com Mike. Para conquistar o mochileiro Sérgio o convida para um uísque amigo em sua casa. Mike aceita, só para ver qual é a dele e acaba irritando o advogado depois de lhe falar que ouviu a conversa que teve com Corumbá no hotel.

Sérgio Santarém não pretende deixar João Marcos em paz. Depois de cercá-lo no celeiro e o ex detendo conseguir escapar, o advogado ordena o delegado Damasceno que mande vigiar todos os passos do fugitivo. O cerco de fecha, primeiro, em torno de Lenita, quando ela entra no bordel de Lola para dar suas "aulas". Sabendo que a ex-mulher esteve no bordel da cidade, o advogado vê aí as chances de ficar com a guarda definitiva de Bibi. Mas o delegado o avisa de que o trabalho que Lenita foi fazer não rebaixa a conduta dela. Sérgio continua a procura de João Marcos que, a estas alturas, encontra-se bem longe de Remanso.

João Marcos entra em contato com Beth, de seu esconderijo. A secretária leva comida para ele e trás de volta um bilhete para a mãe e irmão dele que pede para não revelar onde ele está. Para não se envolver, Beth passa o bilhete para Pascoal que comenta o fato com Marta que leva notícia pra Lenita. Com o bilhete na mão, Pascoal faz uma visitinha cordial a Nina a quem entrega flores.

Engasgado com as tramoias de Sérgio Santarém, João Marcos só não o mata e termina de vez com o seu livramento condicional, porque Pedro o contém. A perseguição cerrada do advogado ao ex presidiário começa quando Bibi conta ao pai que o chocolate que está comendo é presente do amigo bandido de sua mãe. Sérgio, furioso, já que Lenita mentiu para ele dizendo que ainda não havia encontrado o ex marido, pede à filha para fingir que ele não sabe a verdade. Armando feio, o vilão começa a seguir os três presidiários e os flagra após às 22h, na rua, o que é proibido durante a condicional. Com a cabeça fervilhando de ideias maquiavélicas, ele arranja um oficial de justiça para colar no pé dos três, principalmente no do rival, de quem quer provas documentais e fotografias de seu mau comportamento para mandá-lo de volta à cadeia.

Dala e Socorro visitam João na cadeia e lhe contam que Glória resolveu abrir a boca, deixando-o animado. Lola conta a Lenita que o amante dela está preso. Desesperada, ela procura Sérgio e lhe oferece qualquer coisa para o ex-marido retirar a queixa de tentativa de assassinato que Fez contra João. Ele insinua que Lenita sabe o que mais o agradaria. Ela não pensa duas vezes e tira a roupa. Sérgio fica surpreso, mas se excita. Parte para cima dela que, tola, acreditando-se dona da situação, pega o telefone e lhe pede que retire a queixa. O vilão nega, ela chora e pede suas roupas mas ele não dá. Eles brigam e Lenita consegue pegar as roupas, saindo da casa do advogado aos prantos, meio vestida, meio despida, vagando pela cidade.

Lenita visita João Marcos na cadeia e o faz jurar que só sairá de lá, depois que ficar provada sua inocência.

Glória toma conta de Bibi para se fingir de fiel ao patrão e poder agilizar seu plano de espionagem.

Glória revira a casa de Sérgio Santarém e encontra os documentos que comprovam o envolvimento do advogado com Jorge Jordão. Ela tira cópia de tudo e entrega a Flávia.

Sérgio Santarém ataca de gavião, novamente. Só que, agora, pode ser desmascarado. O advogado, na ânsia de conquistar Bianca, mete os pés pelas mãos e acaba sendo descoberto por Glória, que ameaça contar toda verdade a Sirineo, e sofre mais pressão da ambiciosa Soraya. Gabriel também fica sabendo de toda armação de Sérgio, que leva a viuvinha virgem para andar a cavalo. Quem pega as sobras é Mike que, além de socorrer Bianca, que está cada vez mais se jogando para cima dele, ainda ouve desaforos de Sirineo e recebe olhares apaixonados de Nina.

Sérgio Santarém consegue uma entrevista para Bianca coma intenção de seduzi-la. O advogado vai direto ao assunto e ela foge em disparada num dos cavalos do haras onde estão e leva um tombo. Glória é quem leva Bianca ao hospital. A secretária avisa Soraya sobre o que aconteceu e retorna ao escritório, onde tem uma briga feia com Sérgio, na qual o ameaça. No hospital, Bianca conta armação do advogado à mãe e Gabriel ouve tudo, sem querer. Sirineo, em casa, desconfia que a mulher e a filha estão aprontando de novo e, quando as duas voltam, só consegue arrancar de Bianca a desculpa mentirosa de que ela caiu no cemitério, quando ia levar flores para o marido. O mecânico não engole e procura Glória, que confirma a versão da viúva. Quando ele sai, a secretária diz a Sérgio que contará toda verdade a Sirineo, caso o advogado não lhe dê a atenção desejada.

Soraya aparece no escritório, ameaçando Sérgio também e lhe exige que providencie o mais rápido possível a mansão prometida a filha. Glória conta tudo a Flávia, que fica furiosa e vai a casa da vigarista. Diz algumas verdades a Soraya e Bianca e as ameaça de prisão.

Soraya não fica nada satisfeita quando Bianca chega do hospital e Mike a leva no colo para o quarto. A filha está toda derretida pelo forasteiro. Sirineo também está de olho em Mike e, através de Nina, consegue o passaporte dele para descobrir sua verdadeira identidade, mas fica sabendo apenas seu sobrenome – Azevedo O'Brien – e que realmente viajou por diversos países. Pascoal entra na estória e, passado o preconceito, começa a achar que Mike pode ser um bandido internacional foragido. Dá conta do que tem sofrido e o apoia. Sirineo e Nina fazem o mesmo. Bianca, venenosa, diz que o pai vai se arrepender de sua atitude, mais cedo ou mais tarde, pois breve vai estourar uma bomba envolvendo o nome do forasteiro. Nina fica curiosa.

Sérgio Santarém não se conforma com o sucesso dos três ex presidiários diante do juiz. Procura o corretor que está fechando o negócio de uma sala que eles querem alugar para sede da empresa e o convence que deve tomar mais cuidado com ex detentos que, ao qualquer momento, podem retornar à prisão.

Marta não deixa Pascoal oferecer salgados para a academia de Carol. Para não perder a pose diante das meninas, ele volta a explorar Socorro, quase obrigando-a a fazer mil salgadinhos de um dia para o outro. Como paga, ela é matriculada na academia de aeróbica.

Gabriel acha que está com a faca e o queijo na mão e avisa a Sérgio Santarém, que sabe de sua tentativa de agarrar Bianca, só para ele deixar Lenita em paz. O advogado responde que sua filha é que o trai com o ex-marido. Ao mesmo tempo, Sérgio faz a cabeça da filha para irem morar em Miami e a menina fica deslumbrada com a ideia.

Soraya promove uma grande festa na mansão para agradar Bianca, depois que lhe deu uma bofetada porque não quis viajar com Sérgio Santarém para o Rio.

Nessa festa, Paula quase é violentada por Daniel (Edson Fieschi). Por causa disso, ela decide se afastar da turma da pesada de vez.

Pascoal flagra Nina beijando Mike. Apesar de tentar desmentir tudo, Nina não escapa de cair na boca do povo de Remanso. Sirineo também fica sabendo do romance e, para grande surpresa da filha, apoia. Ela nem tem chance de se explicar.

João Marcos está perto de desmascarar Sérgio Santarém, depois que comprova que Salete foi esfaqueada. Ele tem o canivete com que o advogado tentou atacá-lo, quando o pegou numa emboscada e lhe deu uma surra. Marta, que está por perto, ao vê o canivete, se lembra que Sérgio o usou contra ela.

Soraya flagra Lenita e João Marcos aos beijos e se oferece como aliada do casal, pois está interessada na separação dela com o advogado por causa da filha. Bianca pede a mãe que não se meta nisso e Lenita acaba se irritando com Soraya.

Lola surge em Remanso com um segredo cabeludo que envolve a origem do crápula Sérgio Santarém. A prostituta cafetina é amiga de Regina, uma ex prostituta que é, na verdade, mãe de Sérgio Santarém. O segredo também envolve Emilia, mãe de Flávia. Tal descoberta abalará com a vida de todos, inclusive com a de Emilia e Flávia.

Emília é desmascarada. Tudo porque ela tenta separar Flávia de Pedro, que acaba descobrindo que a mãe da mulher amada era uma prostituta. Com esse trunfo na mão, apesar de ainda não saber quem é sua verdadeira mãe, o ex detento poderá viver seu romance em paz.

Sérgio Santarém vai se dá bem mais uma vez. O advogado vilão descobre que é filho de Regina e vai usufruir disso.

Regina desmascara Emília, quando a megera inventa de levar a filha e Pedro ao hospital. A doente fica a sós com Pedro e, depois de perguntar a idade dele, descobre que é mais novo do que seu verdadeiro filho. Regina expulsa o ex detento de seu quarto. Pedro não esconde a alegria co o que acaba de ouvir, para desespero de Emília, que Flávia se encarrega de levar para casa. Outro que fica arrasado é Vitório, que se lembra que Pedro foi o menino que Chico Bastos lhe entregou para criar. Enquanto isso, no hospital, Regina recebe a visita de Sérgio Santarém, já como seu verdadeiro filho e o advogado promete apresentá-la à sociedade, logo que tire dos Souza Bastos tudo que pertence aos dois, por direito.

No passado, Regina e Emília trabalharam no mesmo bordel, o Paraná. Vitório sabia dessa história desde o inicio, mas tanto ele como todos os amigos de Flávia vão poupá-la da verdade. Por enquanto, o mais importante para milionária é o romance com Pedro.

Flávia volta ao hospital e dá uma prensa em Regina; Gabriel também imprensa a doente e todas as dúvidas são dissipadas. Só falta Vitório confirmar os fatos, como testemunha de tudo. Gabriel e Pedro apertam o floricultor, que acaba revelando que estava com Chico quando ele conheceu Regina e Emília, que trabalhavam no mesmo bordel, no Paraná. Pedro jura não contar nada do que acaba de saber à Flávia, para que ela não se magoe.

Nina vê Bianca sair chorando da oficina. A viúva inventa que se entregou a Mike, que lhe prometeu casamento e a está tratando com indiferença. Nina o arrasa, mas se arrepende quando vê a irmã sair da mansão de Sérgio Santarém e ainda esnobar Mike, que foi procurá-la.

Sirineo e Socorro adiam o casamento de novo. O mecânico está desanimado. Gabriel e Vitório armam um almoço na chácara, para relembrar os velhos tempos. Sirineo sai de lá mais disposto.

Sérgio Santarém insiste em levar Bianca a um motel de beira de estrada, mas ela se recusa. O advogado a faz saltar do carro e voltar a pé para casa. No dia seguinte, chama Soraya a seu escritório e lhe intima lhe pagar os 20 mil dólares pela mobília da mansão. Soraya ataca a filha.

Lenita conta a João que está grávida e o amante pensa que o filho é dele. Ao voltar para casa, Lenita ouve de Sérgio Santarém que seu pedido de separação de corpos está oficializado pelo juiz. A felicidade dela dura pouco, Sérgio prepara um jantar romântico para os dois, pois sabe que vai ser pai.

Soraya fica apavorada quando descobre que Bianca está apaixonada pelo pobretão do Mike e pede ajuda a Sérgio Santarém. O advogado lhe diz que descobriu coisas terríveis sobre o forasteiro e que contará tudo á viúva. Sozinho com Bianca, ele inverte o jogo e diz que Mike é um ótimo rapaz, que ela deve namorar. Bianca fica sem entender nada quando Sérgio arma um encontro dela com Mike, no celeiro. Mas, antes da chegada da viúva, que o advogado arma para ela se atrasar, quem aparece no local é Corumbá, para exterminar Mike. O que Sérgio não imagina é que Lenita e João Marcos marcam um encontro no mesmo local, na mesma hora.

João Marcos e Pedro aceitam uma encomenda absurda de um importador inglês, armada por Sérgio Santarém, onde exatamente as 30 mil toneladas de soja que Flávia tem armazenada, são exigidas. Só que, contratados por Flávia mas sem saber que metade da produção da sua empresa já estava comprometida com outros compradores, os rapazes, ao fecharem o negócio, decretam a falência da agroindústria. Ao tomar conhecimento da falência, a milionária que estava fugindo de um encontro com Pedro, quase tem um ataque e parte para a casa de Sérgio, a fim de pedir que ele cancele as outras vendas. O advogado se nega a fazer isso, alegando que sujará seu nome e o da empresa. Quando a patroa sai, o vilão começa a vibrar por seu plano está dando certo. Sérgio Santarém vai tomar todo patrimônio de Emilia e Flávia.

Sergio Santarém brinda o sucesso de mais uma sabotagem a empresa de João Marcos e Pedro. Ao mesmo tempo, durante uma conversa com Flávia, João Marcos descobre a armação do advogado e começa a organizar um contra-ataque, que promete não deixar a empresa da executiva ir à falência.

Ao chegar em casa, com uma cara de pavor, Flávia conta a mãe que a empresa está correndo perigo. Minutos depois, a matriarca convoca Sérgio Santarém pra uma reunião e este lhe conta sobre a venda e a participação de Pedro e João Marcos. Flávia ouve toda a fofoca e se mete. Ela discute com o advogado e Emilia fica do lado dele. No dia seguinte, a executiva convoca Pedro e João Marcos para uma reunião com ela e Sérgio Santarém, na empresa. Flávia trata Pedro como um estranho e ele fica na pior, prometendo que arranjará a outra metade da tonelada de soja, nem que seja no inferno. Depois disso, João Marcos ainda tenta falar com Flávia na empresa, algumas vezes, mais não consegue pois ela está curtindo uma tremenda fossa em casa. O ex detento, durante conversa com o amigo que também está mal, lhe diz que acha que fizeram alguma fofoca para separá-lo de Flávia, mas Pedro não acredita nesta hipótese.

Flávia deixa feliz a todos que temem que ela seja irmã de Pedro, ao se afastar dele. Mas isto só acontece por um motivo: as desconfianças dela quanto ao namorado ser, na verdade, o pai de Léo, são confirmadas. Tudo porque vê fotos dos dois, na casa de Vitório. Não sabe ela que o garoto é filho de Sérgio Santarém com Marta.

Dona Dala salva Pascoal de ser violentado por Socorro. A doceira chega na sala na hora exata que a filha está quase devorando o rapaz. Pensando que é ele que está querendo se aproveitar da jovem, Dala o expulsa. Pascoal fica agradecido e Socorro fica revoltada por mais esta humilhação.

Bianca é salva pelo gongo, ou melhor, pela buzina do pai que chega com Nina á sua mansão, para uma visitinha surpresa, justamente na hora em que Sérgio Santarém está tentando seduzi-la em seus braços. Sirineo não gosta de vê o advogado a sós com a filha e o trata com severidade.

Flávia é irmã de Pedro. Esta revelação de Vitório deixa a empresária, desesperada e Pedro ainda em pior estado, porque ela não revelou o que descobriu, o tratando com desprezo. Embora arrasada, Flávia acaba descobrindo o paradeiro da mãe do amado para desvendar de vez este mistério.

Depois de contar a Flávia que Pedro é seu meio-irmão por parte de pai e para não ruir de vez com suas esperanças, Vitório a aconselha a procurar Gabriel. Ela dá um aperto no médico que lhe revela que a mulher com quem seu pai teve um filho, era uma aventureira e chantagista e poderia muito bem ter inventado toda essa estória. Empenhada em encontrar a mãe de Pedro, a executiva remexe um baú antigo no quarto de Emília, de onde rouba algumas cartas. A mãe quase a pega em flagrante. Flávia lê as cartas e descobre que a mulher se chama Regina e mora em Maringá. Mais tarde, recebe um telefonema de Beth, de Maringá, dando-lhe o relatório sobre suas investigações. Emilia novamente está por perto e fica intrigada.

Marta volta do Rio com o suposto pai de Léo para salvar o romance da executiva e fica descansada porque Flávia acreditou em sua história. Mas esse não é o problema de Flávia, no momento. Ele aumenta quando Pedro volta a seu escritório, para vê-la, e tenta beijá-la. Flávia o rejeita, e ele, sem nada entender, sai batendo a porta e vai desabafar com o pai adotivo. Não suportando mais tanto sofrimento no filho, na primeira oportunidade que surge, o floricultor lhe conta, com a maior naturalidade do mundo, que ele é irmão de Flávia. Pedro fica em transe e cai na gargalhada até a ficha cair e ele enxergar a dimensão do problema.

Marta procura Pedro e lhe diz que resolva sua vida com a mulher, pois não deixará de ir a chácara nem deixar de ver o filho. Pedro tenta uma reaproximação com Flávia, mas desiste de esperá-la. O desencontro acontece porque Flávia esta na cidade, conversando com o advogado sobre os documentos que Glória lhe deu.

Lenita vai à casa de João Marcos saber notícia e dá de cara com Dona Dala que a acusa de responsável por toda a desgraça do filho. As duas discutem. Socorro se mete na briga e faz as duas se acalmarem. Dona Dala não se conforma com a sobrecarga do filho.

Socorro faz Sirineo ganhar o concurso de melhor cozinheiro realizado na chácara de Vitório, dando o voto de minerva. As outras juízas são Dona Dala, que vota no floricultor; Nina, que vota no pai e a empregada de Gabriel, que vota no patrão.

Marta está disposta a apresentar o pai de seu filho a Flávia, para consertar o romance dela com Pedro. Esbarra em Emilia, que atrapalha ainda mais as coisas. Para completar a desgraça, o ex presidiário discute com Vitório, que o expulsa de casa. Mais tarde, os dois acabam arrependidos e se beijam.

Flavia retoma o romance com Pedro, graças a Marta, com direito a serenata em baixo da janela. Tudo porque Marta resolve lhe contar que houve um mal-entendido, há oito anos, quando Pedro só não foi encontrar a milionária porque estava bêbado, e não com ela, que apenas o segurava.

Flávia e Pedro realizam o sonho de se casarem. Antes da cerimônia, os ex presos fazem a despedida de solteiro, com direito a canção "adeus muchachos", tema dos amigos. O casal vai passar a lua-de-mel numa cidade do nordeste, sem saber que, em Remanso, Sérgio Santarém está derrotando os Souza Bastos.

Finalmente, Sérgio Santarém concretiza sua vingança contra os Souza Bastos. Depois que Emilia, sob chantagem, lhe passa 50% dos bens da empresa, ele não desiste de querer mais. Compra os 49% das ações restantes, usando o turco Jorge Jordão (Othon Bastos) como testa-de-ferro e expulsa a matriarca de sua própria mansão, pois o imóvel, como todos os outros bens da família, está incluindo no patrimônio da indústria de soja. Sem saber que todo o seu império está desmoronando, na cabeça da mãe, Flávia curte sua tão sonhada lua-de-mel com Pedro, numa linda praia do nordeste, e ninguém consegue localizá-la.

Sérgio começou a desfechar seu golpe contra a família do pai, ao assinar com Emília a nova razão social da empresa, onde fica com metade de tudo. Para comemorar seu trunfo, o advogado chora e ri como um louco, em plena praça pública, e é visto por Pascoal e João Marcos, que ficam preocupados quando o crápula segue, cheio de más intenções, em direção à casa de Lenita. João Marcos, temendo pela amante, vai atrás e caba expulsando o rival de lá. Seguindo seu roteiro macabro, Sérgio Santarém vai até o hospital contar as novidades para Regina.

Logo que chega ao hotel, Sérgio Santarém dá seu maior passo em direção a conquista total do império dos Souza Bastos: transforma Jorge Brandão em seu testa-de-ferro, dando-lhe uma mala cheia de milhões e milhões de dólares, para que o comparsa possa ser apresentado como um magnata estrangeiro, interessado nos outros 49% das ações da empresa, que não lhe pertence. No dia seguinte, para concretizar a venda, ou melhor, a compra, o crápula convoca uma reunião de emergência com todos os diretores da empresa para notificar a transação, segundo ele, do interesse de Emilia. Um dos diretores ainda tenta atrasar o negócio, até a volta de Flávia. Mas Sérgio corta logo as asas dele. Só que o advogado não sabe que o turco, ainda maltrapilho, quando chegou à cidade, foi até o escritório procurá-lo, e Beth, ao vê-lo, apesar da nova aparência, o reconheceu.

Glória exige em saber quem é Jorge Jordão. Sérgio Santarém não lhe diz, mas pede que a secretária fique de olho em Décio Arruda, o diretor que quis avisar Flávia. Beth avisa que vai ao médico e Glória desconfia. Lenita também fica cismada com Jorge Jordão e diz que nunca ouviu falar nesse investidor estrangeiro. João Marcos acha que Jorge Jordão só pode ser cúmplice de Sérgio Santarém. Nessa altura, Beth entra e Lenita, com ciúme, vai embora.

Jorge Jordão se incrimina, pois é visto depositando flores e acendendo maços e maços de vela na pedra onde Salete morreu assassinada, numa cerimônia macabra, como se pedisse perdão à sua vítima. João Marcos e Pascoal ficam logo de olho nele, quando Beth entrega a seu amado uma agenda de telefones de Sérgio e o número de uma conta bancária. Os ex detentos esperam o turco na recepção do hotel em que o advogado está hospedado. Os dois, porém, não o veem, mas Jorge Jordão percebe a presença deles, tratando logo de esconder o rosto com as mãos, e ainda ouve quando Pascoal anima João, dizendo-lhe que pode ficar tranquilo, pois descobrirá tudo sobre o turco. Sérgio Santarém chega ao hotel e recebe o assassino com todas as mordomias.

Paula, Fafá e Debbie armam o maior clima para fazer as pazes com os garotos, na cachoeira. Eles estão bem envolvidos quando chega Jorge Jordão que, sem vê-los, começa um ritual místico por Salete. Os jovens saem correndo, apavorados.

Empenhada em ajudar João Marcos, Beth o procura no hotel. Lenita está lá e, enciumada, vai embora. A secretária conta tudo o que sabe ao ex detento. Ao chegar em casa, Lenita dá de cara com Sérgio Santarém que pede para ela desistir do divórcio. Em seguida, o crápula leva Bibi à chácara. Sérgio Santarém ainda dá um minicarro a Léo e Vitório, aborrecido, começa a achar demais a presença no advogado na vida do filho adotivo. Mas Bibi e Léo divertem-se com o presente de Sérgio Santarém. Ao vê-los, o advogado diz a Marta que quer viver com os filhos e, inesperadamente, a pede em casamento.

Gabriel diz a Inês que Debbie, a namorada de Dudu, pediu uma dieta para grávida e o casal fica desconfiado. Enquanto isso, Paula encontra uma maneira de ir com Franco à São Paulo e diz ao pai que vai se casar com o namorado. Inês, Dudu e Elsa ficam aborrecidos. Gabriel tenta avisar à filha que o casamento é incompatível com a liberdade da juventude. Paula, irritada, resolve sair de casa.

João Marcos explica a Lenita que Beth é apenas uma amiga e os dois beijam-se apaixonados.

Sérgio revela, em audiência revisional com o juiz, que Lenita vai se unir a um ex preso acusado de estupro e assassinato, logo que consiga o divórcio. O juiz se impressiona e Lenita fica desesperada pela possibilidade de perder a guarda da filha.

Apesar do emprenho em se reconciliar com a mulher, o advogado mantém as esperanças de Marta.

Pascoal vê Marta às voltas com Sérgio Santarém e a avisa que pode esquecer que um dia teve um irmão, se estiver de romance com o crápula. O que ele não sabe é que a comerciante está cada vez mais balançada pelo advogado crápula, que lhe prometeu até casamento e parte de seus bens para Léo.

Sirineo quase cai em mais uma armadilha de Soraya. Ao saber que bateu na ex-mulher, envolvida numa fofoca de Pascoal, o mecânico vai à mansão dela lhe pedir desculpas. Só que, fingindo-se amedrontada, Soraya tranca-se no quarto e, quando sai, tenta seduzi-lo.

Soraya não perde a esperança de dar o golpe do baú para Bianca, nem que isto custo o sofrimento de Nina. Descobrindo que a mecânica está se correspondendo com Mike, um partidão, a cafetina arranja um exame de uma grávida e pede a Nina que o envie para o forasteiro, dizendo ser de Bianca. Todos ficam achando que Bianca está grávida de Mike, mas tudo se trata de uma farsa armada por Soraya.

Marta telefona para um hotel em Natal, mas não consegue localizar Flávia para lhe contar as novidades de Remanso. Inclusive, que um oficial de justiça intima Emilia a deixar a mansão dos Souza Bastos, em 24 horas. Gabriel promete a amiga encontrar Flávia.

Socorro está cada vez mais louca: é preciso ser arrancada da igreja, onde se deita no chão do altar, e, em casa, quase coloca fogo em tudo, com dezenas de velas acesas. Desesperada porque ninguém a entende, foge de camisolão e descalça e é encontrada desmaiada.

Nina avisa Mike da gravidez da irmã. Ele não hesita e volta para Remanso, mas revolta-se ao saber que Sirineo não está a par da situação e Bianca indigna-se com a mãe.

Mike está prestes a cair no golpe da gravidez. Depois que Nina reafirma o falso namoro com Pascoal, o forasteiro avisa a Bianca que já pode preparar a festa de casamento dos dois. Cil ainda tenta avisar que a gravidez de Bianca não existe, mas Mike não lhe dá ouvidos.

Socorro sonha em ser freira e diz à mãe que vai para um convento. Na oficina, Sirineo confessa à filha que acha que Socorro lhe mentiu sobre aquela história de Jesus Cristo. Socorro diz à mãe que não precisa sair porque o seu namorado vem vê-la sempre e Dala pensa que a filha está enfeitiçada. Em seguida, Socorro vai para o quarto rezar.

Depois de está decidida em entrar para um convento, Socorro descobre que, de freira, não tem nada. Sirineo é quem fica feliz com esta revelação, embora as coisas não corram muito bem em sua família, pois Mike assume a ardilosa Bianca, apesar de o sogro lhe aconselhar do contrário. Também as coisas não vão nada bem na união de Flávia e Pedro, a quem a mulher troca pela fazenda, única riqueza que ainda pertence aos Souza Bastos.

Flávia está disposta a assumir a fazenda em que Emilia se refugiou, depois de todas as armações de Sérgio Santarém. Numa conversa com a mãe, quando até lhe revela que sabe do seu passado no bordel, a executiva entra em ação e avalia que as terras ali são produtivas, podendo reconstruir a fortuna dos Souza Bastos. Com isso, dispensa, literalmente, o marido que, desolado, vai se refugiar na chácara de Vitório. O pai adotivo está quase concordando com o ex detento que Flávia não o acha suficiente como homem, quando ela invade a casa, arrasta Pedro para o quarto e resolve matar a saudade da lua de mel quentíssima que passaram no nordeste.

Socorro acaba enfrentando Soraya e volta para os braços de Sirineo após uma longa conversa com o padre. A professora fala de sua vocação para o celibato e o sacerdote ouve com atenção a lista de desilusões e sonhos que a solteirona lhe relata. Claro, experiente, chega logo a conclusão de que Socorro está procurando uma fuga e a manda procurar um marido. Sirineo estará a sua disposição, principalmente agora, que tem mais um motivo para se afastar de Soraya, a quem culpa por estar forçando Mike a se unir a Bianca e nem imagina que a gravidez da filha é uma grande farsa.

Lenita, desesperada ao saber que o marido quer lhe tirar a filha, pede ajuda a Gabriel que acaba humilhado pelo genro. Ao chegar em casa, Paula percebe o estado do pai e discute com a irmã. Sabendo que está errada, Lenita lhe pede desculpa.

Nina pressiona Mike e ele lhe revela o mistério que o transformou num forasteiro. Ele é um desertor da guerra do golfo, que está sendo caçado pelo pai, um militar linha dura. O pai não se conforma com a vergonha que ele o fez passar diante do governo.

De volta a Remanso, Lola procura Sérgio Santarém para tirar satisfações. A prostituta o encontra na antiga mansão de Emília, agora toda decorada, ao lado de Glória, a quem o crápula promete que se tornará dona da casa, logo aprenda a se comportar como uma dama.

Sirineo pensa que a ex-mulher fez macumba para amarrar Mike, vai à mansão da megera, discute com ela e fica sabendo que Bianca vai casar porque está grávida. Chateado, pois crê que o forasteiro está sendo enganado, o mecânico diz à filha que o bebê que ela espera não é de Mike e até o dispensa de assumi-la. Mas Mike vai em frente e não deixa Bianca, para alegria da jovem rica.

Não bastasse ter deixado Emilia na miséria, Sérgio Santarém ainda quer tirar Léo de Vitório e Marta, aos quais não poupa ameaças. Para culminar, trata tão mal a mãe no hospital, justo no dia que ela teria alta, que Regina passa mal e continua internada. A prostitua resolve chamar Lola para ajudá-la.

Regina fica sem entender nada quando Sérgio a avisa que ela voltará para o bordel de onde saiu, e ainda lhe faz uma série de acusações sobre sua infância e adolescência desgraçadas. Chocada com a vingança do crápula, ela cai, e Sérgio sai como se nada tivesse acontecido. Ao ser encontrada, a prostituta é levada para UTI, em estado grave. Num momento de lucidez, pede a Gabriel que chame Lola. Ela diz ao médico que irá, só não avisa que levará suas meninas para Remanso, onde pretende abrir um bordel.

João Marcos, Pascoal e Marta vão atrás de Jorge Jordão, na periferia da cidade. O bandido vem chegando do supermercado e os vê tocaiando sua casa. Vai ao hotel e conta tudo a Sérgio Santarém, que, intrigado, arruma logo outro lugar para seu comparsa morar com a mulher, longe de Remanso.

Um estuprador está aterrorizando as moças de Remanso. Primeiro é Fafá a ser atacada; depois é Carol. Tudo indica que o tarado é Jorge Jordão, pois, como fez com Salete, sempre aparece rondando as vítimas, antes ou depois do ataque.

Mike também vai visitar Nina e encontra Pascoal esperando por ela, para irem jantar fora. Nina o despreza e ele vai embora. Mais tarde e depois de pensar muito, Mike torna a procurá-la e é recebido com euforia; a mecânica ainda lhe revela toda farsa de Soraya e Bianca que é confirmada pelo Dr Gabriel. O forasteiro vai a casa das megeras e desmascara Bianca, sofre a gravidez. Mike diz que agora está livre para cuidar da felicidade ao lado de seu grande amor, que é Nina.

Emília passa mal na casa de Sérgio Santarém depois que procura Regina para ajudá-la a derrotar o advogado. Glória avisa a Flávia que aparece na mansão atacando o meio irmão, a quem culpa pelo estado da mãe dela. Sérgio até tenta ser gentil, mesmo com todo veneno destilando.

Pascoal convida Mike para conversar e confessa seu amor por Nina. O forasteiro lhe diz que também a ama, embora não seja o marido indicado pra ela. Depois desse papo, Mike procura Sirineo e o mecânico percebe o comportamento estranho do rapaz, mas ele não fala nada e vai embora.

Pascoal leva Nina a um passeio. Mesmo com ciúme, Mike lhe empresta as chaves do Jipe. O casal passa a tarde tomando banho de rio. Pascoal, todo equipado com caixa de isopor e champanhe, aproveita a ocasião para pedir a namorada em casamento. Ela não sabe o que dizer e pede um tempo para pensar. Na volta, cruzam com Mike e Bianca na praça de Remanso. Pascoal não nota o desalento de Nina que, bastante magoada com a cena, resolve dizer sim ao pedido do namorado.

Pedro está preocupado porque Flávia, obstinada em reconstruir o patrimônio da família, nem liga mais para ele. O marido apaixonado tenta salvar seu casamento depois de chorar as magoas no ombro de Lola, no bordel de Remanso. Encontra a mulher na estufa de flores, empolgada com suas mudas e sai de lá soltando fumaça. Apesar de chateada, Flávia continua trabalhando.

Mike e Nina discutem por causa de Bianca. A mecânica defende a irmã e pede ao forasteiro que dê uma segunda chance a irmã dela. Mike lhe diz que Bianca só está interessada no dinheiro da família dele e que, na verdade, ele ama outra mulher. Nina não demonstra sua aflição e, decepcionado, ele vai embora.

Furioso, Sérgio Santarém diz que nunca mais quer ver Soraya pela frente e não mais considera Bianca como filha. Desesperada, a megera culpa tudo o que está acontecendo por causa da mandiga errada que fez para separar Sirineo de Socorro.

Sérgio, com a corda toda, tira Léo da chácara na ausência de Vitório e o leva para fazer uma "surpresinha" a Marta, proporcionando-lhe um almoço em família. Quando vê o menino na companhia do vilão, ela o leva de volta para Vitório. Apavorado, Léo conta a Vitório que Sérgio achou melhor não avisá-lo. Vitório vai ao hotel onde Sérgio está hospedado, pronto para acabar com ele. Sirineo percebe o estado do amigo, o segue e impede que estrangule o advogado, que fica com cara de quem promete vingança. Em seguida, Marta entra para também dizer mais algumas pro advogado. Ele afirma a ela que vai tirar Léo de Vitório, nem que para isso tenha que contar ao garoto que ela é a mulher que o abandonou na porta do floricultor. Desnorteada, Marta vai embora.

Sirineo diz a Socorro que não é homem para ela. Nem adiantam as declarações da professora, que entra em depressão e cai nos braços de Pascoal. O ex detento a leva ao mesmo cinema que marcou se encontrar com Carol e se dá mal.

Pedro anda encantado com as qualidades domesticas de Marta e surge um clima de sedução entre eles. Tentando uma reconciliação, Flávia prepara um jantar para o marido, que a trata com frieza, dizendo que já jantou com Marta. Vitório aconselha a comerciante a se afastar.

Sérgio e Lenita vão ao juiz lutar pela guarda de Bibi. Lola depõe em favor de Lenita e o delegado Damasceno depõe contra. Ao fim da audiência, o juiz nomeia uma assistente social para fazer um laudo das condições psicossociais da vida particular de Sérgio Santarém e Lenita. O advogado sai vitorioso, enquanto Lenita fica preocupada.

Cansado de tentar salvar seu casamento, Pedro passa a frequentar o bordel de Lola. Vitório aconselha Flávia a não desistir do marido e ela prepara um jantarzinho para dois, indo procurá-lo. Depois de muito procurá-lo, o encontra no bordel de Lola. Decepcionada, Flávia arruma as malas e volta pra casa da mãe.

As tentativas do ambicioso e crápula Sérgio Santarém, de incriminar João Marcos, para ficar com Lenita e Bibi e acabar com os Souza Bastos, para ficar com toda riqueza, finalmente não dão em nada. O juiz decide rever o processo que incrimina os amigos João Marcos, Pedro e Pascoal pelo assassinato da garota de programa, Salete. É o começo da absolvição dos amigos que ficaram presos, injustamente, durante alguns anos.

A última cartada de Sérgio Santarém é sequestrar os filhos Léo e Bibi. Para isso, sem que ninguém perceba o plano, o crápula convoca uma reunião com todos e, enquanto Pedro, Lenita, João Marcos, Emilia e companhia estão reunidos, o advogado aproveita para raptar os folhos. Depois, manda uma fita para os convidados assistir, onde ele diz que renuncia a tudo, menos a guarda dos filhos. O fato deixa Lenita, Marta e todos, desesperados.

A policia é avisa que Sérgio Santarém sequestrou os próprios filhos e começa uma busca pelo paradeiro do advogado crápula.

Sérgio Santarém fica furioso quando sabe que João Marcos está livre. O advogado crápula ainda é intimado a pagar por todos os seus crimes, inclusive a morte de Salete. Numa tentativa de fuga do advogado, depois de sequestrar os filhos, João Marcos resolve segui-lo e acaba levando um tiro nas costas dado por Sérgio Santarém, depois de conseguir resgatar Bibi e Léo.

Sérgio Santarém, finalmente, é preso e vai parar numa penitenciária, para pagar pena de oito anos em regime fechado, da mesma forma que armou para João Marcos e seus amigos anos atrás.

O pior ainda estaria por vir na vida do vilão, ou, para ser mais exato, para o final da vida do vilão. Desiludida amorosamente e cansada das humilhações de Sérgio Santarém, Glória, sua amante, cúmplice e ex secretária, é a única que vai ao encontro do vilão no dia de sua liberdade. Fingindo-se amável, Glória leva frutas e dá uma maçã para Sérgio Santarém saborear.

O vilão logo prova o fruto doce do pecado, sem nem imaginar que a maçã estava envenenada. Só precisou de alguns minutos para o vilão cair no chão, durinho e morto.

Passada a tempestade criada pelo crápula Sérgio Santarém, todos começam a dar rumo à vida. Marta decide viver para o filho que havia abandonado. Léo revela que deseja conhecer o mar. A mãe coruja não pensa duas vezes e realizada o desejo do filho. Vai para uma praia do nordeste na companhia de Léo e Vitório. Léo fica encantado com o tamanho do mar e eles se divertem muito na praia. É neste momento, que, bem naturalmente, Léo revela pra Marta que já sabe que ela é sua mãe. Marta fica surpresa e muito feliz por saber que o filho não a rejeitou.

Marta ainda tem direito a um final feliz com um grande amor, além do filho Léo. É que ela reencontra Yan no mesmo hotel que está hospedada, na praia do nordeste. Apaixonado, Yan diz que parou de beber e que o tempo todo esteve pintando um quadro dela. Marta fica emocionada ao ver a pintura e os dois decidem se dar uma nova chance.

A boa notícia é que Flávia recupera as industrias Souza Bastos, Emília recupera sua mansão, enfim, mãe e filha recuperam a fortuna roubada pelo crápula Sérgio Santarém.

Pedro e Flávia finalmente resolve fazer as pazes. Depois de tantas brigas, mágoas, resentimentos e desencontros, o casal tem um filho e dá um netinho para Vitório, o que deixa o simpático velhinho ainda mais feliz da vida.

Depois de passar por uma cirurgia bem sucedida do Dr Gabriel e se recuperar do tiro que levou nas costas, dado por Sérgio Santarém, finalmente, os apaixonados João Marcos e Lenita podem viver seu grande amor, para sempre e livres de qualquer interferência. Principalmente quando sabem que o vilão foi assassinado.

Mike se cansou de tentar conquistar o amor de Nina. A bela mecânica, que ainda estava mantendo um namoro com Pascoal Papagaio, se desespera quando sabe que o ex forasteiro, agora milionário, decide deixar Remanso de vez. Nina vai atrás do amado em seu apartamento. É quando Pascoal resolve tirar seu time de jogo e também aparece, pedindo para que Mike aceite o amor da mecânica, que o ama de verdade. Só assim, Mike e Nina decidem viver o grande amor.

Pascoal, finalmente, resolve abrir mão do amor de Nina e a entrega nos braços de Mike, o verdadeiro amor da bela mecânica.

Mike pergunta se Nina quer viajar com ele. Está nas mãos da mecânica decidir a união e felicidade do casal. Apaixonada e decidida a largar tudo pelo amor do forasteiro, Nina decide viajar com ele.

Algum tempo depois, Nina surge meio perua e americanizada. A ex mecânica, agora milionária porque se casou com Mike, seu grande amor, volta à Remanso para rever a família.

Sirineo e Socorro também decidem viver juntos. O mecânico se livra de vez das armações da ex-mulher, Soraya.

E quem pensa que Pascoal abdicou o amor de Nina para viver sozinho e na boemia, está totalmente enganado. O garanhão conquistador decide pedir Carol em casamento. Claro que a professora de aeróbica não aceita o pedido, ainda dizendo que não será ela quem amarrará o pé do papagaio. Bem que Pascoal tentou se redimir. Mesmo assim, não aceitando o pedido de casamento, Carol agarra Pascoal e lhe dá um ardente beijo.

Soraya termina na mais completa solidão. Sem o marido Sirineo que a deixou por Socorro e sem as filhas Nina, que foi pra os EUA com Mike e, o mais surpreendente, sem o amor da filha Bianca. Esta última caiu em si e viu que era completamente dominada e influenciada pela mãe megera. Bianca percebe que não tinha vida própria e decide, enfim, se libertar de Soraya. Para sobreviver e comprar o pão de cada dia, Soraya vai trabalhar como camelô no Rio. Mesmo comprando o pão de cada dia, a vilã vai viver comendo o pão que o diabo amassou.

Bianca descobre uma nova vida no Rio de Janeiro, do jeito que ela gosta e, talvez, do jeito que sonhou. A bela vira modelo fotográfico.

Na ala adolescente, Dudu e Debbie decidem ficar juntos, da mesma forma que os amigos Paulo e Franco.

Paula e Franco se casam na igrejinha de Remanso, onde convidam toda cidade para a cerimônia.

A última cena é todos felizes e reunidos na praça de Remanso, logo após a cerimônia de casamento de Paula e Franco, a cantar a música "Adios muchachos".

Walther Negrão retornava ao horário das seis através de "Despedida de Solteiro". Sua última novela das 18h, até então, tinha sido "Fera Radical", em 1988. Embora tivesse escrito "Top Model (1989/90)" para às 19h e a minissérie "O Sorriso do Lagarto", um ano antes. O autor trouxe uma trama policial, rural e romântica. Uma novela meio despretensiosa, meio tapa-buraco, mas que foi crescendo e se tornando grandiosa a cada capítulo e empolgou o telespectador, tornando-se numa das melhores da década de 1990, e numa das melhores das seis de todos os tempos.

O autor Walther Negrão foi chamado às pressas para escrever "Despedida de Solteiro" como substituta de "Felicidade", de Manoel Carlos, pois a novela então prevista para o horário, o remake de "Mulheres de Areia" de Ivani Ribeiro, teve de ser adiado devido à gravidez da protagonista Glória Pires. A atriz deu luz Antônia.

"Adios Muchachos" foi o primeiro título pensado para "Despedida de Solteiro", que, ainda bem, não vingou! Sendo assim, o título virou canção dos amigos Pedro (Paulo Gorgulho), João Marcos (Felipe Camargo) e Pascoal Papagaio (Eduardo Galvão), cantada por eles nos momentos de boemia.

Para fazer Xampu, personagem de João Vitti, que, na trama, seria infectado pelo HIV na cadeia, Walther Negrão passou longas horas em uma casa de detenção fazendo pesquisas, Negrão ficou impressionado com o altíssimo índice de presidiários contaminados (segundo ele, 16% naquele ano). O autor comentou: "Foi uma experiência marcante. Achei que a novela poderia funcionar como um alerta para a precária situação dos presos aidéticos. A TV pode e deve fazer esse "merchandising social". Mas, na época, a Globo censurou a minha ideia, com o argumento de que o tema seria um "vuduzão" para uma novela das 18 horas. E, em vez de ser violentado na prisão, contraindo assim o HIV, como eu havia planejado, o Xampu acabou morrendo de hepatite B depois de uma briga de faca com outro presidiário contaminado. Fiquei com pena. Até plasticamente é muito complicado mostrar um personagem depauperado pela Aids".

Marcos Paulo viveu o vilão mau caráter sedutor, Sérgio Santarém. O saudoso ator e diretor deu mais um show de interpretação, tanto que conseguiu ser odiado pelo público, xingado nas ruas e quase ser linchado por uma senhora de idade.

Mauro Mendonça viveu o mecânico Sirineo Farfan. O nome do personagem também fez parte da novela "Direito de Amar (1987)", do mesmo autor, vivido pelo ator Carlos Gregório; embora não tivessem nenhum tipo de relação.

Bárbara Fazio voltava à TV através de "Despedida de Solteiro". Na época, faziam quase 5 anos que a atriz estava afastada da TV, tendo como última novela, "Brega & Chique", em 1987. A atriz também foi casada com o autor Walter George Durst.

Quem foi criança nos anos de 1970 ou já era nascido naquela época, com certeza foi adepto da versão mais famosa pra TV da obra de Monteiro Lobato, o "Sítio do Picapau Amarelo", com Zilka Salaberri como Dona Benta. E, certamente, jamais esqueceu do cenário da série infanto-juvenil, principalmente da casa do próprio Sítio. O sítio retornava à TV, quase dez anos depois, como cenário do núcleo de Vitório (Elias Gleizer). O floricultor morava na casa, juntamente com os filhos adotivos Pedro (Paulo Gorgulho) e Léo (Patrick de Oliveira). Apesar de não mostrarem toda fachada na novela, varias cenas foram feitas na varanda da casa e trocaram os famosos mosaicos da parede, por uma pintura em madeira.

Os saudosos André Valli e Jacyra Sampaio, respectivamente Visconde de Sabugosa e Tia Nastácia do Sítio do Picapau Amarelo, também atuaram em "Despedida de Solteiro". André Valli viveu o mordomo Gil e Jacyra Sampaio a empregada Elza. Mas os atores já tinham feito outras novelas na Globo, desde o fim da série, em 1985.

E para completar a relação entre a famosa série "Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato e a novela "Despedida de Solteiro", de Walther Negrão, ainda teve Gabriela Alves em comum. É que, aos cinco anos de idade, a atriz, filha da Tânia Alves, havia interpretado o "anjinho da asa quebrada", na série infantil.

"Despedida de Solteiro" foi à estreia de Rita Guedes e Letícia Spiller em novelas. Letícia Spiller vinha do extinto Xou da Xuxa, onde foi paquita entre os anos de 1989 a 1992.

Patrícia Perrone, atriz que ganhou fama na década de 1990, também estreou em novelas através de "Despedida de Solteiro". Patrícia também é co-autora da peça teatral (que se tornou best-seller quando editado em livro) "Confissões de Adolescente", escrito em parceria com a também atriz e escritora Maria Mariana, sua grande amiga nos tempos de dramaturgia. A peça se tornou uma série de sucesso, adaptada e produzida pela TV Cultura em 1994, e em num longa em 2013. Patrícia ainda atuou na novela "Olho no Olho" de Antônio Calmon em 1993 e em algumas séries de TV, como "A Comédia da Vida Privada".

Após algumas aparições esporádicas nos anos de 1995 e 1996 em algumas produções globais, Patrícia abandonou a carreira de atriz e ingressou na faculdade de Direito da Universidade Cândido Mendes, formando-se em 1999. No ano seguinte, tornou-se procuradora do Estado do Rio de Janeiro e, em 2006, concluiu mestrado em Direito Público pela UERJ. Patrícia firmou-se como uma pensadora da área jurídica, tendo lançado em 2008 o livro Precedentes - O Desenvolvimento Judicial do Direito no Constitucionalismo Contemporâneo, que discute a evolução e os conceitos dos precedentes judiciais no Brasil.

Alice Di Carli foi um nome bastante conhecido naquele ano de 1992. A atriz, que viveu Janete em "Despedida de Solteiro", estreava em novela logo após conquistar fama através de programas humorísticos da TV, comerciais de TV e ensaios fotográficos em revistas masculinas. Só que, "Despedida de Solteira", seria a primeira e última novela da atriz, que desistiu da carreira artística alguns anos depois.

Alice Di Carli seguiu para São Paulo no início dos anos 80 onde foi capa das revistas Viva, Fatos e Fotos, Carinho, Romance, além de ensaios para as maiores revistas masculinas, como Ele Ela, Status e Playboy, tornando-se uma das musas da década de 80.

Participou de várias campanhas publicitárias da época, com destaque para as calcinhas Hope. Estreou na TV na "Praça Brasil" da Rede Bandeirantes em 1987. Depois de apenas 4 semanas, a jovem loura seguiu juntamente com Carlos Alberto de Nóbrega para o programa do SBT, "A Praça É Nossa", onde permaneceu até 1989, o quadro humorístico do Chefinho foi o ápice da sua carreira, sendo conhecida pelo público como a Dona Dadá e o seu jargão "Ui ui ui, chefinho", contracenando com Tutuca e Aldo César.

Após sair do programa, foi para o Rio de Janeiro, fez cursos de teatro no tablado, atuou em uma novela da Rede Globo e em peças teatrais. Em 1995, Alice tornou-se evangélica, pouco tempo depois, após uma minissérie da Rede Record, afastou-se da vida artística, posteriormente formou-se em Direito e publicou livros na área. Atualmente, é professora do curso de Direito da Universidade Federal Fluminense.

Jussara Calmon viveu Dorinha, empregada da mansão de Emília (Lolita Rodrigues) e Flávia (Lúcia Veríssimo). Jussara foi musa do extinto jornal O Pasquim, precursora dos seios de fora no carnaval carioca e estrela do primeiro filme erótico nacional, Coisas Eróticas. A atriz lançou sua biografia: Jussara Calmon, Muito Prazer, escrita por Fábio Fabrício Fabretti.

David Cardoso retorna às novelas da Globo, exatamente dez anos após ter protagonizado a novela das seis, "O Homem Proibido (1982)", escrita por Teixeira Filho, inspirado em Nelson Rodrigues. Em "Despedida de Solteiro", o ator viveu o bandido Corumbá, comparsa de Sérgio Santarém (Marcos Paulo); numa participação especial em alguns capítulos. David Cardoso atuou em algumas novelas, mas conseguiu fama maior no cinema, estrelando filmes memoráveis na década de 1970, no chamado gênero pornochanchada. Entre os filmes de mais sucesso, destaca-se: Dezenove Mulheres e um Homem (1977), Noite Vazia (1964), Amadas e Violentadas (1975), O Dia do Gato (1988), Novas Sacanagens do Viciado em C... (1985), entre muitos outros.

"Despedida de Solteiro" não foi à primeira novela de Helena Ranaldi, que vinha da Rede Manchete onde havia atuado nas novelas "Ana Raio e Zé Trovão (1990)" e "Amazônia (1991)". Porém , a novela de Waltherr Negrão, foi a primeira da atriz na Globo.

O diretor de novelas e séries Fred Mayrink, na época com o nome artístico de Frederico Mayrink, viveu o adolescente Dudu em "Despedida de Solteiro". Mas a novela não foi a primeira do então ator, que estreou na TV em "Bambolê (1987/88)" e havia atuado em "Vamp (1991/92)", alguns meses antes.

Fernanda Nobre e Patrick de Oliveira, na época crianças com 9 e 11 anos, respectivamente, também estrearam na TV através da novela "Despedida de Solteiro".

Fernanda Nobre continua como atriz e Patrick de Oliveira é dublador e diretor.

"Despedida de Solteiro" teve um núcleo adolescente formado pelos, então jovens da época: Letícia Spiller (Debbie), Fred Mayrink (Dudu), Patrícia Perrone (Paula), Guga Coelho (Franco), Danton Mello (Rafa) e Lú Frota (Fafá). Walther Negrão aprofundou nos conflitos, amores, tabus e descobertas jovens, chamando a atenção dos adolescentes daquela época, que viram suas histórias e dúvidas refletidas, virarando telespectadores assíduos da novela. Negrão também tinha feito um núcleo adolescente bastante explorado na novela "Top Model (1989/90)". Mais tarde, em 1995, três anos após "Despedida de Solteiro", Danton Mello e Fred Mayrink, integraram o elenco da primeira temporada da novelinha teen, "Malhação".

A casa na árvore, que Vitório (Elias Gleiser) e Sérgio Santarém (Marcos Paulo) construíram para os garotos Léo (Patrick de Oliveira) e Bibi (Fernanda Nobre), não foi novidade na teledramaturgia. O recurso já havia acontecido há quase dez anos antes, em "Pão Pão, Beijo Beijo (1983)", outra novela de Negrão. Na ocasião, o nordestino Soró (Arnaud Rodrigues) construiu uma casa na árvore para o garoto Geninho (Paulo Vignolo).

"Despedida de Solteiro" foi gravada na cidade cenográfica originalmente criada para Mulheres de Areia (1993), de Ivani Ribeiro, novela cuja produção havia sido adiada.

A cidade cenográfica foi pintada novamente para retratar a segunda fase da narrativa, que acontece após a saída dos protagonistas da prisão.

Para dar subsídios ao autor da novela, a produtora de arte Ana Blota fez um levantamento sobre cidades que se sustentam com a venda de soja, caso da fictícia Remanso.

O figurino dos personagens foi modernizado para a ambientação da segunda fase da trama.

Ana Rosa conta que o corte de cabelo que usava na época, uma espécie de chanel com franja, foi confundido com uma peruca até pelo próprio diretor-geral da novela, Reynaldo Boury. Para mudar um pouco o visual, a atriz sugeriu à equipe de caracterização o uso de marias-chiquinhas e rabos de cavalo, no estilo que a apresentadora Xuxa usava em seu programa. Os penteados se enquadravam no perfil brega de sua personagem, Soraya, uma mãe de família que, interessada em subir na vida, não tinha senso de ridículo.

"Despedida de Solteiro" foi reexibida pelo "Vale a Pena Ver de Novo" de 4 de março a 9 de agosto de 1996, substituindo "Renascer" e sendo substituída por "Meu Bem, Meu Mal", em 115 capítulos.

"Despedida de Solteiro" fez grande sucesso em Portugal. Também foi vendida, entre outros países, para Bolívia, Chile, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru,República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A trilha sonora nacional de "Despedida de Solteiro" traz algumas canções que viraram marca da novela, até porque, foram tocadas aos montes, durante o período das músicas nacionais. Entre as canções mais tocadas, temos: "Nós dois" de Maurício Duboc e Varda, tema de Flávia (Lúcia Veríssimo) e Pedro (Paulo Gorgulho); "Vendaval" de Joana, tema de Lenita (Tássia Camargo), e "Meu Amor", versão brasileira de "My Love – Paul McCartney" na voz de Tunai, que foi tema de Nina (Helena Ranaldi). Não podemos esquecer da eletrizante e dançante adaptação de "Sugar Sugar", feita pelo DJ Les, que foi tema de abertura da novela. Ah, como se tratava de uma novela rural, não poderia faltar uma dupla sertaneja, e quem marca presença é Tiãozinho e Alessandro com "Conceira de bem querer". Sérgio Reis também está na trilha nacional com "Toda vez que a gente encontra um novo amor".

Vale lembrar que a música "Sugar sugar – DJ Les and The Kool Kat Featuring the Archies", também está presente na coletânea Let's Dance, produzida pela Som Livre, na mesma época da novela. O disco dance, animou a festa de muita gente naquele 1992, e eu fui um deles!!!

Mas o sucesso musical fica mesmo para a trilha internacional de "Despedida de Solteiro". Uma das melhores trilhas sonoras internacionais de novela da década de 1990 e, uma das melhores trilhas sonoras internacionais de novela de todos os tempos! Para alegria dos fãs, com, praticamente, todas as músicas executadas na novela e a exaustão!

A trilha sonora internacional abre com "Breakaway" de Donna Summer, tema de locação.

Lionel Ritchie chegava em pleno 1992 com mais uma bela romântica, com aquela voz inconfundível e empolgante. Dessa vez, a da vez foi "Do it to me", tema do casal Flávia e Pedro.

A famosa música romântica do KC and the Sunshine Band, "Please don't go", dessa vez ganhava um ritmo dançante através do Double You, grupo que estourou de sucesso naquele ano de 1992. A música foi tema dos adolescentes da novela, vividos por Letícia Spiller, Danton Mello, Guga Coelho, Fred Mayrink e Patrícia Perrone.

Quer viagem total? Então ouça "Why" de Annie Lennox. A música foi tema da solteirona apaixonada Socorro (Cristina Mullins) e de uma multidão de gente apaixonada na vida real, naquele ano. Claro que não parou de tocar nas rádios daquele ano, principalmente naqueles tradicionais programas de amor, depois da meia-noite!

"You" do Tem Sharp, foi tema do forasteiro Mike (Jayme Periard). A música dá aquele frison!

O Right Said Fred era outra banda famosa daquele ano. Eles já tinham emplacado aqui no Brasil com a música dançante "I'm too sexy", que foi tema internacional da novela "Perigosas Peruas (1992)". Em "Despedida de Solteiro", a banda veio com a não menos dançante, "Don't talk, just kiss", tocada muito nas cenas de Bianca (Rita Guedes) e Sérgio Santarém (Marcos Paulo) e nas boates e festas da vida real!

I like chopin 91′ do Gazebo foi outra regravação que voltava com toda força. A música foi tema geral da novela!

Outra romântica – de uma multidão de gente apaixonada na vida real e que não parou de tocar nas rádios daquele ano, principalmente naqueles tradicionais programas de amor, depois da meia-noite – foi "Stay" do Shakespeare Sister. Shakespears Sister foi uma banda-duo feminino inglês com algum sucesso no início da década de 1990. O duo foi formado pela inglesa Siobhan Fahey, depois de ter saído das Bananarama e a norte-americana Marcella Detroit, backing-vocal de Eric Clapton nos anos 70. "Satay" foi tema de Paula (Patrícia Perrone).

E todas, todas as canções internacionais de "Despedida de Solteiro" são absolutamente perfeitas! Marcam bem aquele ano de 1992.


Trilha Sonora Nacional














01. Ser mais feliz (You are a big girl now) – Roupa Nova (tema de Bianca)
02. Deságua – Selma Reis (tema de Marta)
03. Vendaval – Joanna (tema de Lenita)
04. Mentira (La mentira) – Sílvio César (tema de João Marcos)
05. Coceira de bem querer – Tiãozinho & Alessandro (tema de Pascoal Papagaio)
06. Sugar sugar – DJ Les and The Kool Kat Featuring the Archies (tema de abertura)
07. Sirineu o farfan – Roger Henri (tema de Sirineu)
08. Nós dois – Maurício Duboc e Varda (tema de Flávia)
09. Meu amor (My love) – Tunai (tema de Nina)
10. O que você quer – Roberto de Carvalho (tema de Sérgio Santarém)
11. Toda vez que a gente encontra um novo amor – Sérgio Reis (tema de Socorro)
12. Broken sea (Mar quebrado) – Robertinho de Recife (tema de Mike)
13. Brinquedos – Roger Henri (tema de Vitório)

Trilha Sonora Internacional














01. Breakaway – Donna Summer (tema de locação)
02. Do it to me – Lionel Ritchie (tema de Flávia e Pedro)
03. Please don’t go – Double You (tema do núcleo jovem)
04. Why should i love you – Des’ree (tema de Lenita e João Marcos)
05. Why – Annie Lennox (tema de Socorro)
06. You – Ten Sharp (tema de Mike)
07. Sweeter than you – Chris Shelton (tema de Nina)
08. Don’t talk, just kiss – Right Said Fred (tema de Sérgio Santarém)
09. Just take my heart – Mr. Big (tema de Marta)
10. I like chopin 91′ – Gazebo (tema geral)
11. Stay – Shakespeare Sister (tema de Paula)
12. My girl (My guy) – Brigitte Nielsen (tema de Paschoal Papagaio)
13. I wonder why – Curtis Stigers (tema de Bianca)
14. Italian mission – D.J. Meme featuring Beto Saroldi

A abertura, inspirada nos jogos de videogame Pitfall! e Prince of Persia, exibia uma animação que simulava um joguinho pixelizado, em que o herói tinha que salvar a mocinha presa pelo vilão. O tema de abertura era um remix de "Sugar, Sugar", clássico pop dos anos 60, gravada originalmente pela banda The Archies.

Uma novela de Walther Negrão
Colaboração: Rose Calza e Ângela Carneiro
Direção: Reynaldo Boury, Carlos Manga Júnior e Cláudio Cavalcanti
Direção geral: Reynaldo Boury

Elenco:
Felipe Camargo – João Marcos
Tássia Camargo – Lenita
Marcos Paulo – Sérgio Santarém
Paulo Gorgulho – Pedro
Lúcia Veríssimo – Flávia
Lolita Rodrigues – Emília Souza Bastos
Eduardo Galvão – Paschoal Papagaio
Lucinha Lins – Marta
Elias Gleizer – Vitório
Cristina Mullins – Socorro
Helena Ranaldi – Nina
Jayme Periard – Mike
Mauro Mendonça – Sirineo Farfan
Ana Rosa – Soraia
Rita Guedes – Bianca
Yoná Magalhães – Lola
Sérgio Viotti – Dr. Gabriel
Maria Estela – Inês
Bárbara Fazio – Regina
Othon Bastos – Jorge Jordão
Cinira Camargo – Glória
Leila Lopes – Carol
Léa Camargo – Dara
Guga Coelho – Franco
Patrícia Perrone – Paula
Frederico Mayrinck – Dudu
Letícia Spiller – Debbie
Danton Mello – Rafa
Lu Frota – Fafá
Buza Ferraz – Yan
Maria Duda – Penha
Jacyra Sampaio – Elza
André Valli – Gil
Alice di Carli – Janete
Naura Schneider – Beth
Newton Martins – Jorge
Jussara Calmon – Dorinha
Adenor de Souza – Geraldo
Lafayette Galvão – padre

e
João Vitti – Xampú (Matheus Souza Bastos)
Gabriela Alves – Salete

As crianças:
Patrick de Oliveira – Léo
Pernanda Nobre – Bibi

Participações especiais:
Mário Lago – padre
Paulo Goulart – delegado
Castro Gonzaga – advogado
José Augusto Branco – Dr. Cintra
Geórgia Gomide – cartomante
Ênio Santos
Felipe Carone
Germano Filho
Cleyde Blota
Chico Tenreiro
Alexandre Lipiani – Roger
David Cardoso – Corumbá
Mário Cardoso
Vicente Basrcellos – Damasceno

Elenco de apoio:
Lina Fróes – empregada de Lenita
Alessandro Bonfim
Alexandre Salcedo
Andrea Fuks – Débora
Andrea Stelzer – Luiza
Bárbara Dewet – Lenita (criança)
Cacá Silva
Cézar Augusto – César
Cida Costa – Bruna
Cláudia Wagner
Dora Fernandes
Ed Félix
Egon Júnior – Guto
Fátima Alves
Fernanda Cavalcanti
Freddy Montero
Gigio
Ginivaldo Saci – Zatopeck
Jaconias Silva
Jarbas Fontinelle – César
Josias Almeida Silva
Jotta Ribeiro
Julieta Wilmer
Karina mello – Simone
Karla – Cacá
Mara Sandes – Tereza
Marcus Curumim – Zulu
Marise Cigane – Nair
Mena Barreto
Mirella Polansky
Moacyr Alves
Paula de p=Paula – Cida
Paulo Pouggi
Piérre Bittencourt – Sérgio Santarém (criança)
Rafael Gugliotti – Nilo
Raimundo Souza
Ricardo Soares – Daniel
Regina Mendes – Ciça
Rômulo José
Suely Suzuki – Sandra
Valéria Abbade – Linda
Vanda Alves
Vitória Vieira


Produção executiva: Sérgio Madureira
Coordenação de produção: Andréa Cômodo e Carlos Galvani
Edição: Alexandre Boury e Marco Siciliano
Cenografia: May Martins, Mauro Monteiro e Alfredo Pereira
Cidade cenográfica: Mário Monteiro e Keller Veiga
Figurino: Marco Aurélio e Paulo Lois
Produção de arte: Ana Blota
Continuista: Alzira Perota e Eliete Rego
Maquiagem: Brenda Bustillo
Iluminação: Amadeo de Oliveira, José Quintino e Manoel de Sousa Raimundo
Câmeras: Pedro Pelicano e Edson Carvalho
Sonoplastia: Julio César
Produção musical: Roger Henri
Direção musical: Mariozinho Rocha
Direção de imagem: Antônio Miziara e Milton Valinho
Assistente de direção: André Schultz
Diretor de produção: Ruy Mattos
Direção artística: Paulo Ubiratan



Fontes:
ARQUIVO MUNDO NOVELAS
Rede Globo
Wikipédia

Um comentário :

Unknown disse...

Maravilhosa essa postagem. Amei!!!