domingo, 24 de agosto de 2014

SONHO MEU (VAMOS RECORDAR)

"Sonho Meu" é uma novela de Marcílio Moraes, escrita por Marcílio Moraes, Margareth Boury e Maria Adelaide Amaral com supervisão de texto de Lauro César Muniz. Direção de Reynaldo Boury, Roberto Naar, e Marcelo Travesso com direção geral de Reynaldo Boury. Produzida e exibida pela Rede Globo, às 18h de 27 de setembro de 1993 a 14 de maio de 1994 em 197 capítulos.

A novela apresentou Patrícia França, Leonardo Vieira, Carolina Pavanelli, Elias Gleizer, Beatriz Segall, Walmor Chagas, Fábio Assunção, Nívea Maria, José de Abreu e Isabela Garcia nos papéis principais, e se passava em Curitiba, capital do estado do Paraná.

Mas o casal protagonista foi vivido por Patrícia França e Leonardo Vieira, atores que ganharam grande popularidade na época, através da primeira fase da novela "Renascer" de Benedito Ruy Barbosa, exibida no começo do mesmo ano.

Ouça músicas de "Sonho Meu", enquanto recorda a novela:
A novela conta o drama de Claudia Lins (Patrícia França), que perde a guarda da filha, Maria Carolina (Carolina Pavanelli), para a cunhada Elisa (Nívea Maria), devido às constantes brigas com o marido, o violento Geraldo (José de Abreu). A menina é deixada pela tia em um orfanato no Rio de Janeiro.

"Sonho Meu" é triangulo amoroso pra ninguém botar defeito. De um lado, Claudia tem os belos olhos azuis de Jorge (Fábio Assunção); de outro, o sorriso matador de Lucas (Leonardo Vieira). Ela gosta mesmo do segundo e ainda vai formar um quadrilátero nada romântico porque seu primeiro marido, Geraldo, vai voltar pra perguntar que história é essa de bigamia.

No início da trama, Claudia está de mudança do Rio de Janeiro para Curitiba, decidida a fugir de Geraldo e recomeçar sua vida. Ao chegar na nova cidade, ela conhece os irmãos Lucas Candeias de Sá (Leonardo Vieira) – por quem se apaixona – e Jorge Candeias de Sá (Fábio Assunção), um mau-caráter que faz tudo para conquistá-la. Os dois, junto com a avó, Paula Candeias de Sá (Beatriz Segall), são donos da empresa de brinquedos Ludens, onde Claudia consegue um trabalho.

Ao saber da paixão de seus netos pela jovem, Paula se torna a grande rival de Claudia. Ela faz tudo para afastá-la de sua família, temendo o desentendimento entre Lucas e Jorge. Claudia, por sua vez, sofre com a ausência de sua filha, e faz o possível para recuperar a guarda da menina.

A amizade entre Maria Carolina e Tio Zé (Elias Gleizer), que conhece a menina durante uma de suas fugas do orfanato, virou um dos destaques da trama. Tio Zé é um artesão que faz brinquedos de madeira e vive na Rua das Flores, uma rua repleta de casas coloridas, onde moram crianças como Ximena (Carmen Caroline), Chico (Eduardo Caldas) e Taboinha (Beta Madruga). Ele se torna o grande protetor de Maria Carolina que, em companhia dele e do cachorro Tofe, é apresentada à magia do universo infantil.

Claudia Lins (Patrícia França) é a heroína da história. Mulher de origem humilde, mas extremamente inteligente, esperta, ousada e ambiciosa. No passado, casou-se por amor com Geraldo (José de Abreu), com quem teve a filha Carolina (Carolina Pavanelli). Mas fugiu dele numa situação extrema. Apaixona-se por Lucas (Leonardo Vieira), e é perseguida pelo irmão dele, Jorge (Fábio Assunção).

Claudia vê em Lucas, a chance de recuperar a guarda da filha, que ela havia deixado nas mãos da cunhada e do ex-marido. Mas ela não pode contar que tem uma filha, muito menos que já é casada, pra o apaixonado rapaz. Mesmo apaixonada por Lucas, ela esconde todo o seu passado e usa o rapaz para alcançar seus objetivos. Tal situação trará muita angustia e sofrimento pra ela, principalmente com medo de magoar Lucas e perder o amor do rapaz.

Lucas Candeias de Sá (Leonardo Vieira) é neto de Paula (Beatriz Segall), irmão de Jorge (Fábio Assunção). Bom, simpático e justo, mas boêmio, namorador, irresponsável e ingênuo. Diz sempre a verdade, mesmo que isso crie os maiores problemas. Aparentemente, a pessoa menos indicada para o futuro que a avó lhe reservou: presidente da fábrica de brinquedos e das demais empresas da família. É o herói da história, o símbolo do sentimento generoso, boicotado pela mesquinharia de todos os lados. Apaixona-se por Claudia (Patrícia França).

Jorge Candeias de Sá (Fábio Assunção) é neto de Paula (Beatriz Segall), irmão de Lucas (Leonardo Vieira), a quem odeia. Rancoroso, egoísta, perverso e ambicioso, mas perfeitamente dissimulado. Passa por pessoa bondosa e desprendida. Charmoso e envolvente, são raras as mulheres que escapam ao seu poder de sedução. Acatou a determinação da avó de estudar medicina, mas seu sonho é o comando das empresas. Fascinado pelo poder, faz tudo para atrapalhar o romance de Lucas com Claudia (Patrícia França).

Paula Candeias de Sá (Beatriz Segall) é a matriarca dos Candeias de Sá. Mulher meiga, bonita e generosa, mas autoritária. Vive em função dos netos, Lucas (Leonardo Vieira) e Jorge (Fábio Assunção), desejosa de ver realizado o destino que traçou para eles: Lucas, presidente da fábrica de brinquedos e das empresas da família; e Jorge, médico.

Maria Carolina/Lalesca (Carolina Pavanelli) é a filha abandonada de Claudia (Patrícia França), criada por Elisa (Nívea Maria). No início da novela, está num orfanato. Depois foge e conhece Tio Zé (Elias Gleizer), de quem fica muito amiga.

Tio Zé (Elias Gleizer) é um homem de grande bondade, conselheiro e apaziguador. Artesão, faz bonequinhos articulados de madeira, que vende no Natal, quando se veste de Papai Noel. Torna-se amigo e protetor de Carolina (Carolina Pavanelli).

Geraldo Vieira (José de Abreu) é o marido de Claudia, pai de Carolina (Carolina Pavanelli). No passado, tinha uma loja, e era uma pessoa extremamente insegura, com muitos ciúmes da mulher. Passou anos desaparecido e, quando volta, no início da novela, tenta retomar a vida. Revela-se um homem extremamente violento, que, após a separação, passa a perseguir Claudia (Patrícia França).

Elisa Vieira (Nívea Maria) é a irmã de Geraldo (José de Abreu), tutora de Carolina (Carolina Pavanelli). Explora todo mundo em função da menina, a quem só maltrata. Pessoa rancorosa, inescrupulosa, capaz de tudo para melhorar de situação. Tem um romance com Fiapo (Carlos Alberto).

Lúcia Guerra (Isabela Garcia) é filha de Afrânio (Walmor Chagas) e Magnólia (Yoná Magalhães). Amiga de Lucas (Leonardo Vieira), por quem é apaixonada. Percebe as safadezas do pai, e tem com ele uma relação conflituosa. No começo da novela, até que é bom caráter, mas terá ciúmes de Lucas com Claudia e se unirá a Jorge pra separar o casal.

Afrânio Guerra (Walmor Chagas) é o médico particular de Paula (Beatriz Segall), aliado de Jorge (Fábio Assunção). Mancomunado com Jorge, não tem escrúpulos em dar medicação errada à cliente, com o objetivo de afastá-la do poder. Casado com Magnólia (Yoná Magalhães) e pai de Lúcia (Isabela Garcia).

Magnólia Guerra (Yoná Magalhães) é a mulher de Afrânio (Walmor Chagas), mãe de Lúcia (Isabela Garcia). Deslumbrada e ambiciosa, fascinada pelo consumo e pelas aparências, mas desconhece os crimes do marido.

Mariana de Souza (Débora Duarte) é a mãe verdadeira de Jorge (Fábio Assunção) que volta à cidade disposta a viver perto do filho, que não a aceita. É uma enfermeira de origem humilde.

Giácomo Madureira (Eri Johnson) é mordomo e empregado de confiança dos Candeias de Sá. Personagem cômico, um tremendo cara de pau e paquerador inveterado.

João Fontana (Flávio Galvão) é o dono da clínica onde trabalha Jorge (Fábio Assunção). Excelente médico, generoso e franco. Marido de Gilda (Françoise Forton) e pai dos adolescentes Francisca (Daniela Camargo) e Santiago (Ângelo Paes Leme). À princípio tem grande admiração por Jorge, considerando-o um dos melhores médicos que conhece. Durante muito tempo é totalmente envolvido por suas intrigas.

Gilda Fontana (Françoise Forton) é a mulher de Fontana (Flávio Galvão), mãe de Francisca (Daniela Camargo) e Santiago (Ângelo Paes Leme). Personagem com pitada cômica. Originária de uma família tradicional, de quem herdou considerável fortuna, montou a clínica do marido. Tem por Fontana ciúmes doentios, a ponto de contratar detetives para segui-lo, embora ele seja o mais fiel dos homens.

Francisca Fontana (Daniela Camargo) é filha de João (Flávio Galvão) e Gilda (Françoise Forton), irmã de Santiago (Ângelo Paes Leme). Moça problemática, em busca de um rumo na vida. Até certo momento, segue a opinião da mãe, que acha que o casamento é a melhor solução para ela.

Santiago Fontana (Ângelo Paes Leme) é filho de João (Flávio Galvão) e Gilda (Françoise Forton), irmão de Francisca (Daniela Camargo). Rapaz simpático e boa gente. No começo da história, toca violão, é místico e vive em outro mundo, mas passará por uma transformação no decorrer da novela.

Willian Ferraz (Jayme Périard) é o chefe do departamento jurídico da fábrica, aliado de Jorge (Fábio Assunção). Escroque da alta linhagem do colarinho branco. Willian é pai de Carlos Alberto Ferraz (Sergio Mannarino), um “mauricinho”.

Fiapo (Carlos Alberto) dirige o orfanato onde Carolina (Carolina Pavanelli) fica por uns tempos, sendo muito duro com as crianças. Tem um romance dos mais cafonas com Elisa (Nívea Maria). Os dois são vilões atrapalhados e grotescos.

Marília (Karine Melo) é enfermeira da clínica de Fontana (Flávio Galvão). Se apaixona pelo médico casado onde faz tudo pra que ele corresponda sua paixão.

Márcia Barbosa (Cristina Müllins) é a fiel e disciplinada secretária particular de Paula (Beatriz Segall). Muito profissional e eficiente, também vive uma relação de respeito e amizade com a patroa.

Polaca (Priscilla Camargo) é a dona do bar na Rua das Flores, onde todos os acontecimentos são comentados.

Alice (Gisela Reimann) é a melhor amiga e confidente de Claudia (Patrícia França). Chega a dividir a mesma casa com Claudia, onde sempre está pronta para ouvir suas angustias e lhe aconselhar no que for preciso.

Jorge, Willian e Guerra voltam a tramar a derrubada de Lucas da Ludens. Enquanto os médicos dopam Paula, todos os dias, e trocam seus eletros pelos de pacientes graves; Willian arruma um estágio para o futuro diretor da fábrica, em São Paulo, para afastá-lo da empresa. Com Lucas longe, as overdoses à matriarca aumentam e, com isso, Jorge pretende realizar seu sonho: liderar os negócios da família.

A fim de tomar Claudia do irmão, Jorge inventa para ele que a secretária não quer mais vê-lo, e que lhe pediu que transmitisse o recado. Lucas fica desesperado e desaparece por alguns dias. Paula, preocupada, chama Claudia pra uma conversa e lhe cobra o paradeiro do neto. A moça diz que não sabe, e fique indignada com as ironias da patroa. Dias depois, Lucas reaparece com Lúcia na mansão da avó, e Jorge o ouve combinar com a amiga uma noitada no bar Garcia. Cheio de más intenções, o médico convida Claudia e Alice para o mesmo bar e faz com que Lucas veja Claudia em sua companhia.

Lucas morre de ciúmes, e Claudia também, pois o rapaz passa a beijar Lúcia, para provocá-la. A secretária não se aguenta e sai do bar. Quando Jorge leva Alice para casa, aproveita para roubar uma echarpe de Claudia. No dia seguinte, ele faz com que o irmão a veja em seu quarto, dando a entender que passou a noite com a moça.

Enquanto Jorge observa a mãe pelas grades do convento, ela liga para a clínica, e pede a sua amiga Josefina que tente arranjar-lhe um emprego como enfermeira. Quando o médico chega, Josefina lhe passa o pedido de Mariana, e ele resolve atendê-lo. Para isso, fala com Fontana, que aprova a contratação. Ele quer a mãe trabalhando a seu lado.

Depois que tio Zé lhe promete que encontrará sua mãe, Carolina é flagrada por Elisa e Fiapo, quando tenta voltar ao orfanato, e passa mal. A médica que a atende, desconfia que a menina sofre de uma grave doença. Enquanto isso, tio Zé descobre Geraldo numa delegacia do Rio, promove sua soltura e o leva de volta para Curitiba, para que o ajude a encontrar Claudia. Geraldo se emociona ao ver a filha que só quer saber da mãe. Depois de dar muitas prensas na irmã, o bebarrão, a pedido de tio Zé, descobre que Claudia deposita dinheiro pra menina, de Curitiba mesmo.

O velho vai com Carolina para a porta do banco e se dá o emocionante reencontro das duas. Claudia decide não se separar mais da filha, mas o ancião explica que terá que primeiro, pedir a tutela a um juiz e Geraldo também terá que assinar. Claudia entra em pânico, pois ficou tanto tempo separada da filha, por causa das ameaças do marido. Sem que Geraldo saiba, ela passa a ver a menina todos os dias no orfanato e tenta tirá-la de lá.

Paula ataca de cupido para os netos e quer empurra-los para os braços de Lúcia e Francisca. Francisca tenta agarrar Jorge em todas as ocasiões que pode e acaba atrapalhando os encontros do vilão, com a empregada Aída. A matriarca, vendo que as moças não conseguem conquistar os netos, as incentiva com uma viagem ao redor do mundo, por seis meses, ou o equivalente a US$ 200 mil, como presente de casamento. A mais amimada com isso é Francisca que se apressa pra contar a novidade a Jorge, que não se altera. Percebendo isso, Paula dá a liberdade ao neto de se casar com outra moça, sem ser Francisca. No dia seguinte, vendo Lucas triste por causa de Claudia, Paula o incentiva a ficar com Lúcia. Ele diz pra avó que se casará com Lúcia, mas seu único problema com a moça é Guerra. Tentando resolver isso, Paula marca um jogo de pôquer, na mansão, com as famílias das moças e pede a Guerra para reconquistar Lucas. Ao ver a movimentação da mulher e filha, com os planos do casório, o médico fica furioso e tem seu humor diminuído quando Jorge volta a chantageá-lo, para que atrapalhe essa união. Se vendo impossibilitado, Guerra diz ao colega para reaproximar Claudia e Lucas e Jorge se nega. É quando Guerra percebe que Jorge também estás apaixonado por Claudia e a secretária é o ponto fraco do vilão. Enquanto isso, Lucas e Lúcia comunicam a Paula que não querem se casar, mas apenas morar juntos. Paula não se opõe e também não aprova, pois acha que assim o neto continuará com a imagem de um irresponsável.

Elisa provoca Laleska e o cãozinho Tofe. Para defender a garota, o cão acaba mordendo a megera. Revoltado, a perua conta tudo a Fiapo que pede à carrocinha de cachorro para recolher o animal. Ao saber que seu amiguinho foi capturado, Carolina se desespera. Mas tio Zé sai a procura do cachorro e consegue achá-lo no dia seguinte, num canil distante. Furiosa ao ver o estado que a filha ficou por causa da cunhada, Claudia vai até a casa dela e a ameaça. Quando Tofe volta pra casa, as crianças resolve lhe fazer uma festa de aniversário.

Marília volta a atacar Fontana, só que agora dentro de sua própria casa. Gilda, pensando que o negócio da moça é seu filho, lhe dá a maior força. Desconfortado com os ataques da enfermeira, o médico resolve desabafar e se abre com Guerra, a quem pede ajuda para armar um flagra entre ele e Marília, para que Gilda veja e a expulse de vez.

Magnólia dá uma prensa em Lucas, para saber quais são suas intenções com Lúcia. Decepcionado com Claudia, ele responde que pretende, um dia, se casar com ela, o que deixa a perua eufórica. Quem não gosta nada desta perspectiva é Guerra, que tenta provar a loucura do rapaz. A fim de formalizar as intenções de Lucas, Magnólia arma um jantar de confraternização com os Candeias de Sá. Paula fica maravilhada, enquanto Jorge se enfurece e chantageia Guerra para que ele impeça o compromisso, que só dará mais créditos a seu irmão com a avó.

Claudia descobre que precisará de US$ 200 mil para o tratamento da filha e vai para casa arrasada, tentar reaver seu emprego. William lhe pede um tempo para consultar a diretoria e ela sai para encontrar Alice, a quem conta seus planos de pedir ajuda a Jorge para tratar Carolina. Alice a alerta de que ele só a ajudará se for santo, mas a secretária paga para ver e marca um encontro com o médico, que não quer nem saber de conversa fiada e tenta logo levá-la para a cama. Decepcionada, Claudia volta a fugir do rapaz. No dia seguinte, ao retornar seu posto na fábrica, encontra Lucas que, para se vingar dela, lhe conta que se casará com Lúcia e receberá uma viagem no valor de US$ 200 mil. Isso soa como uma bofetada na moça. A noite, quando Jorge volta a procurá-la, a fim de pedir explicações pela noite anterior, ela diz que fugiu dele porque é virgem. O médico se surpreende e fica ainda mais excitado por ela, desejando delirar de prazer nos braços de uma virgem, já que ele é um homem mulherengo. Apaixonado e sem conseguir parar de pensar numa noite de prazer com Claudia, Jorge consegue um horário livre para secretária no trabalho e, quando vai dizer isso, flagra-a conversando com Lucas e a arrasta, deixando o irmão com cara de tacho. Paula vê toda cena e fica com pena do neto. Quando Jorge chega na mansão, a avó lhe pede explicações e ele diz que fez aquilo para separar Lucas de Claudia. Enquanto isso, a secretária pede ajuda a amiga Alice para agarrar Jorge e lhe manda dizer, em sua ausência, que ela não quer mais vê-lo, já que não será sua, só por divertimento, pois quer casar virgem e ter filhos. Claudia finge que chega de repente e ele diz que não se afastará. Jorge está desesperado e sem parar de pensar em Claudia. Ele convida Claudia para jantar e a pede em casamento, só assim garantirá o tão desejado orgasmo com a morena. Claudia, por sua vez, termina conseguindo o que quer.

Claudia continua a mentir sobre seu passado pra Lucas e esconder que tem uma filha, garantindo a relação e a possibilidade de ter a guarda definitiva da filha.

Jorge descobre Lucas e Claudia na cabana dos pescadores. Quando a secretária fica sozinha, ele lhe oferece a chance de retornar a Curitiba com ele, deixando seu irmão com cara de bobo. Só que Lucas aparece e o médico muda de personalidade. Diz que foi até lá para ajudá-lo. O vilão aproveita e inventa que Claudia dá em cima dele. Lucas fica intrigado e Claudia percebe o clima, tanto que insiste em retornar a Curitiba. Ao chegar à mansão, o rapaz diz a Paula que se casará com Claudia. A avó não aceita. Então Lucas abdica de tudo para ficar com a mulher que ama. Entrega a Paula as chaves da casa, da fábrica, do carro e da moto. Furiosa, a matriarca corta a conta bancária do neto. Enquanto isso, Claudia volta à rua das flores e descobre que a filha piorou e precisará mesmo de um transplante. Ao encontrar Lucas horas depois, Claudia recebe um choque. Feliz da vida, o namorado lhe comunica que abandonou a família e a riqueza para ficar ao seu lado. Claudia, que precisa de dinheiro, se apavora.

Apavorada por causa de filha doente, numa última tentativa de salvar a situação, Claudia resolve procurar Paula e tentar uma reconciliação da avó com Lucas. Mas a matriarca é mais rápida e consegue suborná-la com os US$ 200 mil de que precisa. Claudia aceita e até Paula se choca com a atitude da moça.

Claudia começa a se afastar de Lucas, que, se sentindo negligenciado por ela, acaba tomando um porre sem ter dinheiro para pagar a conta. Vai preso. Na delegacia, trabalha um amigo de William. O executivo é avisado e Jorge também. Claro que Jorge quer que o irmão apodreça na cadeia e providencia sua transferência para uma delegacia no subúrbio. Um detento que conhece Lucas e estava na sua cela, ao ser solto, conta para Paula onde viu seu neto. A milionária o localiza com a ajuda do próprio Jorge – que se passa por bonzinho. Ao ver o neto sujo, barbudo e machucado, Paula se comove. Como ele não quer voltar para casa, ela chama Claudia, diz que não lhe dará mais os US$ 200 mil, e sim, seu neto, pois ele precisa de sua ajuda. Claudia que ama Lucas e precisa da grana, topa na hora. A secretária vai até a cabana e encontra Lucas. Ela lhe conta as boas novas e o leva para casa da avó. Para completar a alegria dos dois, Paula dá a Claudia o vestido com que se casou e a trata como uma verdadeira rainha.


Ao aceitar o suborno de Paula para deixar Lucas em paz, Claudia fica arrasada. Mesmo assim começa a providenciar a viagem para os Estados Unidos, onde sua filha precisa ser operada. Alice – que trata dos preparativos – vai à rua das flores e avisa a amiga que Geraldo precisará assinar uma autorização para a viagem da filha. A secretária fica ainda mais arrasada com a notícia, pois ele a está perseguindo mais do que nunca. Com o passar dos dias, Paula aceita Claudia na condição de nora e ela resolve adiar por uns tempos a operação da filha.

Gilda contrata Marília – sem desconfiar que a enfermeira está apaixonada pelo seu marido – para desespero de Fontana. Fugindo das cantadas da enfermeira, Fontana acaba pedindo pra Marília perder as esperanças. Para provocá-lo, Marília começa a namorar Santiago. Sabendo que a intenção dela é atingi-lo, Fontana lhe pede que deixe seu filho em paz. Ela diz que só fará isso, se ele ficar com ela.

Guerra comete outro erro médico e quase mata um paciente. Jorge é chamado e consegue salvar a vida do homem. O caso se espalha pelo hospital e o filme do conceituado cirurgião fica mais do que queimado. Jorge pede a Fontana que aposente Guerra e Gilda apoia a decisão em nome da reputação da clínica. Pressionado, Guerra chantageia Jorge e diz que revelará todos os seus planos de derrubar Lucas para ficar na presidência da Ludens, além dos atentados à saúde da avó. Com medo, Jorge amolece, procura Fontana e pede a ele que segure o colega por mais um mês.

Claudia e Lucas se casam. No dia da cerimônia, Claudia está lindíssima e é conduzida para o altar por Fontana. Só que ninguém imagina que Claudia está praticando bigamia, já que é legalmente casada com o pilantra Geraldo.

O casal recebem os convidados na mansão de Paula e partem para a lua de mel na cabana, onde Alice é obrigada a aparecer para, na ausência de Lucas, avisar à amiga que Geraldo a denunciou de menores por abandono da filha, o que fez a assistente social marcar uma audiência para o dia seguinte. Fingindo passar mal, por causa de enjoo do mar, Claudia não acompanha Lucas numa pescaria e aproveita para ir à audiência, onde lhe é confirmada a guarda de Carolina, por ficar provado que Geraldo é alcoólatra e desempregado. Enquanto o juiz dá a sentença, Lucas chega à cabana, não encontra a mulher e entra em pânico. Ele resolve voltar a Curitiba quando a vê de longe. Claudia inventa que foi passear. Os dias se passam e o casal voltam da lua de mel. Claudia é recebida como uma rainha na mansão e Paula avisa que lhe apresentará a sociedade durante um chá beneficente, oferecido na mansão. Desesperada para ver a filha, Claudia inventa que quer ver a amiga, Alice. Paula manda o motorista levá-la, para desespero de Claudia que, com a ajuda de Alice, conseguem despistar o motorista entrando num shopping. As duas saem por outra entrada e seguem para a rua das flores, enquanto o empregado pensa que estão fazendo compras. Ao chegar lá, Claudia é agredida por Elisa que acaba de ser despejada. Claudia, como não pode demorar, deixa a menina com Alice e vai embora. Geraldo a barra e a leva para a casa vazia da irmã, onde a ameaça com um revólver. Claudia só se livra ao dar dinheiro ao gigolô.

Na mansão, o clima fica pesado com a presença de Jorge que anuncia que vai morar sozinho. Durante uma conversa do médico e Lucas, Paula chama a moça para combinar detalhes do chá e o neto se intromete, dizendo que Claudia pretende usar os US$ 200 mil com menores carentes. A matriarca diz que não dará mais o dinheiro aos dois. Claudia quase morre do coração e Lucas protesta, sem sucesso. Desconfiada, Paula que primeiro ter a certeza de que Claudia não sumirá com tudo, já que havia aceito seu suborno.

Na ânsia de tornar Claudia uma lady, do dia para a noite, Paula, sem saber, a impede de ir visitar a filha que precisa de remédios. Alice, como sempre, quebra o galho da amiga e via ver a menina. Em casa, a ex secretária esbarra com Jorge, que mesmo de mudança pede a Aída para vigiar a cunhada e Lucas. No dia seguinte, com a desculpa que irá ver uma colega, Claudia segue para a rua das flores onde descobre que Carolina sumiu de casa, a fim de procurar os amigos que fugiram do orfanato. Desesperada, Claudia vasculha a redondeza com a ajuda de tio Zé, mas Alice a aconselha a voltar para casa, já que Paula a espera furiosa para o jantar. Claudia se nega a atender o conselho da amiga e fica à espera de notícias. Enquanto isso, Aída liga para Jorge e o avisa que a matriarca está louca com a nora, pois não apareceu em casa até às 11h da noite.

Preocupado, Lucas decide procurar a mulher, mas, na hora em que está saindo, recebe uma ligação de Alice, que o avisa que Claudia desmaiou e foi internada na clínica de Fontana. Isso acontece quando Claudia tem uma crise nervosa, ao ficar sabendo que a polícia não tem pistas do paradeiro de Laleska, que está muito doente. Já no hospital, diante da mulher, que, a esta altura está mais do que dopada por Jorge, Lucas a ouve balbuciar que precisa lhe contar toda a verdade. Alice aparece na hora e arrasta Lucas, inventando que a verdade é que Claudia está estafada por causa de Paula, que cobra muito dela. Logo em seguida é a vez de Mariana ouvir os delírios de Claudia, chamando Laleska. Intrigada, a enfermeira avisa a Jorge. No dia seguinte, quando vai visitar a amiga, Alice mente que Carolina apareceu, para tranquilizá-la. Só que, enquanto isso, Mirian (Tânia Loureiro), a assistente social, descobre o paradeiro da menina e diz que noticiará as autoridades e Geraldo. Tio Zé, sabendo que isso fará com que Claudia perca a guarda da filha, implora pra que a moça espere mais um dia. Como tio Zé não consegue encontrar Laleska pela cidade, resolve deixar Miriam tomar providências. Ao saber deste fato, Alice tenta tirar Claudia do hospital, mas sempre a encontra dopada, pois Jorge, através da mãe, descobre que ela esconde um segredo.

Nesse meio tempo Geraldo é informado do que está acontecendo com a filha e vai procurar o juizado de menores, onde denuncia a mulher por negligencia. Horas depois, enquanto Laleska passa mal na casa do bandido Gogó (Roberto Lopes), que a mantém presa, junto com as outras crianças que fugiram do orfanato, Claudia tem um ataque e volta a ser sedada. Fontana é chamado e, ao ver o boletim médico, se espanta com tantos calmantes. Ele a manda pra casa no dia seguinte. Convalescente, Claudia não é informada por Alice que está prestes a perder a guarda da filha. Isso só acontece no dia seguinte, pois a ex secretária é obrigada a comparecer numa audiência no juizado onde perde a filha que volta ao orfanato. Ao chegar em casa, arrasada, Claudia ainda leva uma bronca de Lucas, por ter saído ainda doente. Intrigado, ele lhe pergunta se há algum mistério em seu passado, pois Jorge o envenena, quanto a essa hipótese.

Giácomo conta a Claudia, que se passou pelo falecido patrão, a fim de ajudá-la, pois percebeu que Elisa estava querendo chantageá-la. A ex secretária agradece, lhe conta toda história da sua vida e arma um plano para tentar enganar a cunhada. O mordomo, em outro encontro com Elisa, diz que é um coronel e que a prenderá. A chantagista não se intimida e resolve aceitar de Claudia a proposta de se unirem, para juntas, tirar dinheiro do dito coronel. Esse é mais um blefe de Claudia. No dia seguinte, na mansão, a fim de piorar a situação, Jorge ouve a cunhada falando com Alice do encontro que terá com Geraldo, num bar, antes da audiência para passar o natal com Carolina. O médico conta a Lúcia e pede para delatar Claudia a Lucas. Lúcia então, segue Claudia.

Giácomo, que ouve tudo, salva a situação, avisando a Alice que por sua vez manda tio Zé encontrar com Lúcia. Lucas, ao ver que o encontro da mulher é com um velho contratado para ser papai Noel de um orfanato, fica aliviado e o chama para animar o natal da Ludens.

Enquanto tio Zé visita a fábrica com Lucas, Claudia consegue outra audiência com o juizado, para ter a filha no natal. Enquanto isso, Elisa liga para Paula e lhe conta que ela está sendo traída pelo marido. A matriarca acha graça, já que seu Bartolomeu morreu há 25 anos.

No dia seguinte, na audiência, Laleska, chantageada pela tia – que resolve se vingar de Claudia por ter sido enganada – se nega a ir para casa com os pais. Arrasada, Claudia chama a filha e os órfãos para um passeio que logo é barrado por Elisa. Inconformadas, as crianças fogem do orfanato e saem com Claudia, que, ao levá-las de volta, fica sabendo pelo juiz que não poderá mais ver a filha. Sem a mãe, no natal, Carolina recebe a visita do papai Noel tio Zé, que aconselha a Claudia, a contar tudo a Paula. Ela resolve atendê-lo, pois já não tem esperanças de se livrar de tantas mentiras.

No dia da festa de natal da Ludens, o coração do papai Noel tio Zé sofre um choque. Ao ver Paula, ele a reconhece pois o passado os uniu. O velho tenta fugir dela o quanto pode, mas não consegue, pois Lucas insiste em apresentá-lo a avó. Para sua sorte, a falsa barba o esconde e a matriarca não o reconhece. Nos dias que se segue, tio Zé amarga suas recordações.

Fontana e a filha, Francisca
Gilda não aguenta mais as traições de Fontana e bota o marido para fora de casa. Fontana vai morar no apart-hotel de Jorge, com Marília. O médico resolve assumir a amante diante da família e dos amigos, para a fúria da esposa que tenta destituí-lo da diretoria da clínica, mas não é apoiada pela maioria dos médicos. Mesmo separados, os dois, para segurar a imagem do hospital, que já não anda boa, são obrigados a posar de casal feliz num coquetel de conselho de medicina.

Jorge assume a presidência da Ludens e rebaixa o irmão a mero empregado da fábrica de brinquedos. Paula fica de cama – graças a medicação errada prescrita por Guerra e o neto trambiqueiro – e não dá o menor apoio a Lucas, que não conta com a presença da mulher.

Cada vez mais inescrupuloso, Jorge elabora um novo plano para afastar Lucas da diretoria da Ludens. Com a ajuda de Guerra, trata de tirar Paula de circulação. Depois de submeter a avó a um exame, ele a convence a se afastar do trabalho, dizendo que ela corre risco de vida e que pode morrer a qualquer momento. Assustada, Paula pede que localizem Lucas que foi a São Paulo fazer um curso de brinquedos eletrônicos. E fica atônita ao receber a notícia de que o neto desapareceu. Claudia percebe a armação de Jorge e viaja a procura do marido. Com a ajuda do coordenador do curso, Claudia encontra Lucas dopado num bordel oriental. Decepcionada e sem desconfiar que Lucas foi vítima do irmão malicioso, Paula decide assegurar o sossego do Grupo Candeias de Sá. Imediatamente, assina a nomeação de Jorge para a presidência das empresas.

Claudia já estava quase contando a Paula seu segredo, quando a matriarca sofre um ataque cardíaco – as drogas que Jorge e Guerra lhe deram, começaram a fazer efeito.

Lúcia e Jorge desistem de brincar de estar flertando e assumem a atração sexual que sentem um por outro. Os dois começam a ter um caso que fica mais avassalador quando passam a trabalhar juntos na fábrica de brinquedos.

Quem não gosta nada da relação de Lucas – seu apaixonado – com Lúcia é Francisca, que logo é humilhada pela cúmplice e agora amante do novo presidente da fábrica de brinquedos. No dia que vai à fábrica atrás de Jorge, Francisca flagra ele e Lúcia se beijando e fica pra morrer com a traição da melhor amiga.

A farsa de Claudia chega ao fim. Desconfiado, Lucas resolve seguir a mulher e nem precisa de muita astúcia pra descobrir que ela, além de ser legalmente casada com Geraldo, mantém uma casa para ele e Laleska na periferia da cidade. Como era de se esperar, a insegurança do herdeiro é grande diante da evidência de que foi enganado. Ao ver a reação do marido, Claudia ainda tenta justificar a bigamia, mas de nada adianta. Extremamente magoado, Lucas não que ouvir as explicações de Claudia.

A revolta de Lucas não fica apenas nas palavras. Dominado pela fúria, expulsa Claudia da mansão e põe um ponto final em seu casamento. Mas, apesar de toda amargura que demonstra, o rapaz não tem coragem de denunciá-la por crime de bigamia. Isso não significa, porém, que Claudia não corre o risco de ir pra cadeia. Como as más notícias não demoram pra se espalhar, a história vai parar nos ouvidos de suas inimigas mortais: Elisa e Lúcia.

Amor não tem idade. Que o diga a pequena Leleska, que se apaixona por ninguém menos que Trigo. O interesse da menina é óbvio, não demora a ser percebido pelas outras crianças. Trigo, que namora Ximena, começa a ficar interessado por Leleska.

A separação parece ter sido o grande remédio para salvar o casamento de Fontana e Gilda. Depois de deixar a família pra ir morar com Marília, o médico começa a perceber novamente os encantos da esposa. Para completar a atração, o casal é praticamente obrigado a desfrutar de bons momentos juntos. De repente, tem de hospedar um casal de amigos de Curitiba. Sem poder dizer que estão separados, passam dias dividindo o mesmo teto. Resultado: acabam com saudades dos velhos tempos de casados.

Ao ser desmascarada por Jorge, Claudia faz as malas e sai da mansão dos Candeias de Sá, humilhada por todos. Até por Aída, que decide revistar sua mala. Lucas intervém e diz que a levará até a rua das flores. Ela não aceita e deixa o marido arrasado, sendo chamado de corno por Willian e outros executivos da fábrica Ludens. Enquanto isso, Elisa, no bar de Polaca, revela que Claudia se casou com dois homens e faz com que os moradores a hostilizem, como também a Laleska. Quando chega a periferia, a bigama quase leva uma surra da multidão, que a xinga. Ela só entra em casa com a ajuda de tio Zé. Laleska, apavorada com o que a mãe fez, também a recrimina. Em contrapartida, Lucas tenta, mas não consegue fazer com que a avó lhe perdoe. Enquanto sua casa é apedrejada na rua das Flores, Carolina tenta consolar a mãe.

Depois que Paula expulsa Claudia da mansão, no mesmo clima de guerra, Lucas e Jorge saem no tapa. O herdeiro da Ludens, ao saber o que houve com a mulher na periferia, quer ir até lá mas Giácomo o impede. Aída ouve a conversa dos dois e conta a Jorge que passa a querer limar o mordomo.

No dia seguinte em que é posta pra fora da mansão, Claudia tenta comprar comida com Polaca, mas a comerciante só vende pra tio Zé, que enfrenta a multidão.

Na Ludens, Jorge volta a tramar contra o irmão e diz a Willian que denunciará a história da Claudia e Lucas à imprensa e ainda demitirá seus aliados. Lucas, decidido a enfrentar a situação, vai à fábrica, onde é chamado de corno manso. Lá, ele descobre que Alice será demitida e exige que seu irmão a recontrate. Horas depois, o rapaz pede ao mordomo que vá a rua das flores e, no bar de Polaca, quase é linchado, pois Elisa o reconhece e conta a multidão que ele se passava por amante de Claudia, para protegê-la. Ao retornar a mansão, Giácomo fica sabendo que será demitido, mas Lucas salva sua pele.

Lúcia espalha o escândalo de bigamia de Claudia nos jornais, o que torna Lucas ainda mais humilhado, assim como a esposa, que de quebra Aída denuncia à polícia por ter dois maridos e por um roubo que não cometeu.

Giácomo avisa Lucas da tramoia de Jorge e da empregada. Em pânico, o rapaz segue para a rua das flores, onde equipe de TV cercam a casa da bígama, que recebe a visita da polícia. Lucas a impede de ser levada a delegacia sem um mandado judicial e tenta limpar sua barra com Laleska.

Percebendo a tristeza do amado e que ele ama Claudia, Lúcia tenta pular fora do complô de Jorge, mas não consegue, já que é perdidamente apaixonada por Lucas.

Paula descobre que o caso de bigamia de Claudia, foi parar nos jornais e decide demitir Aída. Mas Jorge consegue fazer com que a avó adotiva mude de ideia e a empregada continua trabalhando na mansão como sua aliada nos planos contra Claudia e Lucas. Lucas, furioso, acusa o irmão de ter tramado tudo e os dois quase se pegam.

Mariana leva solidariedade a Claudia e lhe avisa que Elisa estava na TV, pedindo a Geraldo aparecesse, a fim de lhe tirar a filha. No dia seguinte, ao ir depor, acompanhada de um advogado de Lucas, Claudia resolve dar entrevista para se defender da acusação de roubo, e Geraldo, foragido, ouve tudo e jura que aparecerá para matá-la. Como se isso não bastasse, nesse mesmo tempo, Elisa procura Jorge e lhe conta que Claudia vendia peças caras, que tirava da mansão – na verdade, de seu enxoval – a um agiota conhecido. Jorge vibra com a revelação.

Fontana, apavorado, rompe com Marília e acaba dormindo na cama do filho. Inconformada e achando que o amante tem um caso com Márcia, Marília continua perseguindo a secretária de Paula Candeias de Sá. Ela vai parar na mansão da ricaça que acaba lhe dando a maior lição de moral. Sem achar o médico, a instrumentista parte para a casa de Gilda e as duas quase acabam as tapas. Fontana, a essa altura do campeonato, já está morando com tio Zé na rua das flores.

Vitima de muitas acusações, desde que sua bigamia foi descoberta, Claudia pode perder a guarda de Laleska. A moça é socorrida por tio Zé, depois de passar mau. O Velho amigo pede a ajuda do médico Fontana, que decide fazer uma consulta na rua das flores. Assim que examina Claudia, Fontana percebe que o problema não é emocional e sim, uma gravidez. A descoberta da gravidez provoca uma confusão ainda maior na cabeça de Claudia. Apavorada, a moça implora pra que o médico mantenha segredo.

Claudia acaba somando os constantes desgosto de sua vida. Fragilizada emocionalmente e fisicamente, não resiste a uma simples infecção renal. Com febre alta, falta de ar e delirando, tem de ser hospitalizada às pressas. Tamanha é a gravidade de seu estado de saúde que os médicos tratam logo de interná-la na UTI. A terrível notícia não tarda a chegar nos ouvidos de Lucas. Completamente transtornado, ele corre pro hospital. Quando entra na UTI, é recebido com hostilidade pela ex-mulher.

Segura de que Lucas não saberá sobre sua gravidez, Claudia volta a pensar numa maneira de ficar com Laleska e resolve procurar o ex marido para pedir que ele deponha a seu favor. Sem avisar, Claudia vai até a Ludens e, na entrada da fábrica, flagra Lucas acompanhado de uma nova namorada. Trata-se de Irene (Mariane Ebert), uma loiraça que Santiago apresentou a Lucas para tirá-lo da fossa.

Depois de tentar matar o bebê de Claudia, assim que descobre sua gravidez, o vilão Jorge arma um plano para tirar Mariana – sua mãe biológica – de seu caminho. Com evidentes sinais de loucura, Jorge não aceita a amizade que a mãe vem mantendo com a turma de Lucas e resolve vare-la do mapa. Primeiro, pensa em contratar um matador de aluguel. Depois, se decide por um método menos suspeito: dá um jeito de dopá-la e pede pra um amigo levá-la para o Rio de Janeiro. Como ela está proibida judicialmente de sair de Curitiba, tudo indica que Mariana será presa.

As maldades de Jorge não param por ai. A cada dia mais obsessivo, o vilão tenta outra vez matar o filho de Claudia. Aproveita o noivado de Lucas com Irene e coloca veneno no chá da ex cunhada. Minutos depois, Claudia tem uma séria hemorragia. Por sorte, Fontana aparece a tempo de salvar a gravidez.

Francisca e Giácomo começam a ter uma relação inusitada. A patricinha só se entrega ao mordomo quando bebe champanhe.

Magnólia bem que tenta, mas não consegue fazer com que Ortega se livre do fantasma da mãe.

Esperto como ele só, tio Zé finalmente arruma um jeito de salvar o casamento de Claudia e Lucas. Meio como não quer nada, coloca a pequena Laleska frente a frente com Lucas. Na sequência, sai de fininho e deixa que as coisas entrem nos eixos por si só.

O plano dá certo. Dono de uma forte sensibilidade, Lucas fica visivelmente emocionado com a filha de sua amada.

– Estou muito contente em te conhecer – declara, ao mesmo tempo em que a abraça. – o tio Zé vive falando de você!

Com um sorriso de orelha a orelha, Laleska também demonstra está bastante feliz.. e não é só. Mesmo sem imaginar que está falando com o segundo marido de sua mãe, faz uma carinhosa declaração.

– Sabia que você é legal... se quiser, pode voltar a me ver. Aí, te apresente a meus amiguinhos.

A partir deste momento, Lucas repensa os últimos acontecimentos de sua vida. Conclui, então, que chegou a hora de reatar com Claudia.

Convencido de que o filho de Lucas será uma grande ameaça a seus planos de assumir o comando do grupo Candeias de Sá, Jorge resolve apelar. Como todas as tentativas de impedir o nascimento do bebê deram em nada, parte para o ataque direto a Claudia. Ele fará com que a moça comece a pensar que está ficando louca.

Nessa empreitada, o vilão recebe uma forcinha do destino. Assim que toma conhecimento que Paula e Lucas pretendem participar de um casamento em Londrina, pensa rápido e arma uma cilada mirabolante para a ex cunhada. Antes de tudo, escala Aída pra cuidar dela. Depois, manda Willian alugar um jatinho e deixá-lo no aeroporto a sua disposição. Com essa estrutura montada, anuncia que irá viajar também.

Acontece que, durante a festa de casamento, Jorge arranja um jeitinho de escapar. Fala pra avó que marcou um encontro com uma velha amiga e pula fora. Na sequência, pega o jatinho e volta pra Curitiba.

Quando chega na mansão, ele vai direto pro quarto de Claudia. Aproveita que ela está sob efeito de calmantes e coloca uma faca em suas mãos. Em seguida, completa o quadro pincelando sangue falso na própria barriga. Ao acordar, a moça acredita ter matado o médico e, imediatamente, entra em estado de choque.

A nova maldade de Jorge vem logo depois que ele arma pra Claudia pensar que está ficando louca. Com habilidade de um psicopata, o vilão falsifica a letra de cunhada e escreve um bilhete dramático, simulando uma despedida da vida. Enriquece a farsa colocando o papel e alguns vidros de remédios em sua cama. Depois de montar o cenário, a faz desmaiar com um pano encharcado de clorofórmio e a leva para um sítio fora da cidade.

Após semanas e mais semanas de sofrimento, Claudia consegue fugir do sítio em que Jorge a mantinha em cativeiro. Ela conta com a ajuda de Marilda (Cristina Veloso). Como sente que a caseira nutre uma simpatia por ela, Claudia, aos poucos, vai conquistando a simpatia de Marilda que resolve ajudá-la a fugir.

Mesmo com o coração partido, Marilda se nega a se envolver na história de Claudia. Até porque, teme ser punida pelo ardiloso patrão. Com o passar do tempo, no entanto, a caseira muda de ideia. Num dia que está bastante magoada por causa de uma surra que levou do marido, Marilda resolve se vingar, facilitando a fuga da ex operária.

Jorge é encontrado morto e o mistério sobre seu assassinato paira no ar. São muitos os suspeito por sua morte:

Geraldo – furioso com o sequestro da ex mulher, o bandido ameaça matar o ex comparsa. Pega o revólver e some da rua das flores.

Elisa – inconformada por ter sido abandonada pelo ex amante, a megera desaparece no dia do assassinato.

Giácomo – além de detestar o vilão, o mordomo tem um agravante: o revólver que sumiu da mansão estava registrado em seu nome.

Paula – na última vez que discute com o neto, a matriarca dos Candeias de Sá ameaça usar todas as suas armas para detê-lo.

Fiapo – quando era casado com Elisa, vivia ameaçando o psicopata de morte através de telefonemas.

Aída – rejeitada pelo amante, a empregada promete se vingar e no mesmo dia uma arma desaparece na mansão.

Lucas – quando descobre que seu irmão sequestrou Claudia, deixa-se tomar pelo rancor e vai atrás dele decidido a se vingar.

Paula Candeias de Sá é uma das últimas pessoas a ver Jorge. Na noite do assassinato, decide procurá-lo para se desculpar por ter omitido que ele era filho de Mariana. Nem um pouco disposto a ouvir as justificativas da avó, o médico a interrompe e a expulsa do quarto do hotel. Humilhada, Paula concorda em sair, mas antes, ameaça atrapalhar a vida do neto.

Na verdade, a saída apoteótica de Paula, marca os últimos momentos da vida de Jorge. Assim que ela vai embora, alguém bate à porta do médico. Ao abrir, ele age como estivesse esperando a visita:

– é você? – pergunta com naturalidade.

Em seguida, dá alguns passos para frente. Quando se volta de novo, vê o assassino segurando o revólver. Com a surpresa estampada no rosto, tenta estender a mão para tomar a arma. Mas é tarde demais. A pessoa misteriosa dispara vários tiros, a queima roupa, em seu peito e o bonitão psicopata cai com uma lágrima escorrendo de um graúdo olho azul.

Guerra assume a culpa pelo assassinato de Jorge. O médico vai até a delegacia e resolve se entregar a polícia. Na verdade, tudo não passa de uma proteção a Lúcia, sua filha e a verdadeira assassina de Jorge. Lúcia mata Jorge depois que sente-se traída pelo vilão.

Transtornada, Lúcia revela o crime a mãe, que a apoia numa viagem, fora do país.

Guerra não fica sozinho na cadeia. O médico acaba fazendo companhia a William, outro vigarista que amarga seu final, preso numa cadeia.

Fontana bem que tenta voltar pra Gilda, novamente, após mil e uma experiências extraconjugais. O médico chega a conclusão que nasceu pra viver ao lado da esposa. Tal descoberta, no entanto, acontece tarde demais. Mesmo porque, quando tenta se reaproximar de sua ex-mulher, ela está mais do que apaixonado por Carlos (Mauro Mendonça). Não resta outra opção para o médico mulherengo, que não seja partir pra outra aventura.

Por pouco Mariana não é obrigada a pagar muito caro pelos erros de Jorge. Isso porque, com a morte do médico, o assassinato de Varela (Carlos Kroeber) volta a ser investigado pela polícia federal. Envolvida no caso até o pescoço, a enfermeira é levada a julgamento. Mas, por não ter antecedentes criminais, escapa do pior e consegue viver em liberdade, virando uma freira.

Márcia parece que vai se livrar da solteirice. A secretária conhece Agusto (Paulo César Grande), um homenzarrão que demonstra interesse por ela e, claro, ela também fica caidinha por ele.

A atração de Polaca por tipos durões é meso incurável. Assim que leva um fora do bandido Geraldo, a comerciante arruma rapidinho um consolo. Começa a viver um romance com o candidato a vilão Fiapo.

Santiago (Ângelo Paes Leme) termina ao lado de Carla (Renata Castro Barbosa)

Luís Ortega (Alexandre Lippiani) dá uma cantada em Miriam (Tânia Loureiro) e a assistente social bem que corresponde.

O final de Elisa, Geraldo e Aída é digno de perfeitos trapaceiros. Vigaristas como sempre, Elisa começa a enganar as pessoas, se fazendo passar por uma famosa vidente. Geraldo é seu assistente e Aída se passa por uma cliente assídua, encarregada de promover a quadrilha de vigaristas.

Giácomo e Marília resolve se casar na igreja com direito de noiva com véu e grinalda e tudo a rigor. Na hora do casamento, Francisca aparece no meio da igreja e atrapalha a cerimônia, se declarando pra Giácomo na frente de todos os amigos e convidados. Apaixonado pela louca patricinha, Giácomo não pensa duas vezes: larga Marília no altar e corre pros braços de Francisca. Não dá outra: o fim do casal é banhado por um longo e ardente beijo de amor.

Vestida de noiva e abandonada em pleno altar por Giácomo, Marília logo é consolada por Fontana. O médico bem que tenta uma reaproximação, mas a mulher não está mais interessada nele.

O carisma de tio Zé com as crianças é imenso. Depois de conseguir tirar Fiapo e Elisa da diretoria do orfanato, o artesão acaba por unir o útil ao agradável. A pedido da criançada, assume o comando da instituição e a transforma num paraíso.

O inferno astral de Paula demora, mas passa. Depois de muito trabalho, a matriarca consegue livrar os Candeias de Sá da falência. A maré de sorte, no entanto, não termina por aí. Quando menos espera, ela recebe a notícia de que Claudia e Lucas se reconciliaram. Pouco depois, nasce o seu primeiro bisneto. Como não poderia deixar de ser, o bebê é batizado com o nome de Paulo, em sua homenagem.

Se sofre um bocado quando Jorge quase leva a fábrica de brinquedos Ludens à falência, Paula Candeias de Sá não tarda a dar a volta por cima. Depois de se jogar de cabeça no trabalho, ela recupera as finanças da empresa e também a liderança do ramo de brinquedos. Pra completar sua felicidade, a matriarca se transforma na predileta de Laleska e do bisneto, filho de Lucas com Claudia, sua nora.

A complicada gravidez de Claudia funciona como um fator de reconciliação com Lucas. Durante um bom tempo, ela continua se esquivando das tentativas de reaproximação do ex marido. Mas quando seu filho vem à luz, não resiste. Feliz da vida, principalmente por constatar que o bebê é a cara do pai, Claudia volta para os braços de Lucas. Laleska, é claro, adora o esse final feliz.

Na última cena, Lucas, Claudia, Laleska, Tio Zé e as crianças do orfanato, participam do show de Xuxa e Zé Augusto, onde ficam no palco cantando a música da abertura da novela para uma multidão de fãs em Curitiba.

Baseada em dois grandes textos de Teixeira Filho, A Pequena Órfã (Excelsior, 1968) e Ídolo de Pano (Tupi, 1974), "Sonho Meu" chegava com a missão de manter o estrondoso sucesso de sua antecessora "Mulheres de Areia" de Ivani Ribeiro. Para adaptar os originais de Teixeira Filho, a Globo convocou Marcílio Moraes e Lauro César Muniz e equipe.

A Globo trouxe a história para Curitiba, no Paraná, deixando um pouco de lado enredos passados no eixo Rio/São Paulo e nordeste do Brasil.

Quando souberam que "Sonho Meu" iria substituir a bem sucedida "Mulheres de Areia", vários críticos de TV torceram o nariz. Apesar de saber que a história era baseada em dois dos maiores sucessos de Teixeira Filho – Ídolo de Pano e A Pequena Órfã – saíram espalhando por aí que a Globo amargaria um grande fracasso. Segundo a crítica, a Globo estaria enveredando para a mais completa mexicanização de suas novelas. Mas "Sonho Meu" empolgou, conquistou o telespectador e acabou por se transformar em mais um grande sucesso das seis da Globo.

Patrícia França e Leonardo Vieira foram convidados para estrelar o casal protagonista da trama depois do sucesso da primeira fase da novela Renascer (1993) e do carisma alcançado através dos personagens José Inocêncio e Maria Santa, respectivamente vividos pelos atores na qual também haviam feito par romântico.

Aos 18 anos, Patrícia França saiu de Recife para estrear na televisão como a Teresa Batista de Jorge Amado em 1992, na Globo. O sucesso na minissérie lhe rendeu comparações com Sônia Braga que havia feito "Gabriela (1975)", outra personagem de Jorge Amado nos mesmos moldes de Teresa Batista.

A atriz sofreu quando interpretou a curitibana Cláudia na novela Sonho Meu. “A imprensa me detonava ao mesmo tempo em que colegas me perguntavam como eu fazia para tirar o sotaque”, diz Patrícia que, com os anos longe de casa, perdeu um pouco do jeito pernambucano de falar.

Se Patrícia tivesse topado a sugestão de um dos diretores para transformar a personagem curitibana em recifense, talvez pudesse ter poupado os comentários negativos. Mas Patrícia enxergou preconceito na proposta. “Disse não, que seguraria a onda”, conta.

O grande destaque de Sonho Meu foi a atuação de Carolina Pavanelli. A menina emocionou e divertiu a todos com sua doce personagem. Atualmente, Carolina é formada em Comunicação Social com habilitação em cinema na Universidade Federal Fluminense e trabalha como professora de Língua Portuguesa e Redação em uma das maiores redes de colégios e preparatórios militares do Rio de Janeiro. Ela também continua sendo atriz e também escritora.

Lauro César Muniz, supervisor de texto da trama, conta que o público brasileiro teve dificuldades em aceitar a bigamia da protagonista Claudia (Patrícia França), o que levou o autor a antecipar a decisão da personagem em assumir seu romance com Lucas (Leonardo Vieira) e enfrentar um processo judicial.

Marcílio Moraes escreveu Sonho Meu baseando-se em duas novelas de Teixeira Filho, A Pequena Órfã, da amizade de uma garotinha de um orfanato com um bondoso velhinho, que foram interpretados por Dionísio Azevedo e Patrícia Aires. Já de Ídolo de Pano, a disputa de dois irmãos pelo amor da mesma mulher, interpretados por Tony Ramos, Denis Carvalho e Elaine Cristina.

Fábio Assunção fez seu primeiro vilão na TV nessa novela. E foi também a primeira vez que atuava em uma trama das 18h. Vale também lembrar que "Sonho Meu" foi a quarta novela de Fábio Assunção. Antes – ainda no mesmo ano – o ator havia feito "De Corpo e Alma", vivendo par romântico com a personagem de Daniela Perez, atriz que foi assassinada na vida real, quando ainda gravava a novela.

Sonho Meu marcou a estreia de Ângelo Paes Leme em novelas da TV Globo. Dois anos depois – em 1995 – o ator retornava ao horário das seis para viver o Caio da novela "História de Amor", de Manoel Carlos.

Este foi o último trabalho da atriz Claudia Magno, que morreu em janeiro de 1994, durante a exibição da novela. A atriz interpretava a personagem Josefina na trama.

Flávia Alessandra também atuou em "Sonho Meu", ela viveu a personagem Inês

Um núcleo infantil encarregou de transformar "Sonho Meu", num sucesso entre as crianças

Através da personagem Maria Carolina (Carolina Pavanelli), que sofre de leucemia, Sonho Meu abordou o tema da doação de sangue. A doença da menina propiciou a discussão sobre a qualidade do sangue, doação voluntária e Aids.

Sonho Meu contou com uma cidade cenográfica montada em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, que reproduzia detalhes da arquitetura de Curitiba. Foram necessários 28 dias para construí-la.

Leonardo Vieira viveu galã em "Sonho Meu" na Globo e vilão em "Prova de Amor" na Record
Em 2006, Tiago Santiago, na época recém contratado da Record e antes da saga "Os Mutantes", escreveu "Prova de Amor", novela que, como "Sonho Meu", também foi baseada na novela "A Pequena Órfã" de Teixeira Filho. Esta última versão teve mais características da original, levando em conta que "Sonho Meu" também foi inspirada em "Ídolo do Pano". Leonardo Vieira também atuou em "Prova de Amor", dessa vez vivendo um vilão, Vitor (Lopo). A novela da Record derrubou, literalmente, a novela "Bang Bang" da Globo. Ambas as tramas eram exibidas quase na mesma hora pelas emissoras concorrentes. Tal acontecimento encarregou de fazer com que a Globo convocasse João Emanuel Carneiro – que vinha do sucesso "Da Cor do Pecado" – e produzisse "Cobras & Lagartos" às presas para tentar recuperar o estrago na audiência, provocado por "Bang Bang".

Sonho Meu foi exibida em vários países, como Bolívia, Chile, Chipre, Costa Rica, Filipinas, Guatemala, Honduras, Indonésia, Jordânia, Malásia, Nicarágua, Síria, Líbano, Panamá, Peru, Polônia, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Rússia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela. Teve uma média geral de 43 pontos, 7 a menos que a antecessora Mulheres de Areia, mas que foi considerada excelente para o horário. Também foi a última novela do horário a ter média superior a 40 pontos.

"Sonho Meu" nunca foi reprisada na Globo, tão pouco na sessão "Vale a pena ver de novo".

A trilha sonora nacional de "Sonho Meu" trouxe a romântica "Vieste" na voz de Ivan Lins e que foi tema de Lucas (Leonardo Vieira) e Claudia (Patrícia França). A regravação de "Ando meio desligado" na voz do Roupa Nova também foi uma das músicas empolgantes da trilha nacional. Selma Reis canta "O preço de uma vida", tema de Claudia e que mais tarde foi regravada pelo saudoso Renato Russo quando começou a carreira solo.

O tema romântico de Lucas e Claudia foi cantado pelo Bee Gees com a sensacional "For Whom The Bell Tolls", música inédita na época. O Scorpions também marcou presença com a inédita "Under The Same Sun". Haddaway contagiou com a dançante "What is love". O Aerosmith esteve em alta com "Cryin", tema de Francisca (Daniela Carmargo) e Giácomo (Eri Johnson). Gloria Estefan veio com um gostoso bolero a la Tânia Alves com a música "Con Los Años Que Me Quedan". Mr Big veio com  "Wild World". O italiano Lucio Dalla, que já tinha dado as caras, no mesmo ano, na trilha sonora internacional da novela "De Corpo e Alma" com a música "Caruso", em "Sonho Meu" ele veio com a romântica "Felicità". Numa época fervorosa da dance music, a trilha ainda trouxe as dançantes "More and More" - Captain Hollywood Project, "Show Me Love" - Robin S, "Mr. Vain" - Culture Beat e "House Of  Love" - Rupaul. Demais!!!

Trilha Sonora Nacional














1. "Bhaja Shiri Krishna" - Homem de Bem (Tema de Santiago)
2. "Ando Meio Desligado" - Roupa Nova (Tema de Giácomo)
3. "Melhores Dias" - Rita de Cássia (Tema de Mariana)
4. "Frágil" - Guido Brunini (Tema de Jorge)
5. "Todas as Ruas" - Orquestras Harmônicas de Curitiba (Tema de locação)
6. "Querer é Poder" - José Augusto e Xuxa (Tema de abertura)
7. "O Preço de uma Vida" - Selma Reis (Tema de Claudia)
8. "Um Pouco Mais" - Guilherme Arantes (Tema de Francisca)
9. "Vieste" - Ivan Lins (Tema de Lucas e Claudia)
10. "Um Sonho Maior" - Danilo Caymmi (Tema de tio Zé)
11. "Privação de Sentidos" - Watusi (Tema de Gilda)
12. "Dançando Com Lágrimas Nos Olhos" - Orquestra e Coro RGE (Tema de Fiapo e Elisa)

Trilha Sonora Internacional














1. "What Is Love" - Haddaway (Tema de Lucas)
2. "Under The Same Sun" - Scorpions (Tema de Gilda)
3. "Mr. Vain" - Culture Beat (Tema de Laleska)
4. "Right Here (Human Nature Mix)" - SWV (Tema de locação)
5. "Show Me Love" - Robin S (Tema de locação)
6. "Cryin'" - Aerosmith (Tema de Giácomo e Francisca)
7. "Living Without Your Love" - Rennie Ladd (Tema de Fontana)
8. "For Whom The Bell Tolls" - Bee Gees (Tema de Lucas e Claudia)
9. "Felicità" - Lucio Dalla (Tema de Paula)
10. "More and More" - Captain Hollywood Project (Tema de Francisca)
11. "Wild World" - Mr. Big (Tema de Ortega)
12. "House Of  Love" - Rupaul (Tema geral)
13. "Con Los Años Que Me Quedan" - Gloria Estefan (Tema de Magnólia)
14. "Don't Say Goodbye" - Oseas (Tema de Lúcia)

A abertura de "Sonho Meu" foi estrelada pela então garotinha Carolina Pavanelli, enquanto desenhava e via suas figuras ganhando movimento. Tudo ao som de "Querer é poder" na voz de Xuxa e José Augusto.

Uma novela de Marcílio Moraes
Colaboração: Margareth Boury e Maria Adelaide Amaral
Supervisão de texto: Lauro César Muniz
Direção: Reynaldo Boury e Roberto Naar
Direção geral: Reynaldo Boury

ELENCO:
Leonardo Vieira- Lucas Candeias de Sá
Patrícia França- Cláudia Lins
Fábio Assunção- Jorge Candeias de Sá
Isabela Garcia- Lúcia Guerra
Carolina Pavanelli- Maria Carolina Vieira Lins (Laleska)
Elias Gleizer- Tio Zé (Mazurgski)
Beatriz Segall- Paula Candeias de Sá
José de Abreu- Geraldo Vieira
Nívea Maria- Elisa
Walmor Chagas- Dr. Afrânio Guerra
Yoná Magalhães- Magnólia
Carlos Alberto- Fiapo
Eri Johnson- Giácomo Madureira (Jayme)
Daniela Camargo- Francisca
Flávio Galvão- Dr. João Fontana
Françoise Forton- Gilda
Débora Duarte- Mariana
Gisela Reimann- Alice
Cristina Mullins- Márcia
Jayme Periard- William
Priscila Camargo- Polaca
Eduardo Caldas- Chico
Monique Lafond- Maitê
Flávia Alessandra- Inês
Carlos Kroeber- Varela
Ângelo Paes Leme- Santiago
Renata Castro Barbosa- Carla
Karina Mello- Marília
Cláudia Magno- Josefina
Jorge Cherques- Bóris
Tânia Loureiro- Miriam
Alexandre Lippiani- Luís Ortega
Bernadete Lys- Júlia
Beta Madruga- Taboinha
Carmem Caroline- Ximena
Cláudia Scher- Aída
Ruthinéa de Moraes- Alcinéia
Fabiano Miranda- Trigo
Hélio Ribeiro- Juarez
Gilson Moura- Cidão
Lina Fróes- Rosa
Luíza Curvo- Aninha
Maria Thompson- Clara
Mariane Ebert- Irene
Naura Schneider- Helena
Sérgio Fonta- Cunha
Nedira Campos- Ângela
Newton Martins- Mercadoria
Renato Pinheiro- Cacá
Sérgio Mannarino- Carlos Alberto
Paulo César Grande- Augusto (participação especial)
Larissa Queiroz- Bruna
Mauro Mendonça- Carlos
Miriam Pires- Cecília
Cleyde Blota- Mãe de Luís Ortega (participação especial)

Diretora assistente: Mônica Lazar
Coordenação de produção: José Correia e Janice Vieira
Edição: César Alves, Alexandre Boury e Célio Fonseca
Cidade cenográfica: Mário Monteiro
Cenografia: Luiz Antônio Caligiuri
Produção de arte: Tiza de Oliveira e Ana Blota
Continuidade: Eliete Rego e Fernanda Luz
Maquiagem: Lindalva Verones e Luana Jacob
Imagens: Edson Carvalho e Pedro Pelicano Câmeras: Julio Santos, Francisco C. Pinheiro, Fabrigil Araújo Silva e Arlindo Lins
Iluminação: Antonio Bombim, José Quintino e Sergio Tornatori
Sonoplastia: Adirson Vieira e Raphael Salles
Produção musical: Roger Henri
Direção musical: Mariozinho Rocha
Gerência de produção: Sérgio Madureira
Direção de produção: Ítalo Granato
Direção artística: Paulo Ubiratan


Fontes:
ARQUIVO MUNDO NOVELAS
REDE GLOBO
WIKIPÉDIA

4 comentários :

Fabio Dias disse...

Vocês simplesmente são o melhor site para relembrar uma novela!
Parabéns pelo trabalho!
Isso sim é relembrar e não sair por aí copiando resumos do Teledramaturgia e Wikipedia!

Quem escreve?

Tem twittter?
Abraço
Fabio Dias
www.ocabidefala.com

Unknown disse...

Adorei a reportagem seria tão bom rever esse grande sucesso no canal viva , nossa esperança

Unknown disse...

pareçe q essa novela fexou com uma boa audiencia merecia um reprisse sim

Roberto disse...

Então sobre as críticas pesadas a Patrícia Franca e o forte preconceito a personagem e ao sotaque. Numa trama curitibana e sofisticada.Grande atriz sucesso total