sexta-feira, 15 de junho de 2012

GABRIELA (ESTREIA)


A Globo começa a recontar a história de “Gabriela”, mais um clássico do saudoso Jorge Amado, a partir desta segunda-feira, dia 18 de junho. Embora a novela fique sendo exibida de terça a sexta, às 23h. Dessa vez, o romance está sendo adaptado para TV por Walcyr Carrasco com direção de Mauro Mendonça Filho. O autor anunciou que acontecerão mudanças no original da novela comparado a primeira versão com Sônia Braga no papel-título em 1975. Novos personagens foram criados e, além das cenas dramáticas, a história também promete arrancar boas risadas do telespectador, já que a comédia é mais uma característica forte de Walcyr Carrasco. O próprio universo de “Gabriela”, favorece uma novela bem humorada ao mesmo tempo que dramática.


Castigada pela forte seca que assola o nordeste brasileiro, Gabriela (Juliana Paes) resolve ir ao encontro da sobrevivência. O destino dela é Ilhéus, na Bahia, que é a cidade mais próspera de toda a região. Ao lado de seu tio Silva (Everaldo Pontes), a retirante parte em busca do sonho de ter uma vida melhor, quem sabe estabelecendo-se como cozinheira ou doméstica.


Mas a jornada dos dois não é tão solitária quanto eles imaginavam. No meio do caminho inóspito, Gabriela e o tio conhecem Clemente (Daniel Ribeiro) e Negro Fagundes (Jhe Oliveira). Também retirantes, porém ambiciosos, os homens convencem os dois a cruzar o deserto rumo às terras férteis para o plantio do cacau – o ouro daquela época.

Uma desgraça acontece antes de os quatro chegarem ao litoral: tio Silva morre, deixando Gabriela a sós com os jagunços. Mas não demora muito até Clemente cair nas graças da morena, ficando hipnotizado por sua sensualidade e seu espírito livre. Os dois não resistem à paixão e se entregam um ou outro em plena caatinga.


O destino de Gabriela, pelo visto, não é ficar ao lado de Clemente. Quando finalmente chegam a Ilhéus, os três arriscam a sorte no antigo mercado de escravos da cidade. Lá, Nacib (Humberto Martins) caminha à procura de uma exímia cozinheira para o seu bar, Vesúvio.

"Nacib é de uma índole fantástica, extraordinária", define Humberto Martins.


Este sírio boa-praça bate o olho em Gabriela e, imediatamente, é fisgado por ela. E a recíproca é verdadeira. “Moço bonito”, diz a retirante, que é contratada na hora pelo charmoso estrangeiro.

"Quando chega à cidade, onde a vida é mais fácil, a comida é mais fácil, a água é mais fácil, aí sim ela se sente no paraíso, porque já passou por muita necessidade como: fome, sede, falta de lugar para dormir... Esse passado difícil é o que faz dela a mulher forte que é agora", conta Juliana Paes.


Mas muita água há de rolar por debaixo desta ponte! Outros homens ainda vão cruzar o caminho de Gabriela. Um deles é Mundinho Falcão (Mateus Solano), um progressista que chega do Rio de Janeiro para abalar a estrutura política da cidade, comandada pelo punho de ferro de coronel Ramiro Bastos (Antônio Fagundes).


'Gabriela' retrata uma mulher livre, que entende o amor, o sexo, a sensualidade, a natureza, os bichos e as crianças de uma forma muito livre. Sendo ela primitiva, miserável, sertaneja, humilde e ignorante, acaba sendo a mais livre de todos naquela sociedade dos anos 20. É uma mulher muito próxima de como elas são hoje, com todos os seus direitos plenos. Gabriela é um ícone da libertação feminina e a gente vai falar dessa história, de voto e voz femininos", define o diretor geral da trama, Mauro Mendonça Filho.

Está dada a largada para a batalha entre o coronelismo e o progressismo, os velhos paradigmas e os novos horizontes...

Quem assistir a Gabriela vai se envolver com o jeito livre e desencanado da personagem imortalizada por Jorge Amado.

"Com seu espírito livre, primitivo e de uma sertaneja ignorante, Gabriela acaba sendo a mulher mais livre da história e passa a ser admirada por outras", conta o diretor Mauro Mendonça filho.

Além de retratar o papel feminino naquele tempo, a trama continua fiel à obra antológica com muito humor e crítica política e social.


“É uma novela divertida, sensual, romântica...”, revela Walcyr, que logo emenda: “Ela vai aos dois extremos: da lágrima à risada”. Carinhoso, ele termina dando um recado ao público com um saborzinho do que está por vir na telinha: “Amo escrever e o meu maior sonho é que vocês amem assistir. Venham comigo pra Gabriela”.


"Gravar nessa região não é só legal e exótico, mas fundamental para tentar entender a personagem". Com essas palavras, Juliana Paes define sua experiência pelo nordeste do Brasil, onde as primeiras cenas da nova novela das 23h começaram a ser gravadas. Acompanhamos os quinze dias de trabalho da atriz entre os estados de Pernambuco, Piauí e Bahia que deram à atriz um novo olhar em relação à vida na caatinga, lugar em que os habitantes vivem uma realidade extrema em comparação aos cidadãos das grandes metrópoles.

O fato é que Juliana transformou-se, literalmente, em uma "mulher da terra", embrenhando-se pela a caatinga com a equipe da trama, vivendo o dia a dia das pessoas que moram por ali e, ainda, aprendendo os segredos da culinária local.

Conheça o elenco e personagens:

Juliana Paes
Gabriela
Mulher de espírito livre que nasceu para ser feliz. É dona de uma beleza encantadora e a coisa mais importante pra ela é a liberdade.


Humberto Martins
Nacib Achcar Saad
Proprietário do bar Vesúvio e frequentador do cabaré Bataclã. Sua vida muda ao conhecer Gabriela.


Antonio Fagundes
Coronel Ramiro Bastos
A maior força política da região. Fazendeiro de cacau e com longa vida na política, usa métodos violentos para conseguir o que quer.


Mateus Solano
Mundinho Falcão
Vem de uma família de políticos do Rio de Janeiro. Solteiro e cheio de ideias novas, o jovem representa a ascensão de um novo tipo de burguesia, de espírito progressista


José Wilker
Coronel Jesuíno Mendonça
Bem mais velho que a mulher, é um homem bruto, inclusive no trato com a esposa.


Maitê Proença
Sinhazinha Mendonça
Mulher do coronel Jesuíno e sofre nas mãos do marido. Vive na igreja e é amiga de todas as senhoras da sociedade.


Vanessa Giácomo
Malvina Tavares
Filha única de Melk, Malvina é uma jovem inteligente. Rebelde e independente, não aceita viver de acordo com as convenções da sociedade e enfrenta até mesmo seu poderoso pai.


Ivete Sangalo
Maria Machadão
Cafetina dona do Bataclã. Extrovertida e alegre, é sempre autoritária com as "meninas" quando necessário.


Marcelo Serrado
Tonico Bastos
Filho do coronel Ramiro Bastos, Tonico é casado com Olga Bastos. Sabe levar muito bem a mulher ciumenta, que ainda acredita na sua fidelidade.


Giovanna Lancellotti
Lindinalva
Noiva de Berto, filho do coronel Amâncio e os dois já estão de casamento marcado.


Ary Fontoura
Coronel Coriolano
Velho e divertido, Coronel Coriolano sempre mantém uma moça bonita para ficar com ele quando vem da fazenda. Desconfiado e ciumento, não aceita chifres de jeito nenhum.


Luiza Valdetaro
Gerusa Bastos
Neta preferida de Ramiro, Gerusa é bonita e delicada. Sofre com o desejo de seu avô pra que se case com Juvenal, filho do coronel Amâncio.


Erik Marmo
Osmundo Pimentel
Jovem dentista, vindo de Salvador. Filho de um rico comerciante, se instalou em Ilhéus com um consultório bem montado na avenida da praia.


Mauro Mendonça
Manoel das Onças
Velho fazendeiro do cacau, Manoel das Onças vive no bar de Nacib e é doido por Gabriela. Daria casa montada e até uma roça de cacau pra que ela se tornasse sua amante.


Emanuelle Araújo
Teodora
Vem de uma fazenda de cacau. Fugiu de casa porque o padrasto queria seduzi-la. E a mãe, ao saber disso, brigou com ela. Virou mulher dama a convite de Maria Machadão.


Laura Cardoso
Dorotéia
Mãe de Amâncio, Dorotéia se considera o pilar moral de Ilhéus. Dominadora, quer sempre saber de tudo e ainda “aconselhar" todo mundo.


Marco Pigossi
Juvenal
Juvenal tem ideias progressistas e acaba enfrentando o pai, Amâncio, que se recusa a aceitar suas opiniões por fidelidade ao Coronel Ramiro.


Leona Cavalli
Zarolha/Risoleta
Uma das prostitutas do Bataclã, é bastante amiga de Maria Machadão. Ela tem um chamego com Nacib até descobrir que ele está apaixonado por Gabriela.


Bel Kutner
Marialva Tavares
Mulher de Melk. Sempre assustada e submissa, é o exemplo da mulher dominada que, embora rica, passa a vida como empregada do marido.


Chico Diaz
Coronel Melk Tavares
Rico fazendeiro de cacau que vive com a esposa Marialva e com a filha Malvina. Pai rígido e de personalidade forte, proíbe a filha até de cursar uma faculdade.


Suzana Pires
Glória
Teúda e manteúda do idoso Coronel Coriolano Ribeiro, Glória é uma bela mulher. Vive na casa que foi da família do coronel, para escândalo das mulheres locais.


Nathália Rodrigues
Natascha
Diz ser da família imperial russa e, por isso, cobra caro. Tudo porque os coronéis sentem-se "honrados" em compartilhar o leito de uma "princesa".


Vera Zimmermann
Conceição Bastos
Mulher de Alfredo e mãe de Gerusa, Conceição é uma mulher sofisticada. Despreza Gabriela e seus modos locais e veste-se de maneira diferente das outras mulheres da cidade.


Rodrigo Andrade
Berto
Filho do Coronel Amâncio e neto de Dorotéia. Rico e machão, é noivo de Lindinalva e estão prestes a se casar.


Genézio de Barros
Coronel Amâncio Leal
Foi chefe de jagunços e conquistou suas terras na bala. É o principal aliado de Ramiro Bastos e também um dos principais opositores de Mundinho Falcão.


Anderson di Rizzi
Josué
Subdiretor e professor do grupo escolar. Pobre, vive pendurando a conta no bar Vesúvio.


Angela Rebello
Quinquina
Quinquina é a maior fofoqueira da cidade. Tudo vê, tudo comenta. Observa cada saia, cada decote e nunca se casou. Ela e a irmã herdaram casas de aluguel e fazem doces para vender.


Bete Mendes
Florzinha
Irmã de Quinquina e madrinha de Lindinalva. Também é fofoqueira, só que mais doce que a irmã. Mais emocional, sempre acaba fazendo o que a irmã manda.


Claudio Mendes
Doutor Maurício
Diretor do grupo escolar e um advogado conservador, que obedece a todos os pedidos de Ramiro Bastos.


Daniel Ribeiro
Clemente
Clemente é apaixonado por Gabriela, com quem vive um romance na travessia da caatinga. Quer casar-se com ela, mas Gabriela não aceita.


Edmilson Barros
Nhô Galo
Funcionário público, boêmio inverterado, de um tipo divertido e ao mesmo tempo sábio.


Filipe Gimenez
Ramirinho
Filho de Tonico e Olga, Ramirinho vive atormentando o pai.


Frank Menezes
Padre Cecílio
Alegre e bonachão, Padre Cecílio está nas mãos das beatas da cidade. E vive sendo pressionado por Maria Machadão e as moças do Bataclã. Prefere fechar os olhos pra tudo que vê.


Gero Camilo
Miss Pirangi
Miss Pirangi é um verdadeiro escravo de Maria Machadão. É amigo das "meninas" mas ao mesmo tempo fofoca tudo para a patroa.


Gustavo Mello
Bento
Filho de Tonico e Olga, Bento vive perturbando o pai.


Harildo Deda
Coronel Ribeirinho
Ribeirinho é um grande frequentador do Vesúvio e do Bataclã. Vive ao lado de Ramiro Bastos, mas seu grande interesse são as mulheres.


Heloisa Jorge
Fabiana
Fabiana é a nova empregada na casa de Ramiro Bastos cuja beleza chama a atenção de Tonico Bastos, que passa a lhe cortejar descaradamente sem que sua esposa Olga perceba.


Ilya São Paulo
Doutor Pelópidas Ávila
Doutor Pelópidas Ávila, conhecido apenas pelo apelido de Doutor, é quem trata das moças do Bataclã.


Izabella Bicalho
Dona Rita
Mãe de Lindinalva. Dona de casa, simples e feliz com o noivado da filha, ainda não sabe a real situação financeira da família.


Jhe Oliveira
Negro Fagundes
Atravessou a caatinga com Gabriela, de quem é amigo. Foi para a fazenda do Coronel Melk Tavares e tornou-se seu matador de aluguel.


Jackson Costa
Douglas
Dono do jornal da oposição. Torna-se amigo próximo de Mundinho Falcão por ser um homem de ideias progressistas.


José Rubens Chachá
Doutor Ezequiel
Amigo de Nacib e está sempre frequentando o Vesúvio e o Bataclã.


Neco Vila Lobos
Cosme
Assim como Damião, Cosme é sacristão da igreja.


Sergio Maciel
Damião
Assim como Cosme, Damião é sacristão da igreja.


Neusa Maria Faro
Dona Arminda
Vizinha de Gabriela, torna-se sua melhor amiga. Fofoqueira e divertida, vive aconselhando a morena a aproveitar enquanto é jovem.


Suyane Moreira
Mara
Amazonense no estilo nordestino e indígena. É bem rústica e desbocada.


Renan Ribeiro
Chico Moleza
Filho de dona Arminda, trabalha no Vesúvio e não vê a hora de estar com uma das mulheres do Bataclã.


Telma Souza
Prazeres
Empregada da família Bastos há muitos anos, Prazeres é confidente de Gerusa.


Fabiana Karla
Olga Bastos
Mulher de Tonico e acha que são as mulheres que correm atrás do seu marido. É capaz de brigar se alguma mulher olhar de lado pra ele.


Vanderson Caires
Bico Fino
Ajudante de Nacib no Vesúvio.


Widoto Áquila
Loirinho
Capanga de Melk Tavares e faz tudo que ele manda.


Allan Peregrino
Serapião
Empregado de Ramiro Bastos.


Você não pode perder Gabriela, a nova trama das 23h, que será exibida de terça a sexta-feira a partir do dia 18 de junho. Escrita por Walcyr Carrasco, a novela tem direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho.

Nenhum comentário :