sexta-feira, 4 de março de 2011

Prepare-se bem para o carnaval (SAUDE E BEM ESTAR)


O carnaval é uma festa comemorada em todo o Brasil, exigindo um esforço orgânico maior do que o de costume e deixando o individuo meio que esgotado fisicamente, no fim das comemorações. Muitas pessoas não cuidam mesmo da saúde e fazem exageros durante as comemorações de Momo. No "SAÚDE E BEM ESTAR" desse mes, aproveitaremos o carnaval para fazer um bom serviço de profilaxia.


Durante o carnaval, muitas pessoas sedentárias, entram em contraste com seu ritmo do dia a dia e caem na folia, provocando um esforço físico fora do comum, trazendo futuros incômodos para o organismo. O ideal para o sedentário é fazer um alongamento antes de cair na folia, podendo assim, preparar o corpo para um esforço físico fora do comum, evitando futuras complicações.

Por acontecer na época mais quente do ano, o verão; o carnaval também pode trazer outros desgastes para o organismo como insolação, desidratação, desnutrição, fadiga, além de muitas complicações da pele.


Aplicar um bom protetor de pele com filtro solar adequado, certamente ajudará você a evitar insolação, câncer de pele e outras complicações do tecido cutâneo. Ingerir bastante liquido evitará que você fique desidratado. O álcool também precisa ser moderado, caso beba. Se beber, a ingesta hídrica é outro fator importantíssimo para hidratar o corpo, diminuindo mais o desgaste alcoólico no organismo. Lembrando que consumir álcool gerará para você uma possível dor de cabeça, ressecamento de pele, náuseas, vômitos e, até hipertensão arterial. Estes sintomas associados com o calor exagerado dos últimos tempos, sempre trazem maiores incômodos para o individuo. O ideal é beber com moderação. O álcool também provoca alteração de humor, levando o individuo a cometer atos impensados. Muitos históricos de violência acontecem em decorrência do alcoolismo, assim como a maioria dos acidentes de transito. Se beber não dirija!

No caso de náuseas e vômitos, nunca beba água. Procure o serviço de saúde mais próximo para que um profissional (médico, enfermeiro, tec de enfermagem) lhe preste a devida assistência. O suor frio e a letargia também pode ser sinal de hipoglicemia (queda de açúcar no sangue). Nunca saia de casa, para brincar o carnaval, sem deixar de alimentar-se bem. Também evite alimentos gordurosos e procure ingerir sempre sucos, frutas e verduras muito bem lavadas.


Tome muito cuidado com as mascaras e/ou outros acessórios que poderão dificultar a respiração, trazendo fadiga e letargia. Alguns acessórios também podem trazer alguma reação alérgica. Fique ligado nas penas e plumas. A maquiagem também deve ser moderada ou com um produto adequado, evitando assim, algum tipo de alergia. Produtos de maquiagem fora da validade ou de fabricante indevido, pode trazer varias reações alérgicas como edema de pálpebras, dermatite de contato, lesões nas córneas, descamação da pele, bolhas, prurido, entre outras complicações.


Se passar o dia na praia, lembre-se que esta é mais uma época do ano em que se reúnem pessoas de varias partes do mundo. Muitos não sabem se tem alguma doença e podem transmiti-las até mesmo sem querer para outra pessoa. Sempre que for a praia, tome cuidado quando sentar-se com roupa de banho, sem proteção, nas cadeiras de barzinhos. A umidade do corpo facilita o contagio e proliferação dos fungos e bactérias através de objetos. Procure sempre secar o corpo ao máximo e sentar-se sempre protegido com uma toalha e/ou até mesmo vestir-se com um short ou bermuda. Não coma em qualquer lugar e procure saber como está sendo preparado o alimento e quais os procedimentos higiênicos do barzinho ou restaurante que você escolheu para matar a fome. Uma comida mal preparada e sem higiene, poderá trazer riscos sérios para sua saúde desde uma gastroenterite, ou uma cólera e até mesmo uma grave infecção intestinal que o levará ao coma e a morte.


As chamadas (IST) infecções sexualmente transmissíveis, também é outro fator importante de preocupação no carnaval. O individuo precisa se proteger, caso conheça um novo parceiro e até mesmo durante toda a vida com um mesmo parceiro. Procure sempre usar camisinha (preservativo), não apenas para prevenir o HIV, mas também outras (ISTs) como: sífilis, hepatite B, gonorréia, entre outras. Não saia beijando todo mundo a toa. O beijo não transmite AIDS, mas poderá trazer varias complicações para você como os chamados sapinhos na boca (cândida bucal).


Agora que você irá se prevenir e cuidar muito bem de sua saúde, saia para o carnaval e caia na folia com as devidas precações.


Feliz Carnaval!
Sérgio Teixeira e Yleana Negrão

Nenhum comentário :