sábado, 18 de fevereiro de 2023

Globoplay grava série sobre o sociólogo Betinho

Nos 30 anos que Herbert de Souza convocou o Brasil para a luta pelo direito à alimentação, a série “Betinho, no fio da navalha”, que está sendo produzida pelo Globoplay, mostrará o legado deste sociólogo que combateu a fome, mais um símbolo brasileiro de força e coragem.

Quem vive Betinho na série é o ator Júlio Andrade, que precisou emagrecer sete quilos, garantindo uma caracterização impressionante.

Humberto Carrão e Elen Clarice no set

De acordo com a colunista Patrícia Kogut, Humberto Carrão viverá o cartunista Henfil, um dos irmãos de Betinho, que também era hemofílico, assim como um outro irmão, o músico Chico Mário que será interpretado por Rafael Andrade, irmão de Júlio Andrade na vida real. A atriz Elen Clarice, esposa de Júlio Andrade, será Lúcia, uma das últimas namoradas de Henfil.

Filipe Bragança e Daniel Souza

Leandra Leal viverá a primeira mulher de Betinho, Andréia Horta será uma publicitária e ativista social e Filipe Bragança viverá Daniel Souza, filho de Herbert de Souza. Walderez de Barros substituiu Marieta Severo que não pode está na série por conta de outros compromissos.

Júlio Andrade (Betinho) entre os atores Carlos Afonso (como Luiz Bertazzo), e Igor Campagnaro (o militante Marcos)

Por meio da campanha, Ação da Cidadania, Betinho popularizou a prática de levar um quilo de alimento como parte de um ingresso a qualquer tipo de evento. Num país dominado por uma ditadura militar, que não reconheceu o empenho deste sociólogo, o obrigou a um exílio no Chile em 1971. Posteriormente morou no Canadá e no México. Durante esse período foram reforçadas as suas convicções sobre a democracia - que ele julgava ser incompatível com o sistema capitalista.

Betinho em campanha contra a fome

Hemofílico – um distúrbio que afeta a coagulação do sangue – morreu em 1997. Betinho enfrentou a epidemia da fome e da Aids. Ele precisava de transfusões por causa da hemofilia e, numa delas, o sangue estava contaminado com o HIV.

Uma série de extrema importância para os dias atuais, principalmente para acompanhar o empenho de pessoas como Betinho – conhecendo a biografia desses exemplos de sociedade –, que lutam para transformar a vida de pessoas que sofrem o desajuste social.


Hoje, os doadores garantem, pelo “Ação da Cidadania”, um mês de alimentação para 150 mil pessoas.

“Betinho - No Fio da Navalha”, é uma série biográfica, produzida pelo Globoplay em parceria com a AfroReggae. As gravações estão sendo feitas em São Paulo sob direção geral de André Felipe Binder.

Nenhum comentário :