sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

A Calça de pijama do Carlos Lombardi

Claro que todo autor de novela tem sua marca, e não estou falando de estilo não. Seja no texto, ou na personalidade de algum ou mais personagens, seja numa situação, esta marca sempre se repete nas novelas seguintes.

Mas, com Carlos Lombardi, além de seu estilo, um conjunto de marcas acompanha suas tramas. Pelo menos no século passado, essa marca vinha por meio de uma determinada roupa íntima masculina: a calça de pijama!

E foi assim num leque de novelas.

Por meio de minhas pesquisas menos aprofundadas, consegui identificar algumas novelas do Lombardi que trouxeram personagens que sempre estavam vestidos, apenas, com a calça de pijama.

Guerra dos Sexos (1983): Edson Celulari em cena com Marilu Bueno

A primeira a abrir alas foi “Guerra dos Sexos (1983)”, novela que Lombardi foi colaborador de Silvio de Abreu, mas é perceptível seu estilo se sobrepondo ao de Silvio. Estilo este que ele usaria em outras de suas novelas; e eu não estou falando só da calça de pijama! Mas foi em Guerra dos Sexos que surgia uma de suas marcas.

Mário Gomes em "Guerra dos Sexos (1983)"
Edson Celulari na primeira versão de Guerra dos Sexos

Foi apenas em algumas cenas que Nando (Mário Gomes) e Zenon (Edson Celulari) usaram a calça de pijama, que não há de negar que não seja um utensilio provocante, sensual... Principalmente quando vem acompanhado de um peitoral masculino cabeludo e desnudo. E por falar em peitoral desnudo masculino, esta seria outra marca do autor em todas as suas tramas seguintes.

Nos anos 1980 para baixo, os peitorais desnudos masculinos eram magrinhos, franzinos, – os únicos homens musculosos dessa época, no planeta terra, eram o Arnold Schwarzenegger e o Sylvester Stallone (risos) – mas se via naturalidade nos corpos franzinos, ao contrário da febre de anabolizantes que surgiria na metade dos anos 1990 para cima. Não foi a toa que a série “Malhação” surgiu em 1995.

Não recordo bem de “Bebê a Bordo (1988/89)”, acho que cheguei a ver o Tonico (Tony Ramos) vestido com uma calça de pijama em alguma cena, mas não tenho certeza. Entre tantos personagens masculinos com perfis paranoicos e/ou pervertidos, “Bebê a Bordo” deve ter alguma cena com algum vestido numa calça de pijama.

Mas eu recordo que, vez por outra, Belo (Mário Gomes) aparecia em cena vestindo uma calça de pijama, mostrando seu peitoral desnudo, em “Perigosas Peruas (1992)”.

"Quatro por Quatro": Marcelo Serrado contracenando com Letícia Spiller e Marcelo Novaes
Lá para segunda metade de “Quatro por Quatro (1994/95)”, era frequente ver o Marcelo Serrado, na pele de Danilo, apenas vestido numa calça de pijama, exibindo um peitoral franzino, mas bem bonitinho. Geralmente, esses franzinos são caixinhas de surpresa. Vai vê era essa a intenção!

Quem, praticamente, só aparecia vestido na calça de pijama com o peitoral desnudo era o Murilo Benício em “Vira Lata (1996)”.

Marcos Pasquim em Kubanakan
Marcelo Saback e Humberto Martins em Kubanakan

“Kubanakan (2003/04) ” liberou geral esse figurino, para a alegria da nação! Contabilizo, pelo menos, três personagens que usaram a sensual calça de pijama do Lombardi, foram eles: Esteban (Marcos Pasquim), General Carlos Pantaleón Camacho (Humberto Martins) e Comandante Álvaro Ramirez (Marcelo Saback). E olhem que os peitorais desnudos masculinos já estavam bem enchidinhos!

Deixo claro que eu nunca achei isso ruim, afinal o que é belo é para ser mostrado.

Nenhum comentário :