sábado, 17 de setembro de 2016

CHEIAS DE CHARME (BASTIDORES)


RETORNE AO MENU PRINCIPAL

RETORNE AO MENU PRINCIPAL

Cheias de Charme foi a primeira novela de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira como autores titulares da Globo. A dupla se conheceu há 20 anos, mas o primeiro trabalho juntos só aconteceu em Duas Caras (2007), como colaboradores de Aguinaldo Silva. Em dezembro de 2012, os autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira ganharam o prêmio concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte como autores-revelação.

A diretora Denise Saraceni apontou como um desafio o papel destacado da música na trama. Na novela, o show não era um cenário, e sim um personagem. As músicas ajudaram a contar a história.

As Três Marias e Marias do Lar foram títulos provisórios da novela.

Personagens de novelas mexicanas e os filmes de Pedro Almodóvar, cineasta espanhol, foram referências para Claudia Abreu criar sua Chayene. A atriz retomou as aulas de canto – e descartou dublê de voz. Também fez aulas de prosódia para cantar e falar com sotaque piauiense.

Chayene tinha um jeito muito engraçado de falar. Era capaz de, facilmente, inventar palavras e infringir regras gramaticais. Chamava Fabian (Ricardo Tozzi), carinhosamente, de “franguinho”, e suas empregas eram todas “curicas”. E tinha mais: “potra” ou “ariranha”, no sentido de sirigaita e burra; “revelante”, querendo dizer “relevante”; “personal dietista” era o mesmo que personal trainer; “rejuvelhecer”, quando queria dizer rejuvenescer. Para afastar o suposto olho grande de Ivete Sangalo depois de dividirem o palco, Chayene disse: “Sai de mim, Inveja Sangalo”.

A personagem Rosário seria interpretada por Mariana Ximenes. Mas na época ela foi remanejada para a novela sucessora, "Guerra dos Sexos", e Leandra Leal assumiu o papel.

Titina Medeiros estreou em novelas através de Cheias de Charme. Sua personagem, Socorro, se popularizou e emplacou a categoria dos melhores personagens e melhores atuações da novela. Na época, a atriz já tinha oito anos de carreira na TV. Ela foi garota-propaganda de uma famosa loja de material de construção do Rio Grande do Norte, estado natal da atriz.

Marcos Pasquim entrou em Cheias de Charme para causar uma reviravolta na vida de alguns personagens da trama. Ele viveu Gilson, um surfista e ex-namorado de Lygia, pai de Samuel (Miguel Roncato).

O personagem de Marcos Pasquim também formou par romântico com Penha (Taís Araújo).

Ilva Nino, que viveu diversas empregadas em várias novelas da Globo - a mais marcante foi Mina, empregada da Viúva Porcina (Regina Duarte) em "Roque Santeiro (1985)" - não poderia estar fora de "Cheias de Charme". A atriz interpretou Epifânia, mãe de Naldo (Fávio Lago) e Socorro (Titina Medeiros).

Sylvia Nazareth estreou na TV como Alana, a irmã braço direito de Penha (Taís Araújo) em Cheias de Charme.

Extremamente dedicado ao personagem Rodinei, Jayme Matarazzo mergulhou no mundo do grafite para aprender o ofício. Ele contou com a consultoria de artistas do ramo, como Tomaz Viana e Ana Durães. Para viver o grafiteiro Rodinei, Jayme Matarazzo ganhou cavanhaque, bigode, costeleta e raspou o cabelo com máquina quatro. Uma tatuagem de dois braceletes celtas, feita com uma tinta especial, completava seu estilo.

Pablo Bellini (Alejandro) é argentino na vida real, e não espanhol, como o seu personagem em Cheias de Charme.

Gustavo Gasparani, que interpreta Gentil Soares, o radialista mais querido das domésticas, já havia feito um papel parecido no teatro, em um espetáculo escrito por Filipe Miguez, um dos autores de Cheias de Charme.

Você lembra do Raí, da novela Da cor do pecado, exibida em 2004, personagem do então ator-mirim Sérgio Malheiros? Filho de Preta, interpretada por Tais Araújo, ele arrasou na novela, deu o que falar e fez muito sucesso na trama, que tinha direção de núcleo de Denise Saraceni. Oito anos depois, o ator voltava a trabalhar com a diretora e com a atriz em Cheias de Charme.

Lady Francisco e Claudia Abreu voltavam a contracenar juntas 22 anos após viverem as melhores amigas, Yara e Clara, respectivamente, em "Barriga de Aluguel" de Glória Perez. Em Cheias de Charme, Lady Francisco viveu a vidente cartomante Madame Kastrup.

Cheias de Charme marcou o terceiro encontro de Dhu Moraes e Isabelle Drummond em novelas. Dhu Moraes (Valda) conheceu Isabelle Drummond (Cida) na versão dos anos 2000 do Sítio do Picapau Amarelo, programa infantil que catapultou a carreira da menina, que brilhava na pele da espevitada Emília e Dhu viveu Tia Nastácia. Isabelle e Dhu também atuaram na novela das sete "Caras & Bocas", de Walcyr Carrasco, em 2009.

Veja o Clipe: 'Vida de Empreguete'

O clipe das Empreguetes, vividas por Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond, teve mais de 12 milhões de acessos. A cena, que mereceu todo um suspense na narrativa da trama, foi publicada na web no sábado e só foi exibida no capítulo da segunda-feira seguinte. A ideia era que quando o personagem dissesse na novela que o clipe já estava na internet, o produto realmente já estivesse disponível. Vieram as versões dos internautas, as paródias, e estava criado um diálogo inédito entre produtores e telespectadores de novela.

Constatado o efeito positivo, outras ações transmídia foram planejadas. Assim que o movimento Empreguetes para Sempre foi criado na novela, o site de fãs do trio começou a receber vídeos, mensagens e fotos de apoio para a volta do trio, tendo ultrapassado a marca de três milhões de visitas até meados de setembro de 2012.

Criou-se também uma fan page da novela no Facebook; disponibilizou-se um programa que dava autógrafos personalizados de Chayene (Cláudia Abreu) aos seus fãs; divulgou-se a campanha Empreguetes Livres pelas redes sociais, mobilizando os internautas a ajudarem a libertar as personagens da cadeia. O Dia da Empregada Doméstica, comemorado em 27 de abril, foi celebrado na novela.

Para incentivar os internautas a homenagearem suas empregadas, foi criado o concurso cultural A Minha Estrela do Lar. O participante poderia contar uma história engraçada, revelar manias ou falar de receitas imbatíveis feitas por suas domésticas. Para completar, bastava enviar uma foto da patroa com a empregada. As melhores homenagens foram postadas no site oficial de Cheias de Charme.

As  vozes nos hits das Empreguetes e de Chayene eram das próprias atrizes! Já a voz de Fabian era do cantor Juliano Cortuah, ex-Fama.

O ônibus supertransado que as Empreguetes usaram durante a turnê pelo Brasil - enorme e todo envelopado com fotos maravilhosas do trio - foi inspirado nos ônibus de turnê dos cantores Michel Teló e Luan Santana.

A produção de arte da novela Cheias de Charme conta que a ideia do 'Empreguetônibus' surgiu após conversas com os empresários dos cantores. “Tiramos fotos, eles deram indicações e tivemos algumas ideias”, contou Fátima Guinard.

No entanto, mudanças tiveram que ser feitas ao longo da trama já que o ônibus foi pensado durante a pré-produção da novela. “A ideia inicial era que o ônibus fosse dourado, mas esta cor acabou ficando com a Chayene”, disse Eduardo Feijó, o Guga, como era chamado pela equipe e responsável pela arte da novela.

O tom azulado do ônibus, que tem degradê e sombreados azuis, foi escolhido por conta de o azul ser uma cor que fica em mais harmonia com o prata.

Cheias de Charme contou com dois ônibus envelopados com fotos de Fabian (Ricardo Tozzi) e do grupo musical formado por Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond). Também foram produzidos bottons de Fabian para serem usados pelas “fabianáticas”, grupo de fãs do cantor.

Rosário (Leandra Leal), Penha (Taís Araújo) e Cida (Isabelle Drummond) chegaram a se separar em Cheias de Charme, mas as três não conseguiram esconder a emoção quando receberam em casa os protótipos de suas bonecas, na cena que foi ao ar no sábado, 01 de setembro de 2012.

Com cílios postiços, perucas no estilo das madeixas das estrelas, maquiagem brilhosa e figurino superestiloso, as minuaturas são a cópia das Empreguetes. Até a maquiagem é bafônica, cheia de efeitos e brilho.

As bonecas foram encomendadas pelo departamento de arte da novela, que se encarregou de deixar os exemplares a cópia exata de Rosário, Penha e Cida. Elas passaram a estar disponível no mercado logo depois.

Em outubro de 2012 foi lançado também o livro Cida, a Empreguete - Um Diário Íntimo, inspirado na personagem Cida (Isabelle Drummond) da novela.

Em novembro de 2012 foi lançado um DVD com os melhores momentos da novela, com clipes, músicas e participações especiais.

Com jeito meigo e fofo, Cida (Isabelle Drummond) causou entre as mulheres por conta da cor do esmalte dela. O tom roxo que a Empreguete adotou desde que ficou rica foi sensação nas mídias sociais.

A cor cai bem em todos os tons de pele e pode ser usada tanto no dia a dia quanto em uma produção mais caprichada, para aquele noite cheia de bafos. Só um detalhe: para encarar o roxo nas unhas, é preciso ter muita atitude, como a Cida!




Penha (Taís Araújo) era uma mulher forte, guerreira e simples. A personagem gostava de usar saia, salto alto, medalhinhas de proteção e acessórios no cabelo. Já Rosário (Leandra Leal), preferia acessórios bem coloridos. Cida (Isabelle Drummond) era uma moça mais romântica, mas não tinha um estilo definido porque herdava as peças de Isadora (Giselle Batista), filha de seus patrões.

Os  cantores do showbizz americano foram o ponto de referência para o desenvolvimento do guarda-roupa do grupo musical formado por Penha, Rosário e Cida. O figurino de show das três era moderno e feito com tecidos tecnológicos, tendo como referência cantoras como Beyoncé. Para os shows, a maquiagem das três era moderna e colorida. Os cabelos recebiam apliques de rabo de cavalo.

Depois de enriquecerem, as Empreguetes mudaram o visual. Penha manteve seus vestidos e calças colantes. Seus cabelos foram clareados e alongados com apliques. Ela passou a usar muitos acessórios, como cintos com ferragens douradas, argolas, anéis, pulseiras e óculos. Rosário também alongou os cabelos, que ganharam um tom loiro mais aberto. As madeixas perderam um pouco dos cachos e ganharam um estilo escovão, sem ser liso total. Saias, shorts curtos e jaquetas de paetês continuaram a vestir a personagem, amante das cores fortes, como o roxo, o preto e o dourado. Cida virou Cinderela: teve os cabelos cortados, garantindo-lhe um visual elegante e romântico, e adotou os óculos, principalmente o do modelo gatinha.

Todas as roupas de show das Empreguetes foram pensadas a partir dos materiais especiais com efeitos metalizados, alto relevo, holográfico. O conceito foi totalmente baseado no futurismo. "Queríamos o estilo futurista, que já faz parte da linguagem que criamos para as Empreguetes", conta Alessandra Barrios, assistente de figurino de Cheias de Charme.

Fabian (Ricardo Tozzi) também chegou chegando por causa de seus looks estilosos e chamativos. E as camisas do príncipe das domésticas cumprem um papel importante na composição do ídolo romântico. As estampas foram a marca do cantor romântico. Em ótima forma, ele abusava das listras, do xadrez e até de desenhos extravagantes.

Chayene (Cláudia Abreu) foi um fenômeno! A rainha do eletroforró é um furacão humano e toda a força da diva também está estampada no seu guarda-roupa. Brilho, cores fortes e muita extravagância marcam os looks da soberana do Piauí, sempre cheios de informação.

“A Chay não se enquadra em nenhum estilo formal, ela tem estilo próprio. A única palavra que a define é a exuberância”, explicou a assistente de figurino Alessandra Barrios. Ela integra a equipe de Gogoia Sampaio, figurinista responsável pelo estilo bafônico da musa piauiense.

As camisolas de Socorro (Titina Medeiros), a personal colega de Chayene (Cláudia Abreu), foram um capítulo a parte nessa trama cheia de exageros e figurinos pra lá de excêntricos. A diva do Piauí que o diga! Toda vez que saia da cama, seja para atender aos desejos de sua amada na madrugada ou para qualquer outro motivo, Socorro sempre arrancava gargalhadas com seus trajes de dormir superespeciais. As camisolas fazem sucesso até hoje, no Brasil!

"Não vamos sofrer. Acreditem, divirtam-se!", foi com esse comando que Fly, coreógrafo responsável por todos os movimentos das Empreguetes, começou seu trabalho em Cheias de Charme.

Fly contou que, para criar a coreografia do "Vida de Empreguete", pensou em juntar dois componentes importantes do universo da dança: sensualidade e alegria. Isso explica a fonte de inspiração do diretor coreográfico da novela das 19h: "De Beyoncé a Chacretes".

Quem vê a fluidez de Taís Araújo (Penha), Leandra Leal (Rosário) e Isabelle Drummond (Cida) nos movimentos no "Vida de Empreguete", não imagina que é preciso muito ensaio e dedicação. "A Isabelle se soltou de uma forma surpreendente. A Taís tem uma sensualidade natural e a Leandra é mais poderosa", se derrete em elogios.

Em entrevista ao site da Globo, o cantor e compositor Guilherme Arantes vibrou quando falou de Cheia de Charme, uma das músicas mais importantes de sua trajetória artística e que embalou momentos românticos de Fabian (Ricardo Tozzi). O cantor já interpretou a canção em vários momentos de Cheias de Charme, trama que também leva o nome da criação de Guilherme.

Composta como ode às mulheres cariocas, "Cheia de Charme" foi lançada em 1985, está nas listas das preferidas há 27 anos e reflete um momento de extrema felicidade do cantor. “Na época em que essa música foi lançada eu estava muito feliz. Já era pai de três filhos e tinha acabado de me mudar para o Rio, além de estar casado com uma carioca. Eu adorava ir à praia com as crianças e observar as mães e sua maneira leve e descontraída de viver típicos da carioca. Eu precisava de um sucesso para me estabelecer. Cheias de Charme veio na hora certa”, descreve.

Cheias de Charme foi recheada de música e de cantores brasileiros, da vida real, que fizeram participações especiais:

Alcione gravou uma participação para lá de especial na novela, em que faz um show no Pavilhão do Som, no Borralho. Amiga de Taís Araújo fora de cena, a cantora contou que tem tudo a ver com as Empreguetes.

As Empreguetes dividiram palco com João Neto e Frederico e arrasam cantando o 'Lê lê lê'. A cena foi ao ar na segunda-feira, 6 de agosto de 2012.

Zezé Di Camargo e Luciano fizeram show privê para Chayene e Fabian em reality. A cena foi ao ar na sexta-feira, 3 de agosto de 2012.

Preta Gil gravou participação especial na novela, fazendo parte do reality de Chayene. "Sou amiga da Cacau desde os 13 anos e fiquei muito feliz quando recebi o convite. Assim que a novela estreou eu falei com ela que Preta e Chayene tinham que cantar juntas. Já estou com o texto na ponta da língua", disse a cantora, enquanto se preparava no camarim.

O show de Chayene (Cláudia Abreu) e Ivete Sangalo foi gravado em uma apresentação real da cantora baiana, na cidade de Três Rios, interior do Rio de Janeiro.

Michel Teló gravou cenas ao lado de Claudia Abreu, Titina Medeiros e Luiz Henrique Nogueira. Foi a primeira aparição do cantor em novelas.

Luan Santana também gravou participação especial em Cheias de Charme, ao lado de Claudia Abreu e Ricardo Tozzi.

Na quinta-feira, 26 de abril de 2012, os músicos Joelma e Chimbinha, do extinto Calypso, contracenam com Cláudia Abreu e Ricardo Tozzi, em mais um show de Chayene e Fabian.

Empolgada com a participação especial na novela, Joelma não escondeu a ansiedade de gravar com o elenco de peso. "Estou bem nervosa, porque não sou atriz e vou contracenar com muita gente boa. Vou brincar, vai ser divertido!", disse a cantora, que assistia e adorava a trama das sete: "A casa da Chayene é um sonho! Nas ruas, me chamam pelo nome da personagem e gritam que a novela é sucesso".

A cantora Gaby Amarantos gravou uma participação especial na novela Cheias de Charme. Na cena, Cida (Isabelle Drummond), Rosário (Leandra Leal) e Penha (Taís Araújo) saem no tapa com Chayene (Cláudia Abreu) e Socorro (Titina Medeiros) ao descobrirem que foram elas que armaram para acabar com as Empreguetes. Entre puxões de cabelo, unhadas, sopapos e plumas voando, as musas barraqueiras vão parar no palco do prêmio DóRéMi. Hilário!

O pequeno detalhe é que nesse momento Gaby Amarantos está cantando "Ex mai love" para o público, que reage diante da lavação de roupa suja das musas. Gaby demora a se tocar que há um show à parte no mesmo palco que ela se apresenta.

Na comunidade do Borralho, o point da música era o Pavilhão do Som, que tinha tudo para dar o que falar. E logo no primeiro capítulo, quem foi botar pra quebrar no Pavilhão foi o rapper Marcelo D2.
Veterano em novelas, seja em participações ou na trilha sonora, D2 deu um show no Borralho ao lado do filho Stephan.

Apresentadores e atores da Globo também atuaram em Cheias de Charme, através de participações especiais:

As Empreguetes gravam uma participação no Vídeo Show, preparando pratos deliciosos para Ana Furtato, uma das apresentadoras do programa, na época. A cena vai foi ar na sexta-feira,  27 de julho de 2012.

Reynaldo Gianecchini gravou com as Empreguetes em participação especial na novela. Foi a primeira aparição do ator em novelas, após o tratamento do  linfoma não Hodgkin.

“Sou super fã da novela. É uma delícia de assistir e quando a Denise (Saraceni, diretora de núcleo) me chamou fiquei superfeliz. Foi a equipe com quem eu mais trabalhei. Me senti absolutamente em casa", contou ele, só elogios.

"Foi uma participação afetiva. Tenho uma relação de afeto com essa equipe. São meus amigos, pessoas queridíssimas, desde a produção até meus colegas, como a Leandra Leal, a Cacau (Cláudia Abreu), a Taís Araújo, o Ricardo Tozzi. Sou fã deles”, derrete-se ele.

Gianecchini já havia vivido par romântico com Taís Araújo em "Da Cor do Pecado", em 2004. Eles viveram os protagonistas Paco e Preta.

Na cena, Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e  Cida (Isabelle Drummond) se amontoam do lado do gato para registrar a visita do fã famoso. Até Socorro (Titina Medeiros) se enfia no meio e tira uma casquinha. E o próprio Reynaldo saca o celular para clicar o momento! Te mete! As meninas estão podendo.

Marco Ricca gravou uma participação especial em Cheias de Charme. O ator viveu Arruda, um charmoso empresário que já teve um affair com Chayene (Cláudia Abreu).

A atriz Christine Fernandes fez uma participação na reta final da novela. Interpretou Scarlet, uma jornalista que viveu um romance com Fabian (Ricardo Tozzi). As cenas da atriz começaram a ser exibidas no dia 7 de setembro de 2012.

Luciano Huck gravou uma participação especial em Cheias de Charme. Na novela, Rosário (Leandra Leal) e Fabian (Ricardo Tozzi) fazem um dueto no programa do apresentador. A cena foi ao ar a na segunda-feira, 13 de agosto de 2012.

A manhã de terça-feira, 29 de maio de 2012, foi agitada na casa do Mais Você. Empreguetes e suas patroas invadiram o programa de Ana Maria Braga para gravar cenas de Cheias de Charme ao lado da apresentadora e do Louro José.

Com a gravação aberta à imprensa, o elenco teve que se virar no improviso e debater a pauta em questão: relacionamento entre patroa e empregada doméstica. Tudo terminava em confusão!

Sônia (Alexandra Richter), Lygia (Mallu Gali) e Chayene (Cláudia Abreu) aceitam o desafio e vão, pela primeira vez, comentar em público as ofensas que receberam ao serem expostas no clipe "Vida de Empreguete", interpretado por Rosário (Leandra Leal), Cida (Isabelle Drummond) e Penha (Taís Araújo). As cenas foram ao ar na terça-feira, 5 de junho de 2012.

A novela também foi gravada dentro do programa Esquenta, com a participação de Regina Casé. No capítulo de 23 de junho de 2012, Chayenne (Cláudia Abreu) cantou e dançou no programa e levantou a platéia.

Tanto as Empreguetes, como Chayene e Fabian, gravaram o "Domingão do Faustão", em participação especial do apresentador Fausto Silva.

Ainda na Globo, Xuxa gravou participação especial em Cheias de Charme, ao lado de Isabelle Drummond e Chandelly Braz. Na época, pela primeira vez na vida, a apresentadora estava morena, por causa de uma ação de marketing para a marca Wella, da P&G. Na época, a loura recebeu 2 milhões de reais da P&G, valor que foi doado para a Fundação Xuxa Meneghel, voltada para crianças e adolescentes. A cena foi ao ar no dia 5 de setembro de 2012.

Fátima Bernardes já tinha saído da bancada do Jornal Nacional na época de Cheias de Charme. A apresentadora também gravou uma participação especial na novela das sete e a cena foi ao ar no penúltimo capítulo, uma sexta-feira, 27 de setembro.

Marilene Machado de Jesus, na época com 33 anos, foi a vencedora do concurso “A empregada mais cheia de charme do Brasil”, promovido pelo Fantástico. Ela esteve toda prosa ao gravar sua participação especial em Cheias de Charme na tarde da terça-feira, 24 de julho de 2012. Marilene entrou nos estúdios da novela sem saber o que ia falar, mas deu um show ao lado das Empreguetes. As quatro cantaram e dançaram “Vida de Empreguete” e arrasaram durante a gravação.

Ao vencer o concurso, a baiana aproveitou para realizar um sonho antigo: “Sou fã do Marcos Palmeira. Meu filho se chama Marcos por causa dele”. E não é que Marilene conheceu o ator?“. Ele entrou no camarim e eu levei o maior susto! Lavantei correndo para abraçar ele. Ele me convidou para almoçar, mas imagina se eu ia conseguir comer?!”, contou toda animada, sobre o encontro com o intérprete de Sandro. A cena foi ao ar na sexta-feira, 27 de julho de 2012.

Com música que virou viral, Sthefany Absoluta fez uma participação especial nos capítulos finais da novela.

Os capítulos da quarta-feira (18/07/12) e quinta-feira (19/07/12) levantaram comentários dos telespectadores.

O motivo foi a aparição do ator Guilherme Winter, recém contratado da Record, em cenas específicas do ator Daniel Dantas, que interpretava o personagem Sidney.

Winter fez uma aparição na novela global como Anderson, parceiro de Sidney. No entanto, seu personagem aparece apenas nas lembranças do personagem da trama.

Nos capítulos em questão de Cheias de Charme (Globo), Sidney pega uma foto do parceiro e abraça a imagem com carinho.

Na época, o ator estava gravando a série bíblica, José - de Escravo a Governador (Record).

A equipe de cenografia trabalhou em duas frentes de cidade cenográfica: a comunidade do Borralho, onde as protagonistas Rosário e Penha viviam, e o condomínio Casagrande, moradia de Cida. A primeira tinha extensão de 4,5 mil m² de área construída, enquanto a segunda possuía 2,5 mil m². Para desenvolvê-las, a equipe pesquisou e fotografou várias comunidades do Rio de Janeiro – como Rio das Pedras, Cantagalo e Dona Marta – e muitos condomínios da Barra da Tijuca.

O Borralho tinha grande densidade habitacional e foi dividido em três áreas. No Baixo Borralho, mais urbanizado, havia um misto de comércio e casas residenciais; no Médio Borralho ficavam as áreas de lazer e convívio da comunidade; já o Alto Borralho tinha uma ocupação mais desordenada, com casas mais simples, becos e vielas.

O condomínio Casagrande era constituído por casas de luxo e prédios com áreas sociais compostas por piscina, academias e salões de festa. Um dos estabelecimentos do condomínio era o Messias Market, um misto de loja de conveniência e mercadinho inspirado nas delicatessens nova-iorquinas e argentinas.

A casa de Chayene (Cláudia Abreu) era um caso à parte. As gravações externas aconteciam em uma residência que teve sua fachada pintada de rosa pink, refletindo a personalidade extravagante da cantora. Na parte interna, destacavam-se os quadros – todos tinham imagens de Chayene ou de seus discos de ouro – e espelhos, refletindo o egocentrismo da personagem. As borboletas também estavam presentes no cenário. O gazebo tinha formato de gaiola com aplicações de borboleta, marca registrada da rainha do eletroforró. Dentro dele, uma poltrona colorida com desenho de borboleta, peça original do artista Romero Britto.

A iluminação teve destaque por conta do LED, utilizado tanto nos palcos dos shows dos personagens Fabian (Ricardo Tozzi) e Chayene (Cláudia Abreu) quanto na casa da cantora, em prateleiras e abajures.

Outro destaque da cenografia era a “Galerie”, misto de boutique com galeria de arte, de propriedade de Sônia (Alexandra Richter). O local era um grande galpão cheio de sofisticação, iluminação especial e obras que representavam exclusividade e riqueza.

Feita em resina, a estátua de Chay tinha dois metros de altura e era toda feita em mosaico com caquinhos de espelhos coloridos. “A ideia inicial foi fazer algo no estilo Antonio Gaudí (arquiteto espanhol). Aí, evoluímos pensando no brilho de Chayene”, conta Fátima Guignard, da produção de arte de Cheias de Charme.

Para que a estátua ficasse a cara de Chayene, foram usadas fotos de Cláudia Abreu para caprichar nas feições. Além do brilho dos espelhos, o monumento tem borboletas em tela de arame pousadas em cima. “As borboletas são a cara de Chayene e, na estátua, fazem parte da roupa dela. Nos inspiramos em desfiles de moda que usam asas nas modelos”, completa Fátima.

Na trama, a estátua acabou no jardim da mansão rosada de Chayene, mas, muito antes disso, ela já enfeitava a cidade natal da cantora, no Piauí. Para as gravações dos primeiros capítulos da novela, quando a estátua ainda estava em terras nordestinhas, o monumento precisou viajar de caminhão até lá.

Uma equipe de 60 pessoas passou duas semanas gravando as primeiras cenas da novela no delta do Parnaíba, no Piauí. No local, foram feitas cenas do núcleo da família de Maria do Socorro (Titina Medeiros), que inclui seu irmão, Naldo (Fábio Lago), e sua mãe, dona Epifânia (Ilva Niño).

Fora da novela, as Empreguetes fizeram vários shows e participações, entre eles, se destaca o comercial e o show do Criança Esperança 2012 e a participação no show de fim de ano de Roberto Carlos (No YouTube, somando os videos postados da participação do show de Roberto Carlos, chegam ultrapassar 500 mil acessos).

No  dia 25 de dezembro de 2012, Taís Araújo, Leandra Leal, Isabelle Drummond, Cláudia Abreu e Titina Medeiros, interpretando suas personagens Penha, Rosário, Cida, Chayene e Socorro respectivamente fizeram uma participação no especial Roberto Carlos no qual cantaram ao lado dele no palco. Cláudia Abreu (como Chayene) chegou a dar um selinho no cantor.

No dia 26 de janeiro de 2014 o programa Fantástico tocou a música "Vida de Empreguete" a pedido do jogador Marcelo Olegário do Resende Futebol Clube na partida que o Resende ganhou de 6X2.

Cheias de Charme voltou ao ar no Vale a Pena Ver de Novo, em 19 de setembro de 2016, substituindo Anjo Mau. Essa foi a primeira novela dos autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira a ser exibida na faixa, e também é a primeira telenovela da década de 2010 a ser exibida na faixa.

Inicialmente a trama era Livre para todos os públicos, mas três meses depois da sua estreia começou a ser reclassificada para "Não recomendado para menores de 10 anos" por conter cenas de uso de drogas lícitas, uso de linguagem, apelo sexual, atos violentos. A Globo não recorreu da decisão, pois a reclassificação não alterou o horário de exibição da novela, e a reclassificação permite que a novela seja reexibida no Vale a Pena Ver de Novo a qualquer hora do dia por diversas vezes a qualquer momento.

Cheias de Charme conseguiu em seu primeiro capítulo, 35 pontos. Suas antecessoras, Aquele Beijo e Morde & Assopra conquistaram 35 e 32 pontos de média no respectivamente no primeiro capítulo. Em seus 34 primeiros capítulos o folhetim registrou média de 29,5 pontos, sendo a novela das 19:00 horas mais assistida em 5 anos, parando em Sete Pecados exibida em 2007, que registrou 30,5 pontos de média.

No capítulo exibido em 12 de julho, alcançou a maior audiência durante toda sua exibição, registrando média de 37 pontos com 41 de pico, um índice muito alto para os dias atuais.

Em 18 de julho teve média de 35 pontos, encostando em Avenida Brasil que no mesmo dia teve 37 de média.

Seu recorde negativo é de 22 pontos, alcançado em 8 de setembro de 2012, um sábado.

No último capítulo alcançou média de 33 pontos no Ibope e 61% de share, superior à audiência do último capítulo de sua antecessora, Aquele Beijo (30 pontos), porém inferior aos finais de novelas de outras do mesmo horário, Ti Ti Ti (37 pontos) e Morde & Assopra (36 pontos). O horário político atrapalhou a audiência da novela, principalmente, em seu último capítulo.

A trama teve média de 30 pontos, cumprindo assim a meta estabelecida pela emissora.

Em  2014, os autores Felipe Miguez e Izabel de Oliveira iriam escrever um filme sobre as "Empreguetes". Na época os autores estavam ocupados com a novela "Geração Brasil". José Henrique Fonseca, marido de Claudia Abreu, seria o diretor. O elenco principal  contaria com Taís Araújo, Claudia Abreu, Leandra Leal, Isabelle Drummond, Ricardo Tozzi, Humberto Carrão e Titina Medeiros. Houve algumas reuniões com o elenco em 2015, mas o projeto acabou sendo engavetado.

Frases e bordões que fizeram sucesso:

Exploda: Chayene achando que tem poderes paranormais

Revelante: é o que Chay diz quando, na verdade, quer uma informação relevante.

Rejuvelhecer: quando a vilã usa cremes para rejuvenescer, também troca as bolas.

Chumbreguetes: nome que Chayene usa para depreciar as Empreguetes.

Japonês de agulha: quando está cheia de dores, a vilã logo chama o acupunturista.

Frango: apelido de Fabian (Ricardo Tozzi). Quando brava, Chay prefere usar “frangote” ou “galeto”.

Ariranha: xingamento usado por Chay para designar a rival, Rosário (Leandra Leal).

Personal dietista: Chay chama dessa forma a nutricionista que cuida de sua saúde.

Perebíase: expressão usada pela vilã quando ela tem uma reação alérgica.

Sai de mim inveja Sangalo: Chayene afastando o suposto olho grande de Ivete Sangalo

Outas frases de Chayne:
Eu crespa balofa e fantasiada de barraca!
Curica
Pensa numa mulé brava!
Amadinhos
Picaram a mula
Gaiapoque ao chuaí

Bonita: expressão de Fabian usada para as fãs

Tô linda bonita: Penha se achando linda e ainda:
Tô morta com farofa
Eu ti falei pá você
Aquela li é o cão chupando pitomba
Dotô Ótu
 Ta cá chama


CHEIAS DE CHARME (TRILHA SONORA)

AGORA VEJA CHEIAS DE CHARME (TRILHA SONORA)

RETORNE AO MENU PRINCIPAL
RETORNE AO MENU PRINCIPAL

Nenhum comentário :