sexta-feira, 17 de junho de 2016

Morre Rubén Aguirre, o Professor Girafales de "Chaves"

O ator mexicano Rubén Aguirre Fuentes, conhecido por interpretar o Professor Girafales em "Chaves" (1973-1980), morreu nesta sexta-feira (17) aos 82 anos.

A informação foi publicada no Twitter de Edgar Vivar, que fazia o Senhor Barriga no mesmo programa. Verónica Aguirre, filha do ator, disse à rede de TV Televisa que a causa da morte foi pneumonia.

Aguirre, que há duas décadas tomava medição para controlar diabetes e problemas renais, havia passado recentemente 11 dias internado no México por causa de uma pneumonia.

Rubem Aguirre estava aposentado dos palcos desde o fim de 2007, depois que ele e a esposa, Consuelo Reyes, sofreram um acidente de carro. Consuelo perdeu as pernas após a batida. Ela e o marido passaram a usar cadeira de rodas.

Nascido em 15 de junho de 1934, na cidade de Saltillo, no México, Rubén Aguirre Fuentes era formado em engenharia agrônoma e começou a carreira artística como locutor e apresentador de rádio e TV. Antes da fama, também trabalhou como toureiro e piloto.

Seu perfil no Facebook informa que, desde 1976, ele fazia apresentações em circos interpretando o Professor Girafales. Além de "Chaves", Aguirre atuou em 14 filmes e 10 programas de TV.

Aguirre era casado com Consuelo Reyes desde 1960 e deixa sete filhos, além de netos.

A informação é do G1.

Antes mesmo da criação do seriado Chaves, o professor integrava o elenco do programa Los Supergénios de la Mesa Cuadrada, onde Chespirito interpretava o Dr. Chapatín. Em contrapartida, foi o último dos personagens secundários a estrear no seriado: Senhor Barriga e Dona Clotilde estrearam em 1972, enquanto Girafales estreou somente em 1973. Depois dele estrearam Nhonho e Pópis.

No Brasil, o primeiro dublador do Professor Girafales foi o já falecido Potiguara Lopes, e o resto dos personagens (sendo também o segundo dublador do professor Girafales) foi dublado por Osmiro Campos, o dublador principal do Professor Girafales e de outros personagens. Em 6 de julho de 2015, Osmiro Campos, seu dublador principal, morreu vítima de parada cardíaca, aos 82 anos.

Nenhum comentário :