domingo, 27 de dezembro de 2015

NOVELAS SOBRE MODA

Não basta apenas criar modismos, tem que aprofundar mais no assunto. Misture moda com muito romance, desencontros, armações, aqueles indispensáveis clichês e terá um novelão daqueles! Por isso, as novelas que tiveram o mundo das passarelas como enredo, marcaram a história da teledramaturgia brasileira e o portal MUNDO NOVELAS faz uma seleção das novelas de moda produzidas pela Globo.

Atualmente no ar, "Totalmente Demais" de Rosane Svartman e Paulo Halm, não deixa nada a desejar no assunto moda. A novela conta a história da simplinha Eliza (Marina Ruy Barbosa) que vê sua vida mudar através de um concurso de uma revista de moda, cujo nome é o mesmo da novela.

Como novela de moda também não sobrevive sem um romance de tirar o fôlego, Eliza é cortejada pelo esforçado Jonatas (Felipe Simas) e já começa a despertar outros interesses do vivido e leviano Arthur (Fábio Assunção).

Na contramão vem a quase ou talvez, totalmente vilã Carolina Castilho (Juliana Paes). Uma editora de moda que vive implicando com Eliza.

Ainda tem muito pra rolar em "Totalmente Demais", mas a novela já mostrou que veio pra marcar e já é uma das melhores do gênero.

Mas não é de agora que novela de moda virou moda. O assunto já é antigo, do século passado, data idos de 1980.

O saudoso Cassiano Gabus Mendes foi o primeiro autor a escrever uma novela tendo como enredo principal, o mundo da moda e modelos em busca de ascensão profissional. A novela era "Plumas & Paetês", nome bem propício para aquela época e, pelo título, já mostrava a que veio. O ano foi 1980!

"Plumas & Paetês" conta a história da oportunista Marcela (Elizabeth Savalla), que, depois de um acidente, assume a identidade de outra mulher e se envolve com Edgar (Claudio Marzo) e Renato (José Wilker).

Algumas das modelos da novela foram vividas por Maria Claudia (Amanda), Mila Moreira (Dorinha), Lúcia Alves (Veroca) e Angelina Muniz (Claudia).

Não teve um ano melhor na década dos anos de 1980 para produzir uma novela de moda, que não fosse 1985. E foi o que aconteceu através do fenômeno "Ti Ti Ti", por sinal, também escrita pelo saudoso Cassiano Gabus Mendes.

"Ti Ti Ti" respirava moda e romance, tendo como espinha dorsal a grande batalha pelo sucesso, travada pelos "estilistas" Jacques Leclair (Reginaldo Faria) e Victor Valentim (Luiz Gustavo). Os dois eram inimigos mortais de infância e disputavam mulheres e clientes, além dos melhores modelos para a alta sociedade. Tudo com muito humor, numa deliciosa novela que marcou época e ficou na memória do público, se consagrando como uma das melhores novelas das sete da Globo de todas as épocas e uma das melhores novelas do gênero.

Em 1989, Walther Negrão e Antônio Calmon, mais o cenário a cidade maravilhosa Rio de Janeiro, misturaram muito sol, muita praia, muito romance e muita, muita moda nascendo assim, "Top Model".

Malu Mader e Suzy Rêgo foram as grandes musas daquele verão televisivo de 1989/1990. As atrizes viveram, respectivamente, as personagens Duda e Carla.

Personagens memoráveis deram um tempero a mais na novela: Gaspar (Nuno Leal Maia), Naná (Zezé Polessa), Saldanha (Evandro Mesquita), Cida (Drica Moraes), Morgana (Eva Todor) e ainda um núcleo adolescente formado por Adriana Esteves, Flávia Alessandra, Marcelo Faria, Gabriela Duarte, Jonas Torres, Rodrigo Penna, Carol Machado, Henrique Farias e Igor Lage.

Mas o romance maior ficou a cargo dos protagonistas vividos por Malu Mader e Taumaturgo Ferreira (Lucas), que no decorrer da novela se transformou num triângulo amoroso com a chegada de Giulia (Alexandra Marzo).

Duda, uma moça bela e humilde, que vê a vida mudar ao virar numa famosa top model através do empresário do ramo da moda, Alex Kundera (Cécil Thiré). Alex, por sal vez, disputa o poder com o irmão desprezado, o hippie gente boa Gaspar Kundera (Nuno Leal Maia).

Fugindo um pouco das novelas, Antônio Calmon voltava a falar do mundo da moda através da minissérie de 20 capítulos, "Sexy Appeal", em 1993.

"Sex Appeal" é uma agência de modelos que promove concursos para escolher uma nova top model para a agência. Entre as concorrentes estão Angel (Luana Piovane), Patrícia (Renata Lima), Vilma (Camila Pitanga), Eva (Danielle Winits), Andrea (Cláudia Rangel) e Claudinha (Carolina Dieckmann).

Paralelamente à trama envolvendo a competição entre as modelos, contava outras histórias, como o cotidiano dos irmãos Tony (Nico Puig) e Júlio (Felipe Folgosi), e a história de Walter (Dennis Carvalho), o pai de Angel, um psicopata que persegue a ex-mulher Margarida (Elizabeth Savalla), que acaba se envolvendo com o detetive Arthur (Mário Gomes).

"Um Anjo Caiu de Céu", novela de Antônio Calmon em 2001, teve como enredo principal o sobrenatural, protagonizada por Tarcísio Meira e Caio Blat. A novela não tinha o mundo da moda como tema central, mas um núcleo bem reforçado no assunto através da vilã Laila (Christiane Torloni) dona de uma faculdade de moda e dos costureiros Selmo De Windsor (Daniel Dantas) e Paulinho (Cássio Gabus Mendes), que, mancomunado com Lulu (Bel Kutner), se fazia passar por Selmo ao pensar que o próprio havia morrido.

O núcleo da faculdade de moda ainda era composto pelos alunos Ávila (Luís Salém), Carol (Mariana Hein), Jô (Janaína Lince), Michelle (Karine Carvalho), Alice (Débora Lamm), Adolfinho (Caio Junqueira) e Nando (Gustavo Mello).

"Desejos de Mulher", novela de Euclydes Marinho em 2002, foi outra novela que retratou o mundo da moda através da estilista Andréa Vargas (Regina Duarte), que viva um conflito com a irmã, Júlia Moreno (Glória Pires). No caminho de Andréa, tem a vilã Selma (Alessandra Negrini), que rouba seu marido Bruno Vargas (José de Abreu), a empresa e todas as criações da famosa estilista.

A novela ainda tinha a revista de moda Estilo Mulher, composta por Bárbara Toledo (Vera Holtz) uma editora, Sophie (Chris Couto) uma editora de moda e Ariel Britz (José Wilker) um diretor da arte.

A agência de modelos Classy era da ex modelo Virgínia (Silvia Pfeifer) e do booker Bill (Evandro Mesquita). Os modelos da agencia eram Pablo (Rodrigo Hilbert), Gabriela (Mel Lisboa), Xana (Luiza Mariani), Tati (Júliana Didone) e Joaquim (Rocco Pitanga).

Uma reconhecida e luxuosa fábrica paulista de roupas íntimas foi o cenário principal de "Belíssima", novela de Silvio de Abreu em 2005/06. Mais uma vez uma novela retratou o universo da moda, dessa vez, sobre a importância da imagem numa sociedade regida pelas aparências, discutindo valores como beleza, sucesso e honestidade.

"Belíssima" contou a história de Bia Falcão (Fernanda Montenegro), uma mulher ardilosa, capaz de tudo para atingir seus objetivos e sua neta, Júlia (Gloria Pires), administradora que sofre com as maldades da avó.

Os profissionais da moda foram a dona da agência de modelos Razzle-Dazzle Rebeca Cavalcanti (Carolina Ferraz), a modelo Giovana Güney Sabatini (Paola Oliveira), a modelo Érica Assunção (Letícia Birkheuer), o diretor de promoções Alberto Sabatini (Alexandre Borges), a ex top model Karen (Mônica Torres) e o booker Lourenço (Lui Mendes).

Fugindo do mundo das passarelas e fotografias, "Beleza Pura (2008)" não pode ficar de fora da lista, simplesmente por narrar uma febre da contemporaneidade: a estética! A novela foi escrita pela saudosa escrita por Andréa Maltarolli, com supervisão de texto de Silvio de Abreu e protagonizada por Edson Celulari (Guilherme) e Regiane Alves (Joana).

Um centro de estética era o cenário principal de "Beleza Pura". Carolina Ferraz viveu a vilã Norma Gusmão, até hoje marcada na internet pelo meme "Eu sou ricaaaaaaaaa".

"Viver a Vida (2009/10)" de Manoel Carlos, deu umas fortes pinceladas no mundo da moda, contando a trajetória da famosa top model Helena (Taís Araújo), que se envolve com o rico Marcos (José Mayer), tendo como obstáculos a ex esposa do amante, Tereza (Lília Cabral) e a filha Luciana (Alinne Moraes) que vê sua carreira de modelo ter um fim após um grave acidente que a deixa paraplégica.

Em 2010, Maria Adelaide Amaral inspirada em Cassiano Gabus Mendes, fez a junção de duas novelas de moda do autor, Plumas & Paetês (1980) com Ti Ti Ti (1985), surgindo assim, "Ti Ti Ti (nova versão)".

Alexandre Borges e Murilo Benício interpretam os rivais da história, respectivamente Jacques Leclair e Victor Valentim, que passam a novela inteira se digladiando para ver quem sobressai no mundo na moda como estilista bem-sucedido, com o nome transformado em grife e as coleções desfiladas nas grandes semanas de moda e fotografadas para as revistas de celebridades.

"Ti Ti Ti" ainda contou com Ísis Valverde, Caio Castro, Rafael Cardoso, Christiane Torloni, Malu Mader, Giulia Gam, Claudia Raia, Marco Pigossi, Elisangela, Marcos Ricca, Tato Gabus Mendes, entre outros.

"Verdades Secretas" de Walcyr Carrasco veio revolucionar o gênero. Trama envolvente, bem construída, que não se baseou apenas no glamour das passarelas, mostrando também os bastidores e acontecimentos obscuros de algumas agências de modelos.

A trama se inicia quando Arlete (Camila Queiroz) se muda para São Paulo junto com a mãe, Carolina (Drica Moraes), a qual está recém separada do marido (Tarcísio Filho), e passam a morar com dona Hilda (Ana Lúcia Torre), avó de Arlete. Disposta a se tornar uma modelo de passarelas, ela é convidada a integrar o casting da agência de Fanny (Marieta Severo), que lhe dá o nome artístico de Angel. Em seu primeiro evento como modelo, Fanny revela a Angel que a agência oferece acompanhantes de luxo - o chamado book rosa. Em consideração a Guilherme (Gabriel Leone), com quem passou uma noite anterior, Angel foge do encontro com quem seria seu primeiro cliente.

Passada essa experiência, Angel comenta com Carolina que não sabe se continuará a investir na carreira de modelo, mas volta atrás quando sua avó recebe uma intimação judicial de dívida da casa e também ser dispensada por Guilherme, partindo a procura de Fanny para dizer que aceita fazer parte do book rosa.

Em seu primeiro desfile nas passarelas, Angel dispara para o posto de top model, o que acende a inveja de Larissa (Grazi Massafera), a mais antiga modelo da agência, e o arrependimento de Guilherme de ter dispensado a menina. Sob instruções de Fanny, Angel vai ao apartamento de Alexandre Ticiano (Rodrigo Lombardi) depois do encerramento do desfile. Ele se encanta com a inocência e honestidade da jovem, e os dois dormem juntos. Logo o empresário faz um acordo com Fanny: que reserve Angel exclusivamente para ele e limite Angel somente eventos dentro da cidade, em troca dos catálogos da marca Ticiano.

Nenhum comentário :