sexta-feira, 3 de julho de 2015

Maju fala sobre preconceito racista depois de ter sido vítima, Ministério Público pede investigação das ofensas à jornalista

Maria Júlia Coutinho, a Maju, se disse feliz pela campanha de apoio a ela e de repúdio a insultos raciais postados na internet. No Jornal Nacional desta sexta-feira (3), a jornalista agradeceu às manifestações de carinho. "Os preconceituosos ladram, mas a caravana passa", disse a jornalista. A informação é do G1.

Maju foi alvo de comentários racistas na página do Jornal Nacional no Facebook, em um post sobre previsão do tempo publicado na noite de quinta-feira com uma foto dela. Alguns internautas fizeram comentários ofensivos, e várias pessoas saíram em defesa da jornalista.

O Ministério Público do Rio de Janeiro e o de São Paulo pediram a investigação das ofensas à jornalista Maria Júlia Coutinho publicadas por internautas na página do Jornal Nacional no Facebook. No Rio, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos, o Ministério Público solicitou à Promotoria de Investigação Penal que acompanhe o caso, com rigor, junto à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI). Também haverá uma investigação sobre o caso em São Paulo. O promotor Christiano Jorge dos Santos, da Promotoria Criminal do Fórum da Barra Funda, abriu um procedimento investigativo para apurar dois possíveis crimes: injúria ou racismo. A investigação terá como base os prints dos comentários racistas feitos nas redes sociais.

Nas redes sociais, vários artistas, Jornalistas, cantores, fãs e celebridades com a restegui #SomosTodosMaju, postaram fotos da jornalista em sua defesa. Entre eles, Mayara Magri, Edwin Luisi, Jayme Periard, o deputado Jean Wyllys, Cacau Protasio, Caio Castro, Bruno Astuto, Giovanna Antonelli, Valesca Popozuda, Patrícia Maldonado, Lucas Lucco, Banda Cheiro de Amor, Poliana Abritta, Lua Blanco, e muitos outros.

William Bonner, Renata Vasconcelos e toda equipe do Jornal Nacional, fizeram um vídeo em defesa da jornalista Maju e contra o preconceito: 

Nenhum comentário :