domingo, 12 de abril de 2015

Velho Chico, saiba tudo sobre a pré-produção da novela de Benedito Ruy Barbosa

Eriberto Leão poderá estrelar "Velho Chico"
O portal MUNDO NOVELAS em parceria com o colunista Rogério Carvalho, Web Master do site Central da Lapa, traz notícias EXCLUSIVAS sobre a pré-produção da novela "Velho Chico" da Globo.

A novela "Velho Chico" de Edmara Barbosa e Bruno Barbosa, com supervisão de texto de Benedito Ruy Barbosa, irá abordar como assuntos: o modo de viver da população regional das cidades como Bom Jesus da Lapa, Juazeiro e Petrolina, que estão às margens do Rio São Francisco, a cultura do campo, bem como situações e elementos polêmicos como, por exemplo, a transposição do Rio São Francisco, tema que estimula debates e discussões a nível nacional.

“Nossa ideia, desde o princípio, era retratar esse rio como um todo e como ele percorre quase três mil quilômetros, vários biomas e várias culturas”. Afirma a autora, em mensagem ao Central da Lapa.

De acordo com informações do Central da Lapa, repassadas pelo colunista Rogério Carvalho, em meados de 2011 para 2012 circulou intensamente a notícia de que o autor Benedito Rui Barbosa iria colocar em prática a produção da Novela Velho Chico e que Bom Jesus da Lapa seria a base para as gravações da novela.

Existiam alguns obstáculos a serem superados como a falta de infraestrutura da cidade, principalmente de um aeroporto decente para receber toda a movimentação de artistas e da produção da novela. Mas a novela foi vetada pela Rede Globo em razão de que a novela destinava-se a um contexto excessivamente relacionado com a política, portanto deveria ser revisado talvez para uma outra oportunidade de exibição.

Essa novela tornou-se um desafio para a autora, que não desistiu e nesse meio tempo veio visitando algumas cidades ribeirinhas e colhendo informações necessárias para escrever a novela. Após praticamente cair no esquecimento do povo, a sinopse da novela foi novamente apresentada à emissora e desta vez foi aceita!

Agora, com sinal livre para a produção de "Velho Chico", a novela Velho terá várias locações em toda a região do Vale do São Francisco. A ideia central da autora é questionar o avanço da humanidade tanto do ponto de vista social como ambiental. Além disso, o cenário atual relacionado com a escassez de água, poluição e transposição do Rio São Francisco, que é tema polêmico discutido a nível nacional, favorece o sucesso e aceitação do público.

“Estivemos viajando por dez dias por toda a extensão do rio, do médio ao baixo, fazendo pesquisas para a novela. Passamos por várias cidades, e estivemos no comitê discutindo o problema da conservação e da revitalização do rio.” Afirma a autora, em mensagem ao Central da Lapa”.

Ainda de acordo com o colunista Rogério Carvalho, a cidade Barra tem sido bem explorada pela equipe, até por apresentar arquitetura inspiradora e também porque é lá o encontro do Rio Grande com o Rio São Francisco, que poderia ser utilizada em muitas cenas na novela. A cidade de Parantiga também já recebeu a visita dos autores e parece ser o encanto da autora.

Os autores da Novela Velho Chico também estiveram presentes no Projeto Formoso para colher informações sobre a história do projeto. Na oportunidade, apresentaram a sinopse da novela aos que ali estava presentes. Em contato com a Rita de Cássia, proprietária da Ritart e moradora do projeto, a reunião foi muito boa.

“Eles vieram aqui no Projeto Formoso, no lote de Elisabete Vellini, onde estavam os primeiros moradores do Projeto Formoso, os senhores Jason e Domingos. Estavam presentes também o gerente do distrito, Cássia Jeane e o presidente da Associação Frutas Oeste. Apresentei os meus produtos, o artesanato e o licor, que foram um sucesso. Eles ouviram a História do projeto. Foi uma ótima reunião.” Afirma Ria de Cássia.

Estavam presentes no Canoas Restaurante Bar a autora da novela, Edmara Barbosa e seu filho, Bruno Barbosa, o ator Laércio Fonseca, além de outras pessoas que podem estar envolvidas na produção, como o decorador Pericles Itamar e Paulo Auraújo (Morão Di Privintina), cantor e compositor lapense.

De acordo com o colunista Rogério Carvalho, segundo boatos, Itamar teria alguma participação como roteirista, auxiliando a produção no que diz respeito aos locais de gravação. Vale ressaltar que um dos maiores escritores, conhecedor das histórias de Bom Jesus da Lapa, o que justifica os boatos. Em relação ao Paulo, este poderia ter espaço na questão da trilha sonora da novela, como a abertura, por exemplo. Afinal, trata-se de um dos maiores cantores de Bom Jesus da Lapa.

Atualmente podemos nos deliciar com mais um trabalho de Benedito Ruy Barbosa: a reprise de "O Rei do Gado", que vem marcando ótima audiência nas tardes da Globo.

Quer saber tudo sobre a novela O Rei do Gado? Então o portal MUNDO NOVELAS preparou um VAMOS RECORDAR repleto de imagens, informação e curiosidades!

Clique na imagem:
O REI DO GADO (VAMOS RECORDAR)

O REI DO GADO (VAMOS RECORDAR)

Eriberto Leão é um dos fortes nomes para estrelar "Velho Chico" e um dos atores prediletos do autor & cia. "Velho Chico" tem previsão de estreia para o segundo semestre de 2016, ocupando o lugar da novela de Walcyr Carrasco, que por sua vez ocupará o lugar de "Além do Tempo", a sucessora de "Sete Vidas".

"Velho Chico" tem direção geral de Luiz Fernando Carvalho.





Matéria adaptada:
Sérgio Henrique Teixeira

Agradecimento:
Rogério Carvalho
(Colunista do Central da Lapa)

Um comentário :

Unknown disse...

Não estou mais aguentando essa novela velho muitas coisas sem lógica. Acaba logo com essa porqueira de novela.