domingo, 2 de fevereiro de 2014

Dia 2 de fevereiro: dia de Iemanjá, a Rainha do Mar Odoiá

O dia de Iemanjá, celebrado todos os anos no dia 02 de fevereiro, é uma tradição popular do candomblé, mais presente - principalmente - em Salvador, na Bahia. Assim como as principais lendas brasileiras, a forte devoção à Rainha do Mar possui diversos e curiosos roteiros.

Conheça um pouco sobre esta brasileiríssima tradição e saiba onde comemorar o Dia de Iemanjá!

 Tradição Trazida pelos Escravos Na África, Iemanjá, conhecida como rainha das águas doces, era a deusa do Rio Ogun. Sua aparência física
- marcada pelos traços delicados, seios fartos e cabelos negros - remetia à figura materna, o que explicita seu importante e mais cultuado valor: apoiar, ajudar e acolher a todos, sem distinções ou julgamentos. Ainda no período colonial, a lenda foi trazida ao Brasil pelos escravos, permanecendo-se forte até os dias atuais. Escassez do Rio Vermelho Uma outra tradição data-se de uma época onde a escassez de peixes na Vila dos Pescadores do Rio Vermelho, em Salvador, era alta.

No ano de 1923, os pescadores pediram ajuda à orixá, Rainha do Mar, e, logo em seguida, ofertaram presentes a ela por meio de pequenas embarcações. Desde então, a data é celebrada não somente em Salvador, mas em muitas localidades do país.

Comemorações no Dia Iemanjá Comemorações no Dia Iemanjá Bloco Amigos do Rio Vermelho - Salvador/BA Local: Concentração na Praça Brigadeiro Faria Rocha, na Mariquita. Desfile pelos principais pontos históricos do bairro.

 Horário: 11h00 Preço: R$25,00 (valor da camiseta personalizada) Curiosidades: O desfile do bloco, tradicional no Dia de Iemanjá, é puxado pela banda Rio Vermelho, composta por 100 integrantes. O ponto alto da celebração são os presentes ofertados à Iemanjá pela ala de 50 baianas. Durante o desfile do bloco, os foliões serão abençoados com água de cheiro. Festa de Iemanjá no Rio Vermelho - Salvador/BA Local: Rio Vermelho Horário:

A comemoração terá início às 5h00 da manhã, com explosão de fogos de artifício e o oferecimento do presente surpresa dos pescadores à Iemanjá. Durante todo o dia os devotos podem dar seus presentes à Iemanjá. Preço: Gratuito Curiosidades: A Festa de Iemanjá no Rio Vermelho conta com uma grande estrutura para receber turistas e devotos da Rainha do Mar. Em 2014 serão 66 barracas, 225 banheiros, sistema especial de iluminação, Corpo de Bombeiros e policias militares.

Festa e Procissão de Iemanjá - Santos/SP Local: Avenida Bartolomeu de Gusmão, nas imediações do Aquário Municipal. Horário: 14h00 Preço: Gratuito Curiosidades: Em 2014, a festa e procissão de Iemanjá em terras santistas completarão 13 anos.

A celebração começa às 14h00 com as apresentações culturais afro-brasileiras e segue com a chegada da imagem de Iemanjá e os balaios para as oferendas, pontualmente às 15h00. A procissão inicia-se às 16h00 pela Avenida Bartolomeu de Gusmão, sentido a Ponte dos Práticos, de onde sairão os balaios com as oferendas, em direção ao mar.

Nenhum comentário :