sábado, 14 de setembro de 2013

JOIA RARA (ESTREIA)

Uma história que promete surpreender e emocionar. Assim é Joia Rara, a nova novela das seis. Escrito por Thelma Guedes e Duca Rachid, o folhetim é a quinta colaboração das autoras na TV Globo. A trama se passa no Rio de Janeiro entre 1934 e 1945 e promete mostrar uma linda história de amor. Da paixão proibida entre Franz Hauser (Bruno Gagliasso) e Amélia (Bianca Bin), nasce Pérola (Mel Maia). O que ninguém imagina é que a garota é a reencarnação do líder budista Ananda (Nelson Xavier), que salvou Franz da morte depois de uma avalanche no Himalaia.

Amélia e Franz vão viver um amor imenso, próprio de grandes romances e folhetins. Um amor mágico, que nasce sem explicação. Franz é um rapaz rico, filho de um joalheiro suíço, um homem muito severo que cria os filhos num ambiente onde os sentimentos não podem ser revelados. Amélia, por sua vez, é uma jovem batalhadora, nordestina, filha de migrantes, que vive num cortiço da Lapa e trabalha com o irmão na fundição do pai de Franz. É com Amélia que Franz conhece o amor, o carinho e o calor das relações afetivas.

Pérola é reconhecida como a reencarnação de um importante líder espiritual tibetano. Ela é uma menina muito sensível e especial, que veio ao mundo com a missão de harmonizar pontos de vista conflitantes, que impedem a realização do amor. Especialmente do amor entre Amelinha e Franz. Apesar de sua importante missão, ela continua sendo uma criança de dez anos, esperta, divertida e muito sapeca.

E não só a distância sócio-econômica será um empecilho entre os dois, mas a diferença de visão de mundo. Deste amor improvável nascerá uma menina, a única que conseguirá apaziguar os ódios criados entre as duas famílias tão distintas. Amélia e Franz vão passar pelas piores armações, serão forçados a ficar anos longe um do outro. Estarão sempre no meio de uma guerra familiar, às vezes, tendo que se posicionar um contra o outro. E mesmo assim, nada destruirá o amor que sentem um pelo outro.

Manfred (Carmo Della Vecchia) é um filho bastardo, que luta para ser amado e reconhecido pelo pai. Seu complexo de inferioridade, seu rancor, e a profunda inveja que sente de Franz - o filho preferido de Ernest-, fazem dele um oponente muito perigoso.

Ernest (José de Abreu) é um homem aferrado às suas crenças e tradições. Arrogante e autoritário, ele traçou um destino para cada um dos filhos e exige que todos se submetam às suas vontades. Ele não aceita ser contrariado, mesmo que isso cause sofrimento e dor àqueles que ele ama e a ele próprio.

Sílvia (Nathalia Dill) é uma mulher fria e dissimulada. Seu único objetivo é destruir a família Hauser e vingar a memória do pai, que foi injustamente acusado de ter matado a mulher de Ernest. A verdadeira história desse crime só será revelada no final da novela.

O cabaré é a cereja do bolo da história, com mulheres lindas e números musicais especialmente produzidos para a novela. É um dos núcleos cômicos da trama, com personagens como Arlindo (Marcos Caruso), um diretor com alma de artista, mas nenhum dinheiro para realizar suas ideias; sua mulher, a ciumenta Miquelina (Rosi Campos), e a sogra, a rabugenta Santinha (Nicette Bruno). Ela e a filha infernizam a vida de Arlindo, dando palpites e criticando suas ideias. Mas nunca na frente das vedetes e coristas! A pensão de dona Conceição (Claudia Missura), onde se misturam personagens tão diferentes como vedetes e coristas e, mais tarde, os monges do Himalaia, é outro dos núcleos cômicos da trama.

O Budismo é uma religião milenar, muito importante no mundo todo, sobretudo no Oriente, onde ele nasceu. E que vem cada vez mais se aproximando do Ocidente. Mas, acima de tudo, o Budismo é uma maneira de ver a vida e de viver no mundo. Uma escolha de um jeito de posicionar a mente e o coração. Esta escolha compreende duas palavrinhas pequenas e simples, mas que envolvem sentimentos e atitudes que podem transformar a vida das pessoas. Essas duas palavras são PAZ e COMPAIXÃO. Assim, embora o Budismo ainda não seja tão “popular” no Brasil, os sentimentos que o fundamentam são bem conhecidos de todos nós. E cada vez mais necessários.

Thelma Guedes: "Quando criamos os primeiros passos do nosso enredo, percebemos que precisávamos de um período de grandes conflitos, cisões morais, ideológicas, políticas. Acabamos por encontrar entre 1934 e 1945, época que abrange o “antes” e o “depois” da Segunda Guerra Mundial. A época atua como um pano de fundo muito importante, neste caso, justificando as diferenças tão acirradas entre as famílias de nossos protagonistas. Essas diferenças, oposições, ódios e conflitos potencializam com o nascimento de nosso personagem central: essa menina que vem harmonizar o coração das pessoas, do ambiente e de sua época".

"Parece cinema!" Essa frase promete ser bem repetida pelos telespectadores de Joia Rara. Ao lado da diretora geral Amora Mautner e do diretor de núcleo Ricardo Waddington, Fred Rangel, diretor de fotografia, promete manter a sua marca registrada: a fotografia contrastada. "Amo a luz contrastada. Ilumino apenas o que for necessário, já que o importante é destacar os atores. Joia Rara terá uma fotografia dourada, carregando um pouco mais em alguns núcleos. A fotografia ajudará a contar a historia”, adianta.

Fred vai dar continuidade ao trabalho que encantou o público e crítica em Avenida Brasil e Cordel Encantado (2011). “Vamos continuar com lentes fixas e inovar com um novo modelo de câmera, aproximando ainda mais do cinema”, acrescenta.

Para Fred, o trabalho em equipe é fundamental para o resultado final. O diretor de fotografia ainda comemora a repetição da parceria com Amora e Ricardo: “Me considero um privilegiado. São lideranças que nos trazem segurança para criar e conseguem tirar de cada um de nós o melhor que temos. Isso é fundamental, estamos sempre crescendo. Tenho muita admiração pelos dois. Agradeço a confiança e a parceria”, comenta Fred.

Bruno Gagliasso
Franz
Filho primogênito do poderoso empresário Ernest Hauser. Franz foi preparado a vida toda para substituir o pai na direção da joalheria e da fundição que levam o nome da família. Não acredita em forças sobrenaturais e acha que cada pessoa constrói seu próprio destino.

Bianca Bin
Amélia
Imigrante nordestina, é uma mulher batalhadora. Veio para o Rio ao lado do irmão, Mundo, em busca de melhores condições de vida. Depois da morte do pai, foi criada pelo padrinho, Apolônio. Trabalha na Fundição Hauser, em condições precárias.

Mel Maia
Pérola
Filha de Franz e Amélia. Amada por todos, é carinhosa e muito esperta para sua idade. É a única pessoa capaz de apaziguar as brigas entre as famílias dos pais.

Carmo Dalla Vecchia
Manfred
Filho bastardo de Ernest com Gertrude, a governanta da casa, guarda um grande rancor por nunca ter sido reconhecido pelo pai. Tem uma profunda inveja de Franz, seu meio-irmão e eterno rival, mas nunca deixa isso transparecer para os outros. Seu grande objetivo é arruinar a família Hauser e tirar de Franz tudo que ele tem de mais precioso.

José de Abreu
Ernest
De origem suíça, é o poderoso dono da joalheria e da fundição Hauser. Inescrupuloso e conservador, é conhecido por explorar os trabalhadores da empresa. Viúvo, criou os filhos de acordo com seus valores e traçou planos bem definidos para todos eles. Quando deseja alguma coisa, não deixa nada impedi-lo de conquistar seus objetivos.

Domingos Montagner
Mundo
Irmão de Amélia, é operário na fundição. Líder nato, é uma referência para os companheiros e um dos expoentes na luta por melhores condições de trabalho. Namora Iolanda há anos, mas não quer se casar, pois acredita que a luta por justiça deve vir em primeiro lugar.

Carolina Dieckmann
Iolanda
Namorada de longa data de Mundo, com quem sonha em casar. É objeto do desejo de Ernest, que quer conquistá-la de qualquer maneira. Filha de Venceslau, tenta evitar que o pai perca o pouco que lhe restou para o vício no jogo.

Nathalia Dill
Sílvia
Silvia culpa Ernest pela ruína de seu pai e jurou se vingar a qualquer custo. Lindíssima, esperta e sedutora, não poupará esforços para ver a família Hauser destruída.

Luiz Gustavo
Apolônio
Padrinho de Amélia e Mundo, criou os dois como se fossem seus próprios filhos. É um bom homem e muito carinhoso com os afilhados.

Caio Blat
Sonan
Jovem monge do templo Padma Ling, é filho de mãe brasileira. Discípulo de Ananda, foi criado por seu mestre depois da morte da mãe. É muito sério, exigente e disciplinado.

Thiago Lacerda
Toni
Imigrante italiano, trabalha na fundição Hauser e é membro do partido comunista. Luta pelos direitos trabalhistas dos operários ao lado de sua amada, Gaia.

Luiza Valdetaro
Hilda
Filha mais nova de Ernest, teve uma educação muito rígida. Seu pai espera que ela se case com um homem de bem e constitua família, mas ela sonha em se tornar cantora.

Reginaldo Faria
Venceslau
Pai de Iolanda, trabalha como contador na empresa de Ernest. Filho de um rico comerciante espanhol, perdeu quase todo o dinheiro da família no jogo e hoje vive no cortiço.

Ana Lúcia Torre
Gertrude
Governanta da mansão Hauser. Tem uma verdadeira adoração por Ernest, com quem teve um filho bastardo, Manfred. Ela sonha com o dia em que Ernest reconhecerá que ela é a esposa perfeita para ele.

Rafael Cardoso
Viktor
Filho do meio de Ernest, teve a mesma educação rígida de seus irmãos. Sensível e apaixonado pelas artes, seu grande sonho é se tornar pintor, o que é impensável para seu pai.

Anthero Montenegro
Benito
Membro do movimento integralista, obedece ordens de Manfred.

Marcos Caruso
Arlindo
Dono e diretor do Cabaré Pacheco Leão, é um grande entusiasta das artes e apaixonado pelo que faz. Vive levando puxões de orelha da esposa, Miquelina, pois ela acha que ele está sempre se engraçando para as coristas e vedetes da companhia.

Rosi Campos
Miquelina
Dona do Cabaré Pacheco Leão, faz de tudo na companhia. Mulher de gênio forte e explosivo, vive brigando com o marido Arlindo. Mesmo vivendo entre tapas e beijos, os dois se amam.

Letícia Spiller
Lola
Grande vedete do Cabaré Pacheco Leão, é muito vaidosa e acha que tem sempre que ser o centro das atenções. Tem um caso com Manfred e acredita que, um dia, ele vai pedi-la em casamento.

Ricardo Pereira
Fabrício
Imigrante português, trabalha na fundição Hauser e é militante do partido comunista. É amigo de Mundo e Toni.

Ângelo Antônio
Tenpa
Monge do templo Padma Ling. Depois de Ananda, é o mais velho do grupo de monges. Sábio, paciente, engraçado e excêntrico.

Pedro Neschling
Arlindinho
Filho mais velho de Arlindo e Miquelina, trabalha no cabaré com os pais. É apaixonado por Amélia.

Juliana Lohmann
Belmira
Filha mais nova de Arlindo e Miquelina. Tímida e atrapalhada, é o patinho feio da família.

Nicette Bruno
Santinha
Mãe de Miquelina, de santa só tem o nome. Não perde uma oportunidade de infernizar a vida dos familiares e, especialmente, do genro, Arlindo.

Ana Cecília Costa
Gaia
Imigrante lituana, trabalha na fundição Hauser. Integrante do partido comunista, participa intensamente da luta operário por direitos trabalhistas ao lado de seu grande amor, Toni. É muito amiga de Amélia.

Norma Blum
Francesca
Italiana, é a mãe de Toni. Vive com o filho no cortiço. É grande amiga de Apolônio.

Nelson Xavier
Ananda
Líder espiritual do templo Padma Ling. Sábio e carismático, tem sempre um conselho para aqueles que precisam de orientação.

Fábio Yoshihara
Jampa
Monge do templo Padma Ling. Muito sábio, tem um vasto conhecimento sobre astrologia.

Paula Burlamaqui
Volpina
Lavadeira, vive no cortiço e está sempre fofocando sobre o que acontece com os vizinhos.

Karine Carvalho
Rosa
Lavadeira, vive no cortiço e está sempre fofocando sobre o que acontece com os vizinhos.

Maria Gal
Margarida
Lavadeira, vive no cortiço e está sempre fofocando sobre o que acontece com os vizinhos.

Cláudia Missura
Dona Conceição
Dona da pensão na Lapa. Está sempre preocupada em economizar e vive dando puxões de orelha nos moradores quando eles esquecem a luz ligada, gastam muita água no banho, querem comer demais ou não pagam em dia.

Leopoldo Pacheco
Valter
Casado com Laura, com quem teve dois filhos: Eurico e Décio. É diretor do clube dos 100. Homem conservador, é grande amigo de Ernest.

Claudia Ohana
Laura
Esposa de Valter, mãe de Eurico e Décio.

Giovanna Ewbank
Cristina
Corista no Cabaré Pacheco Leão.

Tania Khalill
Dália
Corista no Cabaré Pacheco Leão.

Aninha Lima
Zilda
Corista no Cabaré Pacheco Leão.

Guta Ruiz
Elisa
Corista no Cabaré Pacheco Leão.

Cacau Protásio
Lindinha
Trabalha com Amélia na Fundição Hauser servindo as refeições e café. Mora no cortiço.

Jorge Maya
Cícero
Motorista de Ernest. Ele é muito fiel ao patrão.

Marcos Damigo
Dr. Rubens
Médico da Fundição Hauser.

Adélio Lima
Josias
Trabalha na Fundição Hauser como encarregado, coordenando os operários. Segue à risca as ordens dos patrões.

Silvia Salgado
Pilar
É a elegante vendedora da joalheria Hauser. Mora na pensão de Dona Conceição.

Michel Gomes
Curió
Operário da Fundição Hauser.

Glicério Rosário
Etelvino
Operário da Fundição Hauser.

Mariana Ximenes
Aurora
Vedete brasileira que fez muito sucesso na França e voltou ao Brasil para reaver o dinheiro que Décio deve a ela. Tornou-se a grande estrela do Cabaré Pacheco Leão. É uma artista ousada e de espírito livre.

Fabiula Nascimento
Matilde
Vedete no Cabaré Pacheco Leão. De origem humilde, veio tentar a carreira de artista no Rio de Janeiro. É muito bondosa e gosta de ajudar os outros.

Simone Gutierrez
Serena Fox
Vedete no Cabaré Pacheco Leão. É gordinha e muito bem resolvida com seu corpo. É adorada pelo público masculino do cabaré. Está sempre brigando com Arlindinho.

Marcelo Médici
Joel
Secretário e companheiro inseparável de Aurora, está sempre bajulando sua grande musa. Gosta de uma intriga e de ver o circo pegar fogo.

Miguel Rômulo
Décio
Filho de Valter e Laura, voltou ao Brasil depois de terminar os estudos na Europa. Mimado e desagradável, só pensa em si mesmo. Despreza Tavinho, seu irmão adotivo, e não perde uma chance de humilhá-lo.

Tiago Abravanel
Odilon
Malandro típico da época, está sempre pensando em algo para arrumar um dinheiro extra. Se encontra um policial, sai correndo de onde está.

Leandro Lima
Davi
Irmão de Dália. Lutou na Segunda Guerra Mundial, onde foi ferido e acabou paralítico. Depois disso, tornou-se um homem amargurado.

João Fernandes
Peteleco
Menino órfão, era explorado em uma carvoaria controlada por integralistas. Conseguiu fugir e chegar à cidade.

Renato Goés
Nuno
Rapaz muito competente e dedicado, trabalhou como assistente de Venceslau na Fundição Hauser.

Joia Rara é escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes. A direção geral é de Amora Mautner e a direção de núcleo é de Ricardo Waddington. Estreia nesta segunda-feira, 16 de setembro, às 18h na Globo.

Nenhum comentário :