sexta-feira, 8 de março de 2013

FLOR DO CARIBE (ESTREIA)

Quais os ingredientes para se criar uma novela? No caso de Flor do Caribe, Walther Negrão apostou na mistura romance, aventura, belas paisagens e muita gente bonita. Confiante no sucesso da nova novela das seis, Negrão destaca o triângulo amoroso formado pelos personagens Cassiano (Henri Castelli), Ester (Grazi Massafera) e Alberto (Igor Rickly) e a luta de Cassiano para reconquistar tudo que perderá para o amigo como o fio condutor da trama. “Ele retorna com um amargo na boca, mas não chega a ser uma vingança, ele quer reconquistar a mulher amada”, explica.

A história se passa na fictícia Vila dos Ventos, e foi no litoral do Rio Grande do Norte onde as primeiras cenas da novela foram gravadas. “Quando comecei a pensar na trama, me veio a ideia de uma novela solar, com apelo de belas paisagens, especialmente as praias do Nordeste. Quando li sobre a história do Rio Grande do Norte e vi um lugar alto astral, com muitas riquezas naturais e belas paisagens, decidi que seria lá”, conta Negrão. Além das belezas do Nordeste, o público também vai se encantar com as paisagens da Guatemala. É lá onde Cassiano passará alguns anos afastado de sua amada Ester, por causa de uma armação de Alberto.

Flor do Caribe também trará um elenco estreante na televisão. É o caso do ator Igor Rickli, do uruguaio Cesar Troncoso e da argentina Moro Anghileri, entre outros. A escolha do diretor de núcleo Jayme Monjardim só aumentou a expectativa de Negrão para a estreia da novela. “Foi uma ousadia do Jayme e, ao ver algumas cenas gravadas por esses atores, conclui que ele estava certo. É importante trazer novas caras para a televisão, apostar em novos talentos para refrescar o elenco”, afirma o autor.

Além dos protagonistas, Negrão acredita que outro personagem roubará a cena e cairá rapidamente no gosto dos telespectadores. “Acho que o público vai gostar da dupla formada por Candinho (José Loreto) e pela cabra Ariana, pela cumplicidade deles e o caráter infantil do personagem”, aposta. Para quem não sabe, o nome dado ao animal é uma homenagem ao escritor Ariano Suassuna, um dos maiores criadores de caprinos da Paraíba.

“Eu e minha equipe estamos muito confiantes. Percebo que quando há essa paixão pelo trabalho é que estamos no caminho certo. Tomara que o público também seja conquistado por Flor do Caribe!”, finaliza Negrão. E falta pouco para esse dia chegar!

Conciliar uma jornada dupla de trabalho é uma escolha arriscada que pode significar uma linha tênue entre o sucesso e o fracasso profissional. Para Suzana Pires o segredo para atingir o êxito com o que faz é só um: sentir-se desafiada. É dessa forma que a atriz está encarando o convite de Walther Negrão para integrar a equipe de coautores de Flor do Caribe. E Suzana não entra nessa empreitada como uma iniciante: a atriz já escreveu peças de teatro e colaborou com ‘Os Caras de Pau’. Além de autora, a morena também irá engrossar o elenco da novela. A mil com a estreia de Flor do Caribe, não tem dúvidas de que está vivendo a experiência mais rica de sua carreira artística.

A frente desse projeto como diretor de núcleo, Jayme Monjardim fala da experiência em gravar na Guatemala: “O lugar é incrível! Na verdade, aqui em Chichicastenango – cidade da Guatemala que possui um mercado local supercolorido - se juntam todas as possíveis etnias do país. Você tem pessoas de varias regiões e com diferentes trajes. É um barato!”, explica.

Para o diretor é justamente essa mistura que dará um tempero especial para a novela. “Para a gente que está gravando e tem o projeto de mostrar coisas diferentes é um prato cheio. Além disso, a novela se passa no Rio Grande do Norte, e as imagens captadas naquelas areias maravilhosas ficaram lindas. É um momento único. Que presente que a televisão sempre dá para nós, diretores!“, comemora.

Grazi Massafera
Ester
Filha de Lindaura e Samuel. Mulher romântica, que chama a atenção pela beleza e força de sua personalidade. Ganha seu sustento conduzindo turistas em passeios de buggy pelas praias da região. Para ela, a felicidade tem o sabor de um bem já conquistado, e cujo principal ingrediente é a perspectiva de seu casamento próximo com Cassiano, por quem é loucamente apaixonada desde a adolescência, e com quem pretende ter um casal de filhos.

Henri Castelli
Cassiano
Filho de Chico e Olívia, irmão de Ester. Íntegro, de origem humilde e personalidade forte, conseguiu, à custa de muito esforço e perseverança, realizar seu sonho de menino e ingressar na Aeronáutica. É considerado um dos pilotos mais conceituados da Base Aérea de Natal. Seu maior objetivo é casar com Ester e dar a ela uma vida à altura dos sonhos que os dois construíram ao longo dos anos.

Igor Rickli
Alberto
Neto rico de Dionísio. Alçado pelo avô como presidente do grupo Albuquerque, cujos negócios incluem a produção/exportação de sal e a mineração de tungstênio e diamantes. Culto, atraente e simpático, é um perfeito cavalheiro no trato social, especialmente com as mulheres. No entanto, toda essa polidez esconde a sua verdadeira face: a de um sujeito frio e inescrupuloso, capaz de cometer as maiores vilanias para conseguir o que quer.

Débora Nascimento
Taís
Irmã encantadora de Cassiano, filha de Olívia e Chico. Está aprendendo com Ester a levar visitantes de Vila dos Ventos em passeios de buggy pelas praias e dunas. Simpática como convém a uma guia turística, sua beleza lhe vale inúmeras cantadas, mas ela sabe como ninguém conter os avanços indesejados com diplomacia. Romântica, não descarta descobrir o grande amor de sua vida algum dia.

Juca de Oliveira
Samuel
Pai de Ester e marido de Lindaura. Nascido na Holanda, de família judia, em plena Segunda Guerra Mundial. Foi separado dos pais quando criança, a caminho do campo de concentração. Interessado desde cedo pela arte de sua família, o design e a fabricação de jóias, abriu um negócio próprio em Amsterdã. Mas seu espírito aventureiro o conduziu ao Brasil em busca das mais belas pedras preciosas do mundo. No entanto, encontrou a mais bela cabocla do Rio Grande do Norte, Lindaura, por quem se apaixonou perdidamente, a ponto de decidir fincar raízes nas areias potiguares, constituir família e criar sua filha Ester.

Angela Vieira
Lindaura
Mãe de Ester e esposa de Samuel. Com a filha, desenvolveu uma relação de enorme cumplicidade, pois desde que foi mãe ensinou a ela as artes que domina: pesca de lança e saber ouvir o que a natureza está dizendo. Consegue diagnosticar a “dor” de uma pessoa só de olhar em seus olhos e crê que as dores físicas têm origem nas dores da alma. De traços fortes e cheia de vigor, é uma mulher da terra, que precisa sentir os pés no chão para poder ouvir o que lhe dizem os ventos.

Cacá Amaral
Chico
Marido de Olívia, pai de Cassiano e Taís. Empregado das salinas da família Albuquerque, está pouco a pouco perdendo a visão. Ele é mais uma dentre as muitas vítimas da exploração e das condições de trabalho insalubres oferecidas pela empresa. Homem de grande sabedoria de vida, é tido como um misto de conselheiro e juiz informal pela população local, sempre solicitado a opinar, deliberar ou mesmo “sentenciar” sobre questões do cotidiano dos habitantes do lugar.

Bete Mendes
Olívia
Esposa de Chico, mãe de Cassiano e Ester. Grande companheira do marido, sofre profundamente ao vê-lo perder a visão progressivamente, mas faz de tudo para não demonstrar sua aflição. Profundamente religiosa, vive fazendo promessas como quem faz conta no armazém: promessa pra filha casar, promessa pra Cassiano ser promovido e ganhar melhor, promessa pra Chico recuperar a visão.

Sérgio Mamberti
Dionísio Albuquerque
Avô de Alberto. Quem o vê hoje em dia, com a saúde debilitada, nem imagina que o simpático velhinho foi no passado um implacável tirano. Enquanto as salinas dele serviram de fachada para o tráfico de diamantes, o tungstênio extraído de suas minas teve uma “importância histórica” da qual ele muito se orgulha (embora em segredo): seu minério, transportado clandestinamente para a Alemanha, foi vital para a fabricação de armas letais durante a Segunda Guerra Mundial.

Raphael Viana
Hélio
Filho mais velho de Donato e Bibiana, irmão de Marizé e Felipe. Rapaz ambicioso, nem cogita ser pescador como pai ou dono de quiosque como a mãe. Quer construir uma carreira de sucesso.

Luiz Carlos Vasconcelos
Donato
Mestre-pescador. Comanda uma traineira, a bordo da qual ele e outros homens partem diariamente para o trabalho da pesca. Casado com Bibiana, é o “capitão” de uma numerosa e barulhenta “tripulação familiar” que inclui um jovem, Hélio, e duas crianças, Felipe e Marizé.

Cyria Coentro
Bibiana
Esposa de Donato, mãe de Hélio, Marizé e Felipe. Cozinheira de mão cheia, comanda o point mais fervilhante do vilarejo, o Quiosque da Bibiana, cujas especialidades à base de peixe e frutos do mar atraem hordas de turistas. Tem um casamento sólido e até hoje “caliente” com o marido.

Ailton Graça
Quirino
Homem disposto a ajudar o próximo e dar exemplos. Dono de uma fé inabalável, entrou para vida religiosa na adolescência e dedicou alguns anos de estudo ao sacerdócio. Mas às vésperas de se ordenar padre, um bebê cruzou o seu caminho e ele decidiu abandonar a batina para adotar Juliano. Trabalha como “faz-tudo” na mansão dos Albuquerque.

Rita Guedes
Doralice
Governanta moderna da casa de Dionísio Albuquerque. Cozinheira de mão cheia, encanta a todos com o aroma da sua comida, especialmente os doces. Ela não pode gerar filhos, mas jamais negou a sua essência de grande mulher e mãe.

Bruno Gissoni
Juliano
Filho adotivo de Quirino. É pescador. Trabalhador esforçado, sonha ter seu próprio barco e construir sua vida em Vila dos Ventos. Rapaz calmo, concentrado e honesto.

Gisele Alves
Zuleika
Empregada e cozinheira da casa de Alberto Albuquerque. É espevitada e bem-humorada.

Laura Cardoso
Veridiana
Avó de Candinho, Lino e Dadá. Neta de cangaceiros, é uma mulher de fibra e uma onça pintada quando se trata de defender suas crias. Para ela, a família é o seu “bando”, de quem ela exige a obediência devida a uma capitã. Criou sozinha os três netos, nascidos de sua filha Maria Adília, que sumiu no mundo. Atua na vila como parteira.

José Loreto
Candinho
Um adulto com alma de criança. Vive num sítio próximo com a avó Veridiana e os irmãos Lino e Dadá. Anda pra cima e para baixo com sua cabra Ariana vendendo leite ordenhado na hora, de porta em porta. Um tipo fantasioso, que acredita tanto em anjos como em mula-sem-cabeça e extraterrestres. Tido como “aluado”, vive cercado pelas crianças que adoram ouvir suas histórias cheias de encanto e magia.

José Henrique Ligabue
Lino
Neto de Veridiana, irmão de Candinho e Dadá. Batizado de Virgulino pela avó, prefere ser chamado pelo apelido. Atrai as mulheres, mas sua timidez excessiva o impede de se aproximar delas. De poucas palavras, sua principal companhia é a sanfona herdada do avô, que ele aprendeu a tocar sozinho e domina com maestria. Faz rendas como ninguém.

Renata Roberta
Dadá
Irmã de Candinho e Lino. Dona de bom-humor a toda prova, é capaz de fazer graça da própria “solteirice” enquanto sonha ser resgatada do caritó por um homem a quem ela haverá de se dedicar de corpo e alma com o desvelo de uma gueixa.

Dudu Azevedo
Amadeu
Filho, neto e bisneto de pilotos da Aeronáutica. A paixão de voar está no sangue. Seu bisavô chegou a integrar um dos pelotões brasileiros que lutou na Itália e foi um dos primeiros pilotos a voar da Base Aérea de Natal nos anos 40. Amadeu carrega a honra de vestir aquela farda e pertencer ao mesmo pelotão, o melhor. É um rapaz sério, introspectivo, piloto certeiro, compenetrado e de poucas palavras, mas encantador.

Max Fercondini
Ciro
Filho de um deputado federal amigo de Dionísio Albuquerque e de uma socialite. É novato na base aérea do Rio Grande do Norte, mas bom piloto. Típico rapaz rico, arrogante, mimado e pegador, que sempre conseguiu tudo através da influência da sua família, mas que aprende a duras penas que no quartel não existe vontade própria e sim do coletivo.

Thiago Martins
Rodrigo
De família humilde, curioso e batalhador. Conseguiu estudar em bons colégios pagos pela patroa da sua mãe e ingressou na Academia de Pilotos, onde se tornou amigo de Cassiano. É o segundo homem da esquadrilha da Força Aérea Brasileira (FAB). Bom caráter, observador e tranquilo, ele sabe o valor de tudo o que conquistou e ajuda sua família que vive no Rio de Janeiro. Toca violão.

Thaíssa Carvalho
Isabel
A melhor piloto da aeronáutica brasileira, uma das primeiras a ingressar no seleto time de “piloto de caça”. Especialista em tecnologias de segurança, ela servia na Central de Inteligência de Brasília onde fazia a segurança do espaço aéreo do Governo. Foi transferida para a Base Aérea de Natal com a missão de investigar o tráfico de pedras preciosas. É linda, porém durona e absolutamente concentrada no trabalho, sendo respeitada por todos.

Jean Pierre Noher
Duque
Velho estelionatário de atuação internacional, com extensa folha corrida. Para ele, a fraude é uma arte da qual se orgulha de ter alcançado a excelência. Está sempre bem vestido e esbanjando charme. Tentou aplicar um grande golpe no chefe todo-poderoso de uma rede internacional de tráfico de pedras preciosas, mas acabou em sua prisão clandestina. Desde então, tem usado sua habilidade em benefício de Dom Rafael, “trabalhando” como seu falsificador oficial.

Cesar Troncoso
Dom Rafael
Antigo receptador de ouro e pedras preciosas. Sob o disfarce de rico fazendeiro do Caribe, chefia a distribuição ilegal daquelas riquezas para Europa, Ásia e Oriente Médio. É parceiro comercial de longa data de Dionísio Albuquerque. Como todo bom mafioso, alia alta periculosidade a um zelo extremado pela família. Embora zelo, no seu dicionário, signifique controle e autoridade absolutos sobre as duas mulheres da sua vida: a esposa Amparo e Cristal, sua filha adorada.

Moro Anghileri
Cristal
Filha de Dom Rafael. É uma caribenha sensual, dona de uma personalidade forte e uma natureza rebelde. Nunca se conformou em viver sob a estreita vigilância do pai, que a trata quase como uma princesa medieval encastelada. Tem sede de liberdade, porque só em liberdade ela conseguirá realizar o seu grande sonho, que é se tornar uma cantora de sucesso.

Martha Nieto
Amparo
Esposa dedicada e submissa de Dom Rafael. Mulher de origem humilde, embora compreenda e até admire a determinação da enteada em se tornar uma cantora, não tem coragem de bancar o sonho de Cristal junto ao marido e desafiar a sua autoridade.


Escrita por Walther Negrão
Direção de Núcleo de Jayme Monjardim
Direção Geral de Jayme Monjardim e Leonardo Nogueira
Estreia: 11/03
Horário: 18h20

Elenco
Grazi Massafera – Ester
Henri Castelli – Cassiano
Igor Rickli – Alberto
Aílton Graça – Quirino
Ângela Vieira – Lindaura
Bete Mendes – Olívia
Bruno Gissoni – Juliano
Cacá Amaral – Chico
César Trancoso – Dom Rafael
Cyria Coentro – Bibiana
Daniela Escobar – Natália
Débora Nascimento – Taís
Dudu Azevedo – Amadeu
Fernanda Pontes – Victória
Gésio Amadeu – Alaor
Igor Cotrim – Diego 
Jean Pierre Noher - Duque
José Loreto – Candinho
José Henrique Ligabue – Lino
Juca de Oliveira – Samuel
Laura Cardoso – Dona Diana
Livian Aragão – Marizé
Luiz Carlos Vasconcelos – Donato
Marcos Winter – Reynaldo
Maria Joana Chiapetta – Carol
Mariza Marchetti – Drª Márcia
Max Fercondini – Ciro
Moro Anghileri – Cristal
Patrícia Naves – Ivete
Rafael Almeida – Paçoquinha
Raphael Viana – Hélio
Renata Roberta - Dadá
Renzo Aprouch – William
Rita Guedes – Doralice
Sérgio Mamberti – Dionísio Albuquerque
Sthefany Brito – Amaralina
Tainá Muller – Ludmilla
Thaíssa Carvalo – Isabel
Thiago Martins – Rodrigo
Viviane Victorette – Marinalva

Nenhum comentário :