quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Luciano Huck recebe Zubin Mehta: "Aprendi a ouvir o maestro com meu pai” (ÚLTIMAS NOTÍCIAS)


Na tarde desta terça-feira, 21/08, Luciano Huck recebeu nos estúdios do Caldeirão o maestro indiano Zubin Mehta, um dos maiores músicos da história da música clássica. Diretor da Orquestra Filarmônica de Israel, Mehta foi ao programa para um reencontro com a Orquestra de Heliópolis, que nasceu como projeto social de uma favela de São Paulo. “Eu os conheci há sete anos. Quando vi aqueles meninos tocando, fiquei com lágrimas nos olhos”, contou o maestro durante a coletiva de imprensa.

Apaixonado por música clássica desde a infância, Luciano Huck falou sobre a alegria de receber Zubin Mehta no programa: “É um presente pra mim. Meu pai sempre gostou muito de música clássica. E eu aprendi a ouvir o maestro em casa”. O apresentador comentou também o encontro da Orquestra com Mehta no palco do Caldeirão. “O que está acontecendo aqui é uma coisa simbólica. Aqui, a gente gosta de misturar, tem uma coisa democrática. Tocamos de “Eu quero tchu, eu quero tcha” até Zubin Mehta.”, completa.

Para completar o concerto, o violinista Julian Rachlin levou para o palco seu violino, que foi fabricado em 1704 e é avaliado em UR$ 7 milhões de dólares. “Depois de escovar os dentes, a próxima coisa que eu penso quando acordo e antes de dormir é no meu violino”, conta ele.

No palco, Julian Rachlin apresentou um solo o terceiro movimento do ‘Concerto Para Violino em Ré Maior’, de Beethoven, além de um número preparado especialmente para a ocasião. O maestro e as crianças da Orquestra de Heliópolis, animaram a plateia com um pout-porri de clássicos da música brasileira, como ‘Aquarela Brasileira’, ‘Tico Tico No Fubá’ e ‘Só Danço Samba’.

Luciano Huck ganhou uma singela homenagem e acabou ficando emocionado: uma versão clássica de ‘Parabéns a Você’. Bacana, né?

Encantados com a nossa música, Zubin Mehta e Julian Rachlin aproveitaram para agradecer aos jovens da orquestra. "Precisei de quatro horas de ensaio com diferentes musicistas para poder aprender o ritmo brasileiro. A gente tinha muita dificuldade de entender o ‘Tico Tico’, e eles conseguiram nos mostrar exatamente como fazer”, brincou Julian.

Nenhum comentário :