sábado, 18 de fevereiro de 2012

Camisa Verde e Branco em São Paulo busca o título novamente (GIRO CULT)


A trajetória da Camisa Verde e Branco vem do início do século passado, em 1914, quando o Grupo Carnavalesco Barra Funda, formado por homens do bairro e liderado por Dionísio Barbosa, saíam pelas ruas vestindo camisas verdes e calças brancas.

Em 1936, durante o Estado Novo, eles foram confundidos com simpatizantes da Ação Integralista Brasileira e, por isso, foram perseguidos e deixaram de existir no governo de Getúlio Vargas.

Somente em 1953, Inocêncio Tobias, o Mulata, decidiu reorganizar o grupo e, no dia 4 de setembro, surgiu o Cordão Mocidade Camisa Verde e Branco. E ele foi campeão dos desfiles cinco vezes, sendo a primeira logo no ano de formação.

Seguindo o caminho natural da história do Carnaval paulistano, a Camisa Verde e Branco se tornou escola de samba e levou seu primeiro título em 1974.

Ainda durante o fim da Ditadura Militar, em 1980, Inocêncio Tobias faleceu, deixando a escola nas mãos do filho, Carlos Alberto Tobias, de sua esposa, Magali, e Cacilda Costa, ou Dona Sinhá.

Oito anos depois, Dona Sinhá morreu e, em 1990, o mesmo aconteceu com o então presidente da Camisa Verde e Branco. Assim, Magali dos Santos assumiu o cargo e deu mais dois títulos à agremiação. Ao todo, a escola de samba foi campeã do Carnaval de São Paulo nove vezes, em 1974, 1975, 1976, 1977, 1979, 1989, 1990, 1991 e 1993.

O primeiro rebaixamento da Camisa aconteceu em 1996, mas a escola retornou do grupo de acesso já no ano seguinte, ao fazer um enredo patrocinado pela Coca-Cola. Sua última apresentação no Desfile das Campeãs aconteceu em 2002, quando ficou com o segundo lugar no Carnaval de São Paulo, o mesmo ano em que a Gaviões da Fiel foi a vencedora.

Os anos seguintes não foram dos melhores para a Camisa Verde e Branco. A escola voltou ao grupo de acesso em 2006, após um carnavalesco deixar o barracão faltando apenas 20 dias para o desfile, entre outros problemas. Seu retorno ao Grupo Especial foi no ano seguinte, mas sem longa duração, já que o rebaixamento aconteceu pela terceira vez em 2008.

Nenhum comentário :