sábado, 24 de dezembro de 2011

Sugestão para a Ceia de Natal (GIRO CULT)


A importância do caju

Já não é segredo que a cozinha pernambucana ultrapassou fronteiras e ganhou o mundo, tornando-se sinônimo de gastronomia de alto nível. Fama esta provavelmente conquistada graças ao sucesso das combinações dos aromas, condimentos, grãos, carnes e muitos outros ingredientes que valorizam a região. E por falar em Nordeste, que remete a um fruto típico, ora avermelhado, ora amarelo, do qual tudo se aproveita, é que vamos falar do caju. Composto de duas partes: uma carnosa, conhecida popularmente como fruta, mas que na realidade não passa de um pseudo-fruto, um pedúnculo floral, do qual se aproveita a polpa; e outra, chamada de castanha, o verdadeiro resultado do florescer do cajueiro.

Fonte de vitaminas, rico em fibras que auxiliam no processo digestivo e em tanino, que é adstringente e bactericida, dele se faz suco, doces, passas, castanhas, sorvetes e muito mais. No meu Oficina do Sabor ele é um ingrediente que não pode faltar na cozinha, seja no preparo de molhos e drinques, ou enriquecendo o tempero de um bom peixe de forno ou carne de cabrito. Mas devo admitir que diante de todas as características e funções dessa fruta, o seu sabor rançoso me traz uma lembrança doce e marcante das minhas aventuras de infância entre amigos no período de férias, quando viajava para o interior do Estado. Depois de passar horas brincando, ficávamos à sombra dos cajueiros dos quintais catando o fruto do chão e fazíamos sucos, doces e aproveitávamos a castanha.

RECEITA: Bolo de festa de passa de caju

Ingredientes: 300g de manteiga, 3 xícaras de açúcar, 3 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de amido de milho, 2 xícaras de chocolate em pó, 3 xícaras de passas de caju, 1 xícara de cacau em pó, 2 xícaras de creme de leite, 2 colheres de sopa de fermento em pó, sal a gosto, 6 ovos, 800 ml de leite.

Preparo: Misture o açúcar com a manteiga batendo bem. Em seguida, adicione dois ovos mais uma xícara de farinha de trigo. Para cada dois ovos, adicione uma xícara de trigo até acabar a farinha. Acrescente o leite, o amido de milho, o chocolate, o creme de leite e o fermento sempre mexendo bem. Por fim, adicione as passas de caju e o sal. Finalizado o creme, unte uma forma com trigo e manteiga. Despeje o creme na forma levando-a ao forno, em fogo médio (de 40 minutos a 1h20).

Rendimento: 6 pessoas.

Nenhum comentário :