segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aquele Beijo (ESTREIA)


A faixa das sete na tevê é conhecida por exibir novelas leves, com pegadas cômicas. É justamente isso que Miguel Falabella gosta de explorar quando escreve. Sua próxima trama, "Aquele Beijo", que estreia nesta segunda-feira, 17 de outubro, aposta no humor.


"Quantas vezes você já cruzou com o grande amor da sua vida sem se dar conta disso?". A partir daí, Falabella teve a ideia de se colocar como narrador da própria novela. Assim, pode interferir nas tramas dos personagens e mudar o rumo da história de maneira explícita para o público. "Por exemplo, tem uma situação em que a Giovanna e o Ricardo entram em um hotel e o narrador interfere, fala sobre as coincidências. Por que não apresentar uma coincidência ainda maior se colocarmos um narrador?", questiona, referindo-se a Giovanna Antonelli e Ricardo Pereira, intérpretes dos protagonistas Cláudia e Vicente.


"Vejo humor até nos piores momentos da vida. Temos de ter a capacidade de rir de nós mesmos", acredita. Sem grandes pretensões, o folhetim, com direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Cininha de Paula, é uma comédia romântica baseada nos encontros e desencontros que ocorrem a todo momento. "É uma novela que é a minha cara. Gosto de comédia e de brincar com o politicamente incorreto. E o horário me permite brincar mais", completa.


Na trama, ela namora Rubinho, de Victor Pecoraro, há muitos anos. E sonha em se casar de véu e grinalda, mas o rapaz não parece empolgado em assumir um compromisso maior. Frustrada, Cláudia dá um ultimato ao namorado quando surge uma viagem de trabalho para a Colômbia: ele precisa decidir se quer viver com ela até sua volta. "Falar de amor é uma coisa que todo mundo gosta. Gosta de ouvir, de sentir", acredita Giovanna.


A maior parte do elenco contou com a ajuda de Sérgio Penna, renomado preparador de cinema. Durante um mês, os atores visitaram locais que pudessem funcionar como referências para seus personagens. Entre eles, uma comunidade carente e lojas de moda, além de outros que tivessem a ver com assuntos explorados na trama. Ricardo Pereira, por exemplo, aproveitou para conhecer de perto o trabalho de um procurador público. Afinal, interpreta Vicente, um advogado engajado em causas sociais e filho da dona de um restaurante. "Assisti a várias audiências. Fomos também a uma comunidade para ver de perto a realidade de quem mora por lá. Passei dois dias em um orfanato e ainda trabalhei em uma adega portuguesa", enumera.


Vai ser um encontro inusitado com Vicente, inclusive, que fará a vida de Cláudia mudar. Ele ainda é apaixonado por sua ex-namorada, Lucena, de Grazi Massafera, que o deixou por se sentir abandonada em um momento em que Vicente só queria se dedicar aos estudos e ao trabalho. A moça se casa em Cartagena e o advogado resolve ir até lá se declarar – ou acabar de vez com a esperança que ainda carrega.


"Ele é um cara com sucesso que só se importou com o trabalho e não com o amor. Agora, quer cuidar da paixão", conta Ricardo. Para ambientar a trama, foram construídos, além de 25 cenários em estúdio, um pequeno bairro, uma loja de luxo, uma comunidade e um casarão abandonado. "Fizemos uma construção seguida de desconstrução para dar uma verdadeira aparência de abandono", explica o cenógrafo Keller Veiga. No total, são duas cidades cenográficas que ocupam uma área de 8.800 m².


Marília Pêra vai dar vida à Maruschka, uma empresária de origem humilde que hoje comanda com mão de ferro a megaloja de luxo Comprare.

“A Comprare é fruto do trabalho dela, da dedicação e obstinação”, afirma Marília.


As primeiras cenas foram feitas na cidade portuária Cartagena das Índias. A Colômbia foi o país escolhido pelo autor Miguel Falabella, pelo diretor de núcleo Roberto Talma e pela diretora geral Cininha de Paula para ser palco da nova novela das sete por causa de sua característica romântica.

Cininha conta que, inicialmente, a ideia foi escolher um país de língua latina e que não tivesse fuso horário para que tudo acontecesse simultaneamente no Brasil e lá.

“Em um primeiro momento pensamos na Argentina e no Chile, mas quando recebemos a dica de Cartagena das Índias, não restaram mais dúvidas. É uma cidade onde duas pessoas podem se apaixonar. Chegamos lá e ficamos tomados por essa magia que é Cartagena", afirma a diretora, que ficou deslumbrada com a recepção calorosa dos colombianos.


Quem é Quem

Cláudia (Giovanna Antonelli) - Jovem e bem-sucedida designer. Mulher batalhadora e romântica, que sonha em se casar na igreja com tudo o que tem direito. Namorada de Rubinho (Victor Pecoraro). Em uma viagem à Colômbia, conhece Vicente (Ricardo Pereira) e vê seu futuro mudar. Filha de Regina (Nívea Maria) e irmã de Camila (Fernanda Souza).
Vicente (Ricardo Pereira) - Advogado, Procurador do Estado, filho de Amália (Marina Motta), dona do restaurante Sonho D´Aveiro. Luta ao lado dos moradores do Covil do Bagre para que a comunidade não seja expulsa para a construção de uma megaloja. É apaixonado pela ex-namorada, Lucena (Grazi Massafera), mas a paixão fica abalada quando conhece Cláudia.
Rubinho (Victor Pecoraro) - Namorado de Cláudia, a contragosto de sua mãe Maruschka (Marília Pêra). Trabalha na loja da família. É um rapaz mimado que não decide o que quer da vida. Mantém uma relação com Cláudia há anos e será pressionado por ela a tomar uma atitude.
Lucena (Grazi Massafera) - Modelo, ex-namorada de Vicente. Sentindo-se deixada de lado pelo namorado - que só pensava em estudar - ela termina o relacionamento e vai para Colômbia, onde se casa. Mas sua nova relação não será bem sucedida e ela voltará para o Brasil.

Família de Cláudia
Regina (Nívea Maria) - Mãe de Cláudia e Camila, trabalha como governanta na casa dos Lemos de Sá, onde criou as duas filhas. Amiga de longa data de Maruschka, de quem guarda um segredo do passado.
Camila (Fernanda Souza) - Casada com Ricardo (Frederico Reuter), com quem tem um filho pequeno, vive infeliz e reclamando da vida. Ela sonha em ter uma vida com mais conforto e não se conforma com a pouca ambição de Ricardo.
Ricardo (Frederico Reuter) - Um médico humanista, muito envolvido com seu trabalho e casado com Camila. Ajuda muito as crianças do Lar da Mão Aberta e não reconhece mais em Camila a mulher por quem se apaixonou.

Família Lemos de Sá
Maruschka (Marília Pêra) - Casada com Alberto (Herson Capri), mãe de Rubinho, comanda a poderosa loja de artigos de luxo Comprare. É uma mulher amarga e que carrega um grande segredo de seu passado. Não aceita o namoro de seu filho com Cláudia, por causa da origem humilde da jovem.
Alberto (Herson Capri) - Marido de Maruschka e pai de Rubinho, sonha em abrir uma expansão da Comprare no terreno onde está instalada a comunidade do Covil do Bagre e o Lar da Mão Aberta. Ele acabará se envolvendo com Sarita (Sheron Menezzes), a líder da comunidade.
Mirta (Jaqueline Laurence) - Mãe de Maruschka, com quem mantém uma complicada relação. Está sempre envolvida com jogos e acaba pedindo socorro à filha. Mas é a ela que Maruschka pede conselhos em seus momentos mais delicados.
Brigitte (Juliana Didone) - É a segunda assistente de Maruschka. Apaixonada por moda, está sempre disposta a ajudar sua chefe. Não medirá esforços para conseguir seduzir Rubinho.

Família de Sarita
Sarita (Sheron Menezzes) - Uma jovem batalhadora, estudante de Direito, que trabalha no salão de Ana Girafa (Luis Salém). É a líder comunitária da comunidade do Covil do Bagre e luta para que os moradores não sejam expulsos de lá. Junto com a irmã Marisol (Mary Sheyla), foi deixada pela mãe no Lar da Mão Aberta ainda criança.
Grace Kelly (Leilah Moreno) - Prima de Sarita e Marisol, também foi abandonada ainda criança no Lar da Mão Aberta. Mora no Covil do Bagre com Eveva (Maria Gladys), uma grande amiga de sua mãe. Trabalha na Comprare e é muito ambiciosa. Não poupará esforços para vencer na vida.
Marisol (Mary Sheyla) - Irmã de Sarita. Trabalha como costureira na Shunel e se revelará uma grande estilista. É funcionária de Locanda (Stella Miranda) e Felizardo (Diogo Vilela).
Deusa (Zezeh Barbosa) - Mãe de Grace Kelly. Abandonou a filha ainda criança e foi tentar a vida na Europa. Voltará ao Brasil depois de 20 anos, como uma rica condessa. Seu dinheiro despertará o interessa da filha por ela.
Ana Girafa (Luis Salém) - Cabeleireiro, dono de um salão no Covil do Bagre. Ajudou a criar as primas Marisol, Sarita e Grace Kelly. Também trabalha fazendo shows.

Família de Felizardo
Locanda (Stella Miranda) - Dona da Shunel, casada com Felizardo. Trata suas funcionárias muito mal. Sonha em ser Maruschka Lemos de Sá, mas não tem o gosto refinado da dona da Comprare.
Felizardo (Diogo Vilela) - Marido de Locanda, mas não pode ver um rabo de saia. Comanda a confecção Shunel com a mulher. E sempre deixa muito claro que, naquela casa, é ele quem manda.
Raíssa (Maria Maya) - Filha de Felizardo e Locanda, não quer nada na vida, mas consegue um trabalho de vendedora na Comprare. É namoradeira e já teve "casinhos" com quase todos os homens da área, mas mantém um relacionamento com Sebastião (Raoni Carneiro).
Agenor (Fiuk) - Irmão de Raíssa, trabalha na Shunel com os pais, mas não leva o seu ofício muito a sério. Namora Belezinha (Bruna Marquezine), mas é mulherengo. Mantém um caso com Brigitte (Juliana Didone).

Família de Otília
Dona Otília (Patrícia Bueno) - Senhora generosa, dona do Lar da Mão Aberta. Briga com Alberto pela permanência do Lar no terreno e não aceita vender a casa, apesar das dificuldades pelas quais vem passando. Mãe de Estela (Cynthia Falabella).
Olga (Maria Zilda Bethlem) - Irmã de Otília, também comanda o Lar da Mão Aberta. Mas não tem pela instituição ou pelas crianças o mesmo carinho de Otília. Tentará se aliar a Alberto para vender o casarão.
Estela (Cynthia Falabella) - Filha de Dona Otília. Sempre se sentiu rejeitada por ela por achar que só os órfãos tinham a sua atenção. Mas cuidará do Lar quando o inesperado acontecer.

Família de Íntima
Íntima (Elizangela) - Casada com Bob Falcão (Sandro Christopher), tenta se realizar através de sua filha Belezinha e controla todos os passos da adolescente. Mantém um caso às escondidas com seu vizinho de muro, Felizardo.
Bob Falcão (Sandro Christopher) - Sonhador, se apresenta como cover de Elvis Presley em festas e eventos. Faz questão de dizer que canta com a sua própria voz porque tem talento de sobra. Tenta ajudar a filha a se livrar da pressão da mãe.
Belezinha (Bruna Marquezine) - Adolescente que participa - obrigada pela mãe - de até quatro concursos de miss por semana. É quem sustenta a casa. Namorada de Agenor, sofre com o jeito mulherengo do rapaz.

Nenhum comentário :