domingo, 10 de julho de 2011

Garanhuns (“TOUR” com Gretha Las Vegas)


Nada melhor que uma boa viagem para desopilar! Principalmente se vier na companhia de um bofe escândalo e cheio do aqué, de preferência! No “TOUR” de hoje, escolhi mostrar a cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco. Um lugar pra lá de aconchegante, do jeito que todo mundo gosta.



Se iniciou no século XVII sento contemporânea às guerrilhas dos escravos fugidos para o Quilombo formando fazendas e sítios. Em 1700, foi instalada a capitania do Ararobá. Em 1762, o povoado de Ararobá passou a se chamar Povoação de Santo Antônio de Garanhuns que passou a ser município em março de 1811.

Em 1878, o deputado provincial Silvino Guilherme de Barros, o Barão de Nazaré, se encantou pela vila e ao retornar para Recife apresentou um projeto de lei elevando a vila à cidade.

Na data de 04 de fevereiro de 1879, foi sancionada a lei que eleva a vila de Garanhuns à cidade. A partir daí, a cidade se destacou na agropecuária, pecuária e no comércio. Em 1892, se instalou o primeiro governo autônomo de Garanhuns sendo o Major Antônio da Silva Souto o primeiro prefeito.



Garanhuns é um município brasileiro do estado de Pernambuco.
Localizando-se na região montanhosa do Planalto da Borborema, é também conhecido como a Suíça Pernambucana, por causa de seu clima ameno no verão e temperaturas baixas no inverno, atípico para o resto da região. Outras alcunhas são Cidade das Flores ou Cidade da Garoa.

Garanhuns foi a terra natal do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que nasceu quando o atual município de Caetés era um seu distrito integrante.



O clima de Garanhuns atrai muitos turistas tanto no verão quanto no inverno. Durante o mês de julho, as atividades turísticas se intensificam, devido ao "Festival de Inverno de Garanhuns", realizado desde o ano de 1991. É um dos festivais mais conhecidos no estado de Pernambuco, atraindo artistas e oferecendo shows gratuitos.

Destacam-se vários pontos turísticos, como o Relógio das Flores, o Palácio Celso Galvão, o Parque Euclides Dourado (ou Parque dos Eucaliptos), o Parque Ruben Van Der Linden (ou Parque Pau-Pombo), o Castelo de João Capão, o Cristo do Magano, o Mosteiro de São Bento, o Monumento do Ipiranga, o Seminário São José e as Sete Colinas



RELÓGIO DE FLORES

AVENIDA RUI BARBOSA - EM FRENTE À RÁDIO JORNAL - Construído em 1979 na praça Tavares Correia, é o único no Norte e NOrdeste. Tem quatro metros de diâmetro e funciona a cristal de quartzo. Os números são feitos com plantas e flores.



PRAÇA TAVARES CORREIA

Por ser florida e gramada a praça é um dos cartões postais da cidade. É nesta praça que fica o Relógio de Flores. Há também um busto em bronze de Tavares Correia.



Rádio Jornal de Garanhuns

ANTIGA RÁDIO DIFUSORA DE GARANHUNS - AVENIDA RUI BARBOSA, 1236 - HELIÓPOLIS - (87) 3762.2411



SEMINÁRIO SÃO JOSÉ

AVENIDA RUI BARBOSA - HELIÓPOLIS - AO LADO DO COLÉGIO EVANGÉLICO XV DE NOVEMBRO



PRAÇA SOUTO FILHO - HELIÓPOLIS - EM FRENTE AO COLÉGIO EVANGÉLICO XV DE NOVEMBRO - Localizada na Praça Souto Filho, possui canteiros floridos e arborização acolhedora. No final da tarde, os pássaros passam pela fonte e se recolhem nas Palmeiras Imperiais



IGREJA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO - Construída entre 1957 e 1962, teve projeto arquitetônico do engenheiro Albert Reithler e de Pierre Reithler. Para ser erguida, houve participação do povo, que contribuiu com doações de material de construção. Foi inaugurada oficialmente no dia 08 de dezembro de 1962, quando a torre, calçada e o piso estavam prontos. Depois da inauguração, os trabalhos de acabamento continuaram. A torre sineira foi construída na década de 70 e fica na parte externa da igreja. Uma imagem de Santo Afonso adorna a igreja. Nos altares há painéis com azulejos e crucifixo com a imagem de Cristo.



MOSTEIRO DE SÃO BENTO

PRAÇA TIRADENTES, 223 - SÃO JOSÉ - (87) 3761.0035 - A construção que data de 1940, foi feita em tijolo aparente e lembra os mosteiros beneditinos. Árvores grandes como pinheiros e flamboyant, ficam em volta do mosteiro. Uma cruz em relevo numa grande torre na entrada chama a atenção. Tem claustro, cripta e uma capela moderna. A capela, os vitrais e um painel que faz alusão ao apocalipse são obras do paulista Cláudio Patos. O Mosteiro funciona como escola de formação de monges e fabrica hóstias. Há também uma loja onde os beneditinos vendem sírios, ícones, pinturas e licores artesanais de jenipapo, chocolate e ameixas.



CENTRO CULTURAL ALFREDO LEITE CAVALCANTE - Construção do século 19, o Centro Cultural é um exemplar da arquitetura inglesa. Tem características semelhantes às edificações da rede ferroviária. Sua fachada tem três portas e quatro janelas, todas com treliças no alto e protegidas por meia grade de ferro batido. O local trata-se da antiga estação ferroviária de Garanhuns que foi restaurada e transformada, em 1979, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. Além de ser a sede para espetáculos teatrais, o Centro Cultural abriga atualmente, as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo.



PRAÇA GUADALAJARA
AO LADO DO CENTRO CULTURAL - Local de realizações de grandes eventos populares.



CASA DO ARTESÃO DE GARANHUNS
RUA GENERAL DANTAS BARRETO - SÃO JOSÉ - EM FRENTE AO CENTRO CULTURAL ALFREDO LEITE CAVALCANTE - Trabalhos bem elaborados por artistas da terra.



PRAÇA MONSENHOR ADELMAR DA MOTA VALENÇA - Canteiros floridos e árvores de médio e grande porte dão graça à praça. NO centro, há um caramanchão de buganville, construído em cimento. A praça está edificada nas proximidades do tradicional Colégio Diocesano de Garanhuns, motivo pelo qual adotou o nome de um dos principais educadores do Colégio e da Região, O Monsenhor Adelmar da Mota Valença.



CENTRO DE GARANHUNS
Ampla visão da Avenida Santo Antonio numa manhã de domingo.




GASTRONOMIA - Uma buchada irresistível - JC publicado em 06.07.2009. Prato do Restaurante de João Batista de Sá, mais conhecido como Gago, em Garanhuns conquistou os visitantes. Aspecto e gosto exóticos são a marca da buchada de bode. Nascido em Floresta, onde buchada é tão comum quanto o arroz com feijão para o resto do País, João Batista de Sá, 63, levou para Garanhuns a Buchada do Gago, considerada uma das melhores do País. Há dez anos consecutivos o prato está no Guia Quatro Rodas e aparece na lista de favoritos de revistas especializadas. Quem nunca experimentou, fica com um pé atrás antes de prová-la. Isso porque a receita exige cuidados, como escolha dos condimentos e higienização dos ingredientes, que devem ser seguidos à risca. porém, depois de provar a delícia, a opinião muda. (...). Serviço: Buchada do Gago, Garanhuns ( Rua Mariano Filho, 1, Vila do Quartel. Fone:(87) 3761.3894.

PRINCIPAIS HOTÉIS E POUSADAS EM GARANHUNS-PE

Hotel Petropólis
Praça Bandeira, 129 - Centro Fone: 87 3761-0125 -

Hotel Garoa
Praça Dr. Manoel Jardim, 302 - Centro Fone: 87 3762-4320 -

Pousada Cidade Serrana
Rua Luiz Roldão de Araújo, 519 - Heliópolis Fone: 87 3761-0122 -

Hotel Rodrigues
Av. Rui Barbosa, 688 - - Fone: 87 3761-0441 -

Mael Plaza Hotel
Av. Júlio Brasileiro, 613 - - Fone: 87 3762-1222 -

Hotel Tavares Correia
Av. Rui Barbosa, 296 - - Fone: 87 3762-0250 - 87 3763-1638

Azevedo Hotel
Rua Coronel Antônio Souto, 57 - - Fone: 87 3762-6969 -

D´Nyl Hotel
Praça Dom Moura, 302 - - Fone: 87 3761-0998 -

Hotel Maville
Av. Santo Antônio, 187 - Centro Fone: 87 3761-0414 -

Hotel Real
Av. Júlio Brasileiro, 1473 - - Fone: 87 3761-2160 -

Hotel Ipanema
Praça Dr. Manoel Jardim, 42 - Centro Fone: 87 3763-1232 -

Hotel Permanente
Av. Santo Antônio, S/n - Centro Fone: 87 3762-9080 –

Monte Sinai Hotel
Rua Quinze de Novembro, 179 - Centro Fone: 87 3761-7583 -

Colinas Hotel
Rua Dr. José Mariano, 401 - Centro Fone: 87 3761-5369 -

Hotel Diplomata
Rua Doutor José Mariano, 194 - São José Fone: 87 3761-0539 -

Hotel Veloso
Rua Melo Peixoto, 125 - - Fone: 87 3762-1950 -

Garanhuns Palace Hotel
Av. Rui Barbosa, 626 - - Fone: 87 3761-3550 -

Hotel Village Express
Av. Santo Antônio, 149 - Centro Fone: 87 3761-3624 –



• Festival de Inverno de Garanhuns

O evento consolida a cidade como polo agregador das expressões populares de todas as regiões do Estado. Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, o festival recebe todos os anos, centenas de atrações, em 14 polos de animação com shows, espetáculos teatrais, intervenções artísticas, exposições, apresentações circenses, performances de dança, mostras de cinema, oficinas, debates e atividades de formação.

• Festival de Música e Arte de Garanhuns
• Festival da Jovem Guarda
• Festival Gastronômico Garanhuns Sabor das Flores
• Espetáculo Jesus Alegria dos Homens
• Garanhuns Jazz Festival
• Garanheta
• Garanhuns Moto Fest
• Guará Moto Fest
• Fúria Night
• Forrock Guará
• Boião' s Bar Fest

Nenhum comentário :