quarta-feira, 22 de junho de 2011

O Astro: Elenco e equipe se reúnem e são apresentados à imprensa (ANTENADO)


A minissérie O Astro, especial da Rede Globo em homenagem aos 60 anos da teledramaturgia brasileira, foi apresentada à imprensa nesta terça-feira, dia 21. Autores, diretores, elenco e produção se reuniram em torno do cenário da Construtora Mello Assunção, da qual Amanda (Carolina Ferraz) é herdeira. Realizada em um dos estúdios da Central Globo de Produção, a coletiva teve início com o diretor de núcleo Roberto Talma que, logo em seguida, passou a palavra ao diretor-geral Mauro Mendonça Filho. Empolgado com o projeto, ele apresentou o elenco e chamou a exibição do clipe da minissérie:

- Estamos homenageando a maior...a Janete Clair. Ela foi a melhor dramaturga, a mais livre.


Geraldo Carneiro declamou seu poema "O tal total" para sintetizar o sentimento que, para ele, uniu a equipe neste trabalho: o amor.

- O amor é o tal total que move o mundo, a tal totalidade tautológica, o como somos: nossos cromossomos / nos quais nunca se pertenceu ao nada: só pertencemos ao tudo total que nos absorve e sorve as nossas águas e as nossas mágoas ficam revoando como se revoltadas ao princípio, àquele princpício originário onde era Orfeu, onde era Prometeu, e continua sendo sempre lá / o cais, o never more, o nunca mais, o tal do és pó e ao pó retornarás.

Já Alcides Nogueira agradeceu a Francisco Cuoco e a Regina Duarte, a quem denominou “O Astro” e “A Astra”, respectivamente. Em referência à grande autora de teledramaturgia, Janete Clair, o autor clamou:

- Que a Nossa Senhora das Oito esteja ao nosso lado.


Neste clima de homenagens e confraternizações, Francisco Cuoco, reiterou que a escolha de Rodrigo (Lombardi) para o papel de Herculano Quintanilha foi perfeita:

- Existem momentos que eu chego a me confundir com ele.

E o protagonista Rodrigo Lombardi se derreteu ao falar de seu antecessor:

- É maravilhoso contracenar com Chico (Francisco Cuoco). Ele é minha ametista. Ele tem ganância, mas é também um sujeito bom. Um cara normal e absolutamente atual - comentou o ator, referindo-se ao personagem como um herói “torto”.


O Astro estreia dia 12 de julho. A minissérie tem direção de núcleo de Roberto Talma, direção geral de Mauro Mendonça Filho e direção de Fred Mayrink, Allan Fiterman e Noa Bressane. A releitura da obra de Janete Clair é escrita por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro.

Nenhum comentário :