domingo, 26 de dezembro de 2010

ARAGUAIA: Mariquita se recorda de quando viu uma índia Karuê na juventude (SE LIGUE NAS NOVELAS)


“Onde ela está? Para onde foi Estela?”, pergunta Mariquita (Laura Cardoso), decidida. Solano (Murilo Rosa) e Manuela (Milena Toscano) não sabem bem o que responder. Por fim, o gaúcho diz que provavelmente a índia está morando numa cabana na mata, com o avô.

Com firmeza e autoridade irrefutável, Mariquita se levanta e ordena: “Tu ficas aqui, Solano, Rangel. Não te quero comigo agora. E tu, guria, me leva até Estela. Agora!”. As duas saem de carro rumo ao matagal. E chegando ao local que leva à cabana de Ruriá (Turíbio Ruiz), Mariquita despensa Manuela e segue sozinha: “Não se preocupe. Agora é comigo!”.


Na trilha, no mato, Mariquita chama pela avó de Solano: “Me ajuda, Antoninha, me ajuda, minha amiga”. E à medida que segue, vai encontrando objetos indígenas pelo caminho. “Esses desenhos... Eu me lembro desses desenhos”, diz, puxando pela memória. Como se a falecida Antoninha (Regina Duarte) estivesse ali, ao seu lado, Mariquita conversa olhando para o alto: “Tu lembras também, Antoninha? Lembra daquela índia?”

Nessa hora, vemos Mariquita e Antonia ainda jovens, rindo e se divertindo numa cena corriqueira próxima à estância. Subitamente, elas ouvem ruídos, olham em torno e avistam uma jovem índia. A karuê usa um vestido simples e tem o rosto pintado com grafismos semelhantes aos usados hoje por Estela (Cleo Pires). Mas, ao tentarem fazer contato com ela, a índia foge sem deixar vestígios. Quem sabe, não era parente de Estela?

A cena vai ao ar nesta quarta-feira, 29/12.

Nenhum comentário :