quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Conheça Maria Eugênia, dona da voz doce da música de abertura de Araguaia (ULTIMAS NOTICIAS)


Muita gente tem se perguntado de quem é a voz doce que interpreta "Companheiro", música de abertura de Araguaia. Trata-se da goiana Maria Eugênia, batizada pelo diretor Marcos Schechtman como “a voz de Goiás”.

“É maravilhoso estar com uma música na abertura de uma novela que se passa em minha terra, uma música simples, com uma letra otimista e uma mensagem linda. Eu acho que estou mesmo numa hora mágica. Isso foi como um prêmio para mim. Acho que o Marcos (Schechtman) entendeu de alguma forma o meu coração”, disse a cantora.

Quem pensa que a escolha de uma trilha sonora é fácil, se engana. É preciso ouvir milhares de músicas, realizar pesquisa da história, da região e da cultura local. O diretor geral Marcos Schechtman explica como foi o processo.

“Buscamos cantores de Goiás para fazer parte da trilha e um CD com ‘Companheiro’ caiu nas nossas mãos. Assistimos a programas regionais, falamos com muita gente e ouvimos cerca de 2 mil músicas, mas foi essa que traduziu o encantamento que a região provoca. Além disso, casou perfeitamente com as belas imagens. Essa música foi muito cantada pelo elenco durante as gravações no Araguaia. Ficou na cabeça de todo mundo”.

A canção “Companheiro” é de autoria de Naire e Tibério Gaspar. Por coincidência, o pai do compositor Naire foi integrante de um dos primeiros grupos a acampar às margens do Rio Araguaia, ainda em 1936. E a música foi escrita na época da ditadura, em 1970, gravada em 1971 e regravada por Maria Eugênia em 2008 para o CD “MPB em Goiás”, em homenagem aos compositores regionais.

“Dediquei minha vida à música, estudei piano, me formei em música, fui professora. Mas o canto me pegou de jeito, fui participar de um concurso de canto apenas para desafiar minha timidez. Conheci compositores que começaram a me pedir para interpretar suas músicas nos festivais, me encantei com esse trabalho de recriar, arranjar novas e antigas músicas e nunca mais parei”, contou Maria Eugênia.

O título de estreante só serve para novelas. Há 18 anos trabalhando com música, Maria Eugênia tem nove CDs solo, quatro de projetos em parceria e dois DVDs. Já fez turnê pelo Brasil e em países como Portugal, México e Argentina.

O CD da trilha sonora nacional de Araguaia chega às lojas agora em novembro pela Som Livre.

Nenhum comentário :