domingo, 14 de novembro de 2010

ARAGUAIA: Solano descobre a maldição (SE LIGUE NAS NOVELAS)


Finalmente, Solano (Murilo Rosa) abre os olhos para a mensagem oculta no caderno de receitas que foi de Antoninha (Regina Duarte). Apesar dos vários alertas, ele nunca dera ouvidos ao que dizia Terê sobre a maldição que recaía sobre os homens de sua família. Ria quando ela lhe dizia que ele era potencialmente a próxima vítima. Mas agora tudo faz sentido.

Cheio de curiosidade depois de várias coincidências na sua vida, Solano pega o caderno e lê do início ao fim. “O que pode ter de tão secreto num caderno de receitas”, ele se pergunta ao abrir o caderno e ver espalhada pelas páginas uma série de receitas antigas.

De repente, ele se depara com uma frase significativa: “Eu vivia na estância de meu pai, no Rio Grande. Era uma vida tranquila, até o dia em que a estância foi invadida por um bando de índios da tribo Karuê.”

Dali em diante, Solano não para mais. As horas passam e ele não se levanta da poltrona para nada, totalmente absorvido pela leitura. Pouco a pouco, folha a folha, ele vai descobrindo o que as várias gerações de sua família passaram graças à maldição. Mariquita (Laura Cardoso) tenta interrompê-lo, mas Solano não permite. Ele não quer parar de ler: “Aqui tem a nossa história. A história da nossa família. E se tudo que está escrito aqui for verdade, é uma história muito triste”.

No dia seguinte, já no fim do livro, Solano percebe a presença de Estela (Cleo Pires). “Solano, você não dormiu? Está pálido, assustado”, diz ela. Ele responde com uma resposta enigmática: “Você também estaria se tivesse lido o que eu li”. Ele se lamenta por ter zombado dos alertas de Terê.

“Meu pai veio pro Araguaia e morreu! Terê avisou para ele não vir! E estava escrito aqui! Eu também vim para morrer” Estela diz que tudo é bobagem e que ele não deve acreditar em crendices, mas Solano está determinado: “Agora entendo! Eu sou um homem marcado para morrer no Araguaia”

A cena vai ser exibida nesta segunda-feira, 15/11.

Nenhum comentário :