segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Clandestinos: Saiba mais sobre o elenco da nova série da Rede Globo (ULTIMAS NOTICIAS)

João Falcão se inspirou em pessoas que sonhavam com a oportunidade de serem atores (Foto: Divulgação TV Globo)

Durante a coletiva de imprensa de apresentação de Clandestinos, o Sonho Começou, que acontece nesta segunda-feira, 18, no Rio de Janeiro, os jovens atores falam sobre seus papéis e as dificuldades do início da carreira. A nova série da Rede Globo, que tem estreia prevista para 4 de novembro, traça o perfil de iniciantes no teatro que, motivados por seus sonhos, vieram de diferentes locais do Brasil para tentar a sorte na peça de Fábio (Fábio Enriquez). Os personagens levam o mesmo nome dos atores que os interpretam, deixando ainda mais tênue a definição do que é real e do que é ficcional na série.

Autor e diretor-geral da série, João Falcão explica o que o inspirou a escrever Clandestinos:

- Muitas pessoas que sonham com uma oportunidade no Brasil inteiro. E eu sei bem o que é isso. Nos anos 60 eu vim pra cá e quando cheguei aqui eu não era ninguém. Eu não dei certo, voltei para a minha terra e continuei a minha vida por lá. Por isso que eu resolvi fazer um trabalho sobre essa batalha. Eu me impressiono por essas pessoas não desistirem da carreira de artista, é quase um sacerdócio, uma religião.



Adelaide de Castro veio para o Rio de Janeiro com 18 anos (Foto: Divulgação TV Globo)

Entre as atrizes selecionadas no teste, está Adelaide, vivida por Adelaide de Castro. Na trama, a atriz vive uma jovem vinda do interior de Minas Gerais para o Rio de Janeiro com o objetivo de fazer o teste de elenco. Adelaide fala sobre sua experiência real:

- Está sendo muito mágico. Eu vim para o Rio só com 18 anos para fazer o teste para a peça. Foi a primeira vez que eu participei de uma peça profissionalmente. E agora veio o seriado que ainda é muito mais incrível. Entrei no teatro pela primeira vez e me assustei com aquela luz. Agora, eu tenho a oportunidade de mostrar isso para muita gente, o que é mais fantástico ainda.

Adelaide de Castro conta sobre suas semelhanças com a personagem:

- Nem tudo que está na personagem é realmente real porque o João Falcão usou histórias de todo mundo como inspiração. Ele misturou as histórias. Eu também sou cheia de sonhos e acreditava que tudo acontecia aqui no Rio mesmo. Também vim de uma família muito humilde. Eu realmente tocava saxofone em enterros, como a personagem (risos).


As gêmeas Michelle e Giselle Batista enfrentam o dilema de deixarem de ser 'a mesma pessoa' (Foto: Divulgação TV Globo)

Clandestinos tem ainda no elenco duas irmãs gêmeas, Giselle e Michelle Batista. As duas enfrentam o dilema de querer conquistar carreiras independentes e deixarem assim de ser “a mesma pessoa”. Conhecidas pelo papel que interpretaram em ‘Malhação’ como irmãs gêmeas, já tentaram ser diferentes, mas quanto mais tentam se distanciar, mais sucesso fazem juntas. Embora o teste com a irmã tenha sido feito separadamente, Giselle fala sobre as semelhanças com a gêmea:

- Tem o sonho de querer viver da arte, o que é muito difícil. A amizade e o carinho que existe entre nós duas, a gente joga sempre junto e para mim é um luxo fazer parte desse projeto com a minha irmã. Passar tanto tempo ao lado deles (da equipe) faz a gente acabar virando uma família.

A atriz fala ainda sobre sua expectativa para Clandestinos:

- Primeiro, que a peça bombe, que faça fila no teatro e que esse seriado sirva para fomentar o nosso trabalho no palco porque eu acho genial o poder da TV de atingir um grande número de pessoas.

Já Michelle conta detalhes sobre a personagem:

- O nosso personagem mudou muito porque no palco é um personagem muito mais lúdico, que meio que se divide. Já no seriado, nós somos duas.



Outra história de Clandestinos é a de Pedro (Pedro Gracindo). Diante da surpresa de uma gravidez não planejada de sua esposa, o jovem acaba deixando sua profissão de lado para tornar-se pai e “dona-de-casa” por tempo integral. Com o tempo, ele passa a achar a profissão de médica seguida por sua mulher muito mais importante que a sua, mas ela não vai deixar que ele abandone seus sonhos com tanta facilidade. O ator Pedro Gracindo exemplifica as diferenças entre a ficção e a sua realidade:

- Faço personagens diferentes na peça e no programa. A história do personagem é muito diferente da minha história na vida real. No seriado, meu personagem tem um filho e eu não tenho. O que tem em comum é que os dois vêm de família de artistas. Não dá para esconder, tá no meu sobrenome. Sou um estreante como o meu personagem porque, embora eu tenha feito muitas peças de teatro, atuar na TV foi muito difícil. Eu tiro o chapéu para todos os atores de TV.


Na trama de Clandestinos, o diretor/autor Fábio reencontra Hugo (Hugo Leão), amigo com quem contracenou no teatro na época de escola, em Brasília, e de quem acabou se afastando por motivos que ele prefere não revelar. O ator Hugo Leão ressalta a personalidade do personagem:

- Eu adoraria que a histórias do Hugo fossem as minhas histórias. É um personagem muito forte, com muita personalidade.

O baiano Emiliano (Emiliano D’Ávila) é fã de Wagner Moura e Daniela Mercury e sabe fazer de tudo um pouco: dança axé, joga capoeira e mexe com as mulheres como ninguém. Sobre as semelhanças com o personagem, Emiliano D'Ávila confirma sua simpatia natural:

- O que nós temos em comum é que os dois são baianos e que o João tirou de mim a energia, a simpatia, essa coisa de falar com todo mundo.

Emiliano conta ainda que gostou da experiência de fazer TV:

- A experiência de fazer TV foi boa. A câmera atrapalha um pouco a minha liberdade como ator, mas para mim isso não importa. O importante é fazer um bom trabalho, seja ele na TV, no cinema ou no teatro.


Marcela Coelho passou dois meses mandando relatos de sua vida para João Falcão (Foto: Divulgação TV Globo)

Outra personagem que reúne diversos talentos é Marcela (Marcela Coelho). Do interior de Minas, ela saiu de casa para estudar teatro e seu forte está nos musicais. A atriz relata sua experiência:

- Eu passei quase dois meses mandando relatos sobre a minha vida para o João escrever. Os meus sonhos e os sonhos da minha personagem são iguais e o João deu um jeito de realizar os meus sonhos em um clipe em que eu me torno uma estrela de cinema.

Uma das surpresas do enredo é o reaparecimento de Luana (Luana Martau), que foi apresentadora mirim de um programa de TV quando tinha 11 anos e dividia o palco com alguns meninos, um deles era o Fábio (Fábio Enriquez). Desequilibrada, ela culpa-o pelo declínio de sua carreira que começou no dia em que ele recusou o convite para ser seu par, ao vivo, no programa infantil. Luana Martau, que atuou como a Patrícia em Cama de Gato, destaca detalhes da atual personagem:

- A personagem é uma ex-artista mirim que fez muito sucesso até se envolver em um escândalo. Ela maltratava as pessoas que trabalhavam com ela. Agora ela quer limpar essa imagem do passado e mostrar que é uma boa atriz.

Um dos testes nada convencionais em Clandestinos é o de Alejandro (Alejandro Claveaux), que se incomoda por, após interpretar um modelo em uma novela, ter ficado estereotipado pelo público. Ele é capaz de fingir ser gago e até mesmo forjar uma amnésia para provar a Fábio (Fábio Enriquez) e Elisa (Elisa Pinheiro) que não é ator de um papel só. Alejandro Claveaux defende o personagem:

- Na história, ele é estigmatizado porque fez um papel em que era um modelo. Para provar para o produtor que ele é um bom ator, no teste, ele interpreta um gago, depois ele vira gay, depois vira um argentino, depois um macaco, depois ele revela que fez isso tudo porque é um bom ator. Estou torcendo muito para uma segunda temporada.


Alejandro (Alejandro Claveaux) teve um teste nada convencional (Foto: Divulgação TV Globo)

Já Eduardo (Eduardo Landim) é um personagem persistente, que busca uma saída para os papéis estigmatizados para negros, para os quais ele sempre foi escolhido, desde a época de teatrinho da escola. O ator Eduardo Landim fala sobre a diferença em trabalhar na TV:

- Eu não sei o que vai acontecer a partir de agora. Nunca me comuniquei com tantas pessoas. O diálogo na TV é muito diferente. Existe um "delay". Você não recebe uma resposta imediata. Comunica-se e espera a repercussão.

Ao longo dos episódios, a causa negra também será abordada pelo personagem Junior (Junior Vieira), jovem ator negro, filho de diplomata. O intérprete, Junior Vieira, explica:

- Meu personagem defende a causa negra bem consciente dos direitos, mas meio enlouquecido e fixado nessa questão do racismo. O personagem vai ter um final bem revelador relacionado a crítica social, mas eu não posso revelar agora.

Clandestinos conta também a história da nordestina não assumida Chandelly (Chandelly Braz), que vem para o Rio sonhando com o sucesso e acredita que só aprendendo o sotaque carioca vai conseguir seu espaço como atriz. Chandelly Braz separa as diferenças entre ela e a personagem:

- A minha vontade é de ser, além de atriz, artista, o que é diferente. De repente, a personagem não está ligando muito para isso, não. Ela só quer o glamour. Para mim, fazer a peça já é concretizar um sonho. Poder ver esse resultado em um trabalho artístico na TV é melhor ainda. É bom que a galera veja o que está por trás de todo o glamour.

A personagem Deborah (Deborah Wood) sonha em interpretar a mocinha, já que está cansada de fazer o papel de gordinha hilária. A atriz conta que teve que emagrecer para viver a personagem:

- O João pediu para eu emagrecer para o papel. Inicialmente, eu perdi 20 quilos para poder fazer Clandestinos na TV. Depois, eu me empolguei tanto, que acabei perdendo mais 20. Esse é o primeiro trabalho de visibilidade que eu faço e ele me deixa muito feliz, porque veio do teatro, que é o que eu amo.

Nenhum comentário :