sábado, 21 de agosto de 2010

A Liga, da Band (Giro Cult)



O programa “A Liga” da Band, é um verdadeiro show contra o preconceito. Nesta ultima terça-feira (17/08), o programa que é apresentado por Rafinha Bastos, Thaíde, Débora Vilalba e Rosanne Mulholland, mostrou como os brasileiros tem preconceitos de cor, sexualidade e de posição social. Os apresentadores, através de entrevistas, comprovaram que o Brasil tem um preconceito mascarado sobre vários setores da sociedade brasileira.

Foi feito um teste na saída do metrô de São Paulo, com as pessoas que passavam por lá. A equipe do programa colocou um casal de homossexuais se beijando em frente à estação. A reação das pessoas que passava pelo local, era de tamanho espanto e indignação.


Em outro bloco, Laci e Fernando, casal gay que foram expulsos do exercito brasileiro por conta de suas sexualidades, também falaram sobre preconceito e participaram de algumas entrevistas na rua, mostrando a reação dos brasileiros sobre o assunto.

O programa também mostrou um portador do vírus HIV, que foi demitido do emprego, depois de ter revelado sua soropositividade. O que podemos observar é o quanto as pessoas são desenformadas em relação a AIDS no Brasil. Um repórter fazia perguntas na ruas, sobre se poderiam pegar AIDS com o beijo ou através do uso dos mesmos talheres e muita gente dizia que sim. O que nos espanta é saber que as perguntas foram feitas na maior metrópole do Brasil: São Paulo.

Um teste também foi realizado, onde alguns convidados tentavam descobrir as profissões de outros participantes. O incrível foi que os que tentavam descobrir, não deixaram de levar em conta a raça e perfil dos participantes. O resultado foi surpreendente, pois, comprovando o preconceito, todos os convidados erraram na escolha das profissões dos participantes, chegando a duvidar que um médico de pele negra, não poderia ter a profissão.

“A Liga” é exibido todas as terças, à noite, na Band.

Nenhum comentário :