segunda-feira, 26 de julho de 2010

Saga de “Roque Santeiro” no cinema, pode chegar ao fim (POLEMICA MUNDO NOVELAS)



O autor Aguinaldo Silva, que já escreveu grandes sucessos para Globo, acaba de criticar o diretor Daniel Filho em relação ao suposto filme de “Roque Santeiro”.

Aguinaldo afirma que Daniel está tentando modificar a base do roteiro de “Roque Santeiro”, escrito por ele, para o cinema. Indignado, o autor desabafou sobre a escalação de Lázaro Ramos como protagonista:

“Ele não queria homenageá-la com um filme, mas sim, desconstruí-la – fazer sua própria versão da história, mudando-a radicalmente a ponto de transformar o falso santo padroeiro de Asa Branca num negro”.

Aguinaldo Silva ficou bastante chateado com as escalações de Daniel Filho e resolveu desistir do projeto:

“Por isso, após duas versões com as quais ele não concordou, eu o avisei por telefone de que estava tirando de suas mãos o meu roteiro”.

Aguinaldo Silva ainda relembrou uma opinião errada de Daniel Filho, sobre a sinopse da novela “Vale Tudo (1988)”, fenômeno de audiência na Globo e que o autor escreveu juntamente com Gilberto Braga.

“Tivemos momentos de grande tensão. Por exemplo, no começo de “Vale Tudo”, cuja sinopse ele achou ‘uma candidata ao fracasso’, a ponto de lutar até o fim pra que não fosse produzida. Enganou-se, é claro; mas nunca reconheceu isso”.

A melhor noticia desta historia é que “Roque Santeiro” deverá deixar o cinema, para ganhar uma nova versão na Rede Globo. Aguinaldo Silva já tem projeto para uma microssérie de quatro capítulos. Resta torcermos para que, em tempos de remakes, ele resolva escrever um novelão, tipo a primeira versão em 1985, com Regina Duarte, Lima Duarte e José Wilker. Ao mesmo tempo, geramos expectativas em relação aos atores que farão a nova versão da novela para TV. O autor também planeja uma versão em terras lusitanas.

“Roque Santeiro” foi escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva foi o co-autor da primeira versão em 1985. A novela ficou marcada na historia da TV, por ter sido censurada pela ditadura militar em 1975, depois de vários capítulos gravados. Se tivesse ido ao ar em 1975, a novela teria como protagonistas, os atores Lima Duarte, Betty Faria e Francisco Cuoco.

Nenhum comentário :