sexta-feira, 30 de julho de 2010

Gravidez de Cissa Guimarães e remake de "Irmãos Coragem" (DO ARCO DA VELHA)


Clique na foto para ampliar

O MUNDO NOVELAS homenageia a mãe e atriz Cissa Guimarães, que recentemente passou pela dor indescritível de perder um filho. O “DO ARCO DA VELHA”, desse mês, vem com uma pequena nota da revista “Amiga”, edição de 15 de março de 1991, falando da gravidez de Cissa, que esperava toda orgulhosa, a chegada de Rafael. A nota ainda comenta da preferência do musico Raul Mascarenhas (pai de Rafael), que desejava filhos gêmeos.



Clique na foto para ampliar


Em 01 de novembro de 1994, a revista “Contigo”, trouxe uma matéria sobre o remake da novela “Irmãos Coragem”, produzido pela Rede Globo. A reportagem falava da escalação do elenco da novela. Uma curiosidade é que a atriz Patrícia Pillar estava cotada para viver a personagem Lara, que sofria de tripla personalidade, pensando ser Diana ou Márcia. Patrícia Pillar recusou o papel que acabou ficando com Letícia Sabatella.

“Irmãos Coragem” foi um grande sucesso da Rede Globo, escrito pela saudosa Janete Clair em 1970, protagonizado por Tarcizio Meira, Glória Menezes, Claudio Marzo, Regina Duarte e Claudio Cavalcanti. Na versão estreada em 1995, a trama contou com a adaptação de Dias Gomes e protagonizada por Marcos Palmeira, Letícia Sabatella, Marcos Winter e Gabriela Duarte.

Destaque para o trecho que fala sobre a escalação de Laura Cardoso, vivendo a matriarca da família coragem num papel especial que foi vivido pela saudosa Zilka Salaberry na versão original. Na época, Laura Cardoso tinha acabado de fazer o remake de “A Viagem”, vivendo a marcante Dona Guiomar.

Gabriela Duarte voltava a fazer novela, desde “Top Model” em 1990. A atriz viveu Ritinha, personagem que foi de sua mãe, Regina Duarte, na primeira versão de “Irmãos Coragem”.
Clique na foto para ampliar
Outra curiosidade, foi em relação a escalação de outros papeis de destaque na novela, como Jerônimo Coragem e Índia Potira, vividos por Claudio Cavalcanti e Lucia Alves na primeira versão. A revista falou que até o fechamento da matéria, ainda não tinha sido escolhido os atores que fariam estes papeis. Os nomes mais cogitados para viver a índia Potira, eram Tereza Seiblitz (que acabou sendo a protagonista de “Explode Coração” no ano seguinte), Patrícia França (que acabou na micro-novela “O Fim do Mundo” no ano seguinte) e Camila Pitanga(que foi parar na novela “A Próxima Vítima” no ano seguinte). O papel ficou com a até então estreante, Dira Paes(que havia participado da novela “Araponga”, cinco anos atrás, na Rede Globo). Já o personagem Jerônimo Coragem, ficou com o ator Ilya São Paulo, que havia participado da novela “Perigosas Peruas” em 1992.

O remake de “Irmãos Coragem”, estreou em 2 de janeiro de 1995, às 18h, não conseguindo o sucesso alcançado na primeira versão em 1970.

Clique na foto para ampliar

Nenhum comentário :