domingo, 27 de julho de 2014

PAI HERÓI (TRILHA SONORA)


RETORNE AO MENU PRINCIPAL

RETORNE AO MENU PRINCIPAL

Em pleno final da década de 1970, a Globo e a Som Livre produz o que seria uma das melhores trilhas sonoras internacionais de novela. “Pai Herói”, até hoje, também é marcada pelo excelente repertório musical, ritmos daquela época e canções memoráveis. Uma trilha internacional romântica ao mesmo tempo dançante, ainda seguindo a onda das discotecas como em “Dancin’ Days”, trazendo hits que agitaram as pistas de dança daquele ano como ”I Will Survive” na voz de Gloria Gaynor, que, além de fazer estrondoso sucesso no ano de origem, ainda agitaria as décadas seguintes e se tornaria um dos hinos gays de todo planeta. “Sun Is Here” do Sun também é outro hit dançante contagiante. "Aa Aa Uu Aa Ee", de Zack Ferguson, não podia faltar numa festa ou na discoteca. Na verdade, a trilha sonora internacional é um clássico. Não adianta escolher uma música melhor, se romântica ou dançante, quando, na verdade, todas, absolutamente todas as músicas são extraordinárias.

A trilha sonora nacional também é composta por temas inesquecíveis, músicas de primeira qualidade como a própria “Pai” de Fábio Jr. Tem ainda a maravilhosa Maria Bethânia cantando “Explode Coração”, que foi o tema nacional de Carina (Elizabete Savalla) e André (Tony Ramos); ainda tem Paulinho da Viola, Alcione (quando era magérrima), Beth Carvalho, Moraes Moreira, Guilherme Arantes, Marina Lima (quando ainda era chamada apenas de “Marina” e começava a mostrar a que veio), Renato Teixeira, ou seja, só fera!

A música de abertura Pai, grande sucesso de Fábio Jr., foi apresentada pela primeira vez no seriado Ciranda Cirandinha, no episódio "Toma que o Filho é Teu", em 1978 e Janete Clair escolheu a música como tema de abertura de sua nova trama.

"Pai" era a primeira música do lado "B" do LP de Fábio Jr, lançado pela Som Livre em 1979. Em CD ela ocupa a posição de número 6.

A canção emocionante é a primeira música da trilha sonora nacional da novela.

"Pode esperar", na voz de Alcione, faz parte de "Alerta Geral", quarto álbum de estúdio da cantora brasileira, lançado em meados de 1978 pela gravadora Philips.

O samba gostoso, "Pode esperar", foi tema da personagem Ana Preta, vivida por Glória Menezes.

"Nos horizontes do mundo", de Paulinho da Viola, faz parte do álbum Paulinho da Viola, lançado em 1978.

"Passarinho", na voz de Beth Carvalho, faz parte de "De pé no chão", álbum lançado pela RCA, em 1978.

"Passarinho" foi outro tema da personagem Ana Preta.

"Explode Coração", na voz de Maria Bethânia, faz parte de Álibi, um álbum musical de 1978 da cantora.

O título foi originado da canção homônima do cantor brasileiro Djavan.

Foi o primeiro disco de uma cantora brasileira a ultrapassar a marca de 1 milhão de cópias vendidas.

Considerado um dos melhores discos da carreira da cantora, o disco coleciona sucessos, como "Sonho Meu", com participação da também baiana Gal Costa, "O Meu Amor", em dueto com Alcione, "Ronda", de Paulo Vanzolini, e "Explode Coração (Não Dá Mais Pra Segurar)" (autoria de Gonzaguinha), um dos maiores, ou talvez o maior sucesso da cantora.

"Explode Coração" foi tema romântico de André (Tony Ramos) e Carina (Elizabeth Savala).

"Espírito esportivo", de Moraes Moreira, faz parte do álbum "Alto Falante", lançado pela Som Livre em 1978.

"Cavalo bravo", de Renato Teixeira, faz parte do álbum "Amora", lançado pela RCA em 1979.

O paulista Renato Teixeira, é autor de conhecidas canções, como "Romaria" (grande sucesso na gravação de Elis Regina, em 1977), "Tocando em frente" (em parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia), "Dadá Maria" (em dueto com Gal Costa), "Frete" (tema de abertura do seriado Carga Pesada, da Rede Globo, além de "Amanheceu", também criou, junto com Sérgio Mineiro e Sérgio Campanelli o jingle "Balas de leite Kids", entre outros.

Em 1990, apresentou o programa Tom Brasileiro na Rede Record, no qual, além de cantar, apresentava artistas que valorizavam a música nacional.

Recentemente, Renato Teixeira compôs a música "Rapaz caipira", como crítica à atual música sertaneja de consumo, fazendo renascer a expressão "música caipira". É um defensor aberto da música de raiz, caipira, que ainda sobrevive apesar dos desvios da música sertaneja. Em 2010 gravou Amizade Sincera em parceria com seu amigo de longa data e outro bastião do gênero caipira, Sérgio Reis. Também compôs uma canção com Victor Chaves, da dupla Victor & Leo.

"Meu drama", de Roberto Ribeiro, faz parte do álbum Roberto Ribeiro, lançado pela Odeon em 1978.

Roberto Ribeiro foi um cantor e puxador de samba-enredo brasileiro. Sambista do Império Serrano, Roberto Ribeiro construiu uma respeitável carreira de intérprete e compositor desde a segunda metade da década de 1960. De voz bem timbrada e enxuto fraseado, seu repertório incluíam sambas de todos os tipos, como afoxés, ijexás, maracatus e outros ritmos africanos. Tem mais de 20 discos gravados, com sucessos populares como as canções "Acreditar", "Estrela de Madureira", "Todo Menino É um Rei", "Vazio", "Malandros Maneiros", "Fala Brasil" e "Amor de Verdade".

"14 anos", de Guilherme Arantes, faz parte de "A cara e a coragem", terceiro álbum de estúdio do cantor e compositor paulista, lançado pela Warner Bros Records em 1978.

Foram lançados dois compactos deste álbum: um duplo, com Viva!; Mas Ela Não Quer, Mas Ela Não Pode; De Igual Pra Igual e 14 Anos, além de um compacto simples, com as músicas Viva! e De Igual Pra Igual.

Este disco foi relançado, em 1996 no formato de CD na série Dois é Demais, juntamente com o álbum Guilherme Arantes de 1982. Depois disso, os dois álbuns foram lançados juntos de novo, desta vez na série Sucessos em Dose Dupla, lançado em 2011.

Este disco também foi relançado, em 2000 na série Dois Momentos, juntamente com o álbum Coração Paulista de 1980, porém esta coletânea, lançada somente em CD, não incluiu a música Boa Viagem, por problemas técnicos.

"14 anos" foi tema do personagem Pepo, vivido por Osmar Prado.

"Homem calado", de Carlinhos Vergueiro, faz parte do álbum "Conta-corrente", lançado pela Som Livre em 1978.

Carlinhos Vergueiro é um cantor, compositor e produtor musical brasileiro.

O início da carreira veio em 1973, quando, ainda funcionário da Bovespa, lançou dois compactos simples pela gravadora Chantecler. Em 1974 foi lançado Brecha, seu primeiro álbum, ainda em formato LP.

Com mais de 150 canções gravadas, Carlinhos Vergueiro tem parcerias com Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Toquinho, Sueli Costa, J. Petrolino, Paulo César Pinheiro, Elton Medeiros, João Nogueira, Paulinho da Viola, entre outros.

Entre suas composições mais famosas, pode-se citar: "Por que será?", com Vinicius de Moraes e Toquinho (1977); "Torresmo à Milanesa", com Adoniran Barbosa (1980); "Camisa Molhada", com Toquinho (1976); "Como um Ladrão" (1975) e "Nosso Bolero", com Chico Buarque (1986); "Tocaia de Cobra", com Paulo César Pinheiro (1998); e "Dia Seguinte", com J. Petrolino (1978) (gravada por Beth Carvalho), entre outras.

"A chave do mundo", de Marina Lima, faz parte de "Simples como fogo", primeiro álbum da cantora e compositora, lançado em 1979.

Contratada pela WEA tempos antes, Marina resolveu trabalhar as letras e arranjos do álbum com calma. Chama atenção a capa, criada por um dos diretores da gravadora, com a intenção de ressaltar a "sensualidade e a inteligência" da artista. Àquela época, Marina, junto com Rita Lee, era a única mulher compositora da MPB.

Destacam-se as faixas "Solidão", que abria o álbum (segundo Marina Lima, era proposital, pois a música era de Dolores Duran, umas das primeiras mulheres compositoras do Brasil) e "A Chave do Mundo", que entrou na trilha sonora da novela Pai Herói, exibida no mesmo ano.

"A chave do mundo" foi tema da personagem Valquíria, vivida por Rosamaria Murtinho.

"Vivendo perigosamente", é uma música instrumental de Márcio Montarroyos. O músico fez trilhas sonoras diversas para TV e cinema, e assinou temas e arranjos para minisséries, como A Máfia no Brasil, e filmes, como Luar sobre Parador e Orfeu.

Márcio Montarroyos faleceu em 12 de dezembro de 2007, aos 59 anos, em sua casa no Rio, vitimado por um câncer de pulmão diagnosticado tardiamente dois meses antes.

Agora vamos falar de cada canção daquela que se transformaria em uma das grandes e melhores trilhas sonoras internacionais de novelas da Globo. "Pai Herói" internacional é uma coletânea que, além de retratar bem aquele finalzinho da década de 1970, trás canções memoráveis e hits icônicos.

"I Will Survive", de Gloria Gaynor, faz parte de "Love Tracks", álbum lançado em 1978.

"I Will Survive" é um grande sucesso de Gloria Gaynor. A música visa o ponto de vista de uma mulher recém abandonada, dizendo ao ex companheiro que não precisa mais dele e já pode se virar sozinha. Mas foi no universo gay que "I Will Survive" se mortalizou, virando, praticamente um hino nas boates. A música fez muito sucesso e em 1980 ganhou o primeiro e único Grammy de Melhor Gravação para Disco Music. "I will Survive" já foi regravada diversas vezes por diversos artistas. Uma de suas regravações mais populares é a feita pelo grupo Cake, nos anos 90.

Gloria Gaynor, continua gravando e em 2002, lançou o álbum I Wish You Love que foi muito bem sucedido, rendendo ainda mais prêmios para Gloria.

"Sharing The Night Together", do Dr. Hook & the Medicine Show, é uma balada romântica que marcou época.
Dr. Hook & the Medicine Show foi uma banda norte-americana de pop, soft rock e country formada em Union City, Nova Jérsei, em 1967 como The Chocolate Papers. Aproveitaram considerável sucesso na década de 70 com hits como "Sylvia's Mother", "The Cover of the Rolling Stone", "A Little Bit More", "When You're in Love with a Beautiful Woman" e "Sharing The Night Together". Além das próprias composições, a banda interpretava também canções escritas pelo poeta Shel Silverstein.

Frequentemente chamados simplesmente de Dr. Hook, eles tiveram oito anos de sucesso regular nos Estados Unidos e no Reino Unido.

"You Needed Me", de Anne Murray, faz parte de "Let's Keep It That Wayuma", álbum da cantora de música country canadense, lançado em 1978.

"You Needed Me" é uma balada romântica de grande sucesso também aqui no Brasil, e que não deixava de tocar nas discotecas daquele ano.

"You Needed Me" foi tema de Ana Preta (Glória Menezes).

"Aa Aa Uu Aa Ee", de Zack Ferguson, faz parte do álbum "Sad To Be Lonely", primeiro do cantor lançado em 1979.

"Aa Aa Uu Aa Ee" é uma balada dançante que marcou época nas discotecas.

"How You Gonna See Me Now?", de Alice Cooper, faz parte de "From the Inside", álbum lançado em 1978.

Alice Cooper ficou mundialmente conhecido nos anos 70 por seus shows de rock inovadores e designados para chocar e provocar o público, junto com letras obscenas, obscuras e sangrentas que, junto com seu visual gótico, transformaram Alice em um ícone do rock que continua como fonte de inspirações para artistas de todos os estilos até hoje. Ao longo da carreira, Cooper já lançou 26 álbuns de estúdio e vendeu mais de 50 milhões de cópias.

Em 1978, Alice usou sua experiência na clínica de reabilitação onde ficou internado, como inspiração para o álbum From the Inside, cujo single "How You Gonna See Me Now" chegou a 12ª posição da Billboard Hot 100, e o cantor iniciou uma nova turnê com o tema de palco representando um asilo, sendo esses os últimos trabalhos de Alice nos anos 70.

"How You Gonna See Me Now?" foi tema de Aline (Nádia Lippi) e Pepo (Osmar Prado).

"… E Un Altro Giorno Se Ne Va" é uma música do cantor italiano, Memo Remigi.

Descoberto por Giovanni D'Anzi, Memo começou a atuar no início dos anos sessenta. Depois de vencer o "Festival da Canção de Liège", com “Oui, je sais”, em 1965 participou de um disco para o verão com a canção “Innamorati a Milano” que tornou-se seu grande sucesso como intérprete.

No Brasil, a canção mais conhecida é justamente “…e un altro giorno se ne va”, do compacto lançado em 1979 e executada na novela Pai Herói.

O que falar de "Mirrors"? Uma viagem!!! Sally Oldfield, cantora de música folk e irmã do famoso compositor inglês Mike Oldfield, gravou a música que fez parte do compacto lançado em 1978.

"Mirrors" foi tema da personagem Valquíria, vivida por Rosamaria Murtinho.

"Sun Is Here", do Sun, fez parte de "Sunburn", álbum da banda de de R&B, disco e funky, lançado em 1978.

"Sun Is Here" é mais um hit dançante que fez enorme sucesso nas discotecas.

"Alouette", de Denise Emmer, é mais uma marca de "Pai Herói". A música cantada em francês, foi tema romântico dos personagens Carina (Elizabeth Savalla) e André (Tony Ramos).

"Alouette" fez enorme sucesso entre o público, além de marcar muitos casais apaixonados daquela época. A música, de tirar o fôlego, virou um clássico na voz de Denise Emmer, que é filha de Janete Clair e Dias Gomes.

O compacto simples "Alouette", lançado em 1980 (um ano depois da novela), vendeu mais de 300 mil cópias, o que rendeu a Denise o Disco de Ouro e o reconhecimento público, participando de vários programas de televisão, como o Fantástico. Essa canção seria incluída posteriormente na coletânea Belle France, da Globodisc, além de uma versão instrumental no compacto duplo que incluía "Chocolat", "Jardineiro" e "Sândalus", todas de Denise e com solo de flauta doce da própria compositora.

"I'd Rather Hurt Myself", de Randy Brown, faz parte de "Welcome To My Room", álbum lançado em 1978.

"I'd Rather Hurt Myself" é outra música daquelas feitas pra dançar, bem agarradinho, naquela época. Também é ideal para ouvir, a sós, na calada da noite, com seu amor.

"I'd Rather Hurt Myself" foi tema de Ana Preta e André.

"Heart of Glass" é uma canção da banda Blondie escrita pela vocalista Deborah Harry e pelo guitarrista Chris Stein. É um dos destaques do terceiro álbum de estúdio da banda, Parallel Lines e foi lançada como single em janeiro de 1979 e liderou as paradas em vários países. Foi a 50ª música mais tocada nas rádios brasileiras em 1979.

A revista Rolling Stone a classificou com a 255ª posição em sua lista das 500 maiores canções de todos os tempos.

"Pigeon Without a Dove", do cantor e compositor grego, radicado no Brasil, Patrick Dimon, foi lançada em 1979.

"Pigeon Without a Dove" foi uma das grandes sensações da trilha internacional de "Pai Heroi". A música, tema de Cirilo Baldaracci (Jorge Fernando), encantou aquela geração. "Pigeon Without a Dove"  é uma adaptação de uma ária do clássico O Guarani de Antonio Carlos Gomes.

"I Just Wanna Stop", lançada em 1978, é o maior sucesso do cantor e compositor ítalo-canadense Gino Vannelli.

"Piano… Piano, M'Innamorai Di Te" é uma música de Collage, um grupo musical italiano, que fez sucesso na virada dos anos setenta e oitenta , graças à sua participação nos vários festival de Sanremo .
A referência é para o gênero musical pop melódica italiana.

"Piano… Piano, M'Innamorai Di Te" foi tema romântico de Aline (Nádia Lippi) e Romão Baldaracci (Fernando Eiras).

Trilha Sonora Nacional




















01. Pai – Fábio Jr. (Tema de Abertura)
02. Pode Esperar – Alcione (Tema de Ana Preta)
03. Nos Horizontes Do Mundo – Paulinho Da Viola
04. Passarinho – Beth Carvalho (Tema de Ana Preta)
05. Explode Coração – Maria Bethânia (Tema de André e Carina)
06. Espírito Esportivo – Moraes Moreira (Tema de Gustavo)
07. Cavalo Bravo – Renato Teixeira (Tema de André)
08. Meu Drama – Roberto Ribeiro
09. 14 Anos – Guilherme Arantes (Tema de Pepo)
10. Homem Calado – Carlinhos Vergueiro (Tema de Horácio)
11. A Chave Do Mundo – Marina (Tema de Walkíria)
12. Vivendo Perigosamente – Márcio Montarroyos (Tema de ação)


Trilha Sonora Internacional




















01. I Will Survive – Gloria Gaynor
02. Sharing The Night Together – Dr. Hook
03. You Needed Me – Anne Murray (Tema de Ana Preta)
04. Aa Aa Uu Aa Ee – Zack Ferguson
05. How You Gonna See Me Now – Alice Cooper (Tema de Aline e Pepo)
06. …E Un Altro Giorno Se Ne Va – Memo Remigi (Tema de Baldaracci)
07. Mirrors – Sally Oldfield (Tema de Walkíria)
08. Sun Is Here – Sun
09. Allouette – Denise Emmer (Tema de Carina E André)
10. I’d Rather Hurt Myself – Randy Brown (Tema de Ana Preta e André)
11. Heart Of Glass – Blondie
12. Pigeon Without A Dove – Patrick Dimon (Tema de Aline e Cirilo)
13. I Just Wanna Stop – Gino Vannelli
14. Piano… Piano, M’innamorai Di Te – Collage (Tema de Romão)

Sonoplastia: Antônio Faya
Pesquisa de Repertório: Arnaldo Schneider
Direção de Produção: Guto Graça Mello


PAI HERÓI (ABERTURA E FICHA TÉCNICA)

AGORA VEJA PAI HERÓI (ABERTURA E FICHA TÉCNICA)

RETORNE AO MENU PRINCIPAL
RETORNE AO MENU PRINCIPAL

Nenhum comentário :